kurt hendrix Veterano |
# mai/12
O lendário vocalista de heavy metal, Ronnie James Dio, mais conhecido por seu trabalho no BLACK SABBATH, RAINBOW e sua própria banda, DIO, morreu de câncer no estômago há dois anos num domingo (16 de maio), aos 67 anos.
O guitarrista do BLACK SABBATH Tony Iommi, que atualmente está em tratamento na Inglaterra para os primeiros estágios de linfoma, doença com que foi diagnosticado no fim do ano passado, escreveu em seu site oficial, "Tenho pensado em você, velho amigo, enquanto lido com meus próprios problemas de saúde ao longo desses últimos seis meses e lembrando dos bons tempos".
Dio ficou renomado no mundo todo como um dos maiores e mais influents vocalistas da história do heavy metal. O cantor, que antes de adoecer estava gravando e fazendo turnês com o HEAVEN & HELL, formação parcial do SABBATH, foi diagnosticado com câncer de estômago no fim de 2009. Ele passou por quimioterapia e fez sua última aparição pública em abril, no Revolver Golden Gods Awards de 2010 em Los Angeles.
Um funeral público foi realizado em 30 de maio de 2010 no cemitério Lawn Hollywood Hills, em Los Angeles, com a presença de mais de 1.500 fãs, amigos e músicos.
Em março de 2011 foi anunciado que os membros sobreviventes da última formação do DIO iria fazer um projeto com o ex-frontman do JUDAS PRIEST, Tim "Ripper" Owens sob a alcunha de DIO DISCIPLES.
Sua viúva e empresária, Wendy Dio, ainda supervisiona todos os projetos e lançamento relacionados à carreira e música de seu falecido marido.
Ronnie James Dio, de nome verdadeiro Ronald James Padavona, nasceu em New Hampshire em 10 de julho de 1942.
Ele se mudou para Cortland, Nova Iorque, ainda jovem, onde começou a tocar com artistas locais. Uma rua em Cortland, a Dio Way, foi batizada com seu nome em 1988.
Ele lançou seu primeiro single, com uma banda chamada RONNIE AND THE REDCAPS, em 1959.
Seu primeiro conjunto de rock pesado, ELF, lançou três álbuns e abriu para o DEEP PURPLE, quando a voz dele chamou a atenção de Ritchie Blackmore. Blackmore recrutou Dio para sua própria banda, RAINBOW, após deixar o PURPLE em 1975.
Dio gravou três álbuns de estúdio e um ao vivo com o RAINBOW antes de sair em 1978, incluindo "Rising" e "Long Live Rock And Roll".
Ele substituiu Ozzy Osbourne no BLACK SABBATH em 1980, gravando os álbuns "Heaven And Hell" e "Mob Rules", mais o "Live Evil", antes de sair em 1982. Ele se reuniu ao grupo 10 depois para um álbum chamado "Dehumanizer", e novamente juntou-se ao grupo sob a alcunha de HEAVEN & HELL em 2006. O HEAVEN & HELL lançou um álbum chamado "The Devil You Know" em 2009.
Ele também gravou 10 álbuns de estúdio com sua própria banda, DIO, incluindo a clássica estréia de 1983, "Holy Diver", e uma igualmente renomada sequência, "The Last In Line", de 1984.
Dio também estava pro trás do projeto HEAR N' AID, um conjunto de artistas do metal que gravou a faixa "Stars" em 1985 para levantar fundos para o combate à fome na África.
Músicos do rock e metal de todo o mundo prestaram tributo a Dio nas semanas e meses que se seguiram a sua morte. O frontman do STONE SOUR e SLIPKNOT, Corey Taylor expressou seus sentimentos à The Pulse Of Radio sobre o ícone do metal. "Quanto recebi a notícia de que ele havia falecido, cara, sério – partiu meu coração. Partiu em dois. Porque, honestamente, sinto que jamais haverá outro Ronnie James Dio. Ele tinha uma voz tão pura – e ainda cantava pra caralho. Eu sei que ele vai fazer falta e eu sentirei falta dele."
O ex-baixista do VAN HALEN, atualmente no CHICKENFOOT, Michael Anthony, também partilhou as lembranças que tinha de Dio com a The Pulse Of Radio. "Eu não conheço ninguém que não tenha crescido ouvindo o que ele fez", disse ele. "Sabe, no VAN HALEN, nós costumávamos tocar a 'Man On The Silver Mountain', do primeiro álbum do Rainbow. Lembro uma vez, na segunda turnê do VAN HALEN, estávamos fazendo uns festivais na Europa, e chegamos a tocar no mesmo show que a banda do Ronnie. Uma voz poderosa de verdade, sabe, e aquele cara definitivamente era uma força motriz no hard rock."
Slash disse à The Pulse Of Radio que ele sentiu profundamente a perda de Dio. "Ele simplesmente é alguém que me influenciou", disse ele. "Eu tocava tudo do RAINBOW, tocava DIO e SABBATH quando eu estava na escola, sabe. Eu não acho que esteja se dando conta de quão grande figura no rock 'n' roll perdemos. Realmente grande. Provavelmente ums dos mais influentes cantores de heavy metal de todos os tempos".
Fonte: Dio: relembrado quando completam dois anos de sua morte - Novidades (Notícia) http://whiplash.net/materias/news_839/154756-dio.html#ixzz1v5c2ImLb
|