Pra que criticar guitarristas que não fazem seu estilo?

    Autor Mensagem
    fastanimous
    Veterano
    # jun/12


    Sou fã de rock e também de outros ritmos musicais e uma coisa que percebo bastante quando entro aki no fórum em algum tópico que pergunta ´´o que você acha de fulano de tal como guitarrista?´´ daí não importa se o cara é desconhecido ou consagrado no mundo da música vem sempre um monte de gente falando palavrões e berrrando com uma fúria inexplicável dizendo coisas como ´´esse cara é um lixo``, ´´esse FDP não sabe tocar´´ ou ´´ não agüento ouvir dois minutos desse lixo de merda`` e ai sempre após soltar uma tonelada de insultos contra o cara (as vezes sem nem conhecer) sempre apresentam as mesmas conclusões brilhantes: ´´Ah melhor é o Steve vai, é o Zack Wilde, o Slash, o Edu Ardanuy, o Joe satriani`` e todos esses guitarristas que são músicos excepcionais mais que tocam em vertentes musicais similares e exibicionistas, ou seja, todos do mesmo ritmo musical e todos do mesmo gosto pessoal do cara que geralmente sai xingando tudo o que sabe e não sabe.

    Todos nós gostamos bastante desses guitarristas citados, eu por exemplo sempre ouço os álbuns do Edu Ardanuy e também não sou contra as pessoas darem suas opiniões sobre o que acham disso ou daquilo, mais sinceramente tem horas que realmente da no saco ouvir outros guitarristas de estilos diferentes serem insultados sem motivos sempre em nome dos gostos pessoais de uma minoria. Todo esse pessoal que curte Hard Rock e o virtuosismo adoram falar sobre sua revolta contra a discriminação que o Rock pesado sofre das pessoas num contexto geral e do quanto gostariam que seu gosto fosse respeitado mais quando surge um ritmo musical oposto ao deles são geralmente os primeiros a saírem por ai criticando e berrando de forma revoltosa. Quer dizer, são pessoas que adoram pedir respeito mais geralmente são os primeiros a desrespeitar o ritmo musical alheio, heavy metal, funk, sertanejo musica clássica, pagode, blues jazz, rap é tudo musica, a diferença é q ha gostos diferentes curtindo cada um. Quer dizer eu estou errado não estou? O rock é superior a toda a essa merda, é claro que eu tenho direito de xingar o funk, o sertanejo universitário e a banda calypso e você devia morrer ao comparar o rock com todo esse lixo não é seu pedaço de merda? Viva a superioridade Ariana do Rock sobre o Victor e Léo! Aliás musica boa não toca na rádio não é? Lotar um estádio não é sinônimo de talento não é? Não importa se é o Oasis ou o Luan Santana. Alias você esta comparando o Rock com essa merda de novo? Ok estou me desviando do assunto.

    Como eu disse no começo do post tem muito guitarrista consagrado sendo desrespeitado apenas por fugir do gosto musical de fulano, todo cara que não toque como Slash ou Steve Vai, ou que não seja nenhum nome já consagrado no blues ou no rock mais clássico não merece o devido respeito, quer dizer que se dane se o cara foi guitarrista do Legião Urbana, do Ira ou do paralamas aliais grande merda o Ira! Grande merda se venderam 2 milhões de discos ter pessoas que não entendem nada de musica boa e que admirem seu trabalho não fazem de vc um bom musico! Ok então que diabos faz então um musico ser consagrado a não ser a admiração de quem ouve e é fã? A opinião de um cara que cresceu comprando camisas na galeria do rock e aprendendo que o Rock é superior ao sertanejo? Ótimo de nada adianta você saber tocar musicas como as do Edu Ardanuy (sem sarcasmo pessoal, ele é meu grande ídolo) se não houverem pessoas que não sabem nem o que significa a palavra Hammer-on ou quem foram os Beatles para te admirarem e acreditem existem muitas pessoas por ai que vão ao show do Gustavo Lima mais que também admiram e curtem o trabalho do Edu e são eles que ajudam a sustentar a carreira brilhante dele ´´apesar de não entenderem nada me musica`` por gastarem 70 R$ para ir ao show curtir o som do Gustavo Lima.

    Ser importante em alguma coisa não tem nada com ser ou não ser completamente bom naquilo que faz e sim em ser bom tendo pouco do que faz, claro que o Edu é um guitarrista excepcional mais isso não faz ele ser mais ou menos importante que o Johnny Ramone por exemplo sendo que os dois tem estilos bem diferentes. Enfim ninguém suporta escutar a mesma coisa sempre, pessoas que curtem outros tipos de musica existem em maior numero que fãs absolutos de rock e elas não são como você e não ligam nenhum pouco se o guitarrista da banda tal não sabe tocar um bend igual ao do seu guitarrista favorito e isso não quer dizer que o cara seja ruim ou que elas não entendam nada de musica elas simplesmente tem um gosto diferente do seu e isso não quer dizer que elas também não gostem de ver um show do Steve Vai, elas simplesmente são mais abertas a outros estilos do que você, simples.





    Se um guitarrista de uma banda famosa mesmo não tendo habilidade pra tocar alguma música do Jeff Beck é lembrado até hoje e tem milhares de fãs mesmo tendo estourado os próprios miolos com uma espingarda porque então ele não pode ser considerado importante naquilo que fazia? porque diabos ele ganha homenagens em revistas consagradas como a guitar player? Porque diabos sua banda mesmo tendo acabado ainda vende discos e influencia outros músicos?

    Kirk Hammet do metálica disse certa vez que se só tivesse admirado virtuoses ele jamais teria começado por que pra ele aquilo parecia inalcançável sendo que na época em que ele começou o Rock era famoso pelos exibicionismos, mais quando ele escutou as guitarras de Johnny Ramone (outro guitarrista ruim) ganhou a auto-estima que precisava para começar porque aquele era um som que ele também podia fazer e aquilo foi importantíssimo em sua carreira.

    99% das pessoas que curtem musica em todo mundo não entendem quase nada de guitarra não querem ir a um show de uma banda pra verem um guitarrista tocar solos, elas querem assistir a musicos que toquem musicas que emocionem seu coração e que satisfaçam seus gostos pessoais, não importa se é um show da banda do Edu Ardanuy ou um show do IRA! musica é musica meu amigo, se um artista de qualquer estilo musical consegue tocar o coração de milhares de pessoas é claro que ele merece ter respeitada sua contribuição, não importa se o cara não toca com a habilidade desse ou daquele guitarrista, e cá entre nós um adolescente comum que nunca tocou em uma guitarra assim como eu que já tenho um bom conhecimento irão sempre achar que Kurt Kobain foi tão importante para a guitarra quanto Jeff beck, George Harrison e Nuno Bittencourt e ele FOI importante para a guitarra porque ele motivou e ainda motiva muitos jovens a pegarem numa guitarra pela primeira vez na vida e se vc acha o contrario ÓTIMO essa é a sua opinião mais uma coisa é ter opinião oposta outra é se aproveitar dessa maravilhosa liberdade pra sair xingando o cara pra no fundo no fundo querer mostrar que seus gostos pessoais são melhores que os meus, porque na real que não gosta de alguma coisa não precisa sair por falando palavrões para provar a própria opinião.

    ´´Ora meu amigo, grande bosta o Nirvana, vender milhões de discos e ter milhares de fãs a vinte anos não prova nada e muito menos que o lixo do Kurt Kobain foi importante na ARTE da guitarra!`` Ótimo meu amigo então sente-se ai e continue reclamando de tudo, ai vai uma verdade que é dura tanto pra mim quanto pra você, o mundo de hoje e de ontem pertence aos músicos populares sejam eles deuses da guitarra ou deuses do sertanejo e nada mudara isso, não importa o quanto você reclame e xingue eternamente o CPM 22 ou o Luan Santana as pessoas vão continuar gostando e gostarão ainda mais e não darão e mínima pro que você acha, e pior vão continuar dizendo que aquele guitarrista que você odeia foi importante para a guitarra. E lugar de ARTE é na galeria meu amigo. O que vale de verdade é ter pessoas que gostem de você não importa se elas não entendem nada daquilo que você chama de ´´boa musica`` ou se o musico admirado por elas não é bom na ´´Arte da guitarra``.

    No fim das contas esse gigantesco texto é só pra passar a ´´pequena``mensagem: ´´ Se você não gosta de algo tudo bem o direito é todo seu, mais não precisa desrespeitar e xingar esse algo para provar isso porque nem tudo o que é bom pra você é bom para os outros e nem você nem ninguém conseguira mudar isso, por que cá entre nós ainda não vi nenhum fã do chimbinha ou de qualquer outro cara não roqueiro entrar neste fórum para falar do gosto dos outros com xingamentos e insultos, ou será que eu estou errado?``

    E então o que voces acham pessoal?

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    99% das pessoas que curtem musica em todo mundo não entendem quase nada de guitarra

    Quem contou? o IBGE?
    ok sem brincadeiras agora, nem li o texto, mas parece ser mais um revoltado, depois eu leio . . .

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    99% das pessoas que curtem musica em todo mundo não entendem quase nada de guitarra

    Não exagere... No máximo uns 98,5%.

    Led Zé
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    fastanimous
    Velho, o que você esqueceu de levar em conta é que a música não é só guitarra. A banda pode fazer sucesso por outros motivos. Então , mesmo que eu ache o Dado um lixo ( e ele é um lixo), o Renato Russo se encarregou de carregar a banda nas costas e fizeram sucesso. Mesmo que o Kobain seja um lixo de guitarrista, a atitude, o visual , a modinha, eaté seu suicídio. fizeram com eles fosse lembrados até hoje. Então vender milhões de cópias não faz dele um bom guitarrista. E outra, todo mundo tem direito de achar o que quiser. Eu acho o Malmsteen um bosta, e daí?

    fastanimous
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    JUNHIOLIVEIRA

    Quem contou? o IBGE?
    ok sem brincadeiras agora, nem li o texto, mas parece ser mais um revoltado, depois eu leio . . .


    Pois é amigão podia ter lido o texto todo pra saber o que eu tentei na verdade dizer, quando citei os 99% falei de forma ironica ou você acha que existe realmente muita gente que vai a um show de uma banda qualquer sabendo muita coisa sobre tecnicas de guitarra?
    Fica relax amigão vim aki apenas pra dar minha opinião, revoltado é aquele pessoal que vem aki de vez em quando e xinga de tudo sem explicar o porque de tante agressividade.

    Led Zé

    Pois é cara eu sei disso, mais não podemos deixar de considerar que o Dado ajudou em muita coisa ali dentro do Legião foi ele inclusive que produziu alguns discos da banda alem de ter criado todas as partes de guitarra que tanto fazem a identidade sonora da banda. Eu não acredito que coisas secundarias como por exemplo o visual se sobreponha a musica, quem gosta de nirvana gosta porque ouviu a musica e gostou e não porque o cara tinha essa ou aquela atitude e se gostou é porque acha que a musica tem alguma qualidade e isso esta diretamente ligado aos riffs que o Kurt criou pois elas não seriam as mesmas sem eles.

    Quanto a sua opinião sobre o Malmsteen tudo bem é o que você acha, mais se ele jamais teria chegado onde chegou hoje se realmente fosse uma ´´Bosta``, é aquilo que eu disse se um cara conseguiu angariar pessoas que gostam do trabalho dele acho que ele pelo menos poderia ser respeitado mesmo que a pessoa não aprecie seu estilo. O que eu acredito cara é que uma crtica construtiva significa criticar a pessoa sem atingir aquilo que ela construiu ou vem tendando construir com esforço.

    Por mais que aceitemos as criticas eu acredito que ninguem quer suas conquistas feitas de forma honesta como por exemplo tocar guitarra para pessoas que gostem de vc sejam tachadas de ´´lixo``

    fastanimous
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP


    Não exagere... No máximo uns 98,5%.

    Pois é cara acho que exagerei demais XD

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    fastanimous

    haha, aí amigo, acho que o LeandroP tbtava sendo ironico quando disse isso, mas em mim vc desce o palavreado né? hahahaha, se tivesse a palavras "moderador" debaixo do meu nick tu num me xingava tanto!! ehheeheh

    Relaxa amigo, eu num ofendi ninguem cara! leva na boa auhsuash

    Skapunk
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    As pessoas criticam por que elas são assim... gostam de criticar, gostam de falar mal, gostam de descer a lenha sem fundamentos...

    E os músicos não são serem divinos... são humanos, tão logo, eles gostam de criticar, falar mal... e todo o resto...

    Mas diferente do panorama que vc descreve, quando eu vejo um tópico, normalmente é algo como: "Slash não presta, Malmsteen fede... ouça Charley Patton, o melhor bluesman do missouri"..

    Sacou?

    abraço

    Scrutinizer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Uau, vocês escrevem muito mal, pelo amor de deus...

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Que texto gigante... Nem comecei a ler.

    Mas é basicamente um título de tópico polêmico sobre assunto polêmico.
    Não existe texto que acabe com a polêmica.

    Pra que discutir a respeito...?

    Um aceno de longe!!!

    -Dan
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Imagino o tempo que esse cara gastou escrevendo isso.

    fastanimous
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    juninholiveira


    haha, aí amigo, acho que o LeandroP tbtava sendo ironico quando disse isso, mas em mim vc desce o palavreado né? hahahaha, se tivesse a palavras "moderador" debaixo do meu nick tu num me xingava tanto!! ehheeheh

    Relaxa amigo, eu num ofendi ninguem cara! leva na boa auhsuash


    Acho que você interpretou mal de novo amigão, a resposta que eu dei foi de acordo com o que você disse, você me chamou de ´´apenas mais um revoltado`` e disse de ´´não leu todo o texto`` e eu dei meu ponto de vista não desci o meu palavreado em ninguem e muito menos xinguei apenas rebati amigavelmente sua resposta, agora se com isso vc quis ser sarcastico na boa então eu é que te interpretei mal.
    Quanto a esse lançe de moderador eu nem sei do que vc tá falando, não tenho muito costume com essa parada de forum e nem sabia que o carinha ali em cima poderia apagar minhas respostas, ele apenas citou um frase de sarcasmo e ele não disse que ´´não leu texto´´ ou que eu ´´sou revoltado´´ e então eu respondi o que eu respondi, se ele tivesse falado outra coisa eu teria respondido de acordo. E tambem nem passou pela minha cabeça ser ofendido, se postei o texto aki é porque quero justamente ver o que os outros querem falar. BLZ?

    Abraços Amigão

    fastanimous
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Que texto gigante... Nem comecei a ler.

    Mas é basicamente um título de tópico polêmico sobre assunto polêmico.
    Não existe texto que acabe com a polêmica.

    Pra que discutir a respeito...?

    Um aceno de longe!!!


    Eu acho que não discutir algo só por isso é se autocensurar e aliais a graça é justamente o fato da polemica não acabar.


    Imagino o tempo que esse cara gastou escrevendo isso.


    Levou o mesmo tempo que eu gastei agora escrevendo isto que você esta lendo.

    fastanimous
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Uau, vocês escrevem muito mal, pelo amor de deus...

    Velho não sei o que você quis dizer com isso, meu corretor ortografico costuma ficar sempre ativo, mais se com isso você se refere ao gigantesco texto inaugural do post realmente, eu acho que exagerei muito, tenho a impressão de que ainda vou forçar a vista de muita gente XD

    fastanimous
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: fastanimous
    · votar


    [i]As pessoas criticam por que elas são assim... gostam de criticar, gostam de falar mal, gostam de descer a lenha sem fundamentos...

    E os músicos não são serem divinos... são humanos, tão logo, eles gostam de criticar, falar mal... e todo o resto...

    Mas diferente do panorama que vc descreve, quando eu vejo um tópico, normalmente é algo como: "Slash não presta, Malmsteen fede... ouça Charley Patton, o melhor bluesman do missouri"..


    Tudo o que você disse é verdade cara, mais o que me faz criticar é o fato de que tem outras pessoas que não sabem dozar a quantidade de criticas e palavreados sem fundamento e fazem isso simplesmente por que o que criticam não faz o proprio gosto pessoal, todo mundo fala em respeitar o gosto musical dos outros mais no fim niguem (nem eu mesmo XD) respeita.

    Abraços

    sebber
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Meu irmão o que é isso? Semana do mimimi??

    Curly
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    É como já dizia o Zappa...

    vinibassplayer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    é cada tópico q aparece...

    fastanimous
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Meu irmão o que é isso? Semana do mimimi??
    é cada tópico q aparece...

    Eu só criei o topico pra fazer o que se espera no forum, apresentar e discutir opiniões, ai o pessoal vem aki e zoa tudo sem mais nem menos.

    Se tiver algum moderador ai pode deletar este post.

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ué, vc tb foi preconceituoso ao se referir a alguns guitarristas como "exibicionistas".

    tá todo mundo em casa, meu amigo.

    weslleyhm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Então você tá querendo dizer que aqueles caras do VO NÂO QUERO NÂO são bons?
    avá fiote, faça mil favor! são um lixo e pronto e acabou, falar a verdade, tudo o que faz sucesso no Brasil hoje em dia tem sido um lixo, letras vazias e tudo igual, sempre a mesma melodia de sempre ditada por um estilo que está fazendo sucesso, em fim quase nada que se aproveite

    renatocaster
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Del-Rei

    Mas é basicamente um título de tópico polêmico sobre assunto polêmico.
    Não existe texto que acabe com a polêmica.


    Claro pô, querem discutir gosto...Sempre cada um vai puxar a sardinha pro seu lado...e nunca acaba a discussão...de tópicos dessa natureza o forum já está cheio e saturado.

    JJJ
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Curiosidade:

    Alguém leu o texto inteiro?

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    renatocaster
    de tópicos dessa natureza o forum já está cheio e saturado.

    Nem me fale... É o grande problema da falta de bom senso. E o que complica é que o bom senso é pessoal, né? Ou seja, não tem solução.

    JJJ
    Alguém leu o texto inteiro?

    Duvido....

    Um aceno de longe!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Pra que criticar guitarristas que não fazem seu estilo?