Pergunta profunda e antropológica sobre o Blues/Jazz

    Autor Mensagem
    anonymous4
    Veterano
    # nov/11


    O título pomposo é só pra chamar a atenção, mas a pergunta que eu quero fazer e que eu acho válida é a seguinte:

    Porque esses dois estilos de música, ambos americanos tiveram um impacto tão grande na musica mundial?

    É difícil um músico no mundo hoje que não beba dessas duas fontes. O que é que torna essas duas linguagens musicais tão universais. Até pensei que poderia ser por imposição cultural americana, mas não acredito muito nisso, música ruim é musica ruim e não dura muito tempo, esses dois estilos no entanto persistem sempre evoluindo e adquirindo características locais.

    Me veio isso esses dias quando estava no youtube procurando sons de Barbecue Bob, Leadbelly, Blind Willie Johnson... ou seja, o que me faz (e faz tantos outros tambem) ainda ouvirem esse tipo de som e em épocas e contextos tão diferentes?

    Porque, por exemplo, a nossa música sertaneja de raíz - que acho que contem grande parte dos elementos estéticos do blues - não atingiu tal reconhecimento?

    Pode ser que tenha feito uma pergunta imbecil, mas ao meu ver parece ser válida.

    Abraços

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    anonymous4
    Imbecil por quê? É uma questão bem interessante!

    Acho que a idade dos dois estilos é um fator importante nessa difusão, mas não decisivo. Mas fora isso e o peso americano na história, não consigo encontrar mais nenhuma razão pra isso.

    Até pensei que poderia ser por imposição cultural americana, mas não acredito muito nisso, música ruim é musica ruim e não dura muito tempo
    Ruim?
    Mas enfim, acho que é exatamente essa forte influência americana na história mundial que foi um grande difusor dessa cultura pelo mundo.

    Porque, por exemplo, a nossa música sertaneja de raíz - que acho que contem grande parte dos elementos estéticos do blues - não atingiu tal reconhecimento?
    Talvez esse estilo como parâmetro comparativo é que esteja meio ruim. No caso da Bossa, vai ver que é um estilo que se toca praticamente no mundo todo.

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Aliás, retomando o que eu disse:
    Mas enfim, acho que é exatamente essa forte influência americana na história mundial que foi um grande difusor dessa cultura pelo mundo.

    Lembrando de um documentário que vi certa vez, era muito comum rodas de Jazz e Swing em meio a acampamentos militares durantes as Guerras Mundiais. Se não me engano, essa acabou sendo a origem de algumas (ou várias...?) grandes bandas e músicos do Jazz.
    Citando o Japão como exemplo, a ocupação americana após a derrota na 2ª Guerra gerou grande influência na música japonesa. Talvez por isso mesmo, que se encontra música Enka (um estilo de música japonesa) com progressões e linhas melódicas que lembram o blues.

    MMI
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    anonymous4

    Caramba, a coisa é muito mais profunda que isso e quanto a "americanização". A música popular teve forte influência do violão de aço (criado pela Martin americana), que evoluiu para a guitarra e baixo elétrico, com grande influência da Gibson, Rickenbacker e um pouco até da Fender, americanas.
    A música negra, muitas vezes com suas pentatônicas, se misturou com a música européia e deu origem ao blues, rock, jazz, samba, reggae, muitos ritmos caribenhos e quase todas formas musicais das Américas.
    Muito dessa influência do blues e do jazz foi falado no blog do amigo do FCC nichendrix, no qual eu pude escrever algumas coisas a respeito do surgimento do Blues no Mississipi, passando pelo Tennessee e estou devendo a parte do jazz de New Orleans... Dê uma lida lá que você vai ver muita coisa.

    Abç

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Porque esses dois estilos de música, ambos americanos tiveram um impacto tão grande na musica mundial?

    porque foi cooptado e apropriado pelos brancos via indústria cultural, e embalado em pacotes made in USA para todo o mundo .

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    tambourine man
    Não foi bem assim.
    O blues americano era música de sarjeta, que nunca havia sido foi absorvida pela sociedade branca americana, ao contrário do jazz.

    O rock nasceu de uma gravação do Bill Haley and His Comets no início dos anos 50, que basicamente misturava a levada coutry com elementos do blues e rythm and blues. Porém, era um cara considerado velho ( 35 anos ) e não era a embalagem ideal para que os brancos adolescentes o enxergassem como porta voz de sua rebeldia. Chuck Berry e Little Richards eram negros demais para que a sociedade racista americana consumisse sua música rebelde, e Jerry Lee Lewis era apenas um branco enrascado com a polícia. Elvis Presley seria a embalagem ideal para fazer o rock "colar" , mas depois de tres anos sendo censurado na TV e boicotado em boa parte dos EUA, foi para o exército e reapareceu nos anos 60 cantando baladas.

    O blues foi alavancado por bandas inglesas da primeira invasão britânica na música americana ( Beatles, Stones. Who e Kinks ), em especial os Stones, que se embebedaram na fonte inacabável de lados B e gravações obscuras de artistas americanos de blues, ignorados na América. Também alavancaram as canções dos artistas do rock and roll da metade dos anos 50.
    Os Beatles relançaram pérolas dos grupos vocais americanos de rythym and blues e soul ( à época a concepção de soul era um pouco diferente do soul em fins dos anos 60 )

    A partir daí o pop foi incorporando elementos do blues, rythym and blues, rock e soul e consumido inicialmente na própria América e logo depois ganhando o mundo.

    Quase tudo de pop que ouvimos hoje mistura tudo isso aí.

    Não tem a ver com pacotes made in USA. Foi fruto de busca das bandas inglesas citadas aí em cima.

    Volunteer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    O que eu acho legal mesmo é que, apesar de alguns de lá ainda tratarem negros como algo a menos, toda a música boa dos EUA veio deles(jazz, soul, funk, blues e rock).

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Volunteer
    Exato, cara! E os ingleses tiveram que pegar o diamante bruto, lapidar e mostrar prá eles o valor da música que a discriminação racial os impedia de enxergar.

    MMI
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Marcelo Bico

    Não foi bem assim.
    O blues americano era música de sarjeta, que nunca havia sido foi absorvida pela sociedade branca americana, ao contrário do jazz.


    Também não foi bem assim!!!! kkkkk

    Você está me animando a escrever mais e acabar a viagem musical do blog do nichendrix... O blues na verdade nem era música de sarjeta porque nos campos de algodão do Mississipi nem sarjeta tinha. Dá uma lida lá no blog porque eu escrevi com bastante cuidado do local onde nasceu o blues, sua disseminação através das margens do Rio Mississipi e da Route 61. Sendo bem simplista, as pentatônicas dos negros para o norte acabaram se tornando mais rock, enquanto mais para o sul virou ragtime e jazz em New Orleans. Os mesmos negros, a mesma discriminação, as mesmas dificuldades tanto ao norte quanto ao sul, sendo um pouco mais fácil para quem chegou a muito mais ao norte, em Chicago, pode-se falar genericamente, "a mesma sarjeta". Louis Armstrong, o pai do jazz e o maior de todos nesse estilo (só Charlie "Bird" Parker se aproxima em importância no jazz), amadureceu o estilo na zona de baixo meretrício de New Orleans. Mesmo porque era extremamente pobre na infância, seu pai abandonou a família, sua mãe era prostituta e ele não conseguia tirar a mãe do ofício entregando jornais e sendo engraxate, por mais que tentasse.
    Como você vê, o jazz não foi nada elitizado, muito menos da sociedade branca em seu início.

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Marcelo Bico
    O blues americano era música de sarjeta, que nunca havia sido foi absorvida pela sociedade branca americana, ao contrário do jazz.

    o jazz tambem começou "de sarjeta"! era musica de negro, muito mal vista!

    anonymous4
    a meu ver, um ponto crucial foi a coincidencia do inicio do jazz com o inicio da industria fonografica.

    quando inventaram a gravação sonora, a musica virou mercadoria vendavel e exportavel.
    ate entao só vendia um concerto (levava a orquestra inteira!) ou a partitura.

    com a gravação sonora foi possivel ter jazz vendido muito rapidamente e em maior escala.

    e tambem a amplificação (que é a mesma tecnologia basica), permitiu a musica mais autoral, com direito a improvisos, o que nao acontecia em escala de grandes shows.

    Nickname_SCUM
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Na minha opinião tudo se resume a mídia

    A mídia da cultura americana é muito forte, mundialmente falando.

    Usando sua comparação com a música sertaneja de raíz, vc pode perceber que no interior de mínas e se São Paulo esse estilo ainda é forte (apesar do sertanojo universitário) Do mesmo modo que o forró ainda é muito forte aqui na região nordeste a mídia para este estilo é maior.

    Infelizmente a mísica brasileira não é muito divulgada no resto do mundo.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    MMI
    kiki
    Valeu aê, quanto mais informação, melhor.

    O que eu quis dizer com "sarjeta" era marginal`no sentido literal mesmo, " à margem da sociedade". E isso também se aplicava ao jazz.

    A diferença é que o jazz foi aceito pelos brancos antes do blues. Ou não?

    Escrevam mais sobre isso voces dois, por favor. O que eu tenho de literatura sobre isso nunca é o bastante he he.

    A propósito MMI, eu já havia lido os seus posts naquele outro tópico. Ducaralhamente bons !!

    MMI
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: MMI
    · votar


    Marcelo Bico

    Já assistiu o filme Bird, sobre o Charlie Parker? Mostra como ele batalhou, é bem legal.
    A Sociedade americana foi muito racista, culminando com a morte de Martin Luther King em 1968. Inclusive tinha até a Ku Klux Klan da sociedade branca para matar os negros e afirmar a supremacia branca e o protestantismo. O sucesso não foi fácil nem para o jazz, nem para o blues.
    Talvez o jazz foi minimamente mais fácil por se aproximar um pouco mais da "música branca", européia, se for comparar com o blues.Por conta de toda essa segregação racial americana, até a década de 60 o blues vinha "morrendo", desaparecendo. Era "coisa de negros", pior ainda, negros antigos. Era uma música de uma minoria negra, feita para a mesma minoria, pouquíssimos mantiveram a carreira nessa época, como B.B. King. Inclusive, B.B King foi o primeiro bluseiro a se apresentar a uma platéia branca, em 1970 no Boston Arena. Dizem que o Blues só não sucumbiu graças a Alan Lomax, filho de outro entusiasta da música folk, John Lomax,que gravou, a princípio acompanhado de seu pai e posteriormente sozinho, músicos como Leadbelly, Jelly Holl Morton, Son House e Muddy Waters. Suas gravações formam o Arquivo de Música Folclórica Americana, uma coleção de cerca de 15.000 músicas compilada para a Biblioteca do Congresso, por reconhecer o blues como parte da cultura norte-americana. E vieram os britânicos, que ouviram e tocaram o blues nesta época, coisa que muito americano branco já não conhecia. Eric Clapton foi um deles.

    Obs.: escrevi a última parte minha para o blog, exatamente sobre o jazz e New Orleans

    MMI
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Marcelo Bico

    Tá lá a última parte sobre o jazz e New Orleans.

    http://atonequestsjourney.wordpress.com/2011/11/03/music-at-the-bayou/

    Abç

    SODAPOP
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    Ah fala sério, blues é uma tosqueira só. Só deu no que deu porque se funde fácil com outros estilos, por ser tão tosco. E é óbvio que a idolatria inexplicável cheira (ou fede) a USA. Eles são tão influentes que fizeram o mundo realmente acrediter que o minimalismo é algo a se levar a sério. E me perdoem as palavras ríspidas, não foi uma tentativa de acalorar o debate ou baixar o nível.

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    não foi uma tentativa de acalorar o debate

    trollface.jpg

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    SODAPOP
    Cara, a música pop que ouvimos há quase cinquenta anos foi forjada pelos britânicos basicamente. O que eles fizeram foi produzir uma penca de bandas americanas, mas sempre usando a "forma" das britânicas. Principalmente as britânicas que formaram as "invasões" no mercado musical americano. Se você ler " Rock and Roll - uma histtória social", livro do Paul Friedlander, você verá isso em detalhes. Os EUA somente após digerirem a invasão britânica, é que começaram a produzir bandas influentes, isso lá para os fins dos anos 60...

    MMI
    Porra, bicho, valeu pelo link!
    Após a leitura, já deu prá entender um pouco mais a atmosfera da "Born On The Bayou" do Creedence. Eu não sabia o que era a Cajun Queen da letra he he.
    E gostei da coluna dos 50 discos mais influentes. Voce escreveu iss também? Já vou tentar ouvir o "Pavement" !

    MMI
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: MMI
    · votar


    Marcelo Bico

    Não cara... hehehehe

    Eu sou um mero convidado ali, escrevi só 3 textos, a parte dos EUA, Mississipi, Memphis e New Orleans. Esse blog é do Nichendrix, são sons que ele escolhe e discute. Ele me pediu para colaborar e escrever sobre aquela região dos EUA, para meu gosto, o melhor passeio que há.

    A questão da invasão britânica não é bem isso. A grande influencia da Europa, de modo geral, é ligada à música clássica. As Américas, devido a colonização européia, teve a influência dessa música, mas o fato dos escravos negros africanos, teve uma mistura intensa e foi berço do blues, jazz, samba, salsa, rock e tudo o mais. A questão é que de modo geral, a ideologia escravocrata dizia que os negros "são inferiores", assim como o que vinha deles, sua cultura e suas tradições. Por bastante tempo tambores foram proibidos na Georgia, por exemplo. Por um bom tempo, o blues e o rock por ser "coisa de negros" foram discriminados. Nisso entra o papel de Elvis Presley, um branco "bonito" que impôs o rock para a sociedade branca e massificou o estilo. Impossível negar que foi altamente influente, totalmente americano e muito do rock que se ouve hoje se deve a Elvis, Jerry Lee Lewis, Roy Orbinson e outros. Todos tipicamente americanos, vindos do lendário Sun Studios de Memphis - existe um documentário em DVD sobre a história do Sun muito legal, inclusive com Paul MacCartney, Mark Knopfler e outros.
    Com a "evolução" do blues para o rock (intrinsecamente da música negra para uma música mais globalizada, usando um termo atual), o blues começou a sumir e definhar. Aconteceu que a Inglaterra, bem menos racista, curtiu o som e foi influenciada mais intensamente, até pela facilidade da língua, então músicos ingleses começaram a buscar as raízes desse rock. O sucesso, entre outros, dos Yardbirds, mesmo Beatles e Stones no início da década de 60 representou a invasão britânica, mostrando uma forma diferente e reapresentando o blues para a sociedade branca americana que já não conhecia mais o estilo. Mas já existiam muitas bandas influentes nos EUA antes da invasão britânica (mesmo porque a própria invasão britânica foi num estilo americano e fruto dessa influência americana sobre os ingleses) e foi bem no início da década de 60.

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta profunda e antropológica sobre o Blues/Jazz