Jovem Guarda é fundamental sim!

Autor Mensagem
Musicólatra
Veterano
# nov/09


Gostaria de propor um debate sobre a importância da Jovem Guarda na música brasileira, importância essa que muitos não admitem ou fingem não admitir. Ontem eu li uma entrevista que o Renato Barros, líder e vocalista da banda Renato e seus blue caps ( Banda de rock mais antiga do mundo ainda em atividade ), deu há alguns anos, onde ele disse que a Jovem Guarda foi um movimento de rock and roll e que todos os que participaram dela levantaram a bandeira do rock no Brasil. Acho que definição melhor do que essa não existe. Eu sou um dos maiores defensores da Jovem Guarda pq pra mim ela abriu portas e influenciou muita gente que veio depois, inclusive a Tropicália, o próprio Caetano já afirmou isso. Eu vejo que muito do preconceito que existe em torno da Jovem Guarda, deve-se ao fato de que muitos sucessos eram versões, pra mim essa é a “mancha” que existe. Daí surge um monte de pseudo-crítico dizendo que tudo não passou de uma cópia mal feita do que se fazia no exterior. Eu procuro ter uma visão mais otimista, acho que a Jovem Guarda teve grande compositores e grande músicos, exemplo: Getúlio Côrtes, Roberto Carlos, The pop´s, Renato Barros, Lafayette, Raulzito ( a fase jovem guardista do Raul é pouco conhecida até pelos fãs dele ) e muitos outros. Um detalhe importante: todos esses que foram citados são compositores que passam longe de simples versões. Sem contar que o Renato já era roqueiro muito antes da Jovem Guarda existir, assim como o Raul que já fazia barulho na Bahia. Infelizmente, a cultura Brasileira de um modo geral não é devidamente preservada. Outro dia eu estava conversando com o meu pai sobre o Zé do Caixão, o cara é um dos pouquíssimos atores nesse país que faz filme de terror e a gente quase não vê ninguém falando nele, aí o que acontece: ele tem que ir pro exterior pra ser reconhecido! O mesmo acontece com o Mazzaropi, um gênio que pode tranquilamente ser elevado ao mesmo patamar de um Chaplin, só que infelizmente nasceu no Brasil. Como dizia Raul: falta de cultura pra cuspir na estrutura e que culpa tem Cabral?

buddy guy
Veterano
# nov/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Musicólatra


Vc esqueceu de citar entre os compositores o grande Erasmo Carlos(Tremendão). Que haja vista,a grande maioria dos sucessos que o Roberto Carlos canta,tem dedo do Erasmo. Ao meu ver (gosto particular meu ) prefiro Erasmo.

EDIT http://www.youtube.com/watch?v=ZLwLflzSE_c


EDIT 2 http://www.youtube.com/watch?v=Ku3COdqRP1M

EDIT 3 http://www.youtube.com/watch?v=y523fFuiG3Q

EDIT 4 http://www.youtube.com/watch?v=dSUoaMN0M7Q

Musicólatra
Veterano
# nov/09 · Editado por: Musicólatra
· votar


Buddy Guy

Sim, eu tb gosto muito do Erasmo, principalmente nos anos 70, é outro roqueiro importantíssimo e muito injustiçado.

Musicólatra
Veterano
# nov/09
· votar


E eu tb esqueci de citar o grande Paulo Cézar Barros, excepcional baixista! Pra mim o melhor do Brasil.

Headstock invertido
Veterano
# nov/09
· votar


Erasmo Carlos
Tem umas vinhetas na Mtv com ele que dá vergonha alheia.

buddy guy
Veterano
# nov/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Musicólatra
Buddy Guy

Sim, eu tb gosto muito do Erasmo, principalmente nos anos 70, é outro roqueiro importantíssimo e muito injustiçado.




Cara,te juro que eu eia comentar este lance de injustiça com o Erasmo. Foi meio telepatia isso aí heim? Hehehe..... O Roberto C. deve muito ao Erasmo. Curto muito o tremendão !!!!!!!!!!!!!

jimmy vandrake
Veterano
# nov/09 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Musicólatra

Eu acho o som da jovem guarda bem morno, mas simbolizou o rock nacional na época. Acho que o que vc colocou no sentido de dar o espaço para o gênero rock foi sim de extrema importância, sem eles ninguém conseguiria exisitir nos meios de comunicação.
O cenário do Brasil também era dominado por produtores interessados apenas em Bossa Nova e MPB, e qualquer estilo fora disto não servia.
Não era muito diferente do que acontecia na Europa que era comandada pela BBC e seus conservadores que tinham interesse no controle cultural da arte, e nunca pensavam em música como negócio. A linha de raciocínio era sempre a mesma determinar o que era bom para os jovens, como uma espécie de censura.
Disto surgiu o movimento de liberdade de expressão através do Rock, que mais underground impossível. Ou tocava em bares e casas noturnas que não tinham nada a perder e ao contrario das gravadoras e rádios conservadoras se arriscavam em faturar as custas do que a juventude queria. No caso das grandes bandas, simplesmente atravessavam o atlântico e iam direto para o país da liberdade e do faturamento alto, EUA. Onde as coisas aconteciam em favor do faturamento e não da censura.
Como este comportamento era uma cultura mundial , aqui não era diferente, funcionavam de maneira semelhante. Acho que até hoje ainda tem estes resquícios nas grandes gravadoras. Nada de Rock.
Quanta a influência acho que o que veio depois, foi mais pelas grandes bandas Inglesas e Americanas do que pela própria Jovem Guarda.
Mas indiscutivelmente eles tem suma importância no cenáro nacional.

Musicólatra
Veterano
# nov/09
· votar


Jimmy Vandrake

Muito boa sua análise, de fato parece que realmente sempre houve um interesse maior pela Bossa Nova e pela MPB.


Eu acho o som da jovem guarda bem morno, mas simbolizou o rock nacional na época.

Não apenas simbolizou como foi o primeiro movimento verdadeiramente rock and roll no Brasil.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


Musicólatra
Ontem eu presidi uma mesa de debates na UNESA, num evento no Dptº de História (da qual sou um dos coordenadores) onde discutimos a MPB e a ditadura militar e uma ex-estagiária minha, e hoje mestranda da UFF, abordou o tema da Jovem Guarda. Foi um debate muito proveitoso.
Abç

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


Musicalmente, o trabalho do Erasmo Carlos merece respeito, inclusive tem muitas coisas boas em termos de timbres, solos e linhas de baixo. Alguns outros bons músicos foram revelados também no movimento.

Mas de uma maneira geral, o movimento foi simplesmente um pastiche mal feito do que acontecia lá fora, um retrato congelado no tempo que ficou de um país isolado, ingênuo, subdesenvolvido e complexado culturalmente.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/09
· votar


Curly
ingênuo,
e complexado culturalmente.

Exatamente isto, por esta razão era morno, um rock que precisava de selo de bom comportamento.

lbgarcia
Veterano
# nov/09
· votar


até onde eu sei, oq mais se contesta não é a qualidade musical, mas a questão ideológica. num período em que havia movimentos engajados politicamente, a jovem guarda fazia uma música considerada alienada. certo?

Musicólatra
Veterano
# nov/09 · Editado por: Musicólatra
· votar


lbgarcia

Certo.

Mauricio Luiz Bertola

Eu queria muito ouvir uma mestranda da UFF falando sobre Jovem Guarda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


Musicólatra
Eu estava lá, dirigindo a mesa, e ela é a maior gatinha.....

buddy guy
Veterano
# nov/09
· votar


Curly



Musicalmente, o trabalho do Erasmo Carlos merece respeito, inclusive tem muitas coisas boas em termos de timbres, solos e linhas de baixo. Alguns outros bons músicos foram revelados também no movimento.

Mas de uma maneira geral, o movimento foi simplesmente um pastiche mal feito do que acontecia lá fora, um retrato congelado no tempo que ficou de um país isolado, ingênuo, subdesenvolvido e complexado culturalmente.



É camarada Curly,com estas palavras vc definiu bem a coisa !!! 1 na conta !!!

buddy guy
Veterano
# nov/09 · Editado por: buddy guy
· votar


jimmy vandrake
Musicólatra

Eu acho o som da jovem guarda bem morno, mas simbolizou o rock nacional na época. Acho que o que vc colocou no sentido de dar o espaço para o gênero rock foi sim de extrema importância, sem eles ninguém conseguiria exisitir nos meios de comunicação.
O cenário do Brasil também era dominado por produtores interessados apenas em Bossa Nova e MPB, e qualquer estilo fora disto não servia.
Não era muito diferente do que acontecia na Europa que era comandada pela BBC e seus conservadores que tinham interesse no controle cultural da arte, e nunca pensavam em música como negócio. A linha de raciocínio era sempre a mesma determinar o que era bom para os jovens, como uma espécie de censura.
Disto surgiu o movimento de liberdade de expressão através do Rock, que mais underground impossível. Ou tocava em bares e casas noturnas que não tinham nada a perder e ao contrario das gravadoras e rádios conservadoras se arriscavam em faturar as custas do que a juventude queria. No caso das grandes bandas, simplesmente atravessavam o atlântico e iam direto para o país da liberdade e do faturamento alto, EUA. Onde as coisas aconteciam em favor do faturamento e não da censura.
Como este comportamento era uma cultura mundial , aqui não era diferente, funcionavam de maneira semelhante. Acho que até hoje ainda tem estes resquícios nas grandes gravadoras. Nada de Rock.
Quanta a influência acho que o que veio depois, foi mais pelas grandes bandas Inglesas e Americanas do que pela própria Jovem Guarda.
Mas indiscutivelmente eles tem suma importância no cenáro nacional.


Camarada Vandrake também,+1 na conta !!!

Musicólatra
Veterano
# nov/09 · Editado por: Musicólatra
· votar


Jimmy Vandrake

Quanta a influência acho que o que veio depois, foi mais pelas grandes bandas Inglesas e Americanas do que pela própria Jovem Guarda.

Mas alguns músicos foram influenciados pela Jovem Guarda, Zé Ramalho é um deles. E creio que muitos outros também sofreram essa influência. Mas que a Jovem Guarda tem bons músicos, não dá pra negar. Lafayette é um dos maiores músicos desse país e um dos maiores do mundo!

JEFF_SAN
Veterano
# abr/10
· votar


Foi o primeiro grande movimento de música no Brasil que utilizou-se da guitarrra elétrica, e basicamente, foi o início do Rock no Brasil.

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/10 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


da banda Renato e seus blue caps ( Banda de rock mais antiga do mundo ainda em atividade )

O mesmo acontece com o Mazzaropi, um gênio que pode tranquilamente ser elevado ao mesmo patamar de um Chaplin, só que infelizmente nasceu no Brasil


mas nem a pau juvenal!

Lou Bergs
Veterano
# abr/10 · Editado por: Lou Bergs
· votar


Aproveitando o UP!!

ouvi o disco "Manhãs de Setembro" da Vanusa (aquela da versão vanguardista do hino) e essa musica em especial me chamou a atenção.

Soube que houve uma fase psicodelica da Jovem Guarda queria saber mais a respeito, achei pouca informação na internet.

Vanusa - What to Do



Ouçam!

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# abr/10
· votar


Soube que houve uma fase psicodelica da Jovem Guarda queria saber mais a respeito, achei pouca informação na internet.

não. Jovem Guarda é aquela coisa que todo mundo conhece. Alguns músicos dessa onda que se aventuraram a fazer uns discos psicodélicos na virada de 60/70. Eduardo Araújo, Ronnievon, Erasmo Carlos etc. Até o Robertão chegou a flertar com o psicodelismo, mas não de forma escancarada.

JEFF_SAN
Veterano
# abr/10
· votar


"Você não serve pra mim", de 1967, tem um ar psicodélico. Acho que foi a coisa mais "psicodélica" que o Roberto Carlos fez. E é também uma das melhores músicas da Jovem Guarda ! Lafayette colocou um timbre no órgão que ficou ao estilo do que bandas psicodélicas, como The Doors, utilizavam.

Musicólatra
Veterano
# abr/10 · Editado por: Musicólatra
· votar


rhoadsvsvai

Meu amiguinho, eu não falei da boca pra fora. A banda Renato e seus blue caps é a banda de rock mais antiga do mundo ainda em atividade, eles entraram para o livro dos recordes. É só pesquisar na internet que vc vai encontrar informações a respeito.

E Mazzaropi foi um gênio do cinema brasileiro, cite algum outro comediante do Brasil que faz ou fazia o mesmo estilo do Mazza. Ele criou um estilo que até hoje eu não vi substituto.Pra mim os dois maiores comediantes do Brasil são o Mazzaropi e o Chico Anysio.

Sobre a música "Você não serve pra mim" que o Jeff_San citou acima é de autoria do Renato Barros, da banda Renato e seus blue caps.

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/10 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar



Meu amiguinho, eu não falei da boca pra fora. A banda Renato e seus blue caps é a banda de rock mais antiga do mundo ainda em atividade, eles entraram para o livro dos recordes. É só pesquisar na internet que vc vai encontrar informações a respeito.


e quanto aos rolling stones?

ou melhor ,e quanto a chuck berry?o primeiro roqueiro.e ainda ta em atividade!

E Mazzaropi foi um gênio do cinema brasileiro, cite algum outro comediante do Brasil que faz ou fazia o mesmo estilo do Mazza. Ele criou um estilo que até hoje eu não vi substituto.Pra mim os dois maiores comediantes do Brasil são o Mazzaropi e o Chico Anysio.


sim mazzaropi foi um genio do cinema.exelente comediante concordo.mais comparar ele com o chaplin é a mesma coisa q querer comparar kiko loureiro com hendrix.

Musicólatra
Veterano
# abr/10
· votar


rhoadsvsai

e quanto aos rolling stones?

Muita gente pensa que os mais antigos são os Stones, até eu pensava...mas olha na internet, tem sites falando sobre isso, alguns sites confiáveis. Chuck Berry é artista solo, no caso, estamos falando de banda.

Dogs2
Veterano
# abr/10
· votar


acho jovem guarda MUITO tosco mesmo, tipo cafona
eu gostava do progressivo nacional que era muito mais trü

Musicólatra
Veterano
# abr/10
· votar


Os Stones formaram em 1962, RSBC toca desde o final dos anos 50.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


Foi um grande movimento de clichês bregas que não deve ser esquecido pra não correr o risco de ser retomado.

Powerslave158
Veterano
# abr/10
· votar


na época da Jovem guarda, os caras da Bossa Nova chegaram a fazer um protesto contra a guitarra nas músicas!

JEFF_SAN
Veterano
# abr/10
· votar


TEM UMA CAMBADA DE TROXA NESSSE FÓRUM QUE NÃO ENTENDE NADA DE MÚSICA E FICA DANDO PAU NA JOVEM GUARDA, SEM APRESENTAR ARGUMENTOS DECENTES.

E a propósito, Renato e Seus Blue Caps é SIM a banda de rock mais antiga em atividade no mundo.

SE QUEREM CRITICAR, APRESENTEM ARGUMENTOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jovem Guarda é fundamental sim!