Dúvida na utilização dos acordes

Autor Mensagem
Sr F
Veterano
# out/09


Olá pessoal,

Tenho uma dúvida na hora de atribuir um acorde para uma música. Estava observando a letra que escreveram numa banda e também percebi as notas da mesma. Perguntei para a responsável pela letra em que tom estava a musica, e ela disse "em E"; até ai tudo bem, ela mesma disse que é a escala MAIOR de E, mas a minha dúvida é que no momento da analise sobre a letra cifrada, percebi que tinha o F#m (ou Fm#, não exatamente como se escreve); na escala de E tem o F# e agora vem a minha pergunta, eu posso colocar a nota menor na escala Maior? Assim, sou iniciante e gostaria de saber isso para poder montar minhas próprias cifras futuramente.

Procurei no campo de busca e não encontrei algo relativo a isso.

Obrigado a todos!

zedoidiao
Veterano
# out/09 · Editado por: zedoidiao
· votar


Acho que,o que importa é se vai ficar bom músicalmente ouvindo,se combinar com o que vc tá querendo fazer,se soar bom porque não?Mas não sou um cara com conhecimento teórico mas espero ter ajudado

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa tarde!!!

Sr F
Antes de mais nada é preciso ter muito bem defidos os conceitos de Nota e Acorde para que se fale a mesma lingua.
Feito isso, não há nada de errado neste F#m, já que ele é o II Grau do Campo Harmônico de E.
Finalmente, apesar de ser possível que não tenha na BUSCA especificamente este caso, há excelentes tópicos sobre Campo Harmônico e sobre Escalas e Modos. Faça sua pesquisa em cima destes assuntos e se tiver dúvida, basta colocar nestes tópicos já criados.
Valeu!!!

Sr F
Veterano
# out/09
· votar


Está ai, não conheço nada sobre campo harmônico.

=\

Desanimo!

Sr F
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues

Você pediu para eu analisar tópicos sobre campo harmônico, mas eu não entendi o que foi determinado lá.

Tem como você me ajudar? Me explicar e dar detalhes de como é?

Obrigado!

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa tarde!!!

Sr F