Banda com dois Guitarristas

    Autor Mensagem
    Pensa
    Veterano
    # set/10


    Olá galera

    Eu to montando uma banda. Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre bandas com dois guitarristas. O que acham? Na minha opinião o som ficaria meio "sujo" demais, precisaria de muito entrosamento pra que as duas guitars se equilibrassem... sem contar que não há nada melhor que um som limpo.

    Eu toco baixo e não acho necessária a presença de mais um guitarrista, desde que eu me imponha bem nas músicas, e, músicas onde usam-se duas guitarras (no caso de fazer cover), poderíamos reanjar as músicas.

    Mas afinal, digam aew as suas opiniões.

    Obriggado, Abraço!!

    (Ps não sei se esse tópico encaixa melhor em Música Geral mesmo, qualquer coisa algum modera troca aew, flw ;] )

    pscb
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pensa

    Eu gosto de formações com guitarra, teclado, baixo e bateria.

    Essa história de usar guitarra base + guitarra solo me parece algo limitado. Pra mim, guitarra é uma só. Se coloca duas guitarras, o padrão é ficar aquela seqüência de acordes com distorção e só isso.

    Mas tudo isso depende do estilo da banda.

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pensa
    Essa história de usar guitarra base + guitarra solo me parece algo limitado. Pra mim, guitarra é uma só. Se coloca duas guitarras, o padrão é ficar aquela seqüência de acordes com distorção e só isso. [2]

    Na minha opinião, é bem complicado trabalhar com dois guitarristas numa banda de modo que o resultado seja legal. As alternativas são: trabalhar com arranjos de duas guitarras independentes, dividir os solos, deixar um dos guitarristas como guitarrista/vocalista e o outro como guitarrista "principal", etc.

    renansena777
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pensa
    que tipo de musica vc toca?
    banda com dos guitarristas nao é so o que a maioria faz tipo uma faz base e outro sola e bla bla bla

    Eu acho muito legal pelo fato de poder trabalhar com as guitarras dobradas, solos sequenciados, bases firmes...mas dependendo do estilo nao cai bem

    RoLP
    Veterano
    # set/10 · Editado por: RoLP
    · votar


    Pensa
    Eu acho completamente necessário, dependendo do estilo do som.
    A clássica junção do guitarrista base com o guitarrista solo deixa o som completo, cheio e mais próximo à um cd. (Que mesmo os guitarristas que estão sozinhos numa banda, gravam a base e solo). E muitos deles mantém um roadie ou músico contratado tocando guitarra no fundo do palco.

    Em minha banda, tenho um guitarrista base e mais um tecladista.
    Neste caso..o tecladista se mantém em fazer arranjos e camas...e o guitar base completa o som estrutural. Só me sobra os arranjos, solos e algumas bases complementares para melhorar o som.

    Muitas vezes uma guita faz uma base simples e a outra riffs para complementar.

    É possível a banda manter a mesma base com 2 guitarristas (o metallica faz isto o tempo todo...e na mesma música os dois fazem a mesma coisa e do nada, cada um vai pra um lado completamente diferente...mas ter um guitarra base como james hetfield é para poucos né hahahaha).

    Mas sem quimica ou humildade de ambos os guitars, é impossível conseguir tirar um bom som...pq um pode atrapalhar o outro.

    Tem um video que demonstra claramente a junção de um bom solo com uma boa base.

    Confira abaixo que cada quadrinho tem um guitarra da música. Um é base e o outro solo...e no terceiro quadrinho dá pra ver o complemento ainda.

    Video 1


    Video 2


    Michel_Wylde
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Primeiramente depende do estilo que vc for tocar e tb se vc vê a necessidade de ter um segundo guitarrista...
    Tipo... eu sou guitarrista e particularmente prefiro 2 guitarristas se for uma banda de thrash e afins (pod fazer tercas, duelos e duetos... ).. mas prefiro somente uma guitarra pra tocar estilos como Nightwish e afins...
    Nao dah pra tocar Nightwish, aos meus ouvidos, com 2 guitarras, tipo.. tem q ter mto entrosamento, e uma coisa chata eh: se tiver 2 guitarras, como q vao perceber a sua pegada na música?! pras 2 guitarras ficarem sincronizadas, os rifs e notas, vao ter que ficar meio quadradonas... pq quase nunca os guitarristas sao do mesmo nível, tem sempre um melhor q o outro.. e isso atrapalha e mto...
    mas, se for somente fazer a base na hora do solo, aí sim eu aprovo, mas eh mta sacanagem com o guitarrista base ser "contratado" apenas para fazer as bases para o solo... rsrs

    xBrutalMoshKiDx
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Toco metalcore..
    o guitarra da minha banda saiu recentemente.. antes de um show..


    Tive que juntar as duas partes principais de cada guitarra e colocar numa só.. pro som nao ficar tao deficiente.. e percebi que pra metalcore, por exemplo, uma guitarra só fica muito exaustivo e fraco o som...
    Não tem aquela força e firmeza na questão sonora..


    Mas em outra banda.. na qual eu tocava sons parecidos com Tool, A perfect circle, Indukti etc.. nao tinha a mesma necessidade de outro guitarra.. até achava melhor pelo conceito do tipo do som ter só um..


    Isso depende de muita coisa.

    Pensa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Sim, depende muito dos estilos, mas continuo achando desnecessário ter dois guitars pro estilo que vamos tocar, e claro, no estúdio da pra gravar duas guitarras, mas nem sempre ao vivo da pra fazer tudo, ainda mais comparar o som ao vivo com o de estúdio é covardia.

    RoLP
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pensa
    Que estilo é?

    Pensa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pensa
    Que estilo é?


    Não é nada fixo, variamos, mas estamos querendo fazer algo entre Rock Progressivo, Rock Clássico, Grunge, etc. Ah, Metal também (por conta do Guita e Batera). Mesmo sendo estilosa diferentes nçao acho necessário tocar com duas guitarras. Além do som ficar bagunçado se os dois guitarras não se arrumarem, o baixo pode ficar prejudicado...

    Digam ae o que acham.

    RoLP
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pensa
    Cara...sinceramente todos estes estilos que vc me falou, usam duas guitarras. Eu acho que por você ser baixista, está evitando de ter dois guitars, porque está achando que vai embolar com o baixo.

    Para você ter uma idéia da necessidade, bandas como Nirvana e alterbridge passaram a usar 2 guitarristas após o lançamento do primeiro CD.
    O metallica e pearl jam sempre usaram dois guitarristas.
    O john mayer no blues toca guitarra e tem um guitarrista com ele.

    A maioria das bandas usam este esquema para completar o som.

    Na minha opinião é essencial para estes estilos que vc falou.

    Se fosse um estilo red hot...eu até entenderia.

    Pensa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pensa
    Cara...sinceramente todos estes estilos que vc me falou, usam duas guitarras. Eu acho que por você ser baixista, está evitando de ter dois guitars, porque está achando que vai embolar com o baixo.

    Para você ter uma idéia da necessidade, bandas como Nirvana e alterbridge passaram a usar 2 guitarristas após o lançamento do primeiro CD.
    O metallica e pearl jam sempre usaram dois guitarristas.
    O john mayer no blues toca guitarra e tem um guitarrista com ele.

    A maioria das bandas usam este esquema para completar o som.

    Na minha opinião é essencial para estes estilos que vc falou.

    Se fosse um estilo red hot...eu até entenderia.


    Red Hot tbm, curto funk... e cara nçao são todas as bandas. O que você disse não muda muita coisa. Alice in Chains usa um guita só, Pink Floyd tem só um. No blues, a maioria toca com um só pro som ficar mais limpo, só em shows que contraram e talz, mas isso é coisa de profissa.

    Continuo achando que o baixo pode suprir quando necessário a falta de outra guitarra... E isso varia de banda pra banda, se saíssemos em turne mundial ai sim poderíamos arrumar um guitar pra tocar junto em shows (hehe).

    sou ruim e vc
    Veterano
    # set/10
    · votar


    acho legal um guitarrista só..assim se percebe muito mais o trabalho do baixista...e o som da guitarra é apenas da guitarra, mto mais facil e soa mais bonito, na minha opiniao....

    mas tem bandas que funcionam mto bem com dois guitarristas, e isso só torna os arranjos mais bonitos, vide tito e tarantula, ugly kid joe... claro que o trabalho é maior...

    acho que só há necessidade meeesmo em casos específicos... como metal melodico, thrash...

    ROo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu concordo com o sou ruim e vc, prefiro uma guitarra só.
    Pelo menos, no estilo que eu toco e ouço, a maioria tem uma guitarra só, com um baixo bem presente e teclados, como Purple, Pink Floyd, Led Zeppelin, Sabbath. A única banda que tem duas guitarras nesse estilo e eu gosto é o Whitesnake (fase antes do Glam Rock), mas que mesmo assim tem um baixo bem feito pra caramba.



    É questão de necessidade e proposta.

    elyts
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu acho necessario, sim, nao que seja essencial, mas muito bom seria dois guitarristas, enquanto um pode estar fazendo um dedilhado por exemplo, o outro está fazendo um solinho, mas isso dependo do estilo da banda e etc etc...

    nicida
    Veterano
    # set/10
    · votar


    é legal ter mais de um instrumento melódico além do baixo... mas 2 guitarras + 1 teclado é desnecessário, na minha opinião.
    e eu prefiro duas guitarras, mas é por que eu odeio os tecladistas de prog que se acham com aquelas fritadinhas irritantes!

    enfim, só uma guitarra e um baixo é limitador, e os tecladistas hoje tão muito chatos, tão todos cabeludos e com calça colada querendo fazer solos estilo angra ou dream theater, então eu gosto bastante da formação 2 guitarras.

    pense assim: mais possibilidade de arranjos e quanto mais membros mais barato sai o ensaio.

    Conde_guitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pensa

    Depende do que vc vai tocar e a habilidade do guitarrista (se for um só) de preencher o som, eu particularmente olhando as bandas que eu gosto vejo que são com um guitarrista só, tipo Van Halen, Bon Jovi, Stevie Ray Vaughan e Double Trouble mas por exemplo, o Bon Jovi no hsow que eu tenho tem um guitarrista no fundo e as vezes o Jon toca guitar nos show em algumas musicas e no Van Halen tem musicas que tbm o Sammy Hagar por exemplo toca junto guitarra.
    Vai da necessiade do som que vc manda e da habilidade do cara.

    Neste caso..o tecladista se mantém em fazer arranjos e camas

    Seria um florista/marceneiro?

    danirock
    Veterano
    # set/10
    · votar


    bem,tem o guitarrista base(botar ritmo na musica)
    tem o guitarrista solo(liderar os guitarristas bases,fazer solo de guitarra)

    guitarra é o instrumento mais importante da banda,quanto mais melhor.

    Conde_guitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    guitarra é o instrumento mais importante da banda,quanto mais melhor.

    Xingamentos por vir....

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/10
    · votar


    depende doque vc vai tocar.

    se forem dois guitarristas ruims ,vai ficar uma bagunça.

    se for aquele esquema de chamar um guitarrista q toca bem pra ser o solo.

    e um outro q n toca nada ,mais q eh gente boa ,pra ser a base.

    vai ficar uma bagunça!


    oque muitos nao entendem
    eh q guitaritrista base tem q ser bom! pra dar certo dois guitarristas.

    se for uma banda autoral ,tem q ser melhor ainda, tem obrigaçao de entender mais de harmonia q todo mundo na banda!


    se vcs forem tocar hard rock oitentista ,guitarrista base eh indispensavel,pois a maioria dos hits desse tipo de musica tem as duas guitarras.

    por exemplo,se tocar sweet child o mine em power trio,fica sem preenximento nenhum.

    mas se for tocar outros estilos, da menos trabalho fazer formação power trio mesmo!

    boa sorte!

    Conde_guitar
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Conde_guitar
    · votar


    por exemplo,se tocar sweet child o mine em power trio,fica sem preenximento nenhum.

    Nada a ver! Olha só!




    KKKKKKKKK

    Preencheu de merda a musica!

    danirock
    Veterano
    # set/10 · Editado por: danirock
    · votar


    Conde_guitar

    parece uma daquelas musicas temas de jogos medievais.

    Conde_guitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    danirock

    Sensacional o cover não??

    danirock
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Conde_guitar

    tão sensacional,que vou fingir que essa banda é a rosa e vou atirar neles!

    Conde_guitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    danirock

    ?????????

    kkkkkkkk

    Pensa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    KKKKKKKKKKKKK rachei de ver esses caras tocando...

    Mas tipo, o baixo nesse cover do Guns não tocou nada, nem tem como preencher, e os dois tavam tocando fora de ritmo. Eu to falando que quando baixistas funcionam na música mesmo não precisa de outro guitarrista, só em músicas que não tem jeito mesmo, aí dá um jeito.

    Com baixista que fica no tum tum ai não preenche nada mesmo. O baixo além da parte rítmica pode acrescentar na parte melódica e harmônica da música, é o que eu acho... Claro que depende do nível do guitarrista também.

    Tem vários exemplos de baixistas e bandas que conseguem fazer isso, mas enfim... "só misturando pra ver no que vai dar" ;)

    Conde_guitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pensa

    kkk eu to ligado, o baixo é algo fundamental cara, tum tum tum só num resolve à menos que o seu tum tum tum seja igual o do Michael Antony!
    Sei disso pq toco baixo na igreja msm sendo guitarrista, é que toco baixo no de manhã e guitarra quando vou no de noite.

    Cara dependendo do que vc vai tocar que vai precisar de dois guitarristas, mas se tiver dois tem que saber intercalar legal os dois pra ficar legal.

    Abç!

    RoLP
    Veterano
    # set/10 · Editado por: RoLP
    · votar


    Pensa


    Continuo achando que o baixo pode suprir quando necessário a falta de outra guitarra


    Isto eu discordo totalmente. Pode ficar algo diferente até bacaninha, mas nunca vai ter o mesmo resultado de duas guitarras que sabem completar uma a outra e ambos sabem o que estão fazendo.
    Não estou falando de duas guitarras tocando exatamente a mesma coisa...para ter dobra somente realmente não tem necessidade desta forma.
    O som não ficará tão cheio quanto com duas guitarras e um baixo, onde os 3 sabem tocar em conjunto.

    Sobre o Alice in chains, se você for procurar agora, até eles estão tocando com 2 guitarras pois o novo vocalista está tocando em quase todas as músicas.

    rhoadsvsvai

    depende doque vc vai tocar.

    se forem dois guitarristas ruims ,vai ficar uma bagunça.
    se for aquele esquema de chamar um guitarrista q toca bem pra ser o solo.
    e um outro q n toca nada ,mais q eh gente boa ,pra ser a base.
    vai ficar uma bagunça!
    oque muitos nao entendem
    eh q guitaritrista base tem q ser bom! pra dar certo dois guitarristas.


    Concordo 100% com tudo o que foi dito aqui

    Pensa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    RoLP

    Pode ser cara, mas depende muito dos dois guitarristas, como foi dito aqui. E se o guitarrista for bom não acho necessário mesmo ter dois...

    Conde_guitar

    Concordo cara.

    diplickers
    Veterano
    # set/10
    · votar


    O legal de 2 guitarras é fazer os duetos


    http://www.youtube.com/user/rafacenci#p/a/u/2/cIWs7JKSwHg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Banda com dois Guitarristas