Operadores de som que não colaboram com você! Deixe seu testemunho

    Autor Mensagem
    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Alex guitar man


    Sempre quando vamos fazer um show encontramos operadores de som, uns bons, outros ruim, outros que deveriam ser exterminados...

    Eu tenho os seguintes testemunhos:


    1º Sempre odiei os operadores de som que brincavam com a equalização da mesa, "minha" pedaleira (707II) já tava com a equalização pronta e chegava na mesa era colocado uma montanha de grave ou de agudos, eu olhava pro cara e falava deixa flat, e ele ficava bravo, ou então achava era besteira microfonar o amp, acha que ligar o line out sem direct box da na mesma....


    2º O cara tinha PAs com falantes rasgados e driver problemáticos....


    3º O cara não tem direct box (acho que qualquer operador que se preze deve ter no minimo 2 direct box)

    4º Saber que OUTPUT é saída de áudio, uma vez foi preciso ligar o teclado do meu primo (viva PSR E413) e o cara ligou na saída pro pedal de sustain, sorte que eu vi e corrigi....

    5º Operador que deixa você sem RETORNO!!!!

    6º OPERADOR QUE ACHA QUE A GUITARRA ESTRAGA OS ALTOFALANTES!!!!!

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Alex guitar man
    Tenho algumas opiniões sobre isso:

    PA..... é muito trash mesmo colocar falantes rasgados pro público!

    Quanto ao retorno, já toquei em locais que não tinham (casas undergrouds). E quando tinha e não me agradava, eu mandava desligar.
    Isso pra mim é algo de luxo, hehe. Se vc sabe o que tem que fazer com o instrumento, tá tranquilo... Como meu instrumento é guitarra, basta o amp no palco que eu me entendo, hehe.


    6º OPERADOR QUE ACHA QUE A GUITARRA ESTRAGA OS ALTOFALANTES!!!!!

    Cara, sinceramente, se eu fosse dono de alguma casa de shows, eu ficaria extremamente preocupado também. Tem muito Zé-Ruela que timbra porcamente, com agudos que estremeceriam a Africa Meridional daqui.

    Te garanto que tem gente que consegue fazer isso sim, hehe.
    Aliás, aqui mesmo no FCC teve usuário que abriu tópico dizendo que o falante estava ruim... Adivinha por quê?

    Vc deixaria seu equipo nas mãos desse cara abaixo?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/266095/

    A melhor coisa é técnico de som da banda... Mas quem não pode ainda, tem que se contentar com o da casa... E é sempre bom tratar o cara bem, porque se ele se estressar com a sua banda, vcs estão fuuuu na mão dele, hehehe.

    Um aceno de longe!!!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    vou dar uma olhada nesse link que c falou! VLW!

    MMI
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Alex guitar man

    Rapaz, show e banda faz tempo que não participo. Mas em estúdio, vou te contar... Ôôô raça!
    Dou o som pronto, redondo. Não é que tem cara que consegue cagar tudo? Tem muito cara que se diz um baita técnico, que entende tudo, mas não tem a menor referência sonora/timbrística. Me deixa puto... E olha que estou falando de estúdios grandes, importantes, não é biboca não.

    juninholiveira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Nossa cara, minha banda ainda é bem iniciante e ainda num fas apresentação em lugar nenhum, mas se acontecer de alguem querer mexer na equalização sendo que meus timbres ja estão prontos, EU ENFORCO O CARA, inda bem que tem um cara aki que entende de audio som e etc, e ele vai acompanha a banda quando ela começa, ele se ofereceu de mão beijada pra ser nosso empresário, uhul, pelo menos ele vai da uma bela força nesses casos.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu já passei muito apuro por causa de caras que ficam mexendo em volume toda hora, nas músicas haviam momentos que aumentavam minha guitarra ao ponto do insuportável, ou deixavam muito baixo a ponto de não me escutar mais. Imaginem, isso acontecer umas 10 vezes em uma só música... E pior foi que, eu estava usando um Laney Lv300 twin e eles ligaram em linha pela saída para falantes, eu disse que seria melhor microfonar, o drive virou uma albelheira horrível, imaginem tudo isso por mais de uma hora.....

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    vou levar uma armas aos meu show:

    Decha o canal da guitarra quieto ou tu leva bala!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    É serio, o lance de PAs danificados, era um fuzz FEIO

    sandroguiraldo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Fui tocar num evento esses dias e o "técnico" disse que não precisava microfonar o ampli que estava usando (no caso, um Marshall MG100DFX) porque, segundo ele, era um Marshall (mal sabe ele) e portanto foi feito para grandes palcos, sendo desnecessário microfonar o ampli....

    Um local com capacidade para 800 pessoas e eu fingindo tocar guitarra...capaz, arrumei maior treta e acabou microfonando...

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    sandroguiraldo

    É pra evitar esses problemas que quero ligar guitarra em linha

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Pra começar , técnico mesmo é um ou outro O resto é um bando de zé ruela sem noção. E se você toca em local underground então, esquece...Desencana. Toca , faz a sua parte e esquece. Quando for um festival, um lugar que vá destacar a sua banda, aí sim se preocupe. Senão você vai ficar puto toda semana.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Led Zé
    + 1 pra ti cara, total verdade !
    sandroguiraldo
    Putz, se bem que esse amp é bem alto, não tentou colocar o volume no 7 pra ver o que dava ?
    Abçs

    sandroguiraldo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Felippe Rosa

    Aí era capaz de ser expulso do evento kkkkkkkkkk

    Alan_Domingues
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Olha, concordo e não concordo neste aspecto.

    Já fiz som e não é nenhuma maravilha aguentar músico não. Ainda mais amadores.

    Concordo que tem muito "aventureiro" e poucos técnicos mesmo.

    O relato do meu último show é o seguinte.

    Passamos o show, tudo OK.
    Começa o show, após a primeira música o tecladista aumenta o teclado e pronto, fudeu a passagem de som toda. (era melhor nem ter perdido tempo, eu tomava umas cervejas neste tempo que iria ganhar mais)
    Após o baixista ter a síndrome do "não estou me ouvindo" aumenta o baixo a ponto de tirar ele do PA e ainda estar ALTO PARA CA....LHO
    Eu sou da política de não mexer em volume após a passagem, até porque sou técnico e sei que isto acaba com o trampo inicial. Tanto que usávamos monitoração individual para isto.
    E a pior ressalva de tudo é o técnico que deve ser SURDO de não perceber e abaixar a por... do teclado e descer o volume do amp do baixista.

    Resultado final, som porco na minha opinião, bateria sem "vida" já que um quer aparecer mais que o outro. São por estas e outras que parei com banda não profissional. Chega um ponto na sua carreia que você tem que se valorizar. E meu ponto já chegou tem um bom tempo.

    Todos tem problemas com som, é complicado mesmo fazer um PA. Se o local não colaborar então nem o melhor técnico resolve.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Se o local não colaborar então nem o melhor técnico resolve.

    É tão ruim fazer um show em um salão, tem um reverb muito realista, mas embola tudo! Sorte que quando enche de pessoas diminui....



    síndrome do "não estou me ouvindo"

    Hahahaha, essa frase foi você que inventou???

    Alan_Domingues
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Alex guitar man

    Poxa, eu já toquei em muito buraco cara. Nossa.

    Desde o melhor palco do RJ até no chão com uma caixa de cerveja sendo o suporte do meu amp. Normal.

    A síndrome bicho, é da galera que já está surda ou quer aparecer a qualquer custo. Eu sai de uma banda por causa disso. Nem quero saber se é problema auditivo mesmo ou querer aparecer.

    renatocaster
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Alan_Domingues

    até no chão com uma caixa de cerveja sendo o suporte do meu amp. Normal.

    Particularmente aqui no RJ isso é rotina, né não Vern?

    Na época que eu era do mundo gospel tbm tinha muito lugar (igrejas) bacanas e muita "rebimboca de parafuseta" tbm. Já toquei num local que o reboco da parede ia caindo a cada vez que o cara dava uma porrada mais forte no bumbo da batera, e por aí vai.

    Também já toquei em igrejas super estruturadas e bem equipadas. Na Igreja Batista de Madureira vc só chegava, plugava e tocava. Tinha gente qualificada e sensata para fazer todo o resto.

    Abs

    dibass
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Com a banda que toco já tive a oportunidade de tocar eu muitos sons. Dentre eles muitos ruins, muitos bons e muitos outros excelentes sons, tratando-se de qualidade do equipamento.
    É triste admitir mas ou o técnico é FDP ou não sabe mecher no que tem e muito raramente o cara é do tipo parceiro.

    Triste os caras que você pede retorno ou alguma coisa assim e o camarada só finge que mexe. Ou que pega birra com algum músico da banda e avacalha e em MUITAS vezes cortando o instrumento do PA. Isso aconteceu no último show que fizemos agora no carnaval. Técnico mutou a sanfona no PA. O vocalista no meio do show desceu do palco (cantando) foi lá na frente escutar e pediu pra abrir o som da gaita, só assim o cara abriu.

    Sem falar que 99,9% dos técnicos não entendem nada de graves e principalente de equalizar o baixo. Nós baixistas sofremos! Lembrando que é de praxe o baixo ter pouco volume do PA.
    Outros 70% tem uma péssima noção do que é mixagem ao vivo.
    E sei lá, 70% dos cara não sabem fazer corte de frequencia aí é microfonia pra tudo qué lado.

    Enfim, falta instrução e humildade por parte da maioria dos técnicos de som.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    nós ficamos a vida inteira atras do timbre perfeito e o cara muda tudo!

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    dibass
    Caramba, já sofri muito com isso, me "mutaram" propositalmente várias vezes, porque eu não queria ligar pedais em linha ¬¬
    Enfim, falta instrução e humildade por parte da maioria dos técnicos de som.
    Totalmente.
    Abçs

    renatocaster
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Alex guitar man

    Vou acrescentar mais uma:

    7º - Operador de mesa de áudio que acha que é técnico de som. Alguns, inclusive, acham que são engenheiros.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    renatocaster
    Bem lembrado, o pior é que esses deixam o som do jeito deles sem se importarem com os músicos...
    A melhor maneira de driblar isso é ficando amigo deles, hehehe
    Abçs

    renatocaster
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Felippe Rosa

    Não é brincadeira não. Na igreja que eu tocava, tinha uma acústica com muita ambiência, reverberizada. Era naturalmente assim, e advinha o que o "técnico" de som adorava jogar nos microfones? Reverb e compressor!!!

    Eu falava com o cara zilhões de vezes: "Cara, para com isso de tacar reverb, escuta a ambiência da igreja, não precisa disso". Eu não gostava de botar o volume do amp no talo, porque ficava uma merda, preferia microfonar e tocar moderadamente.

    Só que um dia eu não aguentei, o desgramado foi lá e empestiou o mic de reverb e compressor, e na primeira oportunidade que tive, arranquei o mic da frente do meu amp e joguei o volume lá no alto, só pra sacanear ele. No final das contas, fui taxado de rebelde. Vai entender.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Felippe Rosa

    Eu vo conversando com o cara um tempo antes do show :)

    juninholiveira
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Ou então leva um camarada teu que entenda de som, só assim, inda bem que minha banda tem um :) pelo menos já sei que ñ vou passar aperto, o cara se ofereceu a nos ajudar.

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    renatocaster
    Não sabia que você tocava em igreja, cara! Legal! Achei que você era "do mundão" que nem eu !

    Eu tenho um brother que é baterista que toca há muuuuito tempo e ele é desencanado geral . Ele é dentista e toca na noite, daí ele pega esses cachezinhos de banda de bar e paga um muleque fissurinha ( ele tem uma Tama sparkle white sinistra que o muleque pira) para montar e passar o som pra ele. Ele chega na hora, toca, se diverte, toma um dose de scotch e vai embora. Nem liga para o som mais. Cansou.

    renatocaster
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Led Zé

    Eu era do meio gospel, não sou mais não. Fiquei de 1999 a 2007 nesse circuito, depois saí. Mas foi uma época de aprendizado, muito do que eu sei hoje eu devo ao que aprendi nessa fase da minha vida.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    renatocaster
    Então, eu tinha um problema semelhante, estava "rindo" quando falei de ficar amigo do "técnico" mas é sério, é melhor ser legal com ele, é melhor para argumentar, do que criar atrito e sair perdendo...
    Me aconteceu de só ter a guitarra, um GDI da behringer, e um Laney Lv 300 twin, fiquei discutindo antes com o cara, e ele não quis microfonar o amp, eu contei a história lá em cima....
    Toco em igreja também, e casos como os nossos ocorrem direto, infelizmente....
    Por que saiu da igreja ? Revoltou com o cara ?
    Abçs

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: The Laughing Madcap
    · votar


    Quanta frescura.


    Bons tempos em que era tudo nas coxas sem frescura de técnico de áudio e o caralho a quatro e soava tudo muito bem (até melhor do que hoje).



    The Laughing Madcap
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu quando tocava com banda tinha um Twin Reverb.


    Nem precisava microfonar aquela merda, graças a Zeus. Portanto eu mexia em tudo meu e ponto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Operadores de som que não colaboram com você! Deixe seu testemunho