tom das musicas

    Autor Mensagem
    Agtonpo
    Veterano
    # mar/11


    Galera desculpa o incomodo ,mas gostaria de saber como vários músicos conseguem tocar determinada musica só sabendo o tom da musica, tipo o tom da musica é C,ai tocarei de acordo com a escala de C como é ? (Desculpa se e uma pergunta muito idiota ,é que sou novo em teoria e queria muito saber sobre isso )>



    quem puder me ajudar ae muito obrigado.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cada tipo de música tem os acordes mais utilizados.
    Se for música gaúcha, sertaneja antiga ou amado batista, só basta saber o tom e tu sabes que os acordes mais utilizados serão (em C): C (tônica), G (dominante) e F (sub-dominante). Estas seqüências dão a característica destes tipos de música.(vide qualquer um do Tonico e Tinoco ou do Teixeirinha)
    No samba a coisa muda, já pode saber que num samba em tom menor, as coisas funcionarão "more or less" assim(Am): Am, Bm7(b5),B7,E7,Am.(Vide Demônios ou Martinho) Nem sempre é nesta ordem, ou se usa o Bm7(b5) ou B7 antes do Mi. Nem sempre tem passagens para maior, mas se seu ouvido for bom tu percebes. Num samba em tom maior usa-se bastante(C): C7M,G,C7M,Gm,C7,F7M,Fm,C7M,A7(ou C#°),Dm7,G7,C7M. Também nem sempre é nesta ordem.
    Sertanejo universitário(já sabe né?): C,G,Am,F,C. Ou uma passadinha em G antes.
    Eu uso estes preceitos quanto tento improvisar uma música que não conheço. Existem muitas exceções a estas regras. (Vide algumas do Paulinho da Viola, e TODAS as do João Bosco).
    O melhor é tirar antes, mas dá pra usar no aperto.
    Abraço.

    Jonh Master
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Agtonpo

    E ai cara!!
    Pelo que eu vi,vç quer saber como tocar uma música conhecendo o tom dela!Esse é o assunto do campo harmônico!!!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
    ^
    ^
    Aki vai te esclarecer mta coisa!!!
    Abraços!!

    Agtonpo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Brigadão galera ...me ajudou muito ,vou aprofundar neste assunto :D

    Abraços!!!

    Agtonpo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    aki eu pego uma musica com o tom C(DO) ,ai tenho q tirar o campo harmonico de C, as cifras q eu achar no campo harmonico e as q eu irei improvisar nessa musica ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tom das musicas