Você improvisa sobre a harmonia? Então leia isso. Linear Jazz Improvisation, by Ed Byrne.

    Autor Mensagem
    CBraga
    Veterano
    # ago/10


    Moçada, vocês já ouviram falar no dr. Ed Byrne? Ele é um professor de Jazz dos EUA que já tocou com Chet Baker, Herbie Hancock, Dizzy Gillespie, entre outros. Foi professor na Berklee e tem doutorado em Jazz. Foi professor do Abe Laboriel, Kenny Werner, e hoje dá aulas dos professores da Yale, Berklee e Harvard.

    Este cara está dando aulas de improvisação pelo Skype e vendendo uns livros incríveis no site dele. Procurem por Ed Byrne Jazz. É massa. Eu estou estudando com ele e já estou treinando com os livros há 1 ano e meio.

    Os livros não tem muito texto, porque o sistema dele é realmente botar o cara pra treinar. Ele lança fora tudo que é bobagem e vai direto ao ponto, então não precisa saber muito inglês.

    O Linear Jazz Improvisation é um método que baseia a improv na melodia, notas guia, progressão do baixo e rítmos da melodia. Você reduz a melodia e a "targeteia" com grupos cromáticos, assim como as melodia extraídas das notas guia (3.a e 7.a dos acordes, que através da condução melódica entre os acordes, formam-se melodias) e o baixo. Os ritmos são tirados da melodia.

    O sistema mais usado na improvisação hoje em dia é o acorde-escala, em que se improvisa sobre a harmonia da música. O problema é que se joga a melodia fora, como se ela fosse apenas um pretexto pra galera demonstrar a técnica e conhecimento de escalas. Como disse Byrne, "esses caras soam com o index de um livro de escalas". Sabe, quando se improvisa com escalas apenas, você não faz referência à linguagem do estilo que se esteja tocando, porque escalas não são a linguagem, apenas vocabulário.

    Se vc só pensa em escalas, dê uma olhada no método desse cara. Você vai pirar a cabeça, como eu pirei.

    Curly
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    CBraga