Joni Mitchell, musa do folk rock

    Autor Mensagem
    Curly
    Veterano
    # nov/10


    Vamos corrigir a injustiça que é não existir um tópico sobre umas das artistas mais talentosas e importantes dos anos 60/70, Joni Mitchell.

    Fica difícil resumir a carreira de alguém como ela,na minha opinião é a melhor letrista feminina do rock, com uma trajetória que vai das suas origens na música folk, seu mergulho no rock de protesto dos anos 60, quando sua carreira esteve muito relacionada com os integrantes do grupo Crosby, Stills, Nash & Young, o lançamento de albuns de imensa importancia e sucesso nos anos 70, como "Blue" e o flerte com o jazz nos anos 80, quando sua banda incluia "apenas" pat metheny e jaco pastorius.

    vale a pena falar do estilo único dela na guitarra/violão com o uso de dezenas de afinações abertas, a maioria criada por ela!

    vamos ver essa trajetoria em vídeos:

    o início no folk quando era ainda Roberta Joan Anderson



    anos 60: vídeo historico !!! Joni, Mama Cass (Mamas & Papas) e Mary Travers (Peter,Paul & Mary) cantam "I Shall Be Released", de Bob Dylan com um visual mais do que"hipponga" !



    1970, Lindo ! Joni canta no festival gigante da ilha da Wight seu sucesso "big yellow taxi" (que foi regravado com sucesso pelos counting crows), estamos mudando o mundo, hein Joni ?!



    um sucesso do album "Blue", Carey, tocado com um dulcimer



    jazz nos anos 80, com quem, com quem ?! jaco, pat e michael brecker... é mole?!



    anos 90, a maravilhosa canção "Slouching Towards Bethlehem", que tem letra do poeta irlandes Yeats



    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Curly

    Só para acrescentar.... Os meus deuses fizeram uma música para ela no mítico álbum intitulado "IV":



    Ainda bem que você criou esse tópico, acho que tem gente que nem conhece essa espetacular cantora e instrumentista. Ela toca muitas afinações...

    Curly
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MMI

    muito bem lembrado !mas para mim ela foi mesmo a musa dessa turma aqui

    http://whenyouawake.com/wp-content/uploads/2010/10/BIG-SUR-358.jpg

    Konrad
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    Curly
    MMI

    É verdade que ela usa essas afinações para contornar problemas de força na mão esquerda? (algo como sequelas de alguma doença infantil...)

    Excelente tópico!

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Curly

    Com certeza. Posso mostrar mais uma homenagem à ela, para que o pessoal saiba de quem se trata?



    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    MMI: Os meus deuses fizeram uma música para ela no mítico álbum intitulado "IV":

    Foi pra ela? Nem sabia! Alías, eu nem conhecia a Joni Mitchell. Thanks Curly.

    Abs

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Konrad

    Poxa amigo, você tem que aparecer mais para bater papo aqui!

    De fato, tem umas histórias na vida dela, inclusive essa da poliomielite:
    ""She's crazy and brilliant and pushed so many envelopes," said Denver native Lynn Skinner, a singer who created a Tribute to Joni Mitchell, playing Swallow Hill at 8 p.m. Aug. 13.

    "I'm a fan from way back when, and I'm doing this to use my research to illuminate the listening experience for different generations," said Skinner, who boasts a three-and-a-half octave range.

    "This is an opportunity to go on a treasure hunt together to find out about this remarkable artist. Many people have lost touch with her or never quite understood her. Her material was so rich and still is, so it's a great joy to share it live."

    Skinner's quintet weaves into the performance anecdotes about Mitchell's life — for example, her childhood battle with polio.

    Skinner said, "Because of polio when she was young, Joni couldn't play guitar well with her strumming hand. That's why she changed her tuning."

    (Fonte)

    Tem também uma história de um filho dado para adoção.

    MMI
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: MMI
    · votar


    MauricioBahia

    Sim amigo. Foi para ela, pensando nela, tocada da maneira dela, em Open G. Totalmente Joni! Aliás, muitas vezes o Plant cantava (no fim):

    To find a Queen without a King,
    They say she plays guitar and cries, and sings

    Nisso ele falava "Joni", já que esta estrofe se refere a esta música dela (olha ela mudando a afinação no começo...):



    Curly
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Konrad
    MMI

    É verdade que ela usa essas afinações para contornar problemas de força na mão esquerda? (algo como sequelas de alguma doença infantil...)

    já li sobre a coisa da polio mas não acredito que ela tenha nenhuma sequela de força na mão, até mesmo porque tem uma pegada forte e esses violões de aço são duros... usa afinações abertas porque quase todo artista folk dessa época usava, teve uma edição da guitar player antiga onde ela explicou sua concepção de violão e todas as afinações alternativas que usava

    no site dela também temum artigo:

    http://jonimitchell.com/music/tuningpatterns.cfm

    Curly
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    existe um blog em português muito bom sobre a Joni:

    http://senhoradodesfiladeiro.blogspot.com/

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    olhem que som maravilhoso tirado de uma Parker Fly equipada com Gk2 e possivelmente ligada a um VG8



    guitartube
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Curly
    970, Lindo ! Joni canta no festival gigante da ilha da Wight seu sucesso "big yellow taxi" (que foi regravado com sucesso pelos counting crows), estamos mudando o mundo, hein Joni ?!

    Eu tenho o DVD, realmente ela é muito fera. Música de primeira.

    flw!!!!!

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Herbie Hancock ganha Grammy gravando disco com músicas de Joni Mitchell !!!




    http://musica.uol.com.br/ultnot/reuters/2010/02/26/jazzista-herbie-han cock-lanca-album-com-colaboradores-globais.jhtm

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitartube

    eu tb tenho ! e ela estava bem acompanhada ali: hendrix, doors, ELP, rory gallagher, Free, jethro tull..

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    fim do mistério, nesse vídeo aparece claramente o VG8, incrível, a Roland lançou um produto 20 anos a frente do seu tempo, uma revolução até hoje, e de pensar que tem um paradão aqui em casa há anos....



    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    The guitar odyssey of Joni Mitchell

    http://www.acguitar.com/issues/ag44/coverstory.shtml

    MMI
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Curly

    Muito bom esse artigo, vou guardar para depois brincar com algumas afinações.
    Eu acho essas afinações muito difíceis. Apanho pra caramba! A gente estuda, rala, aprende a afinação padrão, de repente joga tudo fora por que as notas que se acostumou não estão lá mais... É para ficar louco (tirando a afinação com 5 cordas do Keith Richards, né? Covardia...). Algumas, como as abertas, dá para pegar logo se não for para fazer malabarismos. Mas algumas são bem complicadinhas...

    Abç.

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    MMI

    eu particularmente não uso afinações alternativas, nem para slide, uma vez li uma coisa certa, resolvem um problema e criam outro...

    nesse último vídeo o estilo de tocar da Joni fica bem evidente, delicado e poderoso ao mesmo tempo, interessante como ela alterna o ataque nos bordões e nas primas, ela diz que concebe a guitarra como se fosse uma orquestra, inclusive no disco orquestral 'travelogue' se nota bem que a concepção das linhas de guitarra dela foram acatadas pelo aranjador, ou seja, no minimo ela deu muito pitaco...

    estou ouvindo o disco do H Hancock, magnífico !

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    MMI

    Tem também uma história de um filho dado para adoção.

    muito comum nos EUA. tem uma estória interessante dessas com o David Crosby, o filho se tornou músico de talento e prestígio e descobre depois de velho que era filho do Crosby e gravam um disco juntos, nesse ano o Crosby foi desenganado, salvo por um transplante de fígado, a mulher dele que se pensava até então estéril engravidou, a nora também e ele ainda doou o material genético para o casal gay formado pela cantora melissa erthdrige e sua parceira terem o seu bebê, agora imagina, num dia desenganado, poucos meses depois bem de saúde, reencontra o filho, avô e pai duas vezes !!! meu heroi !

    MMI
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Curly

    estou ouvindo o disco do H Hancock, magnífico !

    Muito bom!

    muito comum nos EUA. tem uma estória interessante dessas com o David Crosby, o filho se tornou músico de talento e prestígio e descobre depois de velho que era filho do Crosby e gravam um disco juntos, nesse ano o Crosby foi desenganado, salvo por um transplante de fígado, a mulher dele que se pensava até então estéril engravidou, a nora também e ele ainda doou o material genético para o casal gay formado pela cantora melissa erthdrige e sua parceira terem o seu bebê, agora imagina, num dia desenganado, poucos meses depois bem de saúde, reencontra o filho, avô e pai duas vezes !!! meu heroi !

    muito legal isso aí. Alias, A Melissa tem um Adamas fantástico!

    Curly
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Curly
    · votar


    um usuário da antiga comunidade do VG8 fez um trabalho definitivo na análise das afinações da Joni. O site foi excluído há alguns dias, consegui recuperar através do cache do google (houve certa perda de formatação), posto aqui para que o trabalho não seja perdido:

    http://www.4shared.com/document/_8dkXY5L/joni_mitchell.html

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Putz, olhem só a banda:

    Andy Summers - guitarra
    Herbie Hancock - teclado
    Wayne Shorter - sax
    Omar Hakim - bateria

    tem que ter muita moral para chegar na frente de uma turma dessas e apenas cantar !



    MMI
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Curly

    Cara, que banda é essa? Muito legal...

    Abç!

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    MMI

    nesse vídeo é interessante notar que o Andy encaixou suas aberturas pessoais e enriqueceu a música (na gravação original, michael landau gravou as guitarras)

    e caras como o maestro wayne shorter e o hancock não podem ser contratados nem com muito dinheiro, são músicos muito famosos e ricos, esses caras só tocam com quem admiram, fico impressionado como a joni está sempre junto de caras desse nível. abç !

    Curly
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Mais um vídeo histórico, linda música, Joni e CSN&Y no Big Sur Folk Festival 1969, o famoso pré-Woodstock, impagável ver os hippies completamente "alterados" na platéia, tudo muito improvisado como se fazia naqueles bon tempos, ah se eu estivesse lá...



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Joni Mitchell, musa do folk rock