Ouvindo Funk (o americano, não me crucifiquem)

Autor Mensagem
Gamer966
Veterano
# mar/11


Entaum... quero começar a ouvir o funk classico, americano, naum a merda que eh o carioca. Eu gosto muito das pegadas dos baixos, sempre gostei de baixo... um exemplo de musica que me deixou obcecado (ainda bem que achei rapido, musica do comercial da aquafresh) foi essa, apesar de não ser bem um funk:
http://www.youtube.com/watch?v=6RwsW4Fn_hM


alguem tem sugestões???

salton
Veterano
# mar/11 · Editado por: salton
· votar


Gamer966
Opa, tudo tranquilo? Eu não conheço muito do estilo, mas recomendo os artistas "clássicos" do estilo...





Essa já é mais "disco music":


E aqui, um vídeo de um instrumento que se tornou característico do funk:


Forte abraço!

Marcosrcf
Veterano
# mar/11
· votar


Gamer966

Essa música é demais!


Brasileira minha preferida é a Black Rio!




Ed Motta tbm tem umas legais!



Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Gamer966

Kool and The Gang
Parliament
George Clinton
Funkadelic
Wild Cherry
Commodores

Tente os álbuns entre 1971 e 1976.

jonas.hetfield
Veterano
# mar/11
· votar


Minha contribuição :


Classicooo


Alguns mais modernos e metaleiros :




GOREFESTA
Veterano
# mar/11
· votar


Funk como le gusta

Arimoxinga
Veterano
# mar/11
· votar


esse funky aqui não é americano é meio Brasileiro meio Português.





Peace!!

JulianaJenner
Veterano
# mar/11
· votar


Crucificar pq?
Vc tem um OTIMO gosto musical, e honestamente sou contra em classificar aquele lixo sonoro de funk. Confunde muitas pessoas, que logo pensam naquela nojeira, Funk americano é musica de verdade.

Eu ouço funk por causa do baixo tbm, vou contribuir citando o Lakeside tem um estilo bem parecido com o Kool & The Gang, boa banda.

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


JulianaJenner
Gamer966

Pois é, isso não tem nada a ver com essa coisa que tocam aqui no Rio.

Esse "ritual para acasalamento" com origem nas favelas do Rio de Janeiro é chamado de funk por associação ao movimento criado por pessoas das regiões onde era forte o costume de frequentar os bailes funk de trinta, quarenta anos atrás, com 100% de música negra no set.

Naquela época, aí sim, ouvia-se o verdadeiro funk das bandas mencionadas aí em cima - estilo que é filho direto do soul de James Brown, Otis Redding, Aretha Franklin, Temptations, Jackson Five, Marvin Gaye, The Shirelles, The Supremes...

Que , por sua vez, veio do Rythym and Blues, um dos filhotes do blues...

overlappingcircles
Veterano
# mar/11
· votar




Btardelli
Veterano
# mar/11
· votar


Gamer966
o americano, não me crucifiquem
cara, cada um ouve o que quer...nao axo que iam te crucificar....



so zua um poco
hehe
abraço

JulianaJenner
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico


Esse "ritual para acasalamento" com origem nas favelas do Rio de Janeiro é chamado de funk por associação ao movimento criado por pessoas das regiões onde era forte o costume de frequentar os bailes funk de trinta, quarenta anos atrás, com 100% de música negra no set.



Eu sempre converso sobre esse assunto, mas ninguem soube me explicar pq chamam de funk.
Obrigada pela explicação.

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


Boosty Colins
Larry Graham

southbass
Veterano
# mar/11 · Editado por: southbass
· votar


post duplo

overlappingcircles
Veterano
# mar/11
· votar


southbass
o baixista do video que postei e o Larry Graham :)

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


overlappingcircles
ele toca muito!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


JulianaJenner
Pois é... e se tem alguma coisa que teve origem no funk tradicional americano, só foi a disco music. É daí vieram o rap (vale conhecer o primeiro rap da história, o Rapper's Delight ), e após o rap, vieram hip-hop e variações.

Mas vale ressaltar que a disco music é o funk pasteurizado, domesticado para consumo dos brancos.

Loues
Veterano
# mar/11 · Editado por: Loues
· votar


Daqui o Tim Maia e o Ed Motta têm umas músicas bem funk, soul... não sei se para os puristas Tim Maia é funk, tem mistura ali, mas que se danem os puristas, o que importa é ouvir a música que a gente gosta...

Acho uma ignorância esse endeuzamento do funk americano por parte de alguns, vou postar parte do que já disse em outro tópico:

"Ficam pagando pau pro james brown só porque é gringo. Aí colocam a música dele num pedestal só porque é o "funk original". Tudo bem que é de uma qualidade superior ao funk carioca, musicalmente falando, mas...
Pega só esse exemplo
(Get On Up), a música não é uma coisa genial, e a letra é basicamente a sacanagem de sempre... não é tudo o que falam na minha opinião...
Uma coisa é falar: 'Gosto muito de ouvir tal música'. Outra bem diferente, que muita gente confunde e mistura é falar 'Tal música é de uma qualidade excelente'..."


Marcosrcf
Veterano
# mar/11
· votar


Loues
Ficam pagando pau pro james brown só porque é gringo.

O James Brown teve um papel importantíssimo pro Funk cara, ele é um ícone, uma marca na linha do tempo, pra mim ele é tão importante pro Funk como o Hendrix foi pra Guitarra.

O som dele é fora de série, sem contar que qualquer "funkeiro" desse mundo com certeza tem nem que seja um pouquinho de referência vinda do cara!

George Clinton tbm é outro ícone importantissimo!

Não que o nacional não preste, eu gosto muito, no meu post ali de cima tem até alguns exemplos, mas no nacional mesmo com muita gente boa, não teve ninguém pra fazer história igual o James.
Claro que tivemos vários TOPs, como o Tim Maia por exemplo, mas não tiveram o mesmo peso na história.

Na minha opinião.

will789
Veterano
# mar/11
· votar


Arimoxinga
atualmente um poquinho inglês tbm né? ;)

Loues
Veterano
# mar/11 · Editado por: Loues
· votar


Marcosrcf
Não, tais misturando as duas metades do meu post. Primeiro, só citei uns exemplos que eu conhecia e ouvi,

depois, falei que tem gente que costuma exaltar "a inigualável qualidade musical" do funk americano. Tem gente que ouviu umas duas músicas do James Brown (acho que não é teu caso) e já vem colocando o cara num pedestal... Esse pensamento também vale pra outros tipos de música, mas aí já é desvirtuar...

Não foi nada do tipo "nacionalista", até porque o que conta mais não é a nacionalidade de quem fez a música...

Sem dúvida que os americanos é que criaram e fizeram a história do funk americano (xP). E James Brown é um dos grandes nomes da história desse funk, assim como o Catra (é assim que escreve?) hoje é um dos grandes nomes do funk do morro...

O tipo de atitude que critico é a relação [música que eu gosto = música de qualidade]

Marcosrcf
Veterano
# mar/11
· votar


Loues
Saquei...

mr.moretti
Veterano
# mar/11
· votar


Marcosrcf
Putz cara. O baixista do Ed Motta é um assassino. Toca demaaaais!!

fgr
Veterano
# mar/11
· votar


Tão confundindo R&B e Black Music em geral com Funk..

JulianaJenner
Veterano
# mar/11
· votar


Pois é... e se tem alguma coisa que teve origem no funk tradicional americano, só foi a disco music. É daí vieram o rap (vale conhecer o primeiro rap da história, o Rapper's Delight ), e após o rap, vieram hip-hop e variações.



Bom d+ isso ai!

TG Aoshi
Veterano
# mar/11
· votar


Tá procurando só funk mesmo, ou qualquer coisa com groove bem forte serve?

Marcosrcf
Veterano
# mar/11
· votar


(vale conhecer o primeiro rap da história, o Rapper's Delight )

Essa música é muito boa também!


Arimoxinga
Veterano
# mar/11
· votar


will789


kkkk tbm!!!



Peace!!!

Gamer966
Veterano
# mar/11
· votar


Opaaa brigado todo mundo vou tentar responder a todos

salton
jonas.hetfield
Marcelo Bico
E outros

Obrigado pelas sugestões. Serão ouvidas!

GOREFESTA

Wow minha mae eh amiga de um dos caras que tocam nessa banda, ela tem uns cds aqui, vou começar a ouvir

Btardelli e os que comentaram sobre o titulo

hehe, brasileiro estraga bastante coisa mesmo como o orkut e o funk, eh realmente estranho ter o mesmo nome se naum tem nada a ver

JulianaJenner

Hey vc esta na mesma situação que eu, ate quis tocar baixo as vezes...

TG Aoshi
Acho q um groove gostoso serve sim (mais que serve, eh otimo!) como pode ver eu to querendo começar a ouvir coisas novas


Bem, obrigado a todos pela contribuição, mas isso n significa que o tópico acabou! Continuem sugerindo que eu vou procurando/baixando aqui! estou aprendendo bastante aqui!

guitartube
Veterano
# mar/11
· votar


Um funk moderno e na guitarra:



flw!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvindo Funk (o americano, não me crucifiquem)