Dúvida na utilização dos acordes

Autor Mensagem
Sr F
Veterano
# out/09


Olá pessoal,

Tenho uma dúvida na hora de atribuir um acorde para uma música. Estava observando a letra que escreveram numa banda e também percebi as notas da mesma. Perguntei para a responsável pela letra em que tom estava a musica, e ela disse "em E"; até ai tudo bem, ela mesma disse que é a escala MAIOR de E, mas a minha dúvida é que no momento da analise sobre a letra cifrada, percebi que tinha o F#m (ou Fm#, não exatamente como se escreve); na escala de E tem o F# e agora vem a minha pergunta, eu posso colocar a nota menor na escala Maior? Assim, sou iniciante e gostaria de saber isso para poder montar minhas próprias cifras futuramente.

Procurei no campo de busca e não encontrei algo relativo a isso.

Obrigado a todos!

zedoidiao
Veterano
# out/09 · Editado por: zedoidiao
· votar


Acho que,o que importa é se vai ficar bom músicalmente ouvindo,se combinar com o que vc tá querendo fazer,se soar bom porque não?Mas não sou um cara com conhecimento teórico mas espero ter ajudado

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa tarde!!!

Sr F
Antes de mais nada é preciso ter muito bem defidos os conceitos de Nota e Acorde para que se fale a mesma lingua.
Feito isso, não há nada de errado neste F#m, já que ele é o II Grau do Campo Harmônico de E.
Finalmente, apesar de ser possível que não tenha na BUSCA especificamente este caso, há excelentes tópicos sobre Campo Harmônico e sobre Escalas e Modos. Faça sua pesquisa em cima destes assuntos e se tiver dúvida, basta colocar nestes tópicos já criados.
Valeu!!!

Sr F
Veterano
# out/09
· votar


Está ai, não conheço nada sobre campo harmônico.

=\

Desanimo!

Sr F
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues

Você pediu para eu analisar tópicos sobre campo harmônico, mas eu não entendi o que foi determinado lá.

Tem como você me ajudar? Me explicar e dar detalhes de como é?

Obrigado!

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa tarde!!!

Sr F
Cara, eu não sei exatamente qual é a sua dúvida.
Como eu falei, vc precisa ter entendido certos conceitos que não sei se vc sabe. É complicado tentar explicar sem saber por onde começar ou qual o seu nível.
Valeu!!!

Joka Cardoso
Veterano
# out/09
· votar


cara aprende um pouco sobre CAMPOS ARMONICOS

mas o fundamental é tu saber que na musica não tem essa de regrinha não.. faça o que o seu coração achar bonito..


www.myspace.com/jokacardoso

Penta_Blues
Moderador
# out/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Joka Cardoso
Vou discordar de vc meu camarada.
Música tem regras sim, flexíveis, mas ainda assim existentes.
Há regras num Campo Harmônico, há regras para Modulação, há regras em Progressões, há regras em Cadência, há regras para se construir Escalas, enfim, há várias delas.
Inclusive, se vc fizer aquilo que seu coração determinar, e depois analisar teoricamente o que foi feito, perceberá que até esta sua inspiração seguiu regras, apesar de vc não leva-las em conta.
Não há dúvidas que em Música, regras foram feitas para serem quebradas, mas até isso tem regra: o bom senso...
Valeu!!!

Sr F
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues

O que não entendi foi interpretar isso:

MAIOR:

T - 2/9 - 3 - 4/11 - 5 - 6/13 - 7M - 8


MENOR:

T - 2/9 - b3 - 4/11 - 5 - b6 - 7 - 8


Ficou confuso! :S

Assim, meu conhecimento é básico; consigo montar as escalas maiores e menores. Agora tem este lance de campo harmônico que não entendi bem. Ficou meio confuso na teoria. Queria aprender para poder então determinar alguns acordes para certas musicas.

Joka Cardoso
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues

po cara.. tudo bem.. aceito sua opnião...

mas tudo pode ser musica... existem maestros que fazem de tudo..

quem num conhece akele cara que fez uma sinfonia só com o silencio?uns 4 minutos de absoluto silencio...

eu vi um video uma vez de um maestro europeu que gostava de usar variaçoes de 1/4, 1/5,1/10 de tons...

tah certo que as musicas que a maioria do mundo curte, são musicasque seguem algumas regrinhas, mas sempre existe o alternativo mais alternativo que tudo.. com musicas sem o minimo nexo, mas que saem do coração de seus compositores...

abraço!
www.myspace.com/jokacardoso

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa noite!!!

Sr F
Por isso que eu te disse que é preciso ter um ponto de partida e saber o que vc sabe.
O que vc colocou foram os intervalos que formam as Escalas, com um pequeno erro na 7. Em cima disso vc tem a possibilidade de formar os Acordes e consequentemente o Campo Harmônico.
Para vc determinar o Tom da música, vc precisa saber além de Campo Harmônico, Progressões e Harmonia.
O que eu lhe recomendo é paciência e procurar um bom professor, pois o assunto é vasto e necessita de acompanhamento. Coisa um pouco complicada de fazer por aqui.
Os tópicos são excelentes, mas é preciso um certo direcionamento pra não se perder em meio a tanta informação.

Joka Cardoso
quem num conhece akele cara que fez uma sinfonia só com o silencio?uns 4 minutos de absoluto silencio...
Por isso que eu lhe falei que é necessário o bom senso. Vc realmente classificaria esse tipo de coisa como música?

Valeu!!!

Sr F
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues

Muito obrigado meu Amigo!

Abração...

zedoidiao
Veterano
# out/09
· votar


Sr F

siga o seu ouvido,se tu não fizer aulas,os caras aqui vão te deixar maluco...O_o

Joka Cardoso
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues

ai eh que tah cara... nem eu nem você somos os senhores da verdade... com certeza quem compõe acredita que faz musica sim..


se a musica só existisse a partir do bom senso funk não existiria...
OISAJOISAJSAOIS

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa noite!!!

Joka Cardoso
É claro que não sou o dono da verdade, mas a verdade é que para ser classificada como música, e isso não foi inventado por mim, deve haver Melodia, Harmonia e Tempo (Ritmo/Andamento).
Acreditar, qualquer um acredita no que quiser, mas daí a ser considerado algo vai um longo caminho, não é mesmo?
Funk é um "pusta" gênero, James Brown que o diga... Mas se vc se refere ao tal "Funk Carioca", mesmo sendo de péssimo gosto, possui o necessário para ser considerado música. Diferente dos 4 minutos de ostracismo...
Vai por mim; regras e canja de galinha não fazem mal a ninguém...rs
Valeu!!!

Sr F
Veterano
# out/09 · Editado por: Sr F
· votar


Penta_Blues

Cara, acabei de lembrar de uma coisa:

Por exemplo, tenho a escala de Dó (C D E F G A B C); posso tocar uma musica usando os acordes de acordo com a Escala? Por exemplo, uso três acordes D, E e F, pode ser assim? Neste caso tem as notas da escala; porque de inicio eu não tenho dinheiro para encontrar um professor para me ensinar, então quero fazer algo básico. Usar a escala e tocar com a suas notas mesmo, como no exemplo acima. Sem precisar se aprofundar em Campo Harmônico e tudo relativo a isso.

Ah, posso, por exemplo, usar duas ou três escalas e tocar os acordes deles juntos? Por ai eu consigo ter mais notas para usar na musica.

Digão00
Veterano
# out/09
· votar


nada com um bom entendimento dos tipos de triades e empilhamento das terças!

Sr F
Veterano
# out/09
· votar


Digão00

?? Não entendi!

Digão00
Veterano
# out/09 · Editado por: Digão00
· votar


tem um esquema q meu professor me ensino:

vc tem q saber os 4 tipos de trides: maior, menor, diminuta, diminuta e aumentada.
Sabendo disso, pega o tom q vc queira saber como os acordes serão e monta a escala. Por exemplo a escala de A


A B C# D E F# G#


E empilha as notas de terça em terças:


A B C# D E F# G#
C# D E F# G# A B
E F# G# A B C# F#


Aí é so observar os tons dos intervalos entre cada pilha, e ver qual tipo de acorde vai ser:


A B C# D E F# G#
C# D E F# G# A B
E F# G# A B C# F#

A= 2tons e 1/2 ton = A maior
B= 1/2 ton e 2tons = B menor
C#= 1/2 ton e 2ons = C# menor
D= 2tons e 1/2 ton = D Maior
E= 2tons e 1/2 ton = E maior
F#= 1/2ton e 2tons = F# menor
G#= 1/2ton e 1/2 ton = G# diminuta

Sr F
Veterano
# out/09
· votar


Digão00

Tipo, estes "2 tons e 1/2 tom", "1/2 Tom e 2 tons", etc. são padrões?

Cara, assim, eu fiquei um pouquinho mais confuso! =s

Como você determinou que é Là Maior? Si Menor? Meu Deus... Como é complicado este lance de musica.. Rsrsrs

Rodrigo_Iron
Veterano
# out/09
· votar


Sr F

Cara suas dúvidas ainda estão bem no básico pelo visto, aconselho vc da uma fuçada em tópicos sobre teoria no fcc e na net pra entender melhor...

Vou tentar explicar alguma coisa na medida do possível, mas aqui vc vai encontrar tópico BEM mais detalhados.



Como você determinou que é Là Maior? Si Menor? Meu Deus... Como é complicado este lance de musica.. Rsrsrs



Bom você sabe ver as notas no braço da sua guitarra(é guitarra que vc toca?)
Começando do básico:

Tom = 2 casas
Semitom = 1 casa

Um acorde maior ou menor é formado por 3 notas, a fundamental, a terça e a quinta.
Quando falamos de "terça" e "quinta" estamos falando de INTERVALOS, e eles podem ser maiores (jutos) menores diminutos ou aumentados.

Para você saber se um acorde é maior ou menor você deve olhar essa terça e essa quinta.
Primeiramente a quinta deve ser uma quinta justa.
A terça determina se o acorde é maior ou menor.
Terça maior ---> acorde maior
Terça menor --->acorde menor

Mas como saber se a terça é maior ou menor?
terça maior = 2 tons
terça menor = 1 tom + 1 semitom


Agora sobre campo harmônico:

Você sabe montar uma escala maior não é?
Bom a escala é feita de notas certo ? vamos pegar o exemplo de Dó maior como você falou:

Dó Ré Mi Fá Sol La Si Dó

Por exemplo, tenho a escala de Dó (C D E F G A B C); posso tocar uma musica usando os acordes de acordo com a Escala? Por exemplo, uso três acordes D, E e F, pode ser assim?

É exatamente isso a "regra básica", usar as NOTAS da escala, PORÉM você tem um problema aí, esses acordes que você diz, D , E e F não seriam todos MAIORES.
Olhe só:

O acorde D tem as notas Ré Fá#(terça maior) La = Ré maior

Fá# está na escala de Dó maior? Não, então o acorde para se encaixar nas notas da escala deve ser

Ré Fá(terça menor) La = Ré MENOR

LOGO, descobriu-se porque o acorde de Ré na escala de Dó deve ser menor e não maior.

Campo harmônico nada mais é do que os acordes daquela escala, quando você fala em escala pensa em NOTAS mas como você mesmo viu, nem todos os acordes serão maiores como nesse caso da escala de Dó maior temos Ré menor, expandido essa idéia para todas as outras notas teríamos todos os acordes e logo o CAMPO HARMÔNICO.


Bom isso é um resumão, da uma pesquisada como eu mesmo falei que você vai achar mta coisa sobre o assunto.

Sr F
Veterano
# out/09 · Editado por: Sr F
· votar


Rodrigo_Iron

Agradeço pela ajuda.

Eu estava navegando aqui pelo Google e encontrei uma explicação bem acurada sobre o assunto. O professor no site explicou que para definir quais notas entram no campo harmônico da escala em questão, precisa pega a T 3ª e 5ª e fazer 3 seqüências usando a mesma escala, assim:

Usaremos Dó Maior (C D E F G A B C)

Então pega a T

1. C D E F G A B

Pega a partir da 3ª

2. E F G A B C D

Por fim pega a partir da 5ª

3. G A B C D E F

Com isso eu consegui montar assim:

C D E F G A B
E F G A B C D
G A B C D E F

1(M) 2(m) 3(m) 4(M) 5(M) 6(m) 7(1/2 dim ou 5ª aumentada)

C Dm Em F G Am B°

Ele explicou que pega cada parte considerando a sequencia em Maior, Menor, Menor, Maior, Maior, Menor e a Sétima Aumentada ou Diminuta.

Pega cada coluna e vai pegando os acordes de acordo com cada parte das intercalada às outras partes na escala de Dó.

Está certo este esquema? É padrão o lance de M m m M M m (?*) ? *Como é representado a diminuta e aumentada?

Por fim, está certo isso? Eu acho que finalmente eu consegui entender o que é Campo Harmônico! xD Mas antes preciso de uma avaliação da sua parte e de outros profissionais na área.

Obrigado!

lsnake
Veterano
# out/09
· votar


Entende agora cara? Então a escala de E seria:

E - F#m - G#m - A - B - C#m - D# 1/2 de min

Espero ter ajudado, Boa noite

Lucas

Codinome Jones
Veterano
# nov/09 · Editado por: Codinome Jones
· votar


cara aprende um pouco sobre CAMPOS ARMONICOS

e se não achar nada, procure estudar campo harmônico.

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


Codinome Jones

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Sr F
Veterano
# nov/09 · Editado por: Sr F
· votar


Entendi bem o lance dos campos harmônicos.

Agora minha outra dúvida é, existe esta regra para os Power Chords? Se sim, qual é o esquema a ser usado? Porque eu toco muito com Power Chords na minha guitarra, então queria saber se esta regrinha funciona com isso também e qual o esquema que devo usar para saber o campo harmônico.

Obrigado!

Rodrigo_Iron
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F


Está certo este esquema? É padrão o lance de M m m M M m (?*) ? *Como é representado a diminuta e aumentada?



Sim, esse esquema é padrão para escalas maiores.



Agora minha outra dúvida é, existe esta regra para os Power Chords? Se sim, qual é o esquema a ser usado? Porque eu toco muito com Power Chords na minha guitarra, então queria saber se esta regrinha funciona com isso também e qual o esquema que devo usar para saber o campo harmônico.



Um power chord é o acorde sem a terça, ou seja fica apenas T e 5ª

Mas como eu falei antes, o que define um acorde como maior ou menor é a terça, logo os power chords sozinhos não da para saber (apenas se vistos no contexto do campo harmônico)
Então, se você pega a escala maior de Dó por exemplo, você pode fazer todos acordes em power chord

C5 D5 E5 F5 G5 A5 B5dim C5

Observe que o Si a quinta não será uma quinta justa pois seriam as notas Si + Fá
Esse intervalo é uma quinta diminuta, então o sétimo grau é o único que "não daria" para fazer um power chord caindo dentro do campo harmônico.

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


Rodrigo_Iron

Entendi Rodrigo.

Que legal! xD

Consegui entender direitinho como funciona este lance de campo harmônico.

Bom, eu acho que estou fazendo certo, pois eu acompanhei este pensamento para tocar os Powers. Eu usei a escala de Ré e extrai as notas correspondentes a esta e toquei algumas musicas.

Muito obrigado pela ajuda! xD xDDDD

Nossa, aprendi muita teoria só no Fórum... Fantástico! =D
Parabéns a todos os profissionais, grandes músicos que existe aqui!

Se eu tiver mais dúvidas, vou seguir o que um membro disse "use este tópico para postar as dúvidas referente a isso". ;)

Abraço a todos!

Sedank
Veterano
# nov/09 · Editado por: Sedank
· votar


Sr F

A escala maior é simples:
T T s T T T s (T = tom / s = semitom)


E em relação aos maiores e menores:
M m m M M m (meio diminuto) (M = maior / m = menor)


Exemplo:


Escala Maior de E (MI)
E - F#m - G#m - A - B - Cm - D#(meio diminuto)

Sedank
Veterano
# nov/09
· votar


/\ Faltou o ré#

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida na utilização dos acordes