Sobre as atribuições e análises que são feitas sobre a música

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# fev/10 · Editado por: Konrad


Bom, como minha área de estudo e atuação envolve também o estudo da Sociologia e da História das Mentalidades, uma dúvida me sobreveio ao tentar aplicar os conceitos ou mesmo ao traçar um paralelo entre Literatura e Música (que aliás são primas freiras lésbicas que mantém um caso meio que encoberto).

Quais seriam critérios claros e objectivos que pudessem definir "música de qualidade"? Não quero cair no relativismo pós-moderno que em uma tentativa infundada de respeitar o intolerável cai em uma negação de qualquer atribuição de valor baseada em princípios primeiros, colocando tudo o que for relacionada a música no mesmo saco.

Noto também um conflito paralelo ao que vejo nas escolas literárias já passadas em que uma geração simplesmente despreza e ridiculariza a anterior, engedrando preconceitos e legando a muita gente boa o oblívio que só a História é capaz de dar. Nosso grande poeta Olavo Bilac é uma vítima disso, só para citar um exemplo que me ocorre agora.

Certamente esse movimento de insatisfação é o que faz com que ideias e resultados novos surjam apenas para depois serem rejeitados e detonados dando origem a novas ideias e resultados que servirão de lenha para a fogueira da próxima geração..... este ciclo de eterno retorno é o que faz o mundo girar, sem sair do lugar, aparentemente.

Considerando isso, gostaria de escutar de vocês quais seriam os critérios práticos e objetivos que podem definir o que é bom, e o que não é bom, e mesmo a definição do que é o bom e o que não é o bom em música, sempre mantendo um critério objetivo e prático. Se eu fosso um pouco mais idealista sugeriria que chegássemos a um ponto em que gosto pessoal fosse deixado de lado.... ehhehe. Mas, ciências sociais não chegarão nunca a isso.

Qual sua abordagem? Pragmático? Utilitarista? Idealista?

Você acha que a música tem funções práticas na vida humana, podendo ser racionalizada inteiramente? Ou pelo contrário? Acha que ela é um processo de expressão de sentimentos íntimos intrinsicamente ligados à natureza humana? A fúria criativa de Horácio ou a frieza analítica de Kant?

Não quero com essa proposta de forma nenhuma negar a natureza subjetiva e genial da música, afinal, segundo Benedetto Croce ela é a mais bela e patética das artes, posto que depende de um item a mais do que a literatura por exemplo, ela depende daquele que a executa, e que consequentemente coloca algo de si naquilo, diferentemente do texto escrito que pode ser acessado de forma mais directa autor-leitor;

Até que ponto a "qualidade" depende do tempo histórico? até que ponto depende da capacidade intelectual de quem a ouve? Até que ponto depende do contexto social? Seria uma questão de costume? Aprendizado? Até que ponto o subjectivo pode ser esmiuçado de forma objectiva?

O que faz determinado compositor grande? Quais fatores foram levados em consideração nessa atribuição de valor?

Enfim, tenho minhas ideias, mas quero discutir e ouvir e tentar por ordem no caos. hehe

Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Ao meu ver, seria melhor postar este tópico no fórum de música Erudita ou música em geral.
O fórum de guitarra só tem um monte de gente com visão super limitada de música, além de incapacitadas de estabelecer critérios comparativos e de confundir critérios objetivos com subjetivos, tentando levar tudo pro lado do subjetivo, devido a falta de argumentos.

mum
Veterano
# fev/10 · Editado por: mum
· votar


edit

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


Então, vcs compraram esse baseado onde???

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Ao meu ver, seria melhor postar este tópico no fórum de música Erudita ou música em geral.

Eu errei... novato burro é redundância... hehe. Vou pedir para moverem.

mum
/humildade

Cara, nem é falta de humildade. Eu só quero ouvir (ler) as opiniões do pessoal, afinal discutir é a melhor forma de aprender. Nem que seja com idiotas.

Ademais eu não afirmei nada nem me pus em posição nenhuma.

=)

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Konrad
Me referia ao Tio Ruth

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Konrad
Nem que seja com idiotas.

Editado a pedido do dono =D

mum
Veterano
# fev/10 · Editado por: mum
· votar


The Root Of All Evil
Negativei seu primeiro post, mas o segundo eu dei +1. Sempre saem pérolas nestes tópicos hahahahaha.

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Will Bejar
Então, vcs compraram esse baseado onde???

Lugar nenhum, mano. Tomei chá de fita.

Sério , eu não tenho intenção de transformar isso em um debate filosófico vazio (sic) que usa termos pomposos sem significado algum. Quero opiniões.

Em vez de insinuar que eu estou drogado (heheh) responda a uma das perguntas lá, pô! Sério mesmo! Eu quero saber...

Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


mum

Onde faltou humildade ali, se eu não me coloquei melhor do que ninguém?
Coloquei as pessoas que frequentam os outros fóruns, que frequentemente demonstram um conhecimento sobre este assunto daqui do tópico, enquanto que se você for ver a do pessoal do fórum de guitarra é:

Van Halen influenciou todo mundo a usar taping depois dele.
Hendrix é o melhor músico da história e maior revolucionário musical.

Fora que relacionar literatura com períodos musicais não é comum das pessoas deste fórum, no entanto, os períodos de música erudita praticamente são definidos de forma igual, por isso, sugeri moverem praquele tópico.

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Pode deixar aqui mesmo então!

Melhor editar isso lá... hehe

mum
The Root Of All Evil
Me referia ao Tio Ruth


Ah tá.

mum
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Não sei se foi a intenção, mas teu post pareceu meio arrogante. E sei que você frequenta bastante o fórum de musica erudita, daí pareceu um pouco mais arrogante. Você é uma das pessoas que eu mais admiro nesse fórum, sempre objetivo e tem uma puta visão das coisas, e também concordo que 90% das pessoas do fórum de guitarra (no de baixo também) são novatos que ainda tão na fase Slash X Angus Young, e não tem base pra responder um post desse tamanho. Nem eu sei responder uma pergunta tão complexa como essa hehehe. Enfim, desculpa, to longe de querer arrumar confusão. Editei o Post.

Abc

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


mum
e também concordo que 90% das pessoas do fórum de guitarra (no de baixo também) são novatos que ainda tão na fase Slash X Angus Young

Então cara, foi exatamente isso que eu quis dizer com meu post, por incrível que pareça tentei usar eufemismo, mas parece que saiu pela culatra =/

Eu não queria parecer arrogante não, mas é que de fato o tópico de guitarra não teria as pessoas mais corretas pra discutir este assunto.

Tanto é que já teve uns 15 posts e até agora a discussão sobre o assunto não começou.

Konrad
Pede lá pra moverem e apagar todos os posts!

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


mum
Nem eu sei responder uma pergunta tão complexa

Sabe sim cara. Não estou a perguntar qual é a fórmula da Coca... poste lá sua opinião, o que acha, seus critérios!

The Root Of All Evil
Hendrix é o melhor músico da história e maior revolucionário musical.

Não é isso. Mas é quase. =) Heheh

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


Konrad
hehehehe...cara, de verdade, difícil responder...acho que não vai ter uma resposta boa tão cedo. O que certamente vai ouvir é que:
-Ah, eu ouço o que me agrada o ouvido. (o que é uma mentira já que a gente ouve tanta m**** por aí...rs)

Fora isso, pra mim música de qualidade tem que ter pelo menos um dos fatores abaixo:
-boa produção;
-bom "riff"
-boa letra

É isso??? Se não é isso, pediria que fosse mais objectivo na pergunta tb...rs...

PS: chá de coca é muito bom!!! E não dá barato!!!

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Will Bejar

É por ai. =)

O que faz um riff ou uma letra bom ou boa?

Smoke on The Water é bom? Por que sim, por que não?

PS: Eu acho genial, e essa música foi incluída em uma das sondas que continham "amostras" da produção humana, sonda essa que foi lançada e que já saiu do sistema solar! heeh

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Will Bejar
Fora isso, pra mim música de qualidade tem que ter pelo menos um dos fatores abaixo:
-boa produção;
-bom "riff"
-boa letra



Dai podemos concluir algumas coisas:

ser para ser uma boa música, ela tem que ter uma "boa letra" então significa que boa música não pode ser instrumental.

Se tem que ter um bom Riff, então a música tem que ser Rock, pois vários estilos musicais não são baseados em Riffs.

Se tem que ter uma boa produção, então a música pra ser boa tem que ser gravada, portanto, se eu pegar uma partitura achada num castelo inglês,que nunca foi gravada e, portanto, produzida (acredito que este é o termo a que "produzida" se refere), a música, pela sua definição, não será boa.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Will Bejar
The Root Of All Evil
Podemos trocar a palavra riff por melodia?

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

Calma rapaz! a discussão está começando, ele não tencionou citar todos os fatores, apenas alguns! Tem-se de começar por algum lugar!

uma partitura achada num castelo inglês,

Isso é o curioso da música. A representação dela no papel (partitura) não passa de representação, não é ao menos registro!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades
Podemos trocar a palavra riff por melodia?

Não.
O mais adequado seria "tema".
Mas ainda assim, tema e riff são diferentes.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Konrad
Calma rapaz! a discussão está começando, ele não tencionou citar todos os fatores, apenas alguns! Tem-se de começar por algum lugar!


Então, eu estava apenas apontando algumas das falhas que eu encontrei nos fatores que ele citou.
É fato que ele conhece várias músicas que acha boas, sendo instrumentais, não baseadas em riffs e não produzidas.

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades
Podemos trocar a palavra riff por melodia?

É válido...

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


ser para ser uma boa música, ela tem que ter uma "boa letra" então significa que boa música não pode ser instrumental.


Acho que no caso de musica instrumental isso pode ser desprezado.. levando-se em conta a parte melódica

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Konrad
Isso é o curioso da música. A representação dela no papel (partitura) não passa de representação, não é ao menos registro!

Pode ser verdade.
Pra algumas pessoas é mais do que o suficiente para saber o som que a música vai ter (queria eu ter esta capacidade).
Mas no caso, pegar uma partitura e tocar no violão,por exemplo, ela não terá produção nenhuma e você poderá ter encontrado uma música boa.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Ok, que seja tema.

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Pode ser verdade.
Pra algumas pessoas é mais do que o suficiente para saber o som que a música vai ter (queria eu ter esta capacidade).


Bom, mesmo assim esse sujeito hipotético não se difere muito de um escritor que produz para si. É belo sobre ponto de vista estético baseado em gostos e capacidades pessoais.... mas e o resto? e o encontro entre escritor e leitor?

Na música ainda tem-se compositor, quem executa e que aprecia! Se os três forem a mesma pessoa, mesmo assim ainda faltará algo, pois não consigo conceber a música como arte enjaulada e de si para si! Tem que haver público, tem que hever ouvintes!

Niandra Lades
The Root Of All Evil
Ok, que seja tema.


Pede para ele definir tema! ehhe

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Konrad
Bom, mesmo assim esse sujeito hipotético não se difere muito de um escritor que produz para si.

Não, cara, o que eu quis dizer é que tem gente que só de olhar pra partitura consegue ouvir a música na cabeça.
Não estava me referindo somente ao autor da música, mas de qualquer um com esta capacidade que pegue uma partitura, pra ele vai ser como ouvir a música.

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Não, cara, o que eu quis dizer é que tem gente que só de olhar pra partitura consegue ouvir a música na cabeça.

Eu entendi, só acrescentei o que acho, para explicitar bem a natureza diferente da música. ;)

Andras
Veterano
# fev/10
· votar


Não quero cair no relativismo pós-moderno que em uma tentativa infundada de respeitar o intolerável cai em uma negação de qualquer atribuição de valor baseada em princípios primeiros, colocando tudo o que for relacionada a música no mesmo saco.

Pra mim, esse é o grande problema pós-moderno, não só da música.

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
ser para ser uma boa música, ela tem que ter uma "boa letra" então significa que boa música não pode ser instrumental.
Errado...eu disse que tem que ter um do itens citados pra ser boa...

Se tem que ter um bom Riff, então a música tem que ser Rock, pois vários estilos musicais não são baseados em Riffs.
Como vcs me corrigiram, usei um termo excuso...pode ser tema, ou melodia, ou o que seja...e como vc entendeu o que eu quis dizer...errou de novo.

Se tem que ter uma boa produção, então a música pra ser boa tem que ser gravada, portanto, se eu pegar uma partitura achada num castelo inglês,que nunca foi gravada e, portanto, produzida (acredito que este é o termo a que "produzida" se refere), a música, pela sua definição, não será boa.
Errou de novo, pois mesmo não sendo gravada, ainda assim vai ter uma das duas classificações acima.

Dai podemos concluir algumas coisas:
que vc vem com esse papo de advogado, tentando fazer um suspeito confessar o crime a todo custo, mesmo sabendo o que está nas entrelinhas.

Acho que minha resposta deixou mais claras as minhas ideias.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre as atribuições e análises que são feitas sobre a música