Onde fazer licensiatura em música?

    Autor Mensagem
    gods
    Veterano
    # set/08


    É essa a questão mesmo... moro em SP z/L, vi que tem a unicsul curso gratuito mas é bacharelado. Decidi lisenciatura porque me falaram que eu ganho mais direitos\habilidades para atuar na área, como professor em escola de musica e escola normal, maestrar, dirigir peças etc... que já não poderia no bacharelado. obrigado.

    CheshireCat
    Veterano
    # set/08
    · votar


    gods
    Cara, não sei se licenciatura te dá formação pra ser maestro... Posso estar enganada, mas penso que licenciatura é mais pra dar aula mesmo.

    A Unicamp, por exemplo, oferece um curso separado para maestros(ela tem os cursos Música-Instrumentos(que seria o bacharelado), Música Popular(que seria o bacharelado, mas pra música popular), Licenciatura, Composição e Regência)...

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    gods

    Licenciatura te habilita a dar aulas. Não sei se vai te habilitar a ser maestro...

    Licenciatura não é com s.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # set/08
    · votar


    CheshireCat

    Cara, não sei se licenciatura te dá formação pra ser maestro... Posso estar enganada, mas penso que licenciatura é mais pra dar aula mesmo.

    Esta coberta de razão.

    A licenciatura tem por objetivo geral, a formação de docentes para a area da música, estão ligados na nova lei que entrou em vigor????

    Pois é, ai esta o lance da licenciatura, é obvio que esse campo tem muitas ramificações, pode-se voltar para a area de espaços não escolares, que inclui escolas especificas de música, entre outros laces de diversos generos.

    A formação para maestro se da pelo bacharelado (regência), na licenciatura vc encontra-ra algumas cadeiras de regencia (ou não), mas se achar o conhecimento não sera muito aprofundado.

    Abração

    CheshireCat
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Renan Vuorinen
    A licenciatura tem por objetivo geral, a formação de docentes para a area da música, estão ligados na nova lei que entrou em vigor????
    Qual lei? Alguma coisa sobre ter aulas de música obrigatórias nas escolas? Eu vi alguma coisa assim numa comunidade, mas pra falar a verdade nem vi os detalhes.


    gods
    Acho que a sua escolha depende mais do que você quer fazer. O que você quer mais, dar aulas, ser maestro, se especializar num instrumento?

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    CheshireCat

    Qual lei? Alguma coisa sobre ter aulas de música obrigatórias nas escolas?

    EXATO! As escolas públicas vão ser obrigadas a ter aulas de musica.

    CheshireCat
    Veterano
    # set/08 · Editado por: CheshireCat
    · votar


    BaNdAiD
    EXATO! As escolas públicas vão ser obrigadas a ter aulas de musica.
    (embora esteja meio fora do assunto do tópico)
    Como será que vão ser essas aulas? Eu tive aula de música no primário, e era uma coisa meio... meio... ...
    A gente tocava flauta doce seguindo uns desenhos num papel(tinha mini-flautinhas com os buracos a serem apertados pintados, nada de partitura). Também tocávamos coquinho, reco-reco, pandeiro, triângulo e chocalho, sem seguir lógica nenhuma. Simplesmente escolhíamos qualquer instrumento e tocávamos todos juntos aleatoriamente. Ritmo? Que é isso? E cantávamos muito desafinadamente também.

    Queria ter tido aulas mais decentes. Aí eu poderia ter me interessado pela música mais cedo e já estaria fazendo facu de música. =\

    ROTTA
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Estamos falando das modalidades de graduação. São quatro tipos:

    Bacharelado
    Licenciatura
    Tecnológica
    Específica da profissão

    Licenciaturas (todas) visam a formar professores, como disseram. Você terá mais disciplinas sobre educação, didática e práticas de ensino (estágio).

    O bacharelado tem um perfil, digamos, mais técnico/profissional, mas não é fácil defini-lo.

    Abraços.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # set/08
    · votar


    CheshireCat

    Qual lei? Alguma coisa sobre ter aulas de música obrigatórias nas escolas?

    Sim!!!

    Essa lei separa a disciplina de música das demais areas das artes, como artes plasticas, teatro e dança.

    A música desenvolve aptidões em especial que essas areas de conhecimento (apesar de também muito importantes), não desenvolvem, graças a isso e algumas cositas mais, a música sera uma disciplina independente e unica.

    Antes ela era parte do conteudo da disciplina de artes.

    Abraço

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # set/08
    · votar


    CheshireCat

    Acho que a sua escolha depende mais do que você quer fazer. O que você quer mais, dar aulas, ser maestro, se especializar num instrumento?

    É isso ai, mas lembre-se que as vezes para conseguir determinado objetivo, deve-se antes tomar caminhos diferentes, para depois chegar a conclusão de seus reais objetivos.

    Abraço

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # set/08
    · votar


    CheshireCat

    Como será que vão ser essas aulas?

    A principio, o professor tera de definir boa parte do conteúdo e da forma de ensino, pois são poucas as escolas que possuem um plano de ensino de música.

    Mas o objetivo pricipal gira em torno da musicalização, trazer a vivencia musical ao aluno etc.

    A notação é um grande tabu, muito provavelmente não serão todos os professores que darão enfasê a isso, se fala também em notações alternativas, pois a maioria das pessoas acha o ensino da notação um pouco massante e de dificil interesse.

    Mas é dificil de saber pois muitos professores possuem idéias e vivencias diferentes.

    Espero ter ajudado em algo.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Onde fazer licensiatura em música?