postura\ tecnica\ piano erudito\ piano popular\ aprender sozinho

    Autor Mensagem
    dilwko
    Veterano
    # abr/12


    galera, eu sei ler partitura, tenho uma grande noção de teoria de musica , toco violão e flauta.
    tenho um piano, e não tenho condições pra pagar um bom professor...
    se eu fosse começar aulas agora, seria de piano erudito....
    mas como vou ter de ir me virando sozinho.... estou confuso
    a diferença tecnica do popular pro erudito esta em que?
    como seria a postura certa do popular e do erudito??
    tenho aqui metodos como o hanon, a.schmoll,kohler, e ja a uns dois anos estudei o francisco russo
    se eu for estudar esses métodos sozinho... vou estar estudando piano erudito?? ou não vou por causa da postura?! é essa postura que muda tudo?? e como conserto ela??
    como tenho uma grande teoria do geral, o popular eu sei muita coisa sobre... e futuramente queria estudar jazz tambem... mas agora.. quero um estudo de piano classico.. preciso estudar, o tempo esta passando....
    gosto tanto de musicas classicas, como comtemporaneas... curto rock antigo, musicas atuais simples tambem como coldplay, porem queria saber tocar certo ceras peças classicas tambem.... mas eu queria ter a minha tecnica de piano erudito até se fosse pra tocar lady gaga entendeemm??
    eu não quero correr com os estudos mas não quero enrolar, quanto mais aproveitamento e desenvolvimento nesse tempo melhor
    veja essas pessoas: tocam piano classico não é? ou não? onde está a grande diferença de postura e tecnica.... oque faço galera s:
    http://www.youtube.com/watch?v=Gs4ZyEuk2FY
    http://www.youtube.com/watch?v=vE44GCDzvMU
    http://www.youtube.com/watch?v=ceAU_-cDXAs&feature=fvsr
    http://www.youtube.com/watch?v=wmTryT9A7Ek&feature=related


    desculpa qualquer coisa galera do forun, é o desespero

    a! o certo é mandar perguntam sobre piano no forun de musica no geral ou de teclado ??

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Antes de tudo: calma.

    Diferenciar popular de erudito é uma questão meio delicada e complexa. Técnica e postura são as mesmas, a diferença, pelo menos quanto a parte interpretativa, é que o erudito é um pouco mais rigoroso quanto aos resultados.

    A questão não é se você vai estudar erudito, e sim se você vai aprender "corretamente". Como autodidata, é muito fácil chegar a conclusões erradas e precipitadas, consequentemente criando vícios, técnica ruim e até prejudicial ao seu corpo. E sendo iniciante esses riscos aumentam muito.

    Eu não recomendo pegar estudos estritamente técnicos como o Hanon sem um professor por perto. Se muita gente que toca e estuda piano, não tem nem ideia do que realmente é técnica pianística dentro do erudito, imagina alguém sozinho e iniciante. Tem gente que pensa que o propósito é apenas desenvolver a independência dos dedos e fortalecê-los, além de criar velocidade, mas o propósito vai muito além disso (ou pelo menos deveria ser)....

    Já disse antes, mas você nem deve ter lido... No YouTube não deve ser difícil encontrar videoaulas de piano. Acho que nesses vídeos a maior parte dessas suas dúvidas (sobre postura correta, etc...) vão ser respondidas. Só não vou saber te recomendar nenhum canal/vídeo.

    Uma leitura interessante aqui, que pode te ajudar bastante. Só recomendo que tenha sempre um senso crítico aguçado e não aceite nada que ele fala como algo incontestável e 100% certo.

    Deixo aqui umas sugestões e dicas, pra estudo autodidata:
    - Se não sabe inglês, aprende.
    - Depois de ver algo sobre postura, sugiro tentar pegar algumas músicas do que focar em técnica, principalmente pelo fato de você ser iniciante.

    Se for realmente querer se arriscar em focar em técnica:
    - Seja MUITO, mas muito chato e crítico com o que você lê e principalmente quanto a sua técnica: nunca tome algo como verdade absoluta e sempre conteste sua técnica.
    - Entenda antes de copiar alguém ou algo.
    - Tome gosto por estudo e leitura. Vai ter que ler muito e pesquisar bastante.
    - Seja chato e crítico.
    - Paciência e trabalho árduo: Tenha em mente que você VAI aprender coisas do jeito errado e criar vícios. Portanto aprenda a corrigir erros e vícios.
    - Seja chato e crítico.

    dilwko
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: dilwko
    · votar


    TG Aoshi muito obrigado pela resposta cara....
    agora uma coisa, oque seriam esses "erros e vícios" e como corrigilos??
    qual a maneira pra estudo que eu evitaria ir criando esses erros e vícios?? aprender de forma "correta".. onde estão os maiores estudo com interpretação incorreta??
    técnica e postura são as mesmas
    . fiquei muito feliz com isso... então a postural ao piano seria no geral a mesma?? eu tinha uma ideia de que pano erudito tinha uma postura meio de um robozinho e a do popular robozinho mais suave; com os videos, muita atenção e treino, a postura não sera meu grande problema então?

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    TG Aoshi
    A questão não é se você vai estar estudando erudito

    Gerundismo do caramba, agora que vi! huahuhaiuehaiue! =p

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    dilwko
    É difícil falar sobre erros e vícios, são muitos. Seria mais fácil (e primordial, considerando que é iniciante) falar sobre uma boa postura, mas eu não me acho a pessoa mais indicada pra isso.

    A única maneira realmente eficaz de garantir um bom aprendizado, seja quanto a postura ou técnica, é com um bom professor ao lado. Como você já disse que ainda não pode, procure aulas no YouTube e mais tarde dê uma olhada no link que eu postei. Mas nesse caso, você depende da interpretação do que o vídeo/leitura te passam e ainda tem o risco de não perceber algum erro na sua postura.

    com os videos, muita atenção e treino, a postura não sera meu grande problema então?
    É aquilo que eu disse antes, como depende da sua capacidade observativa, sempre há o (grande) risco de fazer algo errado. Então não dá pra dizer que vai ser sem problemas...

    técnica e postura são as mesmas. fiquei muito feliz com isso... então a postural ao piano seria no geral a mesma?? eu tinha uma ideia de que pano erudito tinha uma postura meio de um robozinho e a do popular robozinho mais suave
    A postura é a mesma. Ou pelo menos deveria ser... =p
    Aliás, é bem comum que pianistas estudem erudito pra adquirir e aperfeiçoar a técnica. Sem contar que inúmeros grandes nomes do piano começaram estudando música erudita.

    Ideia bem comum, rigor não quer dizer conservadorismo, nem algo quadrado. O piano erudito tem uma preocupação maior com os efeitos obtidos pelo pianista, coisa que faz diferença mínima na música popular, que pouquíssimos ouvintes atentariam, quando os próprios músicos se dão conta disso.

    onde estão os maiores estudo com interpretação incorreta??
    não entendi...

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    dilwko
    Outra coisa que não disse:
    Acho extremamente não recomendado um iniciante se aventurar por estudos autodidatas. Não se tem quase parâmetro nenhum, já que não há experiência alguma, pra fazer uma análise crítica e lógica do ato de tocar, da própria técnica e postura, etc...
    Os riscos que mencionei antes duplicam ou triplicam nessa situação. E se você é daquelas pessoas meio desatentas, pouco observadoras, esses riscos vão a níveis estratosféricos.

    Se você realmente quer isso, vai fundo. Consulte e compare diversas fontes (sejam vídeos ou leituras), até entender algo e se certificar que os riscos sejam mínimos; tenha em mente que o senso crítico e capacidade de observação devem ser dobrados, e mesmo assim provavelmente você vai ter que corrigir alguma coisa lá pra frente (quando tiver aulas) e que os custos de corrigir algo podem ser exaustantes.

    dilwko
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    TG Aoshi entendi oque disse.... farei o possivel pra achar um professor o quanto antes que der pra mim tbm
    vlw mano, suas respostas foram construtivas vlw mesmo

    raules
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Erudito significa mais ou menos "lido"...
    Ou seja, Piano Erudito = Piano Lido através de paritura... Dá pra tocar piano erudito com músicas do Milton Nascimento por exemplo...

    E eu acho, que o popular, cai mais pra parte da cifra na harmonia, e com a melodia de ouvido :S
    Estudar sozinho é muito dificil, pq se vc aprende errado, pra consertar é foda depois...
    Você devia procurar algum órgão que trabalhe com Música de graça, ou então vai atraz de um patrocinio pra manter vc em um conservatório cara.

    Boa Sorte :S

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    raules
    Erudito significa mais ou menos "lido"...
    Ou seja, Piano Erudito = Piano Lido através de paritura... Dá pra tocar piano erudito com músicas do Milton Nascimento por exemplo...


    NÃO CARA! SE É PRA FALAR UMA MERDA DESSAS, NÃO RESPONDE NADA.

    Assim fica foda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a postura\ tecnica\ piano erudito\ piano popular\ aprender sozinho