Composições: Saem da noite pro dia ou demoram pra sair?

    Autor Mensagem
    Jonatas Edward
    Veterano
    # jan/12


    É uma pergunta que nunca vi ninguém fazer, agora a questão é, começando uma música, ela sempre começa ruim? Ou começa boa? Ela vai ficando boa? Ou vai ficando ruim?
    Só gostei de uma composição minha que nasceu da noite pro dia até agora, e desta que criei agora pouco, só gostei bastante do refrão, o verso até tinha achado legal, mas depois de tocar e tocar, achei enjoativo, mas n sei se é porque toquei muito ou se é mesmo.
    Enfim, e com vocês, como acontece? O que acontece?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jonatas Edward

    Depende muuuuuito cara.

    Conheço um cara que faz música de qualquer coisa a qualquer momento.

    Já eu, demoro quase um ano encima de uma composição hahaha

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Grava.

    gpeddino
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Já demorei mais de um ano pra sentir que uma das minhas músicas estava "pronta". E hoje considero-a uma grande canção.

    Uma dica é sempre deixar uma música esfriar. Se você fez algo que parece um refrão incrível, mas ele começa a te enjoar depois de algum tempo, grave-o e só volte a ouvi-los depois de uns dias. Com os ouvidos descansados, você consegue captar melhor o que pode pode haver de errado, o que pode ser melhorado, e que elementos podem ser incluídos...

    O esquema é não ter pressa, e sempre tentar entender como uma canção pode ser melhorada, seja alterando o tempo, a harmonia, o arranjo, a melodia, etc.

    André Perucci
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    geralmente as melhores saem espontaneamente, vai fluindo

    http://soundcloud.com/andreperucci_music/sets/wasteland-album-proprio/

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    Depende muito de que tipo de música quer fazer. Se quiser fazer essas "coisas' de rádio em 5 minutos tá pronto, letra e instrumental. Agora, se quiser fazer algo decente e bem feito, pode até fazer rápido mas não é muito comum, a maioria leva meses pra compor por exemplo 10 músicas, trabalhando de 12 a 14 horas por dia. Luca Turilli levou esse tempo por dia durante 5 meses pra compor o novo disco, no caso ele compôs tudo desde as letras, instumental tanto de metal quanto a parte erudita de 10 músicas

    Eu estou levando um certo tempo pra compor uma música de 15 minutos por não tenho todo esse tempo pra me dedicar mas se tivesse acho que pra fazer essa de 15 minutos levaria uma a duas semanas, sempre alterando alguma coisa, ouvindo no dia seguinte e alterando de novo até achar o que realmente quero e acima de tudo, saber ouvir o que a música pede, porque depois um certo momento a música vai criando vida e é só saber ouvir o que ela pede em seu complemento.

    Mas tudo isso varia de pessoa pra pessoa, tempo, conhecimento, etc

    Abraços

    Tico Aldrich
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jonatas Edward

    Pois é cara, concordo com o que o Guilherme Nau falou ali em cima, tem pessoas que conseguem fazer música assim inesperadamente.Eu particulamente estou trabalhando em 3 músicas faz uns 7 meses e ainda não consegui terminá-las da maneira que eu queria.Em uma delas lembro que estava assistindo TV e veio um riff na minha cabeça e eu pensei "tenho que por isso em alguma composição minha".Aí comecei a montar a música mas não consegui terminar até agora.

    Skapunk
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jonatas Edward

    Na minha humilde opinião uma composição interessante surge num insight.. aí é questão de você saber lapidar.. e aí surgem os maiores problemas... por exemplo no caso da minha antiga banda de rock... a gente seguia o velho esquemão:

    Intro - Verso 1 - Refrão - Verso 2 - Ponte ou Solo - Verso 3 ou Refão até acabar..

    Mas isso te deixa meio engessado... sabe? Solinho em penta... ponte oitavada... ultimamente tô meio anarquico... rs

    Por isso normalmente quando eu encontro um riff bacana ou uma sequência de acordes, com uma linha vocal martelando na cabeça pra uma composição, corro pra escrever...

    Aí eu fico esperando outros insights... kkkkk..

    abraço

    Jube
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Quantas dicas legais, eu demoro muito tempo, e dependendo da complexidade, acabo meio que enjoando de tanto treinar a execução dos instrumentos, mas vi que é aparentemente normal levar tempo.
    É um artesanado abstrato.

    Skapunk
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jube

    Você enjoa da música que tá compondo?

    Se for... já aconteceu comigo... kkkkkk

    Normal...

    rudh
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    componho letras ai como saber se estão legais ou se estão exageradas
    ou ridículas? faço isso esqueço elas por uns dias
    depois leio elas e jugo se prestam


    acabo deletando todas kkkkkkkkkkk
    quem sabe da proxima?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    Para enriquecer o tópico:

    A sua primeira música vai ser sempre uma bosta. Você só vai sentir diferença lá pela 3ª.

    Na 4ª você faz uma legalzinha e ve o que falta. Na 5ª é que você acerta.

    Lodi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Como já disseram, depende muito. Eu sempre escrevi bastante e sempre tentei fazer algo. Nem sempre você vai acertar, você pode gostar na hora e depois enjoar. Com o tempo acho que vai haver melhoras. Com um bom aprendizado na literatura (sendo de qualquer língua, se você quiser fazer letras) e também na música (instrumento) você vai fazer muita coisa.

    Nunca demorei 1 ano para fazer uma música. Ás vezes saem em 15 minutos, às vezes em 1 semana. Depende do estudo.

    Abraço.

    rudh
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    acho que sei por que deleto minhas letras (por que não ficam boas ta )
    e também porque eu as faço em 20 minutos no máximo

    hugo_prado
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Vou citar meu exemplo... me inscrevi para um festival de musica local, que iria ocorrer em 2 semanas, e tinha que ter musica propria...

    Eu e o pessoal da banda fomos meio que na pressão e saiu essa do video abaixo. No youtube, na descrição tem a letra.

    Não é uma mega obra de arte, mas saiu dentro do que esperavamos... não sei se sem essa pressão sairia algo.



    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Jonatas Edward

    se vc não gostou é pq não devia ser boa msm. Então, parte pra outra. Errando que se aprende.

    mvrasseli
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Jonatas Edward
    Comigo funciona da seguinte maneira:
    Se a música for em troca de alguma premiação ou $$ eu faço rápido e bem feito. Se for de graça demora um ano e sai a maior fuleragem. Tudo é uma questão de motivação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Composições: Saem da noite pro dia ou demoram pra sair?