É hora do U2 se aposentar?

    Autor Mensagem
    Leex
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Leex


    "Neil McCormick, jornalista e amigo pessoal da banda, publicou em seu blog no Telegraph um raio-x do atual momento do U2. Recomendamos a leitura para todos os fãs que nos seguem, pois o conteúdo da matéria foi feito por quem realmente entende do assunto!"

    É hora do U2 se aposentar?
    Por Neil McCormick

    "Houve muita discussão sobre se o U2 está terminando, de acordo com os comentários de Bono para a Rolling Stone. Ele esteve falando muito recentemente sobre o U2 estar "à beira da irrelevância por 20 anos" e sugeriu "Estariamos muito contentes parando no No Line On The Horizon". Apesar de falhar na entrega de um single de sucesso e a percepção geral de que não é um clássico, o álbum atingiu recentemente a marca de cinco milhões de cópias vendidas, e o U2 acabou de completar a maior, mais ambiciosamente tecnológica e lucrativa turnê na história do rock. A Q Magazine presenteou o U2 com um prêmio de Maior Atuação dos Últimos 25 Anos. Talvez isso signifique um momento oportuna para o U2 cair fora?

    Não há um roteiro certo para uma banda terminar. Normalmente acontece mais ou menos acidentalmente e espontaneamente, através de conflitos internos. Frequentemente é acompanhado por uma queda na popularidade e aumento nas divisões criativas. Mas quando você tem estado junto por tanto tempo quanto o U2 (há mais de 36 anos), e bem sucedido durante toda a carreira, um tipo de inércia pode se instalar, onde a banda continua existindo apenas porque, bem, por continuar existindo.

    REM tem sido largamente aplaudido pela recente decisão de acabar por conta da idéia que seus melhores dias estão para trás. Os Rolling Stones continuam apesar disso, domando as críticas para dar música e entretenimento para sua enorme base de fãs. Você não pode dizer que um está certo, e outro está errado - isso vai de cada um. Mas o REM está próximo ao U2, e pertence a gerão pós-punk para qual a fidelidade para banda de rock vem com altos ideais e um senso de propósito. Falando do término do REM no Newsnight desta semana, Mike Mills explicou que "Foi uma oportunidade para nós seguirmos em frente nos nossos próprios termos. Não há forças externas, não há problemas, nós podemos seguir em frente como amigos e sentir como se tivessemos feito tudo o que queriamos realizar."

    U2 certamente fez muita coisa, provavelmente mais do que eles mesmos jamais sonharam... embora eles tenham sonhado grande. Lembro do Bono quando lançou Boy, em 1980, me falando entusiasmadamente que um dia eles gravariam algo tão grande quanto o Sargeant Pepper. Eles foram a maior banda de rock do mundo por grande parte da carreira, constantemente se reinventaram e se revigoraram musicalmente, fizeram grandiosas e recordistas turnês, e estiveram no centro de campanhas políticas e de caridade que tem ajudado moldar o mundo em que vivem. Acho que isso é parte do problema, atualmente, a verdadeira causa da crise existencial da banda encontra-se neles mesmos. Bono gosta de ser o centro das coisas, parte das conversas musical, política e cultural. "Muitas pessoas possuem álbuns do U2, por que eles gostaria de ter outro é a questão ressonante," admitiu recentemente. "Não sei se é possível pra gente fazer algo que atualmente seja significativo, não apenas para o nosso público mas para a época que vivemos. Mas este é o tipo de trabalho para mim."

    U2 gravou muitas músicas ao longo dos últimos dois anos, com vários produtores diferentes, incluindo novas músicas com Danger Mouse, faixas pop 'club' com Red one e materais meditativos, quase ambientais, com sua consagrada equipe formada por Brian Eno e Daniel Lanois. Eu gostaria de ouvir todas essas gravações. Mas parece haver um pequeno senso no campo da banda do qual é música que o mundo precisa imediatamente, algo singular e original e poderoso o bastante para levantar-se com o seu melhor, tão grande e forte como o emocionalmente contagiante The Uforgettable Fire, a pedra áspera e talhada do The Joshua Tree, a enérgicamente industrial reinvenção do Achtung Baby ou a harmonia matadora do All Thet You Can't Leave Behind. E então eles apenas continuarão navegando, em busca desse avanço indescritívelmente criativo. Mas pode uma banda de homens ricos e de meia idade sempre alcançar os altos níveis criativos de sua juventude, quando fazer músicas realmente parece uma questão de vida ou morte?

    A convicção do Bono de que eles precisam fazer algo de sucesso mundial toda vez efetivamente cria uma pressão nas suas contas. Quais bandas já fizeram seus melhores e mais ressonantes trabalhos na meia idade de suas carreiras? Quando o U2 fez seus primeiros clássicos, eles trabalharam dia e noite em busca de um ideal, sacrificando tempo pessoal e vida privada, dando tudo à causa musical. Inevitavelmente não é mais o caso. Eles arranjam reuniões e sessões de gravação de acordo com as suas cada vez mais complexas agendas pessoais. Seus fãs podem continuar acreditando que o U2 vive na Irlanda e se encontram em pubs locais ou grupos de oração (o que tornam ridículas as acusações evasão fiscais que fazem contra eles). Na verdade, Bono vive principalmente em Nova Iorque, The Edge em Los Angeles, Adam em Londres e apenas Larry permanece mais ou menos o tempo todo residente de Dublin. Todo possuem (menos Adam) esposas e filhos que precisam de tempo e atenção. Eles têm o tipo de riqueza extrema que garante conforto fabuloso. E Bono, força motriz da banda, encontra seu tempo e energia muito redusidos por sua extensa gama interesses e compromissos extra-curriculares, particularmente atividades políticas e de caridade que inspiram muito antagonismo em pessoas que pensam que uma estrela do rock deve estar no negócio de fazer música de rock. Como Bono reconhece, "Nós somos a banda mais amada e mais odiada na Terra" e muitos dos motivos da pessoas não gostarem deles são atualmente por causa dele - que disse que entende "porque eu tenho conviver comigo também"

    Quando propus entrevistar Bono na semana passada sobre o relançamento especial de 20.º Aniversário do Achtung Baby mas ele recusou porque sentia que já tinha feio trabalho promocional demais, e precisava dar um tempo. Disse que está ficando envergonhado pela quantidade de foco que há sobre ele, ao contrário do resto da banda. É uma ocorrente piada que ele simpatiza com pessoas que estão enjoadas da sua voz, porque ele também está. E ele está claramente esgotado. Ou como ele colocou numa mensagem apologética: "Morto de cansado pela exaustão."

    A turnê mundial de dois anos do U2 pode ter terminado no verão mas às vezes eu acho que Bono não sabe como parar. Ele continuou sua caminhada incessante em conexão com todos os seus compromissos filantrópicos, humanitários e de negócios. Ele cantou no funeral de Steve Jobs na California em 17 de Outubro, encontrou Nicholas Sarkozky em Paris no dia 19 como parte de um grupo de lobby para a coalisão Global anti-pobreza ONE antes do G20, e esteve em Londres a poucos dias atrás com o resto do U2 para receber o prêmio da Q Magazine. É muito surpreendente que ele tenha dito a Rolling Stone que seu único plano para o futuro era tirar um tempo de folga: "Eu quero pegar meus filhos e minha esposa e apenas desaparecer com meu iPod Nano e alguns livros e um violão." Então, na segunda-feira desta semana, ele estava em Dublin, como parte de uma delegação tentando convencer companhias estrangeiras de tecnologia a investir na Irlanda. Ele é a estrela do rock que não consegue dizer não.

    É por isso que, pessoalmente, eu não acho provavel que o U2 faça como o REM e aposente-se graciosamente. Se eles chegarem a isso, será em um momento de glória ou um ato de loucura escandalosa, quebrado pela louca ambição de seu vocalista. De imediato, é provavelmente justo dizer que o U2 precisa de um tempo e o mundo precisa de um tempo deles. Mas os fãs de U2 já ouviram essa conversa de desilusão e dissolução antes - notavelmente em 1989, após os excessos de Rattle And Hum, quando Bono declarou que eles tinham que "ir embora e sonhar todo novamente." Eles voltaram com Achtung Baby em 1991, provavelmente seu melhor momento.

    Pela minha experiência, o que eles tendem a fazer é construir uma sensação de crise para expulsá-los. Edge refere-se a isso como perigoso, um chavão constante em suas discussões sobre seu processo criativo. O U2 precisa sentir que há coisas em jogo quando eles estão compondo e gravando, deliberadamente usando tensão e ricos para manter o foco. Isto, presumivelmente, é mais difícil de se obter para os indivíduos mais bem sucedidos e confortáveis. Quando Bono declara que o U2 está "à beira da irrelevância", o que ele realmente está fazendo é arrumando os desafios para ele próprio e sua banda, empurrando-os abruptamente fora de sua zona de conforto.

    O U2 está temporariamente descansando enquanto seu líder recarrega suas baterias, mas o seu próprio auto-questionamento não é realmente uma indicação de desilusão, mas sim uma instigação à ação. Fãs preocupados por Bono estar sugerindo que o U2 se aposentará não poderiam estar mais errados. O que ele realmente quer fazer, de fato o que ele sente que precisa fazer, é mandar o U2 "ir lá e criar o álbum de suas vidas."

    Eu não sei se isso é possível para a banda com sua longa história de se reinventar novamente. Mas, como outros milhões de fãs, eu quero ouvir eles tentarem."

    Fonte: http://u2br.virgula.uol.com.br/portal/leitura-obrigatoria-raio-x-sobre -o-atual-momento-do-u2

    --

    Acaba não. Deixa eu assistir vocês ao vivo, de perto, cores. :B

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    U2 gravou muitas músicas ao longo dos últimos dois anos, com vários produtores diferentes,

    Acho que já começa por aí. As coisas que eu achava mais características no som do U2 era aqueles vocais inconfundíveis do Bono mergulhados numa onde de instrumentos com Reverb. Eu não ouvi o trabalho recente do U2, talvez os produtores tentaram manter a mesma coisa.

    A convicção do Bono de que eles precisam fazer algo de sucesso mundial toda vez efetivamente cria uma pressão nas suas contas.

    Outro erro fatal da mídia. A mídia quer algo que faça sucesso imediato. Todo mundo sabe que isso não da certo. Outra, acredito eu que quando o compositor é novo as sua melodias são "feitas para o sucesso" e sua letra para encher linguiça. Quando o compositor é de idade as suas melodias são feitas para encaixar na letra e as letras feitas para terem "atenção intelectual" digamos assim.

    A turnê mundial de dois anos do U2 pode ter terminado no verão mas às vezes eu acho que Bono não sabe como parar. Ele continuou sua caminhada incessante em conexão com todos os seus compromissos filantrópicos, humanitários e de negócios. Ele cantou no funeral de Steve Jobs na California em 17 de Outubro, encontrou Nicholas Sarkozky em Paris no dia 19 como parte de um grupo de lobby para a coalisão Global anti-pobreza ONE antes do G20, e esteve em Londres a poucos dias atrás com o resto do U2 para receber o prêmio da Q Magazine. É muito surpreendente que ele tenha dito a Rolling Stone que seu único plano para o futuro era tirar um tempo de folga: "Eu quero pegar meus filhos e minha esposa e apenas desaparecer com meu iPod Nano e alguns livros e um violão." Então, na segunda-feira desta semana, ele estava em Dublin, como parte de uma delegação tentando convencer companhias estrangeiras de tecnologia a investir na Irlanda. Ele é a estrela do rock que não consegue dizer não.

    Todo mundo sabe que a música está tão enraizada no humano quanto o amor está na vida. Acho que o U2 não é apenas uma banda de Rock , é uma banda que na minha opinião deveria estar nos livros de história dos nossos filhos. Mesmo com milhares de shows os caras ainda pensam no futuro das pessoas e depois pensam no deles. Mesmo assim deixam o seu futuro mais adiante pra cuidar dos outros. Isso é o que eu achamo de usar a fama a favor do mundo.

    Eu não sei se isso é possível para a banda com sua longa história de se reinventar novamente. Mas, como outros milhões de fãs, eu quero ouvir eles tentarem."

    Cara acho que os Beatles causaram uma revolução no modo de se ouvir música e o U2 no modo de se ver a música. Acho que seja tanto possível o U2 dar uma parada quando se reinventar, o que provavelmente não será 100% . Diria que eles colocarão outros assuntos além dos arranjos com reverbs para suas músicas. Todo mundo sabe que o U2 tem dinheiro e sucesso, acho que competência ninguém duvida também.

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não sei se é hora deles se aposentarem. Mas, que existem bandas mais legais pra serem ouvidas, isso existe.

    Gabriel Landim
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eles não vão se aposentar, isso foi um boato divulgado pela "Veja que mentira"...
    Só estão dando um tempo, depois eles voltam.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É hora do U2 se aposentar?