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airguitar Veterano |
# jun/11
Fala galera. Fiz um post há uns dias, mas minha dúvida não foi de todo esclarecida, então de lá pra cá eu pesquisei muito sobre o assunto..
A dúvida é
Quais tipos de tétrades existem ?
As que eu conheço são
Tétrade maior com sétima maior (T - 3M - 5J - 7M) Tétrade maior com sétima (T - 3M - 5J - 7m) Tétrade menor com sétima maior (T - 3m - 5J - 7M) Tétrade menor com sétima (T - 3m - 5J - 7m)
A dúvida surge na parte das quintas alteradas.. Alguém pode dizer quais as possibilidades de tétrades com quintas alteradas ?
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De Ros Veterano
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# jun/11
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airguitar
Todas as combinações possíveis. Não existe um acorde que "não pode".
Sem contar que, quando entrar no terreno de sobreposição de acordes, a coisa fica realmente complexa...
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airguitar Veterano |
# jun/11 · Editado por: airguitar
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Mas nem sempre todos eles são usuais, certo ?
E depois de formação de acordes, o que é indicado para eu estudar ?
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LeandroP Moderador |
# jun/11 · Editado por: LeandroP
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airguitar
Seria legal se você montasse algumas tétrades com 5as alteradas e observar as sonoridades.
Em acordes com "7a da dominante" (X7) as 5as aumentadas soam bem legais:
G7 G7(#5) C C e------------------------------------ B----3-----4------5--------1--------- G----4-----4------5-------0---------- D----3-----3------5------2----------- A---------------3-------3------------ E--3-----3---------------------------
Um exemplo sem ser com um acorde com 7a da dominante:
C Caug/E F Fm/Ab C7M/G e------------------------------------------ B----5-------5-------6-------6------5------ G----5-------5-------5-------5------4------ D----5-------6-------7-------6------5------ A---3-------7-------8---------------------- E------------------------------------------
O Caug/E pode ser simplesmente um Eaug porque esses acordes são simétricos: Caug = Eaug = G#aug
aug = aumentado.
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sidguitar1 Veterano
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# jun/11 · Editado por: sidguitar1
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airguitar bom, o leandroP e o De Ros ja responderam , vo da uma reforçada no mais obvio q seria os acordes dominantes alterados( q nao tem so a quinta alterada) como alteraçao poderiam tem (11 aumentada) (13 menor) (9menor) e (9aumentada) q pra vc estudar dentro de um contesto de campo harmonico estariam contidos nos campos menor melodico e menor harmonico, mas a sua pergunta se refere a tetrades com a quinta alterada eu assino embaixo oq o mestre De Ros explicou, vale qualquer alteraçao da quinta em qualquer tetrade q vc queira, se o som te agrada, a musica e sua brother, vc nao tem limites pra combinar oq vc quizer e achar q te agradou,abraço
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sidguitar1 Veterano
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# jun/11 · Editado por: sidguitar1
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airguitar um bom começo e bem simples e so acrescentar ao q vc ja sabe, ve se ajuda
Quais tipos de tétrades existem ?
As que eu conheço são
Tétrade maior com sétima maior (T - 3M - 5J - 7M) Tétrade maior com sétima (T - 3M - 5J - 7m) Tétrade menor com sétima maior (T - 3m - 5J - 7M) Tétrade menor com sétima (T - 3m - 5J - 7m)
eu começaria a colocar essas no seu estudo, acho um bom começo sem complicaçoes tetrade maior com setima maior e quinta aumentada (T 3M #5 7M) acorde aumentado
tetrade menor com setima menor e quinta diminuta (T 3m b5 7m) acorde meio diminuto
tetrade maior com setima menor e decima primeira primeira aumentada q é enarmonico a quinta diminuta (T 3M b5 7)
tetrade maior com setima menor e quinta aumentada enarmonico a decima terceira menor (T 3M #5 7m)
tetrademenor com quinta diminuta e setima diminuta( T 3m b5 7 dim) acorde diminuto
usei a mesma nomenclatura q vc usou pra nao ficar duvida abraço brother
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airguitar Veterano |
# jun/11
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LeandroP De Ros sidguitar1
Grande ajuda, muito obrigado mesmo.
Mas depois de formação de acordes, o que é melhor pra eu estudar ?
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AndersonMatos Veterano |
# jun/11
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airguitar Escalas
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LeandroP Moderador |
# jun/11
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airguitar
Mas depois de formação de acordes, o que é melhor pra eu estudar ?
Preparação (trítonos), Cadências, Funções harmônicas...
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GuitarEmer Veterano |
# jun/11
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não se esqueça em treinar e utilizar em suas músicas acordes que contenham extensões além da tétrade. Desta forma, a escala a ser utilizada ficará evidente, pois as notas alvos que forem tocadas no acorde determinam (ou pelo menos sugerem) a escala a ser utilizada. Abs e bons estudos
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pacificguitar Veterano |
# jun/11
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airguitar
A popular brasileira e a bossa nova têm interessantes harmonizações envolvendo tétrades e outras formações de acordes interessantes. As músicas brasileiras compostas por pianistas, sobretudo, têm concatenações fantásticas e que formam um ótimo objeto de estudo, inclusive educando o ouvido para as tensõesxresoluções de trítonos, e dominantes diatônicos, secundários e substitutos. Vale a pena checar Edu Lobo, Gilberto Gil, Tom Jobim, Djavan, músicas como Beatriz, Luiza...
Espero ter ajudado.
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Fred_Wylde Veterano |
# jun/11
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airguitar
cara nosso amigo De Ros disse tudo. por exemplo, vc nem citou no seu post as tetrades diminutas ou meio diminutas.
abração
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pacificguitar Veterano |
# jun/11
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Na música brasileira tú vai encontrar todas tétrades. Vai fundo cara..
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Parakletos Membro Novato |
# out/15
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Ola, podem me explicar, porque no campo harmônico das tétrades a quinto grau é V7 e não V7M?
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm(b5)
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makumbator Moderador
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# out/15
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Parakletos
Por causa da própria escala que a gerou. Tomando como exemplo o dó, encontraríamos no quinto grau o acorde G7 (ou seja, um acorde de sétima dominante). Esse acorde dominante é reflexo da sétima menor obtida no empilhamento de terças (intervalo sol - fá). Para termos um acorde G7M o fá precisaria ser sustenido, contrariando as notas formadoras da própria escala que gerou o referido campo harmônico.
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Jube Veterano |
# out/15
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Parakletos Ola, podem me explicar, porque no campo harmônico das tétrades a quinto grau é V7 e não V7M?
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm(b5)
Se eu entendi e estiver correto, é porque sua sétima no campo harmônico é menor e não maior, repare que na escala natural de C por exemplo, o F que é o IV é 7 menor de G que é o V, seria 7M se o IV fosse F#. Se olhar os graus, a sétima vai ser o grau anterior ao analisado, então vai ser 7M quando o grau anterior tiver a distancia de semi tom e 7 quando o grau anterior tiver a distância de 1 tom
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Parakletos Membro Novato |
# out/15
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Ok, entendi! então só podemos achar o campo harmônico seja tríade ou tétrade fazendo este empilhamento Ex. E F# G# A B C# D# E F# G# A B C# D# ...?
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makumbator Moderador
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# out/15 · Editado por: makumbator
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Parakletos
Para fazer o empilhamento correto de terças você precisa seguir estritamente a fórmula da escala em questão. No seu último exemplo há uma escala cromática, mas no campo harmônico são usadas as escalas maiores e menores (separadamente, é claro).
Pense na escala de ré maior:
ré-mi-fá#-sol-lá-si-dó# (e então retorna para a tônica em ré)
Se você quiser descobrir as tríades e tétrades geradas por essa escala basta empilhar as terças, DESDE QUE siga a escala, só utilizando as notas que a formam. Então no ré maior você não poderia em um empilhamento de terças ter nota sol#ou fá ou ainda dó, etc.. pois não são notas pertencentes à essa escala em particular. APENAS as notas que aparecem na escala irão formar os empilhamentos (sejam eles em tríades ou tétrades).
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Parakletos Membro Novato |
# out/15 · Editado por: Parakletos
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O empilhamento para o campo harmônico de E(mi) seria E F#m G#m A B C#m D#m5-? Se não estiver qual é o correto para E(mi)?
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makumbator Moderador
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# out/15 · Editado por: makumbator
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Parakletos Neste último exemplo que fiz está certo o empilhamento para o campo harmônico de E(mi)? Se não estiver qual é o correto para E(mi)?
Claro que não! Você descreveu uma escala cromática de mi. Você não empilhou terças, e muito menos dentro da escala formadora.
O correto é usar apenas a escala maior de mi (no caso de campo harmônico maior, obviamente):
segue a escala:
mi - fá# - sol# - lá - si - dó# - ré#
Agora crie os acordes através de empilhamento dessas notas (E APENAS DESSAS NOTAS DA ESCALA)
o primeiro acorde fica do grave para o agudo:
mi/sol#/si (que é o acorde perfeito maior de mi, ou seja, mi maior).
O segundo acorde fica do grave para o agudo:
fá#/lá/dó# (que é o acorde de fá# menor)
Daí segue até o fim da escala.
se fizermos em tétrades ficam assim os dois primeiros:
mi/sol#/si/ré# (que é o acorde E7M).
fá#/lá/dó#/mi (que é o acorde F#m7)
Daí segue até o fim da escala.
Observe que usei apenas as notas da escala e em intervalos de terça
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Ken Himura Veterano |
# out/15
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Quais tipos de tétrades existem ?
Muitas. As combinações possíveis pra 4 notas são, excluindo as de mesmo pitch class, 12*11*10*9 possibilidades no nosso sistema de temperamento. Mas, graças aos esforços de vários teóricos, você consegue agrupar toda coleção de 4 notas em 29 tipos (classes) diferentes.
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