Músicos, acordem! Peguem seus instrumentos, peguem suas almas!!!!

Autor Mensagem
Spect
Veterano
# mai/12 · Editado por: Spect
· votar


MauricioBahia
Vai ver que "ninguém" dá valor pq simplesmente não gostaram!!! Acho que isso deve ser considerado também. Se eu não gosto da banda "x", eu não ouço, portanto não dou valor. Enfim, isso pode pesar, no final das contas.

Valeu!


Sim, talvez seja isso. Porém, vou usar algo que acontece muitas vezes comigo para exemplo:
Apesar de já conhecer a muito tempo, até em torno do meio ano passado eu não ouvia muito Led Zeppelin. Tinha alguns discos aqui, mas só ouvia de vez em quando. Então, depois de certo dia, pelo menos 80% de toda a música que eu ouvia era só Led Zeppelin até pelo menos o começo desse ano. Eu já conhecia antes, já tinha ouvido, mas até então eu não tinha esse gosto que apareceu de uma hora para a outra. E o mesmo já aconteceu com várias outras bandas. Se eu tivesse ouvido só algumas vezes, provavelmente não iria gostar de nenhuma delas.

Então, o que quero dizer é: será que a forma com que as pessoas consomem música ao menos dá chance para elas conhecerem direito?

A gravadora pega algo que tem potencial para vender, então produz e vende através da rádio, forçando para todos os cantos do país. A TV vê que isso dá audiência e exibe, então o clico fica formado: gravadora > rádio > público > TV > público > rádio > gravadora. A internet poderia ser uma escapatória para isso, mas o que se vê é a maioria usando ela apenas como uma extensão do que vêem na rádio e TV. Quando a moda começa a cair, logo é substituído por outro. O público, por sua vez, acha que essas são as únicas fontes e se fecham para tudo que não venha delas, então vira um ciclo entre os coprofagistas e os produtores.

Para a música ser comercializada assim, tem que ser algo bem raso de de fácil assimilação (ou seja, melodia/refrão grudentos e o resto só seguindo a moda do momento). Quando o público vê qualquer coisa que fuja disso, ficam sem entender nada.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Spect

Essa questão de "não dar valor" é um assunto a parte. Se for ver, hoje muitas coisas no mundo é descartável e não tem valor, inclusive muito da música.

O Anhaia mesmo já fez uma reflexão nesse sentido num de seus vídeos. Eu ainda tenho o hábito de comprar CDs, pagar pelo direito de ter a música, ter o encarte, ler quem tocou, quem produziu, quem arranjou, talvez a letra das músicas, mesmo assim confesso que só pago pelo que acho muito bom e isso me causa um certo problema de espaço físico em casa. Pode ver, muita gente aqui no fórum não paga de jeito nenhum, faz download de graça. Já teve gente que estranhou quando falei que compraria um CD aqui. Não tem jeito, existe uma visão que música é gratuita. Pior ainda, muitos tem o hábito de "baixar CDs" aos montes, então baixa, dá uma escutadinha, já apaga porque já está vindo outros CDs e não dá para acumular um monte de CDs no HD, totalmente descartável.

O problema é que um CD "gratuito" que se baixa na internet acaba por sofrer de uma conclusão em última análise onde "gratuito = não tem valor". Ou seja, pode ser desprezado, porque atrás vem mais. Então ou a música é grudenta e pega na primeira escutada ou corre o risco de ir para a lixeira na metade da primeira faixa.

Spect
Veterano
# mai/12
· votar


MMI

Nisso de música gratuita e descartável, acho que vai até mais longe: os próprios álbuns, discos ou seja lá como seja mais apropriado chamar, vão cada vez mais perdendo valor para os singles.

Tudo bem, isso sempre existiu de certa forma, mas mesmo com o crescente aumento na disponibilidade e praticidade, praticamente todos que conheço baixam apenas os singles mais famosos pois dizem "ah, não vou gostar de todas, então só baixo as que já conheço", descartam sem nem mesmo ouvirem antes. Comprar discos, então? Nem pensar...

tchedovollosky
Veterano
# mai/12
· votar


tem dias que eu penso sobre isso e da uma revolta do car*lho, essa poha de ''sertanejo universitario'' faz tanto sucesso? e porque os musicos se vendem pra cantores que ganharem mais reconhecimento pelo trabalho deles, de compositores BOSTAS, as vezes penso que os musicos que fazem isso tem 2 motivos

1º sucesso/fama

2º todo mundo tem que pagar as contas no final do mês :(

parem pra ouvir essas musicas (soh um pokinho) e perceba se a maioria delas tem uma pegada de rock, por mais simples que seja mas sempre tem uma coisa que chega a ser pop rock, e eles mscaram de ''sertenejo universitario''

o povo brasileiro num sabe o que e musica, e nunca vao saber dar valor a suas raizes. :( (infelismente)

e phoda!!

Guinervauscko
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
disse:
Guinervauscko

Estava esperando alguém falar que ele rasga elogios ao Fresno e NX Zero...


E eu queria saber o que eu tenho com isso? o.O?

Ticho
Veterano
# jun/12
· votar


Concordo com quase tudo q o cara disse no texto, só não na parte do velhas virgens, achei essa banda muito fraca, nada contra...já fui no show deles, não me agradei e vazei antes do fim.

pulgadopc
Veterano
# jun/12
· votar


e o ruim é que não tem mais músicas boas do ano 2000 pra cá .

Mais uma brasileira pra incluir na lista:



RuanbestXx
Veterano
# jun/12 · Editado por: RuanbestXx
· votar


pulgadopc
Eu so fã desses caras,pena que eles não usam vocal :/ com letras boas a banda ia ficar perfeita .
Edit : o começo dessa musica me lembra muito foxy lady do jimi hendrix .

pulgadopc
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx

Assim é mais legal, além de diferenciar mais ainda.

Casper
Veterano
# jun/12
· votar


Caros colegas.

Sempre existiu música de qualidade duvidosa, sempre.

Lambada, Axé, sempre exixtiu algum gênero que foi
atacado constantemente, por ser considerado um gênero
inferior. Eu, particularmente, acho improvável que
algum gênero musical, seja ele qual for, não possua
nenhuma qualidade.

Em contrapartida, sempre existem pessoas fazendo
coisas interessantes. É só procurar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Músicos, acordem! Peguem seus instrumentos, peguem suas almas!!!!