Duvida sobre Cifragem analítica da melodia

    Autor Mensagem
    Jorgito
    Veterano
    # set/10


    E aí pessoal blz?

    Estava querendo aprender sobre o tema harmonia, então comecei a estudar as apostilas sobre Harmonia do Alan Gomes.

    Gostei bastante do material, bem claro e abrangente, e com bastante exercícios para fixar o aprendizado.

    Tenho assimilado bem o conhecimento e procurei resolver todos os exercícios propostos. Mas depois de ter aprendido sobre escalas, seus respectivos campos harmônicos, estrutura de acordes tríades e tétrades, cifra analítica, etc, me deparei com um exercício no qual não consegui seguir adiante:

    O exercício dá a melodia da música 'asa branca' e pede para escrever as Cifras analíticas e as respectivas cifras.

    A principio imaginei que era simplesmente utilizar cada nota da melodia como a fundamental e a partir dela formar a cifra, de acordo com seu grau no campo harmônico da escala (no caso, C).

    Mas ao verificar um exemplo anterior, notei que nem todas notas da melodia possuem uma cifra relacionada, e em outros casos a nota não tinha essa relação com a cifra.

    Minha dúvida é a seguinte: Como faço para identificar em quais momentos a cifra ocorre, e como identificar essa cifras a partir da melodia?


    Neste link está uma imagem do exercício, e do exercício anterior que citei: [IMG]http://dc274.4shared.com/img/380453544/1a83261e/0.140656161185752 97/exercicios.JPG[/IMG]

    Valeu desde já a aqueles que puderem me ajudar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre Cifragem analítica da melodia