A Importância da Teoria

    Autor Mensagem
    - Saj
    Veterano
    # nov/10


    Até que ponto é importante conhecer teoria musical, para um músico popular?
    Atualmente diria 90% dos músicos populares tem pouco o bem pouco conhecimento "teórico", é mais malícia, ginga do que conhecimento em sí.

    Passei um bom tempo estudando teoria, pra ver que mesmo assim fico atrás de músicos com bons ouvidos e nenhum conhecimento...
    Discuss

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    - Saj
    Quantos bons músicos com e sem teoria vc conhece?
    O assunto é bem debatido no Fórum de guitarra, mas o que acontece com um guitarrista acontece com qualquer outro instrumentista e arrisco dizer até com cantores.
    Valeu!!!

    - Saj
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Penta_Blues Olá amigo! como vai?

    Então, meu tópico está um pouco nebuloso hehehe
    deixe eu falar um pouco sobre mim.

    Eu estive por um tempo "inserido" de maneira meio amadora no mundo musical.
    Eu Tocava Cavaquinho/Violão em rodas de samba na noite.(Justamente por isso não quis criar esse tópico no forum de guitarra, considero o povo lá um pouco preconceituoso quanto ao samba).

    Eu levava tudo na brincadeira, andava com minha pastinha de cifras e leva tudo na diversão, mas ainda sim conheci muita gente interessante. Então resolvi me aprofundar um pouco na música e pelo menos conhecer o básico da teoria (Escalas, intervalos, e também um pouco de harmonia funcional)

    Mas acontece que quando vejo um bom violonista ou bom cavaquinista que muitas vezes tocam infinitamente melhor do que eu, e depois da apresentação vou conversar um pouco vejo que a maioria faz cara de espanto quando falo um pouco sobre harmonia ou o que quer que seja, e sempre escuto respostas mais ou menos assim "poxa, eu faço quase tudo de ouvido"
    daí veio essa minha indgnação, por isso criei o tópico.

    Que continue a discussão.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/10 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    - Saj
    Acho que não está nebuloso não. Tanto que posso até usar uma comparação que uso lá no fórum: um analfabeto pode tranquilamente falar bem sobre determinado assunto, mas quando for preciso escrever o que fala ou ler o que outros escreveram vai lhe fazer falta não ter estudado.
    Pra mim, com todo o respeito, quem não sabe teoria pode ser chamado de analfabeto musical, e apesar de todo o talento não poderia ser chamado de um músico completo no sentido amplo desta palavra.
    Valeu!!!

    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Até que ponto é importante conhecer teoria musical, para um músico popular?

    Teoria é praticamente tudo, pois ela que vai te permitir exteriorizar o seu talento pra música, ela que dá as ferramentas. O resto fica por conta da inspiração.

    Se não souber um pouco de teoria (o ideal é saber muito), vai ser bem difícil de se chegar a algum lugar. Isso só acontece com poucos.

    Loues
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Loues
    · votar


    JEFF_SAN

    Cara, na verdade não. Estudar é o caminho curto, mas não é o único... se por exemplo o músico imitar os sons que ouve, tirar músicas no ouvido, depois de muito tempo ele vai conseguir tocar aquele estilo, vai estar tipo gravado nele... é como aprender um novo idioma, podes aprender estudando a língua ou metendo as caras...


    - Saj

    O que os músicos bons sem teoria que tu fala têm é a prática, técnica, familiaridade com as músicas... eu digo por experiência própria que só teoria não ajuda muito se não tiver prática, tô compensando esse lado agora...

    Alex Dezel
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Jimi Hendrix, SRV, e muitos outros, não sabiam ler partituras, sabiam pouca coisa de teoria...
    E mesmo assim, fizeram músicas incríveis.
    A teoria é importante SIM, pois assim você saberá o que está fazendo no instrumento, que nota está tocando...
    Mas teoria não é tudo. A Música é muito mais profunda do que isso.

    malucobeleza666
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    A curto prazo, o ''músico'' sem estudo é mais feliz. A longo prazo, o músico com estudo predomina ( atualmente, salvo raríssimas excessões), até por que esse estudo, ou até mesmo uma formação acadêmica abrirá muitas portas. Se você quiser realmente viver disso, é imprescindível.

    ^^

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Depende onde se quer chegar. Se a teoria não faz falta, não faz sentido estuda-la. Eu tenho alunos que não querem aprender teoria, então estou ensinando à tocar de ouvido, o tempo de aprendizado é bem maior, mas é opção do aluno, então que seja assim.

    blonski
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Amigos, desculpe ser franco e direto, mas se você leva música a sério, não dá para ser amador, tem que estudar teoria musical, tem que saber ler partitura a primeira vista. Somente desta forma conseguirá tocar com outros músicos profissionais.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    da forma que o pessoal posta por aqui parece que tem uns que acreditam que para ser "bom" tem que ser bocó em teoria

    minha tese é a seguite

    - se você já "toca pra carai" de ouvido, então nem precisava criar um tópico com uma dúvida dessa porque você já teria a resposta em você, teria nacido com uma habilidade enorme e nunca se tocou que precisa estudar sobre a forma que toca

    - se ainda não "toca pra carai" e já mexe com o instrumento a algum tempo então você precisa de teoria

    ---------------------------
    Eu Tocava Cavaquinho/Violão em rodas de samba na noite.
    vou conversar um pouco vejo que a maioria faz cara de espanto quando falo um pouco sobre harmonia ou o que quer que seja, e sempre escuto respostas mais ou menos assim "poxa, eu faço quase tudo de ouvido"

    tem estilos que tem padrões e muita gente identifica padrões sem saber o seu por que.
    quando comecei eu já tinha sacado a sequência de 12 compassos de blues sem saber praticamente o que era blues
    já tinha sacado que metade dos pagodinhos e axés modinhas que tocam nas FMs tem a sequencia G - Em - Am- D7 e uns 50%
    são neste tom mesmo
    que muito reggae fica em C e F o quase o tempo todo


    então eu "tocava de ouvido" sem saber direito o que estava fazendo, só que fazia basiquinho e nem sacava o que faltava

    só que quando aparecia um samba mais elaborado, uma bossa, um jazz basico eu pedalava feio
    com aula, teoria, pesquisa, você aprende muita coisa que "só de ouvido" você não saca a não ser que tenha o fu pra lua

    TerraSkilll
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Penta_Blues
    Pra mim, com todo o respeito, quem não sabe teoria pode ser chamado de analfabeto musical, e apesar de todo o talento não poderia ser chamado de um músico completo no sentido amplo desta palavra.
    Sendo sua opinião, eu respeito. Mas discordo. Não vejo motivo para classificar uma pessoa como músico ou não pelo tanto que ela sabe de "teoria musical". É claro que é um parâmetro aceitável, mas, por exemplo, quanto de teoria alguém teria de saber para ser considerado profissional? Só ler partituras? Ou as características tonais exatas do período romântico? Escrever todas as escalas em todas as claves existentes (e suas variações) e em todos os tons (dó a si) ?

    É claro, eu entendo música como uma expressão pessoal. Nesse sentido, não faço questão que o músico seja exímio, desde que consiga se expressar. A teoria musical ajuda sim, mas dizer que uma pessoa só pode ser chamado de músico se souber teoria é um pouco de extremismo, não?

    - Saj
    É precus
    Cifras são parte da teoria musical, já que são uma forma de representar acordes então, de certa forma, você já tem alguma bagagem. Se compreende a relação entre acordes (e escalas), já tem uma boa base de teoria. Daí, é só seguir adiante.

    Uma coisa eu concordo: conhecimento nunca é demais. Se você quer aprender teoria, vá em frente. Não é excesso nenhum saber bastante de teoria só porque músicos do "mesmo nível" que você não sabem. Ademais, creio que um bom estudo de teoria (e estilos variados, principalmente) adiciona versatilidade ao músico.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Importância da Teoria