Eric Clapton Veterano |
# nov/11 · Editado por: Eric Clapton
Ae galera, acabei de ver que saiu uma enquete com a tão polêmica listas de guitarristas. Só que desta fez feita pelos próprios músicos. E são grandes músicos. Acho que é a primeira vez que fazem isso. O site esta em inglês e ainda está um pouco confuso a relação de todos os músicos jurados e suas opiniões para os respectivos guitarristas. Tentei traduzir as primeiras 10 posições (o google tradutor é muito engraçado) mas da pra tentar entender. Me desculpem ai.
O mais curioso em si nem é a lista e nem as posições dos guitarristas no ranking, e sim os nomes e as opiniões dos jurados. Segue o site: http://www.rollingstone.com/music/lists/100-greatest-guitarists-201111 23
"Montamos uma lista de grandes guitarristas comentado por músicos de renome para classificar os seus favoritos e explicar o que separa as lendas de todos os outros. Com Keith Richards sobre Chuck Berry, Carlos Santana sobre Jerry Garcia Tom Petty sobre George Harrison Eddie Van Halen sobre Eric Clapton e muito mais."
JURADOS:
Trey Anastasio, Dan Auerbach (The Black Keys), Brian Bell (Weezer), Ritchie Blackmore (Deep Purple), Carl Broemel (My Morning Jacket), James Burton, Jerry Cantrell (Alice in Chains), Gary Clark Jr., Billy Corgan, Steve Cropper, Dave Davies (The Kinks), Anthony DeCurtis (editor, Rolling Stone), Tom DeLonge (Blink-182), Rick Derringer, Luther Dickinson (North Mississippi Allstars), Elliot Easton (The Cars), Melissa Etheridge, Don Felder (The Eagles), David Fricke (redator, Rolling Stone), Peter Guralnick (Author), Kirk Hammett (Metallica), Albert Hammond Jr. (The Strokes), Warren Haynes (The Allman Brothers Band), Brian Hiatt (redator, Rolling Stone), David Hidalgo (Los Lobos), Jim James (My Morning Jacket), Lenny Kravitz, Robby Krieger (The Doors), Jon Landau (Manager), Alex Lifeson (Rush), Nils Lofgren (The E Street Band), Mick Mars (Mötley Crüe), Doug Martsch (Built to Spill), J Mascis (Dinosaur Jr.), Brian May, Mike McCready (Pearl Jam), Roger McGuinn (The Byrds), Scotty Moore, Thurston Moore (Sonic Youth), Tom Morello, Dave Mustaine (Megadeth), Brendan O'Brien (Producer), Joe Perry, Vernon Reid (Living Colour), Robbie Robertson, Rich Robinson (The Black Crowes), Carlos Santana, Kenny Wayne Shepherd, Marnie Stern, Stephen Stills, Andy Summers, Mick Taylor, Susan Tedeschi, Vieux Farka Touré, Derek Trucks, Eddie Van Halen, Joe Walsh, Nancy Wilson (Heart)
1.Jimi Hendrix
Por Tom Morello
"Jimi Hendrix mudou nossa idéia do que o rock poderia ser: Ele manipulou a guitarra, o "whammy bar", o estúdio e o palco. Em canções como "Machine Gun" ou "Voodoo Chile", seu instrumento é como uma varinha de condão dos anos sessenta - você pode ouvir os tumultos nas ruas e bombas caindo em "Star-Spangled Banner".
Seu modo de tocar era fácil. Não há um minuto de sua carreira gravado que se perceba como ele está trabalhando duro para isso - parece que está tudo fluindo através dele. A música mais bonita do Jimi Hendrix é "Little Wing". É apenas esta canção linda que, como guitarrista, você pode estudar a vida inteira e nunca tocar do jeito que ele toca. Ele tece acordes e notas individuais executado em conjunto e usa acordes que não aparecem em nenhum livro de música. Seus riffs foram uma escavadeira do funk pré-metal, e suas linhas pesadas foram uma viagem de LSD elétrico por baixo da encruzilhada, onde ele deu um tapa no diabo.
Há discussões sobre quem foi o guitarrista primeiro a usar feedback. Realmente não importa, porque Hendrix usou melhor do que ninguém, ele pegou o que viria a se tornar o funk dos anos setenta e colocá-lo através de uma pilha de Marshall, de uma maneira que ninguém fez desde então.
É impossível pensar no que Jimi estaria fazendo agora, ele parecia um personagem muito mercurial. Ele seria um estadista mais velho do rock? Ele seria Sir Jimi Hendrix? Ou ele estaria fazendo alguma residência fora da Faixa de Vegas? A boa notícia é o seu legado está garantido como o melhor guitarrista de todos os tempos."
2.Eric Clapton
Por Eddie Van Halen
"Eric Clapton é basicamente único o guitarrista que me influenciou - embora eu não toque como ele. Havia uma simplicidade básica para o seu modo de tocar, seu estilo, sua vibração e seu som. Ele pegou uma guitarra Gibson e conectou em um Marshall, e foi isso. O básico. O blues. Seus solos são melódicos e memoráveis - e é isso que solos de guitarra deveriam ser, parte da música.
O que eu realmente gostei foram as gravações ao vivo de Cream, porque você pode ouvir os três caras tocando. Se você ouvir "I'm So Glad", do Goodbye Cream, você realmente irá ouvir um power trio de verdade - e Jack Bruce e Ginger Baker formam uma cozinha de jazz, empurrando Clapton para a frente. Certa vez li que Clapton disse: "Eu não sabia o que diabos eu estava fazendo." Ele estava apenas tentando manter-se com os outros dois caras!
Depois Cream, ele mudou. Quando ele começou a fazer "I Shot the Sheriff" e, isso e aquilo e quando ele esteve ligado com Delaney e Bonnie, seu estilo inteiro mudou. Ou pelo menos seu som. Ele se concentrou mais em cantar do que tocar. Eu o respeito por tudo que ele fez e ainda está fazendo - mas o que me inspirou, que me fez pegar uma guitarra, foi o seu material inicial. Eu poderia tocar alguns desses solos agora - eles estão permanentemente gravadas no meu cérebro. Que o som do blues ainda é o núcleo da guitarra no rock moderno."
3.Jimmy Page
Por Joey Perry
"Ouvir o que Jimmy Page fez na guitarra pode te transportar. Como um guitarrista líder, ele sempre toca a coisa certa para o lugar certo - ele tem o gosto tão notável. O solo de "Heartbreaker" tem imediatismo incrível, ele está à beira de sua técnica, e ainda é um showstopper. Mas você não pode olhar apenas sua guitarra tocando por conta própria. Você tem que olhar para o que ele fez com ela no estúdio e como ele é usado nas canções que ele escreveu e produziu. Jimmy construiu este catálogo incrível de experiência no Yardbirds e sessão de trabalho a fazer, por isso, quando ele fez o primeiro Led Zeppelin registro, ele sabia exatamente que tipo de sons que ele queria chegar.
Ele tinha essa visão de como transcender os estereótipos do que a guitarra pode fazer. Se você seguir a guitarra em "The Song Remains the Same" todo o caminho, ele evolui através de tantas mudanças diferentes - mais alto, mais silencioso, mais suave, mais alto novamente. Ele estava escrevendo as músicas, tocá-las, produzi-los - eu não consigo pensar em nenhum outro guitarrista que toque com Les Paul que pode reivindicar isso."
4.Keith Richards
Por Nils Lofgren da E Street Band
"Eu lembro de estar na escola secundária ,quando ouvi "Satisfaction" e fiquei assustado com o que aquilo fez em mim. É uma combinação do riff e os acordes movendo debaixo dela. Keith escreveu dois e três notas temas que eram mais poderosos do que qualquer grande solo. Ele tocou o ritmo e o vibrato guitarra em "Gimme Shelter". Eu não acho que alguém já criou aquilo com um humor escuro e sinistro. Há uma clareza entre as duas guitarras que deixa este espaço ameaçador para o Mick Jagger a cantar. Ninguém faz afinações alternativas melhores do que Keith. Lembro-me de tocar o refrão de "Beast of Burden". Eu sou como, "Estes são os acordes direito, mas não dá para fazer nada soat como Keith." Ele tinha algum ajuste legal, um acorde bonito tão bem afinado que ele canta. Que é o núcleo de todas as partes de guitarra de um grande registro dos Rolling Stones. Keith acha o ajuste que permite o trabalho - o fretting cordas, muting - para sair do caminho do que ele está sentindo.
Fui ver com o Keith no Winos X. No camarim, Keith começou a praticar um riff Chuck Berry. Eu nunca na minha vida ouvi soar assim. Eu adoro Chuck Berry . Mas este foi melhor. Tecnicamente não - houve um conteúdo emocional que falou comigo. O que Chuck é para Keith, Keith é para mim."
5.Jeff Beck
Por Mike Campbell
"Jeff Beck tem a combinação de técnica brilhante com personalidade. É como se ele estivesse dizendo: "Eu sou Jeff Beck. Estou bem aqui. E você não pode me ignorar." Mesmo no Yardbirds , ele tinha um tom que era melódico, mas brilhante, urgente e nervoso, mas doce ao mesmo tempo. Você poderia dizer que ele foi um guitarrista sério, e ele estava indo para cima. Ele não estava segurando.
Há um talento real para tocar com e em torno de um vocalista, eempurrando-o. Essa é a beleza desses dois registros que ele fez com Rod Stewart , "Truth" de 1968 e Beck-Ola de 1969 . Jeff não está ficando no caminho, mas ele está segurando o seu próprio. E ele estendeu as fronteiras do blues. "Bolero de Beck," na verdade, é un-blues, mas ainda de blues-based. Uma das minhas faixas preferidas é a capa da 'Wolf Howlin 's "Eu não sou supersticioso", na verdade . Há um senso de humor - que rosnado wah-wah. Eu não sei se Clapton toca com o mesmo senso de humor, tão grande como ele é. Jeff definitivamente tem isso.
Quando ele entrou em sua fase de fusion, a capa de Stevie Wonder "'Cause We've Ended as Lovers", no Blow By Blow , me pegou de imediato. O tom era tão puro e delicado. É como se houvesse um vocalista cantando, mas não havia, era um guitarrista fazendo todas as notas. Eu o vi no ano passado em um cassino em San Diego, ea guitarra era a voz. Você não perde o cantor, porque a guitarra era tão lírico. Há uma espiritualidade e confiança nele, um compromisso de ser grande. Depois que eu vi esse show, fui para casa e comecei a praticar. Talvez seja isso que eu levei dele: Se você quer ser Jeff Beck, vá para casa e pratique."
6.B.B. King
Por Billy Gibbons
"A influência de BB foi fixada em um estágio inicial. Sendo de Indianola, Mississippi, ele volta longe o suficiente para lembrar o som de gritos de campo e as figuras de blues, como Charley Patton e Robert Johnson . O fraseado de nota única de T-Bone Walker foi outra coisa. Você pode ouvir essas influências na escolha das melodias que ele não só canta em voz alta, mas deixa sua guitarra cantar instrumentalmente.
Ele toca em rajadas encurtada, com uma riqueza e entrega robusto. E há uma destreza técnica, um fraseado de forma limpa entregue. E ele sola de forma sofisticada. É tão identificável, tão claro, poderia ser escrito. John Lee Hooker - as coisas dele era muito difícil de escrever. Mas o BB foi um solista genuíno.
Há duas coisas que ele faz que eu estava desesperado para aprender. Ele deu origem a este uma cut-to-the-bone frase onde ele bate duas notas, então salta para outra cadeia e slides até uma nota. Eu posso fazer isso no meu sono agora. E há essa coisa de três notas, onde ele dobra a última nota. Ambos os valores nunca deixaram de estar em seu lugar - ou fora do seu assento. É tão poderoso.
Havia um ponto de viragem, na época da [1965 é] Live at the Regal , quando seu som assumiu uma personalidade que é hoje - esse tom arredondado, onde o captador da frente está fora de fase com o captador traseiro. E BB ainda tem um amplificador Gibson que está há muito tempo fora de produção. Seu som que vem da combinação. É apenas BB"
7.Chuck Berry
Por Keith Richards
"Quando eu vi o Chuck Berry em "Jazz on a Summer Day" eu era um adolescente, o que me impressionou foi como ele estava tocando com um bando de caras de jazz. Eles foram brilhantes - caras como Jo Jones na bateria e Jack Teagarden no trombone - mas eles tinham uma atitude jazz e colocava em algumas vezes: "Ooh ... esse rock & roll ..." Com o "Sweet Little Sixteen ", Chuck levou todos pela tempestade e tocou contra a sua animosidade. Para mim, isso é blues. Essa é a atitude e coragem que leva. Isso é o que eu queria ser, só que eu era branco.
Eu escutei cada nota que ele tocou . Chuck pegou de T-Bone Walker, e eu tenho que partir Chuck, Muddy Waters , Elmore James e BB King . Nós somos todos parte desta família que remonta há milhares de anos. Realmente, todos nós estamos passando por diante.
Chuck estava tocando uma versão ligeiramente aquecida do blues de Chicago, aquela dança com a guitarra - que todos os mestres estavam tocando tocando - mas ele levou-a para um outro nível. Ele foi um pouco mais jovem do que os caras mais velhos blues, e suas canções foram mais comercial sem ser um pop star, que é uma coisa difícil de fazer. Chuck tinha o swing. Há rock, mas é o roll que conta. E Chuck tinha uma banda incrível sobre esses registros iniciais: Willie Dixon no baixo, Johnnie Johnson no piano, Hardy Ebby ou Freddy Abaixo na bateria. Eles entenderam que ele estava prestes e apenas balançou com ele. Não há nada melhor do que isso.
Ele não é o cara mais fácil do mundo para se conviver, que foi sempre um pouco de decepção para mim - porque aquele mestre escreveu músicas que tinha muito sentido de humor e muita inteligência. O velho filho da puta acaba de completar 85 anos. Desejo-lhe um feliz aniversário, e eu desejo que eu poderia simplesmente olhar ao redor e dizer: "Ei, Chuck, vamos beber um copo juntos ou algo assim." Mas ele não é esse tipo."
8.Eddie Van Halen
Por Mike McCready do Pearl Jam
"Quando eu tinha 11, eu estava no lugar do meu professor de guitarra, e ele colocou em "Eruption". Parecia que ele veio de outro planeta. Eu estava apenas aprendendo acordes básicos, coisas como AC / DC e Deep Purple , "Eruption" realmente não faz sentido para mim, mas era glorioso, como ouvir Mozart pela primeira vez.
Eddie é um mestre de riffs: "Unchained", "Take Your Whiskey Home", o início de "Ain't Talking 'Bout Love." . Ele recebe os sons que não são necessariamente sons de guitarra - um monte de harmônicos, texturas que acontecem apenas por causa de como ele toca. Há uma parte em "Unchained", onde parece que há um outro instrumento no riff.
Muito do que está em suas mãos: a maneira como ele segura sua palheta entre o polegar eo dedo médio, que abre as coisas para seu dedo tocando. (Quando eu descobri que ele tocou dessa maneira, eu tentei me, mas foi muito estranho.) Mas por baixo que, Eddie tem alma. É como Hendrix - que você pode tocar as coisas que ele escreveu, mas há um fator X que você não pode começar.
Eddie ainda tem. Eu vi Van Halen em sua turnê de reencontro de dois anos atrás, eo segundo saiu, eu senti a mesma coisa que fiz quando eu era criança. Quando você vê um mestre, você sabe disso."
9.Duane Allman
Por Robert Randolph
"Eu cresci tocando guitarra slide em igreja, e toda a idéia era imitar a voz humana: Após a velha senhora ou o pregador parou de cantar, nós tínhamos que continuar a melodia da canção como se tivessem cantado ele. Apenas nesses termos, Duane Allman levou-a para um outro nível. Ele foi muito mais preciso do que qualquer um que já tinha vindo antes. Quando eu ouvi pela primeira vez os registros old-school do Allman Brothers, foi estranho para mim porque o som era tão parecido com o que eu tinha crescido ouvindo.
Ouvir "Layla" - especialmente quando ele vai para a Outro. Duane é correr toda aquela melodia. Eu costumava colocar isso em "repeat" quando eu ia para a cama. Todos nós guitarristas ouvimos e praticamos, mas isso é um daqueles discos que você quer colocar a guitarra de lado e apenas ouvir.
Eric Clapton me disse que sabia trabalhar com Duane e ia levar música de guitarra para um lugar totalmente novo, eles tinham uma visão, e eles chegaram lá. Clapton disse que ele estava realmente nervoso com dois guitarristas tocando ao mesmo tempo, mas Duane foi o mais legal - "Vamos começar por baixo".
Duane morreu jovem, e é apenas uma daquelas coisas. Você poderia dizer que ele ia ficar 50 vezes melhor. Mas Deus trabalha-lo assim, e esse é o legado que ele deixou para trás. No meu iPod é tudo Duane gravado. Eu escuto músicas Allmans em dias alternados."
10.Pete Townshend
Por Andy Summers
"Pete Townshend não toca muitos solos, o que pode ser por isso que tantas pessoas não percebem o quão bom ele realmente é. Mas ele é tão importante para o rock - ele é um músico visionário que realmente acendeu a coisa toda. Seu modo de tocar guitarra rítmica é extremamente excitante e agressivo - ele é um guitarrista selvagem, de uma forma. Ele tem uma energia maravilhosa, fluindo com a guitarra que você não vê muitas vezes, e sua forma de tocar é muito mais um reflexo de quem ele é como pessoa - um cara muito intenso. Ele é como o punk original, o primeiro a destruir uma guitarra no palco - uma declaração de tirar o fôlego nesse momento no tempo. Mas ele é também uma pessoa muito articulada, culto. Ele ouve um monte de jazz, e ele me disse que o que ele realmente gostaria de estar fazendo. Em "Substitute" você pode ouvir a influência da abordagem modal de Miles Davis, na forma suas cordas move contra a corda D aberto. Ele estava usando realimentação precoce, o que eu acho que foi influenciado pela música de vanguarda européia como Stockhausen - uma coisa da escola de arte. Os grandes acordes que ele usou em The Who eram tão musicalmente inteligente quando você considera o quão ocupado o baterista e o baixista foram na banda - ele poderia ter obtido caótica se não fosse por ele. Ele mais ou menos inventou o power chord, e você pode ouvir uma espécie de pré- Zeppelin coisa no Who é o trabalho dos anos sessenta. Muito deste material veio dele."
11.George Harrison 12.Stevie Ray Vaughan 13.Albert King 14.David Gilmour 15.Freddy King 16.Derek Trucks 17.Neil Young 18.Les Paul 19.James Burton 20.Carlos Santana 21.Chet Atkins 22.Frank Zappa 23.Buddy Guy 24.Angus Young 25.Tony Iommi 26.Brian May 27.Bo Diddley 28.Johnny Ramone 29.Scotty Moore 30.Elmore James 31.Ry Cooder 32.Billy Gibbons 33.Prince 34.Curtis Mayfield 35.John Lee Hooker 36.Randy Rhoads 37.Mick Taylor 38.The Edge 39.Steve Cropper 40.Tom Morello 41.Mick Ronson 42.Mike Bloomfield 43.Hubert Sumlin 44.Mark Knopfler 45.Link Wray 46.Jerry Garcia 47.Stephen Stills 48.Jonny Greenwood 49.Muddy Waters 50.Ritchie Blackmore 41.Johnny Marr 52.Clarence White 53.Otis Rush 54.Joe Walsh 55.John Lennon 56.Albert Collins 57.Rory Gallagher 58.Peter Green 59.Robbie Robertson 60.Ron Asheton 61.Dickey Betts 62.Robert Fripp 63.Johnny Winter 64.Duane Eddy 65.Slash 66.Leslie West 67.T-Bone Walker 68.John McLaughlin 69.Richard Thompson 70.Jack White 71.Robert Johnson 72.John Frusciante 73.Kurt Cobain 74.Dick Dale 75.Joni Mitchell 76.Robby Krieger 77.Willie Nelson 78.John Fahey 79.Mike Campbell 80.Buddy Holly 81.Lou Reed 82.Nels Cline 83.Eddie Hazel 84.Joe Perry 85.Andy Summers 86.J Mascis 87.James Hetfield 88.Carl Perkins 89.Bonnie Raitt 90.Tom Verlaine 91.Dave Davies 92.Dimebag Darrell 93.Paul Simon 94.Peter Buck 95.Roger McGuinn 96.Bruce Springsteen 97.Steve Jones 98.Alex Lifeson 99.Thurston Moore 100.Lindsey Buckingham
|