Dupla Jorge & Mateus ganha verba milionária do Ministerio da Cultura

Autor Mensagem
K2_Loureiro
Veterano
# mar/12


http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2012/03/07/295796-ministe rio-da-cultura-libera-r-4-3-milhoes-para-dupla-jorge-mateus

Apenas uma observação: viva a cultura nacional! :/

renatocaster
Moderador
# mar/12 · Editado por: renatocaster
· votar


K2_Loureiro

Aqui no bairro perto de onde eu moro tem um hospital municipal caindo aos pedaços e as pessoas morrem na fila ou nos corredores porque não recebem atendimento. Com essa grana, dava pra fazer muitas coisas nesse hospital.

Mas deixa pra lá, essa dupla sertaneja aí deve estar precisando mais desse dinheiro do que os pacientes desse hospital...

K2_Loureiro
Veterano
# mar/12
· votar


renatocaster

Acho que eles vão fazer um tributo ao Villa-Lobos no proximo cd...

renatocaster
Moderador
# mar/12 · Editado por: renatocaster
· votar


K2_Loureiro

Acho que eles vão fazer um tributo ao Villa-Lobos no proximo cd...

Pois é velho...se todo artista que resolver fazer um tributo a Villa Lobos ganhar 4,3 milhões do governo, vai ficar boa a coisa. Não sabia que a cultura no Brasil era um artigo tão caro assim.

Abs

Raven_Heart
Veterano
# mar/12
· votar


Ridículo.

Lodi
Veterano
# mar/12
· votar


Melhor eu não escrever nada, porque se eu escrever...

juninholiveira
Veterano
# mar/12
· votar


não falo nada, apenas lamento.

clebergf
Veterano
# mar/12
· votar


Sinto vergonha...apenas isso...

Carregando
Veterano
# mar/12
· votar


mas a galera esquece que esse é o fundo cultural... mesmo se não fosse para eles, não iria para um hospital.

obviamente que poderiam investir em cultura de verdade, mas tudo bem...

Pé de chinelo
Veterano
# mar/12
· votar


Ridículo....

Como se esses caras já não estivessem cheios de grana fazendo shows pelo brasil afora aí.....

Mas Brasil é isso, como bem disseram, hospitais e escolas caindo aos pedaços, inocentes morrendo na mão de viciados em crack..........e o governo preocupado com copa do mundo e com liberar milhões pra artistas bem sucedidos ficarem ainda mais ricos

redstratocaster
Veterano
# mar/12 · Editado por: redstratocaster
· votar


Já tinha visto essa noticia no cifra club news e ainda tinha gente nos comentários (burra e preconceituosa) dizendo q tinha q dar esse dinheiro pro Angra, pro Matanza e sei lá quem mais. Aí eu pergunto: Pra quê dar dinheiro pra musicos milhonários?

Segundo a noticia eles vão usar pra promoção e divulgação, e não falaram com a imprensa.


Lodi
Escreva

NanaItachi
Veterano
# mar/12
· votar


Brasil é isso aí mesmo.

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# mar/12
· votar


Carregando

exato!! se fosse pra investir em cultura tudo bem, mas investir nisso..

lamentável

redstratocaster
Veterano
# mar/12
· votar


Chuck Bluesbreaker
exato!! se fosse pra investir em cultura tudo bem, mas investir nisso..


Isso! Fazer uma escola de música, ou comprar instrumentos para as escolas q não tem, mas dar dinheiro pra quem já está rico?

dibass
Veterano
# mar/12
· votar


Isso aí não tem a a ver com aquele lance do imposto de renda, que o empresário pode desviar parte do recurso como insentivo à cultura?
Caso sim, a culpa não é necessáriamente do governo, mas sim (também) do empresário que financiou o trabalho da dupla com seu imposto de renda e também (quem sabe) da população que não usa dos recursos legais para conseguir verba para determinados fins.

Curly
Veterano
# mar/12
· votar


Não existe nada errado em governo financiar a cultura.o problema é que com esse dinheiro, poderiam estar ajudando milhares de bandas pelo Brasil afora.

Lodi
Veterano
# mar/12 · Editado por: Lodi
· votar


Só lamento pelo fato que há pessoas pobres, ou que tem pouco dinheiro e trabalham a vida toda e ganham salário mínimo. Tudo bem, esses caras também trabalham pra caramba, mas eles já tem dinheiro o suficiente para o resto da vida, e elas ainda recebem e vão se promover?!

Lodi
Veterano
# mar/12
· votar


redstratocaster

Ok?

fernando tecladista
Veterano
# mar/12 · Editado por: fernando tecladista
· votar


mas a galera esquece que esse é o fundo cultural... mesmo se não fosse para eles, não iria para um hospital.
obviamente que poderiam investir em cultura de verdade, mas tudo bem...


estava para comentar isso


lembrando também que eles tiveram uma autorização para "captar"
vai dos empresarios dar essa grana para o projeto, eles ainda não estão com toda essa bufunfa na mão, o interessante é "xingar no twiter" quem der essa grana pra eles

===================================
só acho xarope cada centavo que se gasta em outras áreas falar que essa grana poderia ser pra saúde
dinheiro de estadio poderia ser pra saúde, dinheiro pra cultura poderia ser pra saúde, construção de porto, rodovia, pracinha, lombada.... tem sempre alguém falando que poderia ser dinheiro pra saúde, se todo dinheiro que é da saúde fosse aplicado com eficiência estava resolvido, o problema não é quantidade e sim qualidade do investimento de verba, lembrando que o tal CPMF de 0,38% também era grana pra saúde

o brasil está todo quebrado, tanto saúde quanto outras áreas precisam de investimento

concordo em reclamar, mas não usar saúde como pretexto
também acho que existe um caminho pra ter essa liberação de verba
ter um projeto, onde existe uma causa, todo um caminho de papelada pra preencher
e a grana sai pra quem faz tudo isso

a grana poderia ser aplicada pra investir em novos talentos, educação músical, algo mais de formação cultural
mas se ficarem só de mimimi o ministerio da cultura nem sabe a tua ideia e não vai vir bater na porta de ninguem:

toc toc....
oi fernando tecladista, nunca te vi, nem sei quem é você, perguntei ali na esquina quais os músicos da rua, eu sou do MEC e resolvi passar por aqui na tua porta pra saber se você tem algum projeto musical / cultural porque temos 4 milhoes e não sabemos pra quem entregar


redstratocaster
Veterano
# mar/12
· votar


Lodi
Muito bem...

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# mar/12
· votar


Aqui no bairro perto de onde eu moro tem um hospital municipal caindo aos pedaços e as pessoas morrem na fila ou nos corredores porque não recebem atendimento. Com essa grana, dava pra fazer muitas coisas nesse hospital.

aí vc tem questionar os poltiicos da sua cidade sobre a verba destinada à saúde.

renatocaster
Moderador
# mar/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Its Fucking Boring To Death

aí vc tem questionar os poltiicos da sua cidade sobre a verba destinada à saúde.

Sim, o questionamento existe. Só que esse problema da saúde pública é um engodo eleitoreiro que sempre serve como muleta para campanha política seguinte. Ou seja, é um câncer.

Bom, só toquei no assunto porque perdi uma pessoa bem próxima a mim vítima de negligência de atendimento médica, em 1996. Hoje 16 anos depois, o cenário é o mesmo ou até pior.

Enfim, como eu presenciei tudo eu sempre fico indignado com essas destinações de verbas feitas pelo governo, feita sempre de maneira desigual. Mas realmente analisando, o problema da saúde nada tem a ver com a grana entregue aos sertanejos.

Então eu desejo que entreguem cada vez mais e quantias maiores para Jorge e Mateus, Victor e Léo, Paula Fernandes, Michel Teló, etc. Se todo mundo está achando bonitinho, que assim seja.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# mar/12
· votar


Bom, só toquei no assunto porque perdi uma pessoa bem próxima a mim vítima de negligência de atendimento médica, em 1996. Hoje 16 anos depois, o cenário é o mesmo ou até pior.

isso aconteceu na minha familia também. Perdi meus avós maternos e quase perdi minha mãe em 2008 por falha médica.

Então eu desejo que entreguem cada vez mais e quantias maiores para Jorge e Mateus, Victor e Léo, Paula Fernandes, Michel Teló, etc. Se todo mundo está achando bonitinho, que assim seja.

essas pessoas não são(totalmente)responsáveis pelas coisas erradas do país. Não tô defendendo esses artistas(são uns bostas), mas como vc msm disse, o problema da saúde nada tem a ver com a grana entregue aos sertanejos.

punkguitar
Veterano
# mar/12
· votar


coisas como essa me fazem ter vergonha do nosso Brasil

makumbator
Moderador
# mar/12 · Editado por: makumbator
· votar


Uma coisa que alguns não perceberam, é que eles receberam a autorização para captar essa quantia no mercado, através de renúncia fiscal do governo, o que é um pouco diferente do ministério repassar essa verba de seus próprios recursos. Nem todo esse valor seria pago ao governo em impostos(uma parte sim, outra não).

Outro detalhe, é saber que o empresariado não apoiaria através da Lei de renúncia fiscal com o mesmo afinco atividades culturais menos "mainstream". E nesse ponto o governo não é culpado.

Será que se o ministério autorizasse uma verba semelhante para um projeto de musicalização de população infantil ribeirinha no alto amazonas, o mercado realmente iria participar através da captação? Tenho minhas dúvidas...

Sem contar, que os recursos e liberações de captação do ministério da cultura são para cultura, e não estradas, saúde, segurança ou outros. Não vejo problema em cada ministério dispor valores ou autorizações dentro de suas áreas.

Assim como não acho justo retirarem verbas do ministério da saúde para outros fins, também não aceito que o mesmo aconteça em outro ministério, mesmo que beneficie a saúde. Não é com gambiarras que deixaremos o país mais organizado do ponto de vista burocrático e orçamentário.

Dito isso, concordo que PODE ser um valor um tanto excessivo nesse caso, mas é claro que só vendo o projeto em detalhes para saber.

Theuzito
Veterano
# mar/12
· votar


Desculpem a minha ignorância talvez, mas que eu saiba o ministério/governo ou seja lá o que for distribui o dinheiro, o problema é o caminho dele, que muitas vezes é desviado.
Acho que sempre teve dinheiro bom pra ser investido em todos os âmbitos da vida aqui no Brasil, o que não acontece é a fiscalização e o acompanhamento dele.

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


como existe essa lei rouanet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet
que cria esse mecanismo para a cultura

existia a lei zico que virou lei pelé que autorizava clubes a terem casas de bingo para arrecadar grana para o esporte:
http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1993/8672.htm

então tem que chegar no tal deputado que vocês votoram e cobrarem um Lei (com nome de médico ilustre) para que projetos de saúde tenho desconto no I.R.

alias já existe algo em projeto por ai:
http://www.fiscosoft.com.br/n/ay16/20122000-comissao-aprova-incentivo- fiscal-para-saude-agencia-camara-applicationtextoa-comissao-de-segurid ade-social-e-familia-aprovou-no-ultimo-dia-13-projeto-de-lei-que-cria- incentivo-fi

http://www.marchezan.com.br/tag/lei-de-incentivo-a-saude/

se não funciona ou se está engavetado, isso não é culpa de projetos culturais, por mais absurdos que sejam

porém é fato que se amanhã aparecer alguma noticia de que governo liberam XXX-bilhoes para construção de hospitais, vai ter gente reclamando que se o povo tivesse uma educação melhor saberia se previnir de doenças e que boa parte dessa grana seria melhor na educação

outra parte desse XXX-bilhoes também seria melhor na cultura porque enquanto o "jovem/adolecente" estiver tocando algum instrumento ele não vai estar usando droga ou levando tiro e sobrecarregando o sistema de saúde, que construir hospital é só tapar o buraco da falha de cultura do país e blablabla....

thefuga
Veterano
# mar/12
· votar


Seguinte: Se vocês não sabem do que se trata, não falem mer#@!
Essa lei garante que eles possam arrecadar esse dinheiro com alguns "recursos". O governo em momento algum irá depositar o dinheiro na conta deles.
É impressionante como as pessoas gostam de se revoltar com oque não conhecem...
Ignorância, esse é o problema do Brasil!

renatocaster
Moderador
# mar/12 · Editado por: renatocaster
· votar


thefuga

Essa lei garante que eles possam arrecadar esse dinheiro com alguns "recursos". O governo em momento algum irá depositar o dinheiro na conta deles.

Cara, vc está certo. Só que essa lei é uma lei de INCENTIVO FISCAL, ou seja, os recursos captados são oriundos de um percentual do imposto de renda de empresas ou pessoas físicas que o governo vai DEIXAR DE ARRECADAR. Ele não vai DEPOSITAR como vc disse, mas vai abrir mão de receber uma fatia desse imposto de renda. Ou seja, indiretamente o governo está DANDO, está AUTORIZANDO a liberação de toda essa quantia para o artista em questão.

Eu realmente fiz uma comparação infeliz lá em cima quando citei o caso da saúde pública, só que essa verba toda captada com a autorização do governo para um só artista é muito, esse é o ponto. E ademais, isso nada mais é do que manobras para ocorrerem os clássicos desvios de verbas.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090709/not_imp400045,0.php

Seguinte: Se vocês não sabem do que se trata, não falem mer#@!

Não entendi o seu tom ríspido, uma vez que ninguém aqui até o momento estava criticando os pontos de vista de cada um de maneira grosseira ou hostil. Eu realmente fiz uma colocação não muito feliz e me retratei, entretanto o alvo principal de minhas críticas é o governo, e não a opinião das pessoas aqui, em suma.

No mais, modere seu linguajar. Chegar entrando de sola assim não rola. Eu sei que vc é desses que gosta de ficar batendo boca e discutindo por aqui, mas procure ser mais comedido.

Ignorância, esse é o problema do Brasil!

Está certo de novo. Mas lembre-se que falta de educação também e ignorância.

Sem mais.

thefuga
Veterano
# mar/12 · Editado por: thefuga
· votar


renatocaster
mas vai abrir mão de receber uma fatia desse imposto de renda. Ou seja, indiretamente o governo está DANDO, está AUTORIZANDO a liberação de toda essa quantia para o artista em questão.
É verdade. Mas de qualquer forma, a arrecadação de impostos passa a casa do TRILHÃO.
Tem muito dinheiro sendo gastado em "bobagens" mesmo. Mas o problema não é gastar em bobagem, é não gastar em coisa séria. Grana para fazer "os dois" tem.

só que essa verba toda captada com a autorização do governo para um só artista é muito
Provavelmente se algum outro artista apresentar um projeto consistente, vai receber isso também. De fato, muitos artistas devem ser beneficiados. Provavelmente não com tanto dinheiro. Mas esses caras são conhecidos e fazem sucesso (eu não gosto da musica, mas a maioria do Brasil gosta).

Não entendi o seu tom ríspido, uma vez que ninguém aqui até o momento estava criticando os pontos de vista de cada um de maneira grosseira ou hostil. Eu realmente fiz uma colocação não muito feliz e me retratei, entretanto o alvo principal de minhas críticas é o governo, e não a opinião das pessoas aqui, em suma.
Explicando: Vi essa mesma notícia em várias fontes, e em todas elas os comentários eram os mesmos.
"Nossa, que absurdo. Não tem para educação e saúde, mas tem para dupla sertaneja."
"Nossa, a música deles é uma droga. Ainda se fosse uma banda boa."
E por aí vai...
Aqui não foi diferente. Muitos comentários de pessoas indignadas, fazendo comparações com outras áreas, etc... Mas de fato, nenhuma dessas pessoas se prestou de procurar saber oque se tratava a tal da "Lei Rouanet". Todas as fontes de notícias, de forma sensasionalista, também falava que os dois iriam ganhar o dinheiro do governo. Oque não é verdade.
Ou seja: Ninguém sabe oque se passa e sai falando qualquer coisa da boca pra fora. E mais: Já que o Brasil é tão ruim, porque todo mundo fica tão conformado ?
Comentar no CifraClub não vai resolver em nada. Tá ruim? Tenta melhorar. Ficar na internet falando mal do governo não adianta nada.

Ah, foi a mesma história com a Maria Betânia no ano passado... Os mesmos comentários indignados. Mas e aí, pelo menos uma dessas pessoas que se sentiram prejudicadas com isso fez alguma coisa para melhorar a situação? Aparentemente não.
Vai aparecer uma notícia igual no ano que vem, mas a verba vai ser maior. E as mesmas pessoas que se indignaram hoje mas não fizeram nada a respeito, vão se indignar na próxima e vão continuar sem fazer nada a respeito.

Está certo de novo. Mas lembre-se que falta de educação também e ignorância.
No sentido de rispidez, com certeza. Mas eu enxi o saco de ler essas notícias sensacionalistas e de ler um monte de comentários indignados, mas que ao mesmo tempo não vão sair daquela rede social.
Como foi aqui que li, comentei aqui. Se fosse em qualquer outro lugar, faria o mesmo. É a única forma de conseguir espaço.
Fato: O makumbator colocou a mesma situação e ninguém citou nada.

Edit:
As pessoas se indignam com coisas que nem sabem do que se trata. São os famosos "rebeldes sem causa'.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dupla Jorge & Mateus ganha verba milionária do Ministerio da Cultura