Luís Carlini, o guitarrista precursor do Hard Rock no Brasil ?

    Autor Mensagem
    Tico Aldrich
    Veterano
    # fev/12


    Visto que o Hard Rock como um todo foi uma grande revolução no mundo da música nos anos 70 e 80, no Brasil não surgiram grandes bandas e guitarristas que fizeram tanto sucesso comparados com o movimento musical da época ao redor do mundo.Porém tivemos alguns raros expoentes do estilo aqui no Brasil, como exemplo temos o grande Luís Carlini que tocou com a Rita Lee no Tutti Fruti.









    Faço-lhes a pergunta a qual é título do tópico.Luís Carlini seria o primeiro guitarrista de Hard Rock do Brasil ? Quais outros tem um estilo semelhante de tocar aqui no país ?

    blackflag
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara,se ele é o primeiro fica difícil saber exatamente.
    Mas sem dúvida é um dos precursores e um dos melhores guitarristas brazucas.

    Na época do Tutti-Frutti,especialmente o disco "Fruto Proibido" de 1975,com Rita lee,é simplesmente IMPOSSÍVEL negar a influência desse cara para a guitarra brasileira.
    Pra quem não conhece,ou não tem idéia do que eu tô falando,ouça isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=tf_M-VsmuWs

    na foto ele é o do meio na parte de baixo.

    agora imagine você,em 1975,ouvindo uma guitarra dessa em um disco nacional. simplesmente os guitarristas piraram,ficaram loucos.

    o som,o timbre desse disco é espantoso até hoje! bom demais!
    masterpiece do nosso rock.

    blackflag
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    o solo dessa música é foda pra caralho,só pra constar. arranjo foda,a ainda conta com a bateria do MESTRE Franklin Paolillo! simplesmente uma das melhores baterias já registradas numa canção rock brasileira,na minha opnião.

    se não me engano,foi o andy mills que produziu esse disco. ele ficou de cara com a qualidade da banda! saiu uma matéria na guitar player sobre esse disco,muito legal.

    De Ros
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    O Carlini é espetacular!

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Com todas as distorções que as lista de "melhores" de revistas, concordo que o solo do Carlini para Ovelha Negra que foi eleito na Guitar Player brasileira como dos melhores já feitos em nossas terras. Essa música ele resolver solar depois de pronta, foi um momento de inspiração gravado em "first take", épico. Era só para mostrar a ideia, mas foi gravado e lançado.

    Além de ser um pioneiro, um monstro do rock nacional, de ter uma técnica de lap steel muito legal, é super humilde e gente boa. Nunca escondeu onde mora, trabalhei ali perto e tive bastante contato com ele. Do meu relicário, talvez o que guardo com mais carinho é uma palheta que ele me deu após um show (coisa que ele não costuma fazer).

    Todas honras ao mestre!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ele é genial! Esse aí tem um feeling do cacete! Sobre o fato de ser precursor, provavelmente está entre "os".

    Tico Aldrich
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    blackflag

    O timbre do Carlini é animal mesmo!
    Realmente naquela época foi uma revolução o som que ele conseguia tirar, influenciou muita gente mesmo e creio que ainda influencia.

    De Ros
    MauricioBahia

    Dizer o que né ? Concordo plenamente !

    MMI

    Poxa bom saber desse lado do Carlini, dele ser uma pessoa humilde e gente boa como você disse, isso mostra que além de um grande músico ele é um grande ser humano.Sorte sua ter uma palheta dele hehehe

    Curly
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    É um grande guitarrista, temos que dar valor a esses pioneiros da guitarra no Brasil porque foram caras que batalharam em uma época em que não existiam mercado para rock, professores, livros e nem instrumentos decentes no Brasil.

    Só não diria que ele é do Hard Rock, é muito mais um cara do Classic/Blues Rock, particularmente com influência muito forte do mestre Johnny Winter.

    o primeiro cara que eu vi tocando hard rock em alto nivel no Brasil foi o Robertinho de Recife.

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    influência muito forte do mestre Johnny Winter.

    É muito nítido o que ele curte o Clapton, é uma influência bem forte também. Nos solos ao vivo dele, ele põe frases do Clapton direto, faz muita referência a todo momento.

    Curly
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MMI

    Com certeza, mas ainda acho ele mais para o lado do JW, uma vez inclusive vi ele acompanhando o Erasmo com uma Firebird igualzinho, o som era muito JW !

    LeandroP
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Tive a sorte e o prazer de dividir um palco com ele e fazer uma jam. Estavam também o Marinho (Casa das Máquinas), o Roy (filho do Carlini - tá no sangue!) e o Caio Durazzo... Só fera!!!

    Carlini é lenda viva!

    Tico Aldrich
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MMI
    Curly

    É não da pra negar que ele tem uma pegada bem blueseira mesmo, só ressaltei esse lado Hard do Carlini pois o vi em uma entrevista dizendo que possui influências no Hard/Classic setentista.Mas inegavelmente ele caminha mais pela trilha do Blues hehe.

    LeandroP

    Poxa que privilégio em ?
    Realmente só fera, deve ter saído muito coisa excelente desse palco neste dia hehe

    LeandroP
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Tico Aldrich

    Tive muita sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luís Carlini, o guitarrista precursor do Hard Rock no Brasil ?