Sobre "bandas de baile"

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11


    Resuscitando o meu blog Álbuns de Cabeceira, fiz uma postagem sobre "bandas de baile".

    Ultimamente venho sendo acometido por um gosto por "Bandas de Baile". Em princípio, muita gente não vai entender esta primeira frase minha, tanto pelo termo banda de baile em si quanto pelas aspas, portanto vamos explicar as coisas por partes. Banda de baile (sem áspas) é aquele tipo de banda que toca de tudo (tudo mesmo, desde Frank Sinatra até Bonde do Tigrão) e que geralmente é atração de formaturas, casamentos e eventos de empresas. E quanto às aspas, você me perguntaria? Então, quando eu digo "banda de baile" me refiro a bandas famosas que mantêm as mesmas características principais de uma banda de baile. Confuso, não? Nem tanto, vocês vão ver.

    Pra vocês entenderem melhor, me permitam falar um pouco sobre bandas de baile (sem aspas). Estas bandas geralmente são um pouco subjugadas por quem não é "do ramo" por tocarem músicas muito populares. Mas é este o grande objetivo deste tipo de banda: tocar músicas pra fazer a galera agitar. Porém, quem é "do ramo" sabe da qualidade dos músicos deste tipo de banda. Os caras têm que ter em mente um repertório GI-GAN-TES-CO, têm que estar por dentro das novidades das rádios, têm que ter jogo de cintura pra lidar com imprevistos num show, têm que ter presença de palco e carisma e têm que trabalhar com arranjos complexos (voz, backing vocals, guitarra, baixo, bateria, violão, teclados, metais...).

    Voltando agora às "bandas de baile" (com aspas). Muitas bandas famosas têm muitas semelhanças com as bandas de baile, seja por fazer um som mais Pop e com qualidade (não com um repertório tão abrangente quanto as bandas de baile, obviamente) ou pela estrutura complexa de arranjos. Mesmo não fazendo músicas com letras complexas ou com virtuosismo em seus instrumentos, são bandas de musicalidade inquestionável. Vou aqui mostrar algumas bandas que se encaixam neste perfil.


    Vejam o resto da postagem no Álbuns de Cabeceira.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre "bandas de baile"