Da guitarra para o violino, ou piano ?

    Autor Mensagem
    Sector
    Veterano
    # fev/11


    É o seguinte, eu toco guitarra a 1 ano e 7 meses mais ou menos, to pensando em começar a tocar violino ou piano, pra estudar musica erudita, vou ter mais facilidade no violino por eu já tocar guitarra ? Ou se eu começar a tocar piano posso ter um desenvolvimento mais rapido ?

    thin_lizzy
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Oi amigo te recomendo o piano pois para musica erudita é um instrumento ótimo com muitas oitavas oque te da um leque maior de opçoes harmonicas wlw

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    thin_lizzy

    Obrigado pela resposta

    Mas se eu tocar violino vou ter mais facilidade por eu já tocar guitarra ?

    Leo Zanon
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sector

    Se você quiser aprimorar seus conhecimentos em harmonia,com certeza o piano é o mais rico e versátil instrumento de todos,quando o assunto é harmonia.

    Abraços"

    Carregando
    Veterano
    # fev/11
    · votar



    Mas se eu tocar violino vou ter mais facilidade por eu já tocar guitarra ?



    acredito que não... unica coisa em comun são as "cordas".

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Leo Zanon
    Realmente um piano é fantastico, mas o preço é bem alto.

    Carregando
    Achei que ia ter mais facilidade na técnica justamente por ser um instrumento de cordas ;D

    GuiMolusco
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    eu axo q justamente por isso vai ter mais dificuldade no violino
    posso estar errado, mas a escala do violino é bem mais apertada q da guitarra, pra mim isso ia atrapalhar bastante, ja q tocar guitarra "esticou" meus dedos
    e violino tem o risco d vc naum gostar, pq o som do violino d um iniciante é HORRIVEL
    no piano tbm tem essa possibilade (lógico), mas axo q ela é menor sim

    Sector
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Sector
    · votar


    GuiMolusco

    Eu curto o som do violino, acho que mesmo um violino pra iniciantes tem um bom timbre, e acho piano muito legal, o problema é que nao tenho grana pra comprar um piano, já um violino é bem mais barato, mas qual instrumento é mais facil de aprender ? Pq o piano leva muitos anos de estudos pra ficar bom, o violino também? ou é mais rapido ?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sector

    analisa o violino se ele não vai te prejudicar em relação a posição da mão no braço que na guitarra é diferente

    na guitarra as cordas são em intervalos de 4ª (fora o si) violino são em 5ª ve se isso também não vai ferrar

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    fernando tecladista
    Valeu pela resposta, acho que vou estudar piano mesmo, pra estudar melhor a harmonia e tal...

    ROo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sector
    Bom, eu aprenderia violão erudito primeiro, levando em conta que provavelmente você já esta familiarizado com a guitarra, seria um desenvolvimento mais fácil, embora existam enormes diferenças entre as técnicas dos dois instrumentos.
    Piano é interessante, eu estava com a mesma dúvida esses tempos, mas optei pelo violino, não tenho grana nem lugar pra colocar um piano em casa xD

    Sector
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Sector
    · votar


    ROo
    Esse eh o problema, o preço do piano é alto, e aqui tambem é pequeno pra um piano, a menos que fosse um piano digital, mesmo assim o preço ainda é alto...

    Quanto tempo vc levou pra ter uma boa técnica no violino ?

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sector
    acho que mesmo um violino pra iniciantes tem um bom timbre
    Não tem mesmo! Nos dois ou três primeiros meses parece um gato sendo estuprado, sem sacanagem.

    ---
    Quanto à transição guitarra-violino, vai ser tão difícil quanto quem começa do zero. A postura e a forma de produção dos sons são diferentes.

    A única vantagem que você terá é se for destro, porque aí sua mão esquerda responderá um pouco melhor que a de um destro que parte do zero. Fora isso, mecanicamente a guitarra não ajuda em nada no violino.

    Quer fazer um teste antes de partir pro violino? Tenta tocar bandolim, a transição é mais suave.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pq o piano leva muitos anos de estudos pra ficar bom, o violino também? ou é mais rapido ?
    Tão demorado quanto. O repertório técnico dos dois é extenso e a plena capacidade de expressão demora anos pra construir.

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ken Himura
    Eu achei que ia ter mais facilidade no violino, mas já que vou ter que estudar tanto quanto no piano, vou aprender piano mesmo, assim eu estudo melhor harmonia, só nao tenho um piano pra treinar, mas vou ver se me deixam tocar no da escola (nao escola de musica, escola mesmo), e vou treinando em casa com um teclado com teclas sensitivas ;D

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sector
    Pois é, muita gente cai nessa também achando que vai ter mais facilidade, se decepciona e desiste com 6 meses. Acho que é um dos mitos mais comuns hehehe.

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ken Himura

    Cara me diz uma coisa, vc acha que com 1 ano estudando piano, e se dedicando bastante, da pra tocar facilmente uma invenção a duas vozes, de J. S. Bach ?

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sector
    Creio que dificilmente. Pra tocar uma invenção dessas, já tem que ter uma boa carga técnica e conseguir manter duas melodias ao mesmo tempo com relativa facilidade. Pra quem sai do zero, acho pouco tempo pra desenvolver estas capacidades.

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ken Himura

    Obrigado pelas respostas

    Realmente, é dificil tocar duas melodias ao mesmo tempo, de qualquer forma, vou estudar bastante.

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: carlcarl
    · votar


    no passado fiz esta experiencia.ja tocava violão,guitarra e baixo e tentei aprender a tocar o violino,não com a intenção de ser um violinista mas sim com o objetivo de saber como funcionava o instrumento para em seguida poder escrever arranjos de cordas.como ja tinha um bom conhecimento de teoria musical na época so precisei me adaptar à técnica do instrumento,uma das diferenças é a disposição e afinação das cordas do violino que são afinadas em intervalos de quinta:G---D---A----E e as do violão ou guitarra que são afinadas em intervalos de quarta: E----A-----D----G----B*-----E com excessão da corda sol para a corda si que forma um intervalo de terça.as outras diferenças ja foram citadas acima.toquei enquanto estive na escola num quarteto de cordas.depois abandonei o instrumento,tocar musica classica não é o meu prato predileto e a diferença entre o que eu sabia fazer com uma guitarra e o trabalho que daria para chegar ao mesmo nivel com o volino contribuiram para o abandono.hoje lamento não ter continuado.
    paralelo ao violino estudei teclado basico(piano para quem não é pianista)para conhecer o teclado do piano e com isto facilitar nos exercicios de harmonia tradicional(não confundir com harmonia de musica popular)
    aconselho a estudar o violino e tentar ter acesso a um teclado para ter uma noção sobre este instrumento.
    quase todos os oriundos de boas escolas de musicas conhecem o teclado.não é surpresa ver bateristas,saxofonistas,percussionistas etc...tocar piano e em muitos casos muito bem tocado.

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl
    Eu decidi estudar piano mesmo, pq acho que vou poder estudar melhor harmonia, nao aprendo os dois por falta de grana pra comprar 2 instrumentos, e tambem pq vou ter que me dedicar muito ao piano, vou ver se consigo um piano pra estudar até eu comprar um teclado com teclas sensitivas, ou até um piano digital, meu professor de teclado me falou que se eu estudar em um teclado com teclas sensitivas nao vou ter muita dificuldade quando for para o piano.

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sector
    o certo não seria teclas sensitivas(todos os teclados atuais são sensitivos,reagem a força que usamos para apoiar nas teclas variando o volume de fraquissimo à fortissimo)o que voce precisa é de um teclado em que as teclas tenham o mesmo peso de uma tecla do teclado de um piano de verdade.
    te aconselho a dar uma olhada nos teclados mudos(que a maioria dos tecladistas utilisam)com teclas com peso de teclas de piano e com um cabo M.I.D.I----pilotar sons de piano em programas no computador.não precisa ser um teclado com 88 notas pode ser um com poucas oitavas.se for possivel de uma olhadela em uma loja de musica ou melhor,de uma pesquizada aqui no forum na parte dedicada aos teclados e certamente um dos colaboradores do forum te orientarão.
    felicidades no teu futuro como pianista.
    abraço.

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl
    Obrigado pela dica, sabe quanto custa em média um teclado em que as teclas tem o mesmo peso das teclas de um piano ?

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sector
    esta eu vou ficar te devendo,não moro ai no nosso Brasil por isso não tenho idéia dos preços cobrados ai.
    se possivel de uma olhada em catalogos de lojas de instrumentos musicais ou va pessoalmente e pergunte a eles qual o teclado,com as caracteristicas que interessam,mais em conta que eles tem.
    caso queira posso fazer uma pesquisa por aqui e te indicar algumas marcas e modelos em seguida voce procura por ai.
    grande abraço

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl

    Eu vou dar uma pesquisada por aqui mesmo, ja achei alguns modelos mas estão muito caros pra mim, vou procurar um piano pra treinar por enquanto, talvez eu compre um piano digital usado, vou ver com meu professor de musica da escola se ele sabe de um lugar pra eu treinar, fora que na propia escola tinha um piano, não sei se ainda tem, mas acho que ninguem usava ele, entao vou ver com o professor e a direção pra ver se eles deixam eu treinar, enquanto eu junto o dinheiro pra comprar um piano digital ou um teclado ;D

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Sector
    desejo-te muita sorte,trabalhe bastante e lute pela realização dos teus sonhos.
    grande abraço.

    Sector
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl

    Valeu, e mais uma vez, obrigado pelas respostas.

    linhares80
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    pede uma ajuda pro makumbator ele deve te ajudar.

    ele e guitarrista erudito.

    GuiMolusco
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    pá de ouro filho!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Da guitarra para o violino, ou piano ?