Gravação de piano + voz + violão (preciso de instrução)

    Autor Mensagem
    Gabiliens
    Veterano
    # fev/11


    Olá! Já estou há muitos meses buscando respostas para a minha pergunta. Já olhei o fórum trocentas vezes, usei diversas frases que talvez me dessem uma resposta, mas não achei. Fiquei com medo de fazer um tópico (essa é minha primeira vez), mas tomei coragem e preciso de ajuda.
    Toco piano há 5/6 anos e faço aula de técnica vocal há um ano.
    Eu gosto de compor minhas músicas (não tenho muitas que estejam completas, mas enfim).
    Eu queria saber qual seria o melhor equipamento, com custo benefício, para que eu pudesse gravar minhas músicas no piano e mais a parte vocal. Talvez em algumas músicas eu possa também gravar separado um violão acompanhando a melodia do piano.
    Quero ter uma noção melhor de como estou avançando nesse trabalho de cantar e tocar ao mesmo tempo e ver nas gravações, as minha falhas, para tentar melhorar.
    Mas seria também, principalmente, para gravar músicas demos.

    Alguns equipamentos que eu já vi :

    Gravador Br 800 da boss :
    http://www.bossus.com/gear/productdetails.php?ProductId=1068

    Mas é um pouco carinho. Mas eu fui numa loja e o vendedor me mostrou esse e etc.

    Vi também (aqui no fórum) , o microfone Behringer Xm8500 Com Fip:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168893111-microfone-dinmico-pro fissional-behringer-xm8500-com-fip-_JM

    Mas se eu comprasse o microfone, seria no caso de eu não usar o gravador que eu falei. Porque eu acho que ele vem com mic embutido.

    Eu realmente não entendo muito do assunto. O fórum me ajudou muito, mas quando se trata de piano, não ouvir falar tanto.
    Lembrando que é piano, não teclado.
    E não quero microfonar o piano, quero microfone para o piano e voz. :/ É diferente :x

    Desculpem qualquer coisa...

    desde já, agradeço.

    kiki
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    Gabiliens
    ok, vamos tentar ajudar, mas não sou muito entendido de gravações...

    de partida: o que voce quer? é só pra estudo mesmo?

    então é melhor simplificar.

    -------------------------

    tem um equip que o mauriciobahia recomenda, que parece bem facil pra voce:

    Zoom H4
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/194293/

    leia lá. é um gravador tudo em um.
    tem mic embutido estereo pra pegar som ambiente.
    dá pra gravar mais faixas por cima
    dá pra baixar pro pc.
    não é baratinho, mas resolve tudo que ce precisa numa tacada só.

    existem outros do genero, eu nao conheço.
    tem a TASCAM, que é uma marca de gravadores portateis desse genero tudo em um.

    voce pega o som ambiente, tocando piano e cantando, e depois pode ir sobrepondo outras coisas (violão, mais voz, etc).

    -------------------

    se quiser complicar um pouco mais, aí é gravar no PC

    precisaria de uma interface simples (pesquise pro interfaces, que sao placas de som externas) tipo M-Audio, e mais um ou mais mics.
    e precisa aprender a usar softwares multipista (DAW, digital audio workstation), tipo Reaper, Protools, etc.

    --------------------

    tem mais opções, mas acho que as mais simples e com qualidade são essas.

    mais simples mesmo é usar algum gravador tipo mp3 player, camera fotografica digital, ou gravador de fita k7/MD, e só.

    é isso.

    kiki
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    ops, nem tinha visto seus links.

    esse gravador da boss é na linha dos primeiros que eu falei, tipo TASCAM
    um desse dá e sobra pro que tu precisa. mas deve ser carinho sim.
    sim, ele vem com mic embutido (Built-in stereo condenser microphone for instant recording), vai ser tipo o gravador zoom que eu te disse.

    condenser (mic condensador, ou tambem capacitor) pega mais som ambiente (e tambem mais ruido).

    um lance desses dispensa um PC.

    ----------------

    o outro mic behringer, é só o microfone.

    entra no segundo kit que eu sugeri.
    precisaria de uma interface e/ou um preamp, e de softwares (portanto de um ocmputador do lado).

    e assmi o ideal seria gravar uma coisa de cada vez. primeiro piano, depois voz, etc.

    eu acho que só um mic desse nao dá pra fazer piano e voz ao mesmo tempo, ou pelo menos nao fica tao bom.
    ele é dinamico, que é o contrario de condensador. ele pega mais som perto (e menos ruido ambiente).

    sem ocntar que vai captar som mono, o que pra piano acho que perde um pouco.
    pra ficar bom mesmo, nesse esquema, era legal ter dois ou tres desse ligados na interface (gravando ao mesmo tempo, mas em faixas separadas).
    um pra voz, e um ou dois pro piano.

    --------------------

    eu voto pelos tudo em um, com mic condensador estereo, acho que consegue um melhor resultado geral de maneira mais simples.

    pesquise por outros do genero, deve ter mais baratos.

    Gabiliens
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Oi, me desculpe!!! Eu tive alguns problemas com o meu e-mail e não tinha como acessar aqui e responder antes a sua mensagem :/ Só recuperei agora :x

    Ah, na verdade pra estudo eu uso mais gravador mp3 ou câmera como você falou no final. O que eu quero mesmo é gravar algumas música que eu componho, músicas demos.
    Eu gostei bastante da dica que você deu, olhei o tópico e ouvi até umas gravações que ele utiliza o gravador :)

    E eu falei do microfone mas porque eu eu quis dizer que eu o compraria se eu fosse usar apenas a placa Delta 1010LT ou outra do gênero, já que elas precisam. de mic.


    Eu vou dar uma olhada por aqui pela minha cidade e ver se acho esse Zoom H4 :)

    Gabiliens
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ps: obrigada meesmo, e desculpe, novamente. :x

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de piano + voz + violão (preciso de instrução)