Livro de Cifras ( Teoria Completa )

    Autor Mensagem
    blonski
    Veterano
    # mai/10


    Agradeço muitíssimo, se algum professor de "Teoria Musical" ou profissional da música, puder ajudar, indicando o livro !

    Ps: Utilizei exaustivamente a busca deste fórum, e definitivamente não existe nenhum tópico indicando, o nome de um Livro de teoria de Cifras , mesmo que seja em Inglês, ajudará e muito !

    Note que estou sendo bastante específico, na busca deste livro !

    Não é possível que neste fórum que trata especificamente sobre o tema de Cifras inclusive dando nome ao fórum, ninguém conheça um livro para indicar, que trate em profundidade sobre este tema, para aqueles que estudam música com seriedade.

    Muito obrigado aqueles que estiverem dispostos a ajudar !

    kiki
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    hm... não sei se existe "teoria de cifras".

    existem livros de harmonia, que estuda por cifra e tambem pro partitura.
    como o livro do almir chediak, ou do ian guest.

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    blonski

    Não existe tal livro, pelo menos em português. Não se estuda cifra sem estudar harmonia(a não ser que vc queira apenas decorar a formação de algumas posições, sem saber a origem de cada nota ou intervalo em determinado acorde)

    Procure um livro de harmonia mais voltado para música popular(jazz incluisve), que irá tratar de cifras também.

    Os dois citados pelo kiki cumprem esse papel.

    blonski
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pois, é eu pesquisei bastante e estou tendo dificuldade em encontrar este livro, pois todo mundo utiliza, cada um sabe um pouquinho, mas não tudo. Tem que haver um livro específico que trate sobre este tema, pois, a informação tem que ter uma base catedrática, uma fonte original donde se utilizam todos os outros livros baseados em Cifras.

    Obrigado !

    makumbator
    Moderador
    # mai/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    blonski

    Não existe um fonte única para esse assunto. Harmonia é algo muito vasto e antigo para ser tradada dessa maneira.
    Existem "n" tratados e livros sobre o assunto, vindo das mais diversas escolas, com diferentes abordagens e práticas(ao longo do tempo e do espaço).

    Vc não vai encontrar tal livro mágico, pelo simples fato que ele não existe. Basta que vc estude harmonia que entenderá de maneira completa a cifragem de acordes.

    Vc tem algo contra estudar harmonia, ou é impressão minha?

    ricolb
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    blonski
    O que você está procurando é o "Dicionário de acordes cifrados" de "Almir Chediak".

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    ricolb

    Mas ele não é profundo, é um mero compêndio de acordes cifrados(o que não deixa de ser útil, mas não atende à profundidade buscada pelo blonski)

    blonski
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu estou estudando Saxofone Tenor e Teoria Musical no CMPB, ( Conservatório de Música Popular Brasileira ) em Curitiba. Resolvi deixar um pouco de lado o autodidatismo multi instrumentista, e partir para os estudos na música com professores, daí a necessidade de entender em profundidade além das partituras, as Cifras. Atualmente estou estudando as diversas escalas, Pentatônicas, Arpejos, Ciclos de 4º e 5º. Ritmo e Som, Método Amadeu Russo, dentre eles um ótimo livro que encontrei. "Escalas para Improvisação" de Luciano Alves, que como em outros livros utiliza Cifras também.
    Harmonia, com prazer, eu vou estudar ! Mas as Cifras, das quais, como a maioria, tenho uma noção, falta encontrar o livro para estudar em profundidade.

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    blonski

    Mas então vc já está no caminho certo! Estudando o que deve!

    O livro do Luciano(das escalas) é um dos mais práticos e melhores em português sobre o assunto.

    Acho que vc talvez não compreenda como funciona o sistema de cifras(ou seja, como decupar tal cifra no acorde). É isso? Caso seja isso, os livros que o kiki recomendou irão sanar as suas dúvidas(pois eles demonstram como funciona o sistema, e então a partir desse conhecimento vc poderá decifrar qualquer cifra).

    Mas caso vc saiba como elas funcionam, e queira um compêndio desses com trocentas cifras, pegue a indicação do ricolb, ou mesmo o Chords(Joe Charupakorn).

    blonski
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Vi o Dicionário de Acordes Cifrados de Almir Chediak e também Harmonia & Improvisação do mesmo autor, que está em minhas mãos; emprestei na Biblioteca do CMPB para avaliar se valeria a pena comprá-los. Ambos não tem o que haveria num Livro de Teoria Completa de Cifras. São bastante voltados para violão, guitarra, etc..., estes músicos podem se beneficiar destes livros, entretanto, para aqueles que buscam a informação do início ao fim em Teoria Completa de Cifras, não vão encontrar nada mais que o "Bonde Andando", os quais não servem para função em suas mais de 300 páginas cada, em dois volumes no Harmonia & Improvisação, deixando muito a desejar em organização e conteúdo pelos R$ 140,00 que se paga por eles em média, parecendo terem sido endossados por grandes nomes, por amizade e jogada de marketing, visto que a mesma editora lançou songbooks daqueles que dão o endosso nos livros de Almir Chediak.
    A busca Continua..., deve haver um livro enxuto sobre o tema deste tópico.

    Obrigado !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livro de Cifras ( Teoria Completa )