Solos: O Tom e a Escala

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # out/11


    A dúvida é BÁSICA. Mas, nos livros de teoria musical que li não encontrei nada muito claro sobre o assunto. Para expor minha dúvida utilizarei um exemplo prático:

    O Tom da música é G Maior. Isso quer dizer que eu posso usar na música, sem sair do tom, os acordes: C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim, certo?

    Aí, na parte do solo tem uma progressão de acordes:
    2 compassos em G
    2 compassos em Dm
    4 compassos em F.

    - Devo utilizar a escala de G em todo o solo?
    OU
    - Devo utilizar a escala de G nos dois primeiros compassos, de Dm nos dois seguintes e de F nos 4 restantes?

    Oijpedro
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Depende, a musica é de blues? de Jazz? Voce quer que fique com influencia de jazz? Qual a sonoridade preferida?

    Wanton
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Wanton
    · votar


    Oijpedro

    Então... é uma dúvida generalizada. Existiria uma respostá básica e, a partir dela, variações? ou então talvez possa me dizer o que é mais usual em cada estilo...

    Eu escuto jazz, estudo bateria de jazz e gosto da influência, mas me interessa saber como isso funciona no rock, no pop, até mesmo na elaboação de arranjos e não apenas nos solos.

    Mudar de escala implicaria numa mudança de tom?

    De Ros
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Wanton

    "O Tom da música é G Maior. Isso quer dizer que eu posso usar na música, sem sair do tom, os acordes: C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim, certo?
    "

    Errado. Se é G maior, seria G, Am, Bm, C, D, Em, F#dim


    "Aí, na parte do solo tem uma progressão de acordes:
    2 compassos em G
    2 compassos em Dm
    4 compassos em F.
    "

    A progressão está no campo de C maior. Com um pouco de habilidade, pode soar um F lidio, já que não tem um conclusão estilo V - I . Mas o mais comum é soar G mixolidio.


    "- Devo utilizar a escala de G em todo o solo?
    OU
    - Devo utilizar a escala de G nos dois primeiros compassos, de Dm nos dois seguintes e de F nos 4 restantes?
    "

    Ou C o tempo todo, ou pode enlouquecer muito mais, usando várias ferramentas para cada acorde. Depende do teu estilo e capacidade de improvisação.

    Só testando e vivenciando cada sonoridade tu poderá optar.

    Um guitarrista de Rock tradicional usaria a penta de Dm para todos os acordes.
    Um mais esperto, poderia usar a de Em no G e Dm para o resto.

    Um cara mais ousado poderia utilizar Cm melodico em toda a progressão, e um cara mais "fusionado", poderia por tanta informação que teria que fazer um capitulo de um livro para explicar...

    Vai do teu gosto! Abração!!

    Wanton
    Veterano
    # out/11
    · votar


    De Ros

    Obrigado! Ajudou bastante!

    Cometi um erro na edição, por isso postei as notas na escala de C ao invés da de G. Temo que isso possa ter atrapalhado a resposta.


    Mas resta uma dúvida:

    Como faço para saber o que pode e o que não pode? Que escala cabe em que momento? (não apenas para o solo, mas para um fraseado, uma linha vocal)

    Se necesspario para exemplificação, sugiro que continuemos utilizando o tom de G maior (agora sim): G, Am, Bm, C, D, Em, F#dim

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # out/11
    · votar


    De Ros

    Muito boa a explicação! Mas será que você poderia me explicar isso aqui:

    Um guitarrista de Rock tradicional usaria a penta de Dm para todos os acordes.
    Um mais esperto, poderia usar a de Em no G e Dm para o resto.


    Por que usar a penta de Dm nesse caso? Devo estar errado, mas a primeira coisa que me vem à cabeça seria usar a penta da Em, por ser a relativa menor de G. O Dm encaixa bem no Dm (obviamente) e no F, por ser a relativa maior...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solos: O Tom e a Escala