Pedir autorização para gravar música

Autor Mensagem
Guitar_RdS
Veterano
# out/10


Eaí galera, tudo tranquilo?
Estou com planos de gravar um cd sertanejo e vamos lançar músicas inéditas de autoria própria e alguns antigos sucessos.
Vai ser um cd bem modesto só pra experiência e pra tentar divulgar o nosso nome na região.
Então surgiu o problema de ter q pedir autorização para os compositores das músicas.
Alguém sabe como funciona, se necesita contrato, etc?
Agradeço antecipadamente a quem ajudar

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


Alguém poderia dar uma dica?
Ouvi dizer que se o cd não tiver o objetivo de venda, no caso de ser apenas um cd de demonstração e de veiculação gratuita (que é o nosso caso), não é necessário pedir autorização e nem pagar pelos direitos autorais.

jimmy vandrake
Veterano
# out/10
· votar


Guitar_RdS

De qualquer maneira precisa de autorização. Estabeleça um contato seja com a gravadora ou artista original e explique sua intenção.
Aqui em Curitiba uma banda pagou para regravar Perfect Stranger do Purple, não tenho certeza mas acho que foi alguma coisa em torno de U$800,00 por 2.000 cópias.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


jimmy vandrake
Sim, entendo. Mas segundo o empresário que eu conversei, se o cd não for vendido não há necessidade de pagar direitos autorais.

ghb
Veterano
# out/10
· votar


Guitar_RdS
Mas segundo o empresário que eu conversei, se o cd não for vendido não há necessidade de pagar direitos autorais.

Pelo que eu sei é assim também, se não há fins lucrativos, apenas divugação, não há problemas em gravar covers ou versões. Muita banda faz isso, enfim, acho que não há problema.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


ghb
Sim, o nosso cd vai ser só pra divulgar mesmo. Se der certo a gente vai lançar um cd com apenas músicas próprias.

Freedon
Veterano
# out/10
· votar


Nao necessita de autorização para gravar um cd sem fins lucrativos, claro, colocando a autoria das musicas no layout do CD.

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar


Nao necessita de autorização para gravar um cd sem fins lucrativos, claro, colocando a autoria das musicas no layout do CD.

não é bem assim
se a obra é tua eu vou lá faço um arranjo escroto, gravo e digo que é sem fins lucrativos, você tem que ficar quieto?

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


Freedon
Então eu deveria colocar na capa do cd que é de distribuição gratuita?

fernando tecladista
Como deve ser feito então?

TerraSkilll
Veterano
# out/10
· votar


Guitar_RdS
Sim, entendo. Mas segundo o empresário que eu conversei, se o cd não for vendido não há necessidade de pagar direitos autorais.

Há uma diferença entre pagar direitos autoriais e ter autorização de fazer a regravação. Você pode obter a autorização, mediante pagamento ou não. Não é só porque você paga (ou não) que o artista é obrigado a te autorizar.

Se é sem fins lucrativos, seria interessante você pedir a autorização mesmo assim, pois estará usando o trabalho de outra pessoa para divulgar o seu. Mostra, inclusive, o seu respeito com o trabalho do artista original. Não sei afirmar se existe amparo legal que o desobrigue de pedir autorização (para a gravação). Creio que não, caso contrário a maioria das bandas cover estariam "irregulares".

Direitos autorais já são um caso à parte. Você tem de ser autorizado para fazer uma regravação, trabalho derivado ou mesmo usar o trabalho de outros (mesmo que só uma parte - como acontece com músicas em comerciais de tv).

Abraço.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


TerraSkilll
Então eu devo entrar em contato mesmo que o cd não vá ser vendido, correto?
Eu fiquei em dúvida pois, será q todo mundo q for gravar cd, mesmo sendo apenas um cd demo, deve pedir autorização, mesmo se for apenas pra divulgação e não pra venda?

TerraSkilll
Veterano
# out/10
· votar


Guitar_RdS
Veja bem: não disse que você é obrigado, mas que seria interessante você pedir a autorização. A meu ver, mostra respeito com o trabalho do artista original. Não sei se a legislação vigente te obriga a isso (você pode, mesmo sem fins lucrativos, ter de pagar ao ECAD pelo uso da obra de outros).

Se o artista vai cobrar ou não, já é outros quinhentos.

Abraço.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


TerraSkilll
Entendi. Se ele for cobrar realmente fica complicado pq já vamos gastar uma grana q agente nem tem ainda só na gravação no estúdio rs
Abç

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


Alguém mais tem alguma ajuda aí?

zodiaco10001
Membro Novato
# out/17
· votar


Galera existem Youtubers como o Sungha jung ele faz arranjo de musicas mas sao varias, entao pra uma pessoa fazer um arranjo de todas as musicas de varias bandas tem q ficar pedindo autorização 1 por 1??

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


zodiaco10001

Cara, o que acontece é que muitas vezes (na maioria das vezes), ninguém pede autorização e o autor não se importa. De certa forma um cover ou releitura é uma homenagem e acaba servindo de propaganda para o original.

No entanto, se o autor original embaçar, ele pode abrir processo.

fernando tecladista
Veterano
# out/17
· votar


Youtube é diferente

Nele se pode colocar videos de cover
No caso de youtuber ou qualquer um que tenha o canal monetarizado
Voce pode fazer covers e deixar lá sem monetarizar, pode acontecer de aparecer uma mensagem do tipo
Esse é um cover de uma música de outra pessoa, deseja compartilhar os lucros? Então é só concordar e ser feliz!
Fora isso tem a lei do direito autoral que varia de pais pra pais mas geralmente a música vira domínio publico apos 70 anos da morte do compositor (do compositor não do intérprete)
Então gravar uma versão de bach ou do canone em d, mozart e até coisas como uma versão de uma música da chiquinha gonzaga, villa vobos, carlo gomes... tá liberado pra monetarizar sem esperar proposta de lucro

Agora querer gravar um cover e tentar vender no itunes, no Spotify, prensar um cd, já é outra conversa se estiver dentro da lei de direito autoral

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


fernando tecladista

Bem lembrado. Esqueci de dizer no meu post que me referia a Youtube.

makumbator
Moderador
# out/17 · Editado por: makumbator
· votar


fernando tecladista
Nele se pode colocar videos de cover
No caso de youtuber ou qualquer um que tenha o canal monetarizado


Isso não é padronizado, varia da vontade cada detetor dos direitos da música em questão. Há os que permitem covers abertamente, os que os permitem apenas para certas regiões do globo, os que autorizam e pegam uma parte da monetização, os que deixam o cover mas bloqueiam toda a qualquer monetização, os que dão strike no canal...tem de tudo.

Agora querer gravar um cover e tentar vender no itunes, no Spotify, prensar um cd, já é outra conversa se estiver dentro da lei de direito autoral

Pior que isso é até fácil mais do que obter a licença de uma música para um filme comercial, por exemplo.

Tem serviços que fazem esse trâmite de licença mecânica e digital de maneira simples e rápida, tipo esse:

http://www.easysonglicensing.com/

No youtube, além da licença da música, em tese seria preciso a licença de sincronização (pois é um vídeo). Mas obviamente a quase totalidade de vídeos no youtube que utilizam músicas de terceiros não tem essa licença. Sem contar a questão das fronteiras, pois há inúmeras legislações diferentes ao redor do globo, e na internet tudo isso fica difuso.

Aqui um artigo interessante sobre os problemas legais nesse campo:

https://www.techdirt.com/articles/20120504/03253518776/how-can-you-tel l-if-uploading-your-cover-song-to-youtube-is-infringing-you-cant.shtml

zodiaco10001
Membro Novato
# out/17
· votar


Legal, vou tentar pra ver se da certo.

fernando tecladista
Veterano
# out/17
· votar


os que dão strike no canal...
-strike se recebe se usar uma gravação ou imagem de outra pessoa

-eu tenho dois alertas porque usei áudio de outro nos meus primeiros videos, um foi uma montagem e outro porque era um VHS que subi e quem filmou usou audio de terceiro..
esses estão liberados para deixar lá sem gerar lucro, tá lá com um cifrão em negrito com negrito com uma tarja

JJJ
Veterano
# out/17 · Editado por: JJJ
· votar


Sobre cover no youtube.

Eu fiz um cover do Pink Floyd e postei, sem monetizar, como achei que seria óbvio e honesto.

Qual não foi minha surpresa quando recebi um aviso do próprio youtube falando pra monetizar (desde que dividindo a merreca com o "dono" da música).

Assim o fiz, tornando-me parceiro comercial do Pink Floyd...

Até agora rendeu a vultuosa quantia de 7 centavos de dólar... hehehe

Mas atenção: nem todo autor concorda com esse negócio. Acho que o melhor a fazer é sempre deixar claro que é uma versão/cover, colocar sem monetizar e aguardar que o próprio youtube se manifeste.

makumbator
Moderador
# out/17 · Editado por: makumbator
· votar


fernando tecladista

Então, é possível receber strike por covers não autorizados. A maioria das legislações permite o bloqueio total e penalização (e a americana, que o Youtube segue também permite um strike através de um DMCA ). O fato de não ser comum não quer dizer que seja impossível. Não é o youtube que decide como tratar um cover não autorizado. Cabe ao detentor dos direitos decidir com base no que a lei permite, o youtube só cumpre.

Felizmente a maioria permite os covers mesmo que dividindo monetização (ou bloqueando totalmente a monetização e liberando o vídeo).

JJJ
Veterano
# out/17 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Será que existe uma "lista" dos artistas que liberam geral, os que só fazem beicinho e os que vão querer te carcar na esquina, se você fizer?

Buja
Veterano
# out/17
· votar


JJJ
Nao sei como ta essa coisa ultimamente, mas acho que deu uma afrouxada.
Por exemplo, a uns 3 anos atras, gravei 2 covers de Linkin Park usando BT cantada por terceiros.
Os 2 foram bloqueados, nao so bloqueados, como deletados.
Um deles até perdi, porque nao tinha salvo o trabalho. Enfim.

Dai vejo hoje mesmo aqui no forum um camarada conseguindo gravar Linkin Park de novo. A mesma musica.
Nao sei o metodo de gravação, mas parece que de tempos em tempos, seja por uma mudança das condicoes da propria banda, seja por mudancas na lei, ou mesmo afrouxamento das regras, a coisa muda.

Consegui gravar ACDC esses dias, com uma BT ao vivo ainda, e nada deu (até agora).
Vamos ver né.

Agora soundcloud já desisti. Muita coisa minha foi deletada la.

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Para fins de notificação... Perdi 10 ~12 anos de trabalhos que estavam armazenados no PalcoMP3 por causa disso... Praticamente TUDO que ainda restou (já tive problema semelhante no passado), da minha história de gravações se foi... Seria triste, se não fosse trágico...

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


Buja
Agora soundcloud já desisti. Muita coisa minha foi deletada la.

Sério? Nunca tive nada deletado de lá... Todos os covers de collabs daqui que eu mixei estão lá, inclusive.

Ismah

Cara... eu tenho backup de tudo... Vai confiar na "nuvem"?

TendTudo
Membro Novato
# out/17
· votar


Acho moh mancada

Ismah
Veterano
# out/17 · Editado por: Ismah
· votar


JJJ

Confiar não confio, mas achei sacanagem nem ser notificado... Parece que vão me enviar. O ruim é que tem muita coisa, que acaba se perdendo, acaba indo parar em pasta errada e tal... Sempre se perdem coisas... Mas tinha material linkado aqui no FCC e em outros lugares... A informação que eu postei referenciada em cima de algum áudio de lá, hoje é inválida...

Eu perdi uma parte do material justamente no SoundCloud, alguns por ser de alta qualidade, outros porque começou a dar audiência, aí quiseram me cobrar conta premium...

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17
· votar


Li algumas respostas e vi que o pessoal está complicando demais a resposta...
Trocentas milhares de bandas covers gravam milhares de cds demo todos os dias com músicas covers e NENHUMA ou quase nenhuma dessas bandas pediu nenhum tipo de autorização. Grave as músicas e fique em paz.
Se vc fosse utilizar para fins comerciais, então seria necessário pedir autorização e pagar direitos autorais.
Tome como exemplo o cantor Emmerson Nogueira, ele paga os direitos porque seus covers são vendidos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedir autorização para gravar música