Autor |
Mensagem |
Wanton Veterano |
# out/11
A dúvida é BÁSICA. Mas, nos livros de teoria musical que li não encontrei nada muito claro sobre o assunto. Para expor minha dúvida utilizarei um exemplo prático:
O Tom da música é G Maior. Isso quer dizer que eu posso usar na música, sem sair do tom, os acordes: C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim, certo?
Aí, na parte do solo tem uma progressão de acordes: 2 compassos em G 2 compassos em Dm 4 compassos em F.
- Devo utilizar a escala de G em todo o solo? OU - Devo utilizar a escala de G nos dois primeiros compassos, de Dm nos dois seguintes e de F nos 4 restantes?
|
Oijpedro Veterano |
# out/11
· votar
Depende, a musica é de blues? de Jazz? Voce quer que fique com influencia de jazz? Qual a sonoridade preferida?
|
Wanton Veterano |
# out/11 · Editado por: Wanton
· votar
Oijpedro
Então... é uma dúvida generalizada. Existiria uma respostá básica e, a partir dela, variações? ou então talvez possa me dizer o que é mais usual em cada estilo...
Eu escuto jazz, estudo bateria de jazz e gosto da influência, mas me interessa saber como isso funciona no rock, no pop, até mesmo na elaboação de arranjos e não apenas nos solos.
Mudar de escala implicaria numa mudança de tom?
|
De Ros Veterano
|
# out/11
· votar
Wanton
"O Tom da música é G Maior. Isso quer dizer que eu posso usar na música, sem sair do tom, os acordes: C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim, certo? "
Errado. Se é G maior, seria G, Am, Bm, C, D, Em, F#dim
"Aí, na parte do solo tem uma progressão de acordes: 2 compassos em G 2 compassos em Dm 4 compassos em F. "
A progressão está no campo de C maior. Com um pouco de habilidade, pode soar um F lidio, já que não tem um conclusão estilo V - I . Mas o mais comum é soar G mixolidio.
"- Devo utilizar a escala de G em todo o solo? OU - Devo utilizar a escala de G nos dois primeiros compassos, de Dm nos dois seguintes e de F nos 4 restantes? "
Ou C o tempo todo, ou pode enlouquecer muito mais, usando várias ferramentas para cada acorde. Depende do teu estilo e capacidade de improvisação.
Só testando e vivenciando cada sonoridade tu poderá optar.
Um guitarrista de Rock tradicional usaria a penta de Dm para todos os acordes. Um mais esperto, poderia usar a de Em no G e Dm para o resto.
Um cara mais ousado poderia utilizar Cm melodico em toda a progressão, e um cara mais "fusionado", poderia por tanta informação que teria que fazer um capitulo de um livro para explicar...
Vai do teu gosto! Abração!!
|
Wanton Veterano |
# out/11
· votar
De Ros
Obrigado! Ajudou bastante!
Cometi um erro na edição, por isso postei as notas na escala de C ao invés da de G. Temo que isso possa ter atrapalhado a resposta.
Mas resta uma dúvida:
Como faço para saber o que pode e o que não pode? Que escala cabe em que momento? (não apenas para o solo, mas para um fraseado, uma linha vocal)
Se necesspario para exemplificação, sugiro que continuemos utilizando o tom de G maior (agora sim): G, Am, Bm, C, D, Em, F#dim
|
Dental Floss Tycoon Veterano |
# out/11
· votar
De Ros
Muito boa a explicação! Mas será que você poderia me explicar isso aqui:
Um guitarrista de Rock tradicional usaria a penta de Dm para todos os acordes. Um mais esperto, poderia usar a de Em no G e Dm para o resto.
Por que usar a penta de Dm nesse caso? Devo estar errado, mas a primeira coisa que me vem à cabeça seria usar a penta da Em, por ser a relativa menor de G. O Dm encaixa bem no Dm (obviamente) e no F, por ser a relativa maior...
|