Sobre Faculdade de Música

Autor Mensagem
Charlie Brown Jr.
Veterano
# jun/11


oi, tenho 14 anos, ainda estou no primeiro grau, mas estou decidido que vou ser músico, eu toco guitarra e violão. Eu pretendo fazer uma faculdade de música, mas é difícil achar uma boa faculdade que valorize o bom e velho rock n' roll. Eu pretendo tocar em uma banda de Heavy Metal, Rock n' Roll, Hard Rock... não sei ao certo. Mas o problema é que eu não sei nada sobre música guitarra e etc. e tbm n sei o que preciso para entrar em uma faculdade. já pesquisei em algumas e percebi que todas as faculdades em que eu pesquisei são voltadas para a música popular brasileira coisa que não gosto nem um pouco. E u queria aprender Jazz Guitar, pois acho que seria bom... mas pretendo tocar um hard rock... eu não toco tãaao bem, mas conheço apenas uma pessoa que toca melhor que eu... eu tenho um leve conhecimento de teoria musical, eu axo que seria bom eu fazer uma faculdade no exterior mas falta grana... eu não faço a menor ideia de onde fazer a faculdade, não sei o que preciso saber, não sei como eu entro na faculdade, não sei nada... alguém sabe como me ajudar??

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Charlie Brown Jr.
estude,mas estude muiiiiiiiito a teoria musical..
muita mesmo..
e quem sabe um dia voce entra pra violao classico numa UFMG
da vida..
mas voce pode estudar guitarra em sao paulo com os melhores..
não sei se é curso superior..mas será um grande guitarrista se estudar..mas SE estudar..e muitoo..
acho que no brasil nao tem faculdade de guitar hero..
mas te garanto que quem toca violão classico
domina a guitarra sem medo e nem dó..
hehe
sucesso!

Carregando
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat


aqui em SC tem curso de Guitarra também...

blues, jazz e tal...

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Carregando
curso superior?
chique..sabia não..
muito bom

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Charlie Brown Jr.

Pude concluir:

1- Você tem que estudar bem esta idéia ai. E vai sonhando que vai estudar só rock, um músico sabe o que é boa música, mas até lá você vai amadurecer suas idéias, espero...

2-Você só conhece uma pessoa que toca guitarra.

3- Você não usou a busca ou algo do tipo.

Enfim, o que digo a você é: tente amadurecer a idéia de ser músico, veja o que os profissionais tem a te dizer.

-King
Veterano
# jun/11
· votar


Charlie Brown Jr.
Não sei se é bem isso que você quer, mas aqui no Rio Grande do Sul tem uma faculdade (UNISINOS) que está com um novo curso, "Produtores e Músicos do Rock". Olha aqui o link para você ver melhor: http://www.unisinos.br/graduacao/rock/apresentacao

Carregando
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat


começou faz pouco tempo, bem massa.

leo-guitar94
Veterano
# jun/11 · Editado por: leo-guitar94
· votar


Bom, também pretendo fazer musica e é o seguinte, tem que estudar e muito. Pelo que eu sei, tem a prova pratica, prova de percepção musical e a prova escrita para entrar na faculdade. E fique sabendo que tem que gostar de teoria, pois vai ser uns 90% da faculdade.

erickx
cara, cuidado com o conceito de "musica boa", respeite a gosto dele.

ahhh
Veterano
# jun/11
· votar


depois q a pessoa passa como funciona as aulas e a faculdade?

erickx
Veterano
# jun/11 · Editado por: erickx
· votar


leo-guitar94
erickx
cara, cuidado com o conceito de "musica boa", respeite a gosto dele.


Tenho a leve impressão de que você interpretou mal o que eu quiz dizer. Eu disse que ele não pode se prender só ao rock, tem que ouvir outros tipos de musica também, exemplo: musica brasileira(Bossa nova, "MPB", ...), até porquê pelo que ele disse, só escuta rock e não gosta da musica popular brasileira, mas quando ele tiver mais noção de analisar as musicas vai aprender a gostar, e mal sabe que rock é musica popular. E eu não disse que rock é ruim!

leo-guitar94
Veterano
# jun/11
· votar


erickx
má interpretação da minha parte, peço desculpas.
Concordo totalmente com você

maspn
Veterano
# jun/11
· votar


tem gente que diz que música é sorte, mas acredito no merecimento... complicado da música, tu se forma e tal, mas nunca vi concurso pra guitarrista de heavy metal :P
opaekspaesk.

complicado, tem que ter talento mesmo.

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


maspn

Deste jeito ai você tá falando em seguir uma carreira com uma banda ou não, mas se apresentando e sendo famoso. Cara tem que começar a parar de pensar que ser músico é só fazer shows e ganhar dinheiro com isto!
Musica não é sorte não, até porque não há só esta area. Por acaso, um musico tem que dar sorte para dar aulas?

A parada do sucesso, é outra coisa. Pode viver bem sendo músico, sem ser "famoso". Agora sucesso e fama vem com o tempo, se você fizer um trabalho sério, com amor e dedicação você chega lá, alias não só na musica, mas também nas outras áreas de conhecimento!

Abç

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


erickx
falo buniiiitooo!falo tudoo..hehehe

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat


auhiauhaiusuhsaiahs

tomcykman
Veterano
# jun/11
· votar


Carregando

que curso é esse em SC? sou de floripa.

marcosshrp
Veterano
# jun/11
· votar


Charlie Brown Jr.
Belo nick!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


tomcykman
esse deu vontade não deu?
parar tudo e ir estudar jazz e blues..hehe..o sonhooo...

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Belo nick!
marcosshrp

Foi irônico né?

Carregando
Veterano
# jun/11
· votar


tomcykman


é bacharelado em música na UNIVALI em Itajaí.

agora o site mudou um pouco, antes era mas detalhada as informações dos cursos, mas da uma olhada no site deles...

abraço!

Fred_Wylde
Veterano
# jun/11
· votar


Charlie Brown Jr.

brother o negocio eh o seguinte:
universidade que vai focar no rock e suas vertentes, esquece!
não existe (pelo menos aqui no Brasil-sil)

o melhor curso que sei q existe para guitarra no Brasil se encontra na UNICAMP, curso de bacharel em musica popular, onde é focado Jazz e musica brasileira (não pense em sertanejo e pagode, é só coisa boa)

um conselho:
estude muuuuito, desde já, faça aulas para aprender a ler partitura, solfejar, hamonia funcional, escalas, e tocar mto bem seu instrumento
ahh e aprenda jazz, é quase q um pré-requisito para passar

e muito importante tb, não esqueça de estudar muuuuuuito as materias de escola (port, mat, hist, geo, bio, etc)
vc vai precisar muito delas pra passar no vest

estou prestando musica popular na unicamp desde o ano passado, e tah dificil pra entrar, to tendo q estudar muuuuuito
fica a dica ae

abração

-King
Veterano
# jun/11
· votar


Fred_Wylde
Como eu postei antes, existe sim. http://www.unisinos.br/graduacao/rock/apresentacao

Fred_Wylde
Veterano
# jun/11
· votar


-King

Tipo, eu tava falando de facu publica. (esqueci de especificar antes)
mas na boa cara?
essa Unisinos num me convenceu a pagar R$ 1.166,26 de matricula a cada semestre + uma mensalidade q deve ser os olhos da cara, com certeza acima de R$ 700,00

outro detalhe:
o curso eh tecnologico, não bacharel nem licenciatura e tem duração de 2,5 anos
sei lah, universidades com cursos q realmente formam um cara tem duração de 4 anos

já tive experiencia em tecnologico de Informatica com enfase em gestão de negocios de 3 anos na FATEC e bicho, o negocio eh punk,
é pouco tempo pra formar um bom profissional

abração brother

daniel_guitar
Veterano
# jun/11 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Charlie Brown Jr.
se quiser viver de música mesmo 1°esqueça essa de querer tocar só hard rock, heavy metal, para ser músico de verdade vc tem que dominar todos os estilos e diferentes instrumentos, procurar cursos de inglês, informatica e gravação também hoje em dia e quase que obrigação e se vai entrar numa faculdade entenda que vc vai entrar na faculdade para aprender MÚSICA E NÃO GUITARRA.

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


e se vai entrar numa faculdade entenda que vc vai entrar na faculdade para aprender MÚSICA E NÃO GUITARRA.



Também não precisa radicalizar. Para entrar numa facul de musica você irá entrar numa area especifica, ou seja vai sim estudar guitarra, mas não só guitarra.

brendonmetal
Veterano
# jun/11
· votar


se quiser viver de música mesmo 1°esqueça essa de querer tocar só hard rock, heavy metal, para ser músico de verdade vc tem que dominar todos os estilos


não acho.
acho q vc tem q dominar o q vc gosta pois vc não vai fazer uma faculdade de quimica sendo q vc gosta de administraçao de empresas.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


brendonmetal
a verdade é que a teoria musical é uma só..
tem que estudar tudo..e depois aplicar na guitarra;;
esse é meu modo de ver a coisa..
acho que se é pra ser guitarrista sem pensar em outro tipo de
musica,arranjo,interpretaçao de partituras..
um bom curso de guitarra resolve..
numa faculdade de musica..não vai ficar focado em guitarra nao..
mas esse curso de SC ae..quem sabe.,as vezes sao 5 anos fritando no braço da guita mesmo..
to esperando alguem dar informações boas sobre esse curso.
att

daniel_guitar
Veterano
# jun/11 · Editado por: daniel_guitar
· votar


erickx
pelo menos aqui em recife, na UFPE nem guitarra tem nas facultativas, apesar de que nas aulas pratícas levam e tal mas como curricular só o mais proxímo é violão ( http://www.ufpe.br/proacad/images/cursos_ufpe/musica_instrumento_perfi l_9204.pdf ) e é voltado a instrumento.

brendonmetal
dominar o estilo que gosta ok mas não pode se prender a isso, até para viver de música mesmo o cara tem que correr atrás dos estilos que tem mais mercado, para hobbie vc pode tocar só o estilo que gosta, mas para viver disso e viver bem só tocando metal e hard rock tem que ter muita sorte, de cara vem 3 conhecidos que tocam muito, tem banda de metal mas o que entra R$ no bolso é as bandas paralelas muitas vezes de forró, axé, swingueira... esses estilos, claro que varia de região para região.

starling_music
Veterano
# jun/11
· votar


Eu estudei na Berklee college of music de 2005 a 2008 em Boston, me formei em performance, foi um sonho e um privilegio que Deus me deu a oportunidade de viver, mas foi uma ralação incrivel, 4 anos tocando 10 horas por dia.
Valeu muito a pena, mas tem gente que vai e não aproveita, precisa estar maduro musicalmente e emocionalmente para isso.
abs e fica com Deus.
Mateus Starling

Dibilo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Dibilo
· votar


daniel_guitar de PE???,meu conterraneo saudações.
Voltando ao tópico,apesar de depender muito de região,pelo menos aqui em pernambuco é muito dificil viver apenas de rock(não estou falando de mim, curto outros estilos),ou somente de um ritmo que você goste.O mercado não esta nem ai pra o que você gosta e sim para o que eles querem.
Aqui em pernambuco é dificil ver alguem ganhando dinheiro tocando rock,heavy,hard,o que sai mais é reggae,forro,swingera,axé e talz,alem do mais duas maneiras que eu achei que dão uma grana satisfatoria é gravação e orquestra,por que de resto a grana é muito pouca,ou seja as duas vertentes pede que o musico tenha uma vasta gama de estilos e tal.
Se quer realmente ganhar dinheiro não se prendar a uma unica coisa,tente ter sua mente aberta para novas experiencias.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Faculdade de Música