É necessário estar filiado ou associado a alguma instituiçao para receber direitos autorais?

    Autor Mensagem
    diegogoianeiro
    Veterano
    # fev/11


    Tenho algumas musicas registradas na internet e tenho o certificado de registro delas (certificado ICP-BRASIL). Só isso basta ou no caso de alguem gravar minhas musicas eu tenho que estar associado a alguma instituiçao vinculada ao ECAD como exemplo a ABRAMUS, para receber os direitos autorais???

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    diegogoianeiro

    Sim, precisa.

    Lembre-se que registro de autoria é uma coisa totalmente diferente e separada de pagamento por execução e reprodução, seja por autoria ou conexos(instrumentista que participou da gravação, arranjador, produtor fonográfico, etc...).

    O registro de autoria se faz na Divisão de Música da Biblioteca Nacional(na sede do Rio, ou em suas representantes nos outros estados),ou na Escola de música da UFRJ. Esses são os locais tradicionais de registro(e amplamente reconhecidos judicialmente). Modernamente há os serviços através de certificado digital(como o que vc citou)

    O recolhimento dos direitos de execução e reprodução é feito pelo ECAD, e repassado às Associações(que por sua vez repassam aos seus associados). A ABRAMUS é um exemplo de associação, mas vc pode se filiar a qualquer outra de sua escolha.

    diegogoianeiro
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    brigadão, valeu!

    Jonatas Edward
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    makumbator
    É muito caro?É preciso do registro de autoria para o recolhimento dos direitos de execução e reprodução né?
    Quanto da por média de 12 músicas?

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    Jonatas Edward

    Consulte os sites para saber os valores e regras.

    Cada associação cobra um valor diferente(e há várias delas).

    A escola de música da UFRJ era um pouco mais em conta que na Divisão de música da biblioteca nacional(vá no site dessas duas instituições que há PDFs explicando detalhadamente como fazer e quanto custa)

    É preciso do registro de autoria para o recolhimento dos direitos de execução e reprodução né?

    Não necessariamente. Os direitos conexos por exemplo nem são pagos ao autor, e sim aos que participarão da gravação/edição fonográfica da obra. Então pode-se receber sem nunca ter composto e registrado nada(é o que acontece com alguns instrumentistas e produtores fonográficos)

    diegogoianeiro
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    galera... mandei minha proposta de filiação a ABRAMUS, mas ja tem mais de um mes e nada de eles me responderem... depois que eu estiver associado ainda tenho que mandar minhas musicas pra lá pra que eles cadastrem né ?! acho que é assim... como tá no site... mas a questão é... ninguem sabe falar quanto uma musica pode render a um compositor... afinal... qto eu ganharia se umas 5 musicas minhas fossem gravadas por algum cantor de sucesso???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É necessário estar filiado ou associado a alguma instituiçao para receber direitos autorais?