Autor |
Mensagem |
Renan Gonçalves Flores Veterano |
# ago/10
Estou estudando os instrumentos usados na trilha do Crash. 1º Que instrumento é esse? 2º Como faz essa técnica de ir desafinando?
|
makumbator Moderador
|
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar
Renan Gonçalves Flores
Vc se refere ao instrumento agudo que altera afinação ao longo da faixa? Não me parece um tambor, e sim um instrumento muito usado em sonoplastia(em a pessoa sopra e ele faz um glissando). Não me lembro o nome...É o que faz aqueles sons de coisas caindo em desenho animado.
Mas no universo dos instrumentos de percussão, os tímpanos de orquestra são tambores afinados, e permitem glissandos para cima ou para baixo, utilizando-se o pedal do instrumento(que serve para trocar a nota que o tambor emitirá).
Mas pode-se fazer isso com qualquer tambor(ou som) via software, utilizando ferramentas e plugins de afinação.
|
Havenox Veterano |
# ago/10
· votar
botaozinho de pitch?
|
Renan Gonçalves Flores Veterano |
# ago/10
· votar
makumbator Na verdade esse tambor logo no início. Então deixa eu ver se entendi, o tímpano de orquestra tem um pedal que faz com a pela vá afrouxando ou esticando, é isso?
|
makumbator Moderador
|
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar
Renan Gonçalves Flores
Então deixa eu ver se entendi, o tímpano de orquestra tem um pedal que faz com a pela vá afrouxando ou esticando, é isso?
Sim, tradicionalmente se usava apenas para trocar as notas(em suma, poderia-se ter vários sons em um mesmo tambor).
Vamos dizer que havia uma seção com um tímpano em Bb e outro em Eb(é comum os tímpanos serem tocados com 1 par de tambores). Depois, na mesma música havia outra parte com as notas F e A. Então o timpanista já afina antes de tocar um marcador na posição em que a pele dá as notas que ele quer. E então, durante um pausa(pois o tímpanos tem sempre muitas pausas) pisa no pedal e move a pele até a marcação com a nota diferente que ele irá precisar mais à frente.
Em música contemporânea e moderna, passou-se a usar o pedal para fazer efeito de glissando também, ou seja, ir pisando no pedal enquanto se toca(coisa que na música mais antiga não se fazia).
|