Robert Fripp virá ao Brasil para workshop intensivo de violão

    Autor Mensagem
    fripperama
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: fripperama


    Robert Fripp, o lendário guitarrista do King Crimson, virá ao Brasil, junto com sua escola de violões, o Guitar Circle, para um curso residencial, mostrando as técnicas desenvolvidas por ele e os instrutores do método.

    O Guitar Craft surgiu em 1985, como uma forma de expor seus ensinamentos e ensinar sua abordagem com o instrumento. Atualmente, o foco de seu trabalho é o círculo de violões, com foco no desenvolvimento da criatividade e espontaneidade.

    O curso está previsto para março de 2012. Muitos detalhes ainda estão em aberto e serão delineados principalmente através das respostas dos próprios interessados.

    Para quem deseja conhecer mais sobre sua escola, dois cursos introdutórios de final de semana, dirigidos por um instrutor oficial do Guitar Circle, estão sendo organizados para 2011. O próximo será em fevereiro, em Miguel Pereira, Rio de Janeiro.

    Fripp iniciou seus estudos no violão e na música aos 11 anos de idade. Dedicava longas horas ao estudo da música, e, percebendo que a maneira tradicional de ensinar violão não o satisfazia, acabou pesquisando novas abordagens. Ainda adolescente, desenvolveu seus próprios exercícios de técnica.

    Na década de 1960, iniciou sua carreira artística com o trabalho Giles, Giles & Fripp. Em 1969, o trabalho evoluiu para a banda King Crimson, que se estabeleceu no cenário do Rock Progressivo. Até o ano de 1974, a banda contou com 4 "encarnações" diferentes, até que Fripp anunciou sua aposentadoria do cenário musical. A banda voltaria ainda, nos anos 1980, 1990 e 2000, onde a formação se estabilizou com Fripp e Adrian Belew na guitarra.

    Mais informações:
    circulodevioloesrj.wordpress.com

    fripperama
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Um artigo falando sobre sua escola de violões, o Guitar Craft:

    O Guitar Craft e os Guitar Circles

    Guitar Craft surgiu em Março de 1985, em Claymont Court, EUA, como um seminário dirigido por Robert Fripp. A demanda por futuros cursos foi tanta que, desde então, vários cursos foram realizados em vários lugares do mundo, variando desde 1 dia até 1 ano.

    Guitar Craft foi definido pelo próprio criador como:
    * um caminho para desenvolver um relacionamento com o violão;
    * um caminho para desenvolver um relacionamento com música;
    * um caminho para desenvolver um relacionamento com si mesmo;

    Vários grupos foram formados com participantes dos cursos, e em várias cidades formaram-se círculos de violões [Guitar Circles]. Esses círculos permitem aos participantes dos cursos de manter e desenvolver o trabalho iniciado com o violão, e pôr em prática os exercícios aprendidos.

    Em Março de 2010, após 25 anos de existência, o Guitar Craft encerrou suas atividades e deixou de existir. Atualmente, dois grandes grupos, o Guitar Circle of Europe e o Guitar Circle of Latin America, estão encarregados de continuar o trabalho inciado, mantendo a essência original do Guitar Craft através das atividades de seus círculos, que incluem apresentações musicais e cursos presenciais.

    A League of Crafty Guitarrists é o grupo de performance do Guitar Craft, formado por músicos do mundo todo. Seu repertório inclui várias peças que se tornaram temáticas nos cursos.

    O último e mais recente grupo criado no Guitar Craft é a Orchestra of Crafty Guitarrists, com uma proposta inovadora de unir os participantes dos cursos em um grande grupo de performance.

    RFSF
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fRipperama

    Robert FRipp

    SeRá

    fripperama
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Robert Fripp em Março/Abril de 2012 - América Latina - Informações Atualizadas


    Abaixo, seguem-se mais informações atualizadas sobre a possibilidade de trazer o gênio da guitarra Robert Fripp [King Crimson] para o Brasil, para ministrar um curso para iniciantes de sua escola de violões, o Guitar Circle.

    Estamos com algo previsto para acontecer em Março/Abril de 2012 na América Latina, provavelmente, um curso de Introdução ao Guitar Circle - Iniciantes e Intermediários. A questão é decidir se o curso com Fripp acontecerá na Argentina (Mendoza) ou no Brasil. No momento, a maré está tendendo novamente para a Argentina, porque é lá onde está o maior número de interessados.

    O grande problema da Argentina é levantar fundos necessários para arcar com os custos de um curso grande como o do Guitar Circle. Por isso, tivemos a opção de considerar a hipótese de um curso no Brasil.

    Já com relação à nossa terrinha, o problema está sendo em avaliar a real possibilidade de conseguir quantidade suficiente de inscritos, já que as atividades relacionadas ainda são muito pequenas. Pelo contexto atual, parece que ainda é inviável organizarmos um curso por aqui, o que favorece seguir com a opção da Argentina.

    Visando fornecer mais dados para ajudar neste assunto, necessitamos mais uma vez nos certificar se há interesse real e efetivo para que isso se concretize. Já fizemos um levantamento anterior e o número de pessoas que responderam positivamente foi muito baixo e não justificaria colocar o nosso país como uma escolha para sediar um curso. Queremos saber se, na altura que estamos [ou seja, um ano daqui para a data prevista], esta situação mudou.

    Por isso, se você possui interesse em participar de um curso com o próprio Robert Fripp aqui no Brasil, por favor, entre em contato conosco para nos informar sobre isso. Se conseguirmos adesão suficiente, então, teremos noção da viabilidade.

    No entanto, antes de fazer isso, atente para os detalhes de um evento desta grandeza:
    - O curso é de caráter residencial. Os participantes permanecem pela duração do curso em uma casa disponibilizada para o grupo.
    - Possui a provável duração de 6 dias [praticamente, uma semana inteira].
    - O local ainda está em aberto. Os locais prováveis são: São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Lembro que, atualmente, esses cursos só ocorrem na Espanha e EUA.
    - O custo do curso será entre R$800,00 a R$1.200,00. O valor final dependerá da quantidade de respostas que consigamos.

    O que pedimos é que só responda positivamente caso você esteja de acordo com os itens acima, e que eles lhe pareçam possíveis de cumprir.

    Para manifestar seu interesse, por favor, envie uma mensagem para [url=circulodevioloesrj@gmail.com]circulodevioloesrj@gmail.com[/url].

    Caso haja um número significativo de respostas, podemos colocar o Brasil como um provável candidato para a vinda de Robert Fripp para a América Latina.

    Informações adicionais:

    Site Guitar Circle of Latin America: http://www.guitarcircleoflatinamerica.com
    Site Círculo de Violões RJ: http://circulodevioloesrj.wordpress.com
    Citação da possibilidade de um curso no Brasil nos diários de Robert Fripp: http://www.dgmlive.com/diaries.htm?entry=18316

    fripperama
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Confirmado! Robert Fripp irá dirigir Seminário de Violões na América Latina.

    Finalmente, está confirmada a notícia da vinda do gênio Fripp para dirigir um curso voltado para iniciantes na abordagem Guitar Craft.

    A última vez que ele veio para a América do Sul para um curso semelhante à este foi em 2006. Esta é, portanto, uma oportunidade única para quem deseja aprender mais sobre a abordagem desenvolvida por Fripp e se aprofundar no estudo da música.

    O curso será em Mendoza, Argentina, em Outubro deste ano. Esta informação eu encontrei no site circulodevioloesrj.wordpress.com.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Robert Fripp virá ao Brasil para workshop intensivo de violão