Nova dúvida com tétrades

    Autor Mensagem
    airguitar
    Veterano
    # jun/11


    Fala galera.
    Fiz um post há uns dias, mas minha dúvida não foi de todo esclarecida, então de lá pra cá eu pesquisei muito sobre o assunto..

    A dúvida é

    Quais tipos de tétrades existem ?

    As que eu conheço são

    Tétrade maior com sétima maior (T - 3M - 5J - 7M)
    Tétrade maior com sétima (T - 3M - 5J - 7m)
    Tétrade menor com sétima maior (T - 3m - 5J - 7M)
    Tétrade menor com sétima (T - 3m - 5J - 7m)


    A dúvida surge na parte das quintas alteradas..
    Alguém pode dizer quais as possibilidades de tétrades com quintas alteradas ?

    De Ros
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    airguitar

    Todas as combinações possíveis. Não existe um acorde que "não pode".

    Sem contar que, quando entrar no terreno de sobreposição de acordes, a coisa fica realmente complexa...

    airguitar
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: airguitar
    · votar


    Mas nem sempre todos eles são usuais, certo ?

    E depois de formação de acordes, o que é indicado para eu estudar ?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    airguitar

    Seria legal se você montasse algumas tétrades com 5as alteradas e observar as sonoridades.

    Em acordes com "7a da dominante" (X7) as 5as aumentadas soam bem legais:


    G7 G7(#5) C C
    e------------------------------------
    B----3-----4------5--------1---------
    G----4-----4------5-------0----------
    D----3-----3------5------2-----------
    A---------------3-------3------------
    E--3-----3---------------------------


    Um exemplo sem ser com um acorde com 7a da dominante:


    C Caug/E F Fm/Ab C7M/G
    e------------------------------------------
    B----5-------5-------6-------6------5------
    G----5-------5-------5-------5------4------
    D----5-------6-------7-------6------5------
    A---3-------7-------8----------------------
    E------------------------------------------


    O Caug/E pode ser simplesmente um Eaug porque esses acordes são simétricos: Caug = Eaug = G#aug

    aug = aumentado.

    sidguitar1
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    airguitar
    bom, o leandroP e o De Ros ja responderam , vo da uma reforçada no mais obvio q seria os acordes dominantes alterados( q nao tem so a quinta alterada) como alteraçao poderiam tem (11 aumentada) (13 menor) (9menor) e (9aumentada) q pra vc estudar dentro de um contesto de campo harmonico estariam contidos nos campos menor melodico e menor harmonico, mas a sua pergunta se refere a tetrades com a quinta alterada eu assino embaixo oq o mestre De Ros explicou, vale qualquer alteraçao da quinta em qualquer tetrade q vc queira, se o som te agrada, a musica e sua brother, vc nao tem limites pra combinar oq vc quizer e achar q te agradou,abraço

    sidguitar1
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    airguitar
    um bom começo e bem simples e so acrescentar ao q vc ja sabe, ve se ajuda


    Quais tipos de tétrades existem ?

    As que eu conheço são

    Tétrade maior com sétima maior (T - 3M - 5J - 7M)
    Tétrade maior com sétima (T - 3M - 5J - 7m)
    Tétrade menor com sétima maior (T - 3m - 5J - 7M)
    Tétrade menor com sétima (T - 3m - 5J - 7m)


    eu começaria a colocar essas no seu estudo, acho um bom começo sem complicaçoes
    tetrade maior com setima maior e quinta aumentada (T 3M #5 7M) acorde aumentado

    tetrade menor com setima menor e quinta diminuta (T 3m b5 7m) acorde meio diminuto

    tetrade maior com setima menor e decima primeira primeira aumentada q é enarmonico a quinta diminuta (T 3M b5 7)

    tetrade maior com setima menor e quinta aumentada enarmonico a decima terceira menor (T 3M #5 7m)

    tetrademenor com quinta diminuta e setima diminuta( T 3m b5 7 dim) acorde diminuto

    usei a mesma nomenclatura q vc usou pra nao ficar duvida
    abraço brother

    airguitar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    LeandroP
    De Ros
    sidguitar1


    Grande ajuda, muito obrigado mesmo.

    Mas depois de formação de acordes, o que é melhor pra eu estudar ?

    AndersonMatos
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    airguitar
    Escalas

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    airguitar

    Mas depois de formação de acordes, o que é melhor pra eu estudar ?


    Preparação (trítonos), Cadências, Funções harmônicas...

    GuitarEmer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    não se esqueça em treinar e utilizar em suas músicas acordes que contenham extensões além da tétrade. Desta forma, a escala a ser utilizada ficará evidente, pois as notas alvos que forem tocadas no acorde determinam (ou pelo menos sugerem) a escala a ser utilizada.
    Abs e bons estudos

    pacificguitar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    airguitar

    A popular brasileira e a bossa nova têm interessantes harmonizações envolvendo tétrades e outras formações de acordes interessantes. As músicas brasileiras compostas por pianistas, sobretudo, têm concatenações fantásticas e que formam um ótimo objeto de estudo, inclusive educando o ouvido para as tensõesxresoluções de trítonos, e dominantes diatônicos, secundários e substitutos. Vale a pena checar Edu Lobo, Gilberto Gil, Tom Jobim, Djavan, músicas como Beatriz, Luiza...

    Espero ter ajudado.

    Fred_Wylde
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    airguitar

    cara nosso amigo De Ros disse tudo.
    por exemplo, vc nem citou no seu post as tetrades diminutas ou meio diminutas.

    abração

    pacificguitar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Na música brasileira tú vai encontrar todas tétrades. Vai fundo cara..

    Parakletos
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Ola, podem me explicar, porque no campo harmônico das tétrades a quinto grau é V7 e não V7M?

    I7M     IIm7    IIIm7     IV7M     V7     VIm7     VIIm(b5)

    makumbator
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Parakletos

    Por causa da própria escala que a gerou. Tomando como exemplo o dó, encontraríamos no quinto grau o acorde G7 (ou seja, um acorde de sétima dominante). Esse acorde dominante é reflexo da sétima menor obtida no empilhamento de terças (intervalo sol - fá). Para termos um acorde G7M o fá precisaria ser sustenido, contrariando as notas formadoras da própria escala que gerou o referido campo harmônico.

    Jube
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Parakletos
    Ola, podem me explicar, porque no campo harmônico das tétrades a quinto grau é V7 e não V7M?

    I7M     IIm7    IIIm7     IV7M     V7     VIm7     VIIm(b5)


    Se eu entendi e estiver correto, é porque sua sétima no campo harmônico é menor e não maior, repare que na escala natural de C por exemplo, o F que é o IV é 7 menor de G que é o V, seria 7M se o IV fosse F#.
    Se olhar os graus, a sétima vai ser o grau anterior ao analisado, então vai ser 7M quando o grau anterior tiver a distancia de semi tom e 7 quando o grau anterior tiver a distância de 1 tom

    Parakletos
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Ok, entendi! então só podemos achar o campo harmônico seja tríade ou tétrade fazendo este empilhamento Ex. E F# G# A B C# D# E F# G# A B C# D# ...?

    makumbator
    Moderador
    # out/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Parakletos

    Para fazer o empilhamento correto de terças você precisa seguir estritamente a fórmula da escala em questão. No seu último exemplo há uma escala cromática, mas no campo harmônico são usadas as escalas maiores e menores (separadamente, é claro).

    Pense na escala de ré maior:

    ré-mi-fá#-sol-lá-si-dó# (e então retorna para a tônica em ré)

    Se você quiser descobrir as tríades e tétrades geradas por essa escala basta empilhar as terças, DESDE QUE siga a escala, só utilizando as notas que a formam. Então no ré maior você não poderia em um empilhamento de terças ter nota sol#ou fá ou ainda dó, etc.. pois não são notas pertencentes à essa escala em particular. APENAS as notas que aparecem na escala irão formar os empilhamentos (sejam eles em tríades ou tétrades).

    Parakletos
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Parakletos
    · votar


    O empilhamento para o campo harmônico de E(mi) seria E F#m G#m A B C#m D#m5-? Se não estiver qual é o correto para E(mi)?

    makumbator
    Moderador
    # out/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Parakletos
    Neste último exemplo que fiz está certo o empilhamento para o campo harmônico de E(mi)? Se não estiver qual é o correto para E(mi)?

    Claro que não! Você descreveu uma escala cromática de mi. Você não empilhou terças, e muito menos dentro da escala formadora.

    O correto é usar apenas a escala maior de mi (no caso de campo harmônico maior, obviamente):

    segue a escala:

    mi - fá# - sol# - lá - si - dó# - ré#

    Agora crie os acordes através de empilhamento dessas notas (E APENAS DESSAS NOTAS DA ESCALA)

    o primeiro acorde fica do grave para o agudo:

    mi/sol#/si (que é o acorde perfeito maior de mi, ou seja, mi maior).

    O segundo acorde fica do grave para o agudo:

    fá#/lá/dó# (que é o acorde de fá# menor)

    Daí segue até o fim da escala.

    se fizermos em tétrades ficam assim os dois primeiros:

    mi/sol#/si/ré# (que é o acorde E7M).

    fá#/lá/dó#/mi (que é o acorde F#m7)

    Daí segue até o fim da escala.

    Observe que usei apenas as notas da escala e em intervalos de terça

    Ken Himura
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Quais tipos de tétrades existem ?

    Muitas. As combinações possíveis pra 4 notas são, excluindo as de mesmo pitch class, 12*11*10*9 possibilidades no nosso sistema de temperamento. Mas, graças aos esforços de vários teóricos, você consegue agrupar toda coleção de 4 notas em 29 tipos (classes) diferentes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nova dúvida com tétrades