Autor |
Mensagem |
leminhoca Veterano |
# out/09 · Editado por: leminhoca
O samba começou a ter influência no cenário nacional no início do séc. XX, sendo Ernesto dos Santos, compositor da música "Pelo Telefone", o primeiro do gênero a gravar oficialmente no Brasil. Logo em seguida vieram músicas de Pixinguinha, Ary Barroso, Lamartine Babo, Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, entre outros.
Com o avanço da comunicação por intermédio do rádio, essas canções foram se popularizando cada vez mais, e caindo no gosto popular.
Ao longo do tempo, foram surgindo novos artistas e com eles novos estilos derivados do samba, como por exemplo, a Bossa Nova, criada no final da déc. 50, trazendo um estilo mais calmo e suave nas vozes de João Gilberto, Tom Jobim, Elis Regina, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso e por aí vai...
Atualmente, nota-se que está havendo uma renovação de cantores e compositores nesse estilo, sendo considerados como "A nova MPB", dentre eles destacam-se: Mariana Aydar, Roberta Sá, Maria Gadu, Diogo Nogueira, entre outros... Dessa nova geração, quais cantores ou bandas além dessas citadas, podemos considerar como promessas??? E quais já deixaram de ser promessas e se tornaram realidade???
Acho bacana discutir isso, para termos idéia de como vai seguir a Música Popular Brasileira em um futuro não muito distante.
Abraços a todos!
|
Tonanteador Veterano |
# out/09
· votar
E quais já deixaram de ser promessas e se tornaram realidade??? Diogo Nogueira pra mim já deixou de ser promessa a algum tempo.
Acho bacana discutir isso, para termos idéia de como vai seguir a Música Popular Brasileira em um futuro não muito distante. Se vc diz a MPB AQUI, sim, vai ser uma droga, agora lá fora com certeza seremos bem representados.
|
LeandroP Moderador |
# out/09
· votar
Pode me chamar de saudosista, mas tá longe de algum novato da mpb me conquistar... Bem que eu gostaria, mas tá longe.
Dói o meu saco quando quando ouço refrões exagerados, a la Alexandre Pires & Cia...
Aí eu ouço Noel Rosa e fecho os olhos...
|
jacksonfive Veterano |
# out/09
· votar
leminhoca vei eu num gosto de mpb não , mais quiria faze igual aques caboco !!!
|
Endurance Veterano |
# out/09
· votar
A que me parece bastante promissora é a Maria Gadú, gosto muito das composições dela e do timbre de voz, além de ter uma personalidade marcante
|
Scrutinizer Veterano |
# out/09
· votar
Tirando Satanique Samba Trio (essa é avant-garde demais e, apesar de ser música brasileira, muito dificilmente será popular), a última coisa nova que ouvi na música brasileira foi a vanguarda paulista, que existiu há 30 anos atrás... Apesar de não ser ruim (pelo pouco que ouvi), essa "nova mpb" não tem nada de novo. =/
|
SK8Boy Veterano |
# out/09
· votar
De fato algo assim totalmente novo não existe, não só na MPB mas na musica em geral. Porém o que está sendo discutido aqui não é raltivo a essa questão na minha opinião.
Todos os cantores citados por leminhoca de fato são boas revelações, e estão dando uma lufada de ar fresco na musica brasileira, q a mto tempo não apresentava nvos caminhos, novos nomes...
O nome q mais destaco, mais gosto e q qse ninguem(qse ninguem msm) cita é o Fábio Goés. Alguem aqui conhece? Mto bom o som. Só possui um disco, chamado "Sol no Escuro", produziu trilhas de cinema(Abril Despedaçado, Cidade de Deus ou Carandirú é o outro, nao me recordo bem). Multiinstrumentista, compositor. Letras mto boas, melodias excelentes...enfim, é uma experiência ouvi-lo.
Coloco mta expectativa nesse nome. Sei q é cedo pra falar sobre oq virá, como se sairá em seus próximos passos, etc.
|
SK8Boy Veterano |
# out/09
· votar
Agora, sinceramente, quem aqui conhece o Fabio Goés? Um gato pingado ou outro.
Culpa da população, q não busca...sem interesse, até por não haver uma cultura em ralação a isso...esperam q coloquem tudo na frente de seus olhos, de "mão beijada". A mídia tbm tá pouco se lixando. Se contenta com as merdas...e qdo aparece algo bom, são medalhões, nada de novo...
Sds,
|
SK8Boy Veterano |
# out/09
· votar
O que quero dizer com meu post anterior é que existe sim, musica boa sendo feita, mas q muitas vezes não chega até nós. é só dar um rolé a noite nos bares q tem espaço aberto pra musica ao vivo(mto poucos e ainda sim mtos são aquelas duplas com teclado e bateria eletronica, com uns bêbados dançando forró e o restante conversando, sem prestar atenção...).
Enfim...notas do que penso sobre a musica brasileira e o que diz a seu repseito e está nas entrelinhas...
Sds,
|
ju_flor Veterano |
# out/09
· votar
Eu acho que tem muita coisa boa nessa MPB atual sim, talvez não tão revolucionário e surpreendente como 'no passado' (Clube da Esquina, Doces Barbaros, Tropicália, Belchior, Elis, Chico...), ou talvez sejamos nós que não nos surpreendemos mais (?) Existem vozes bonitas, músicas muito boas e músicos muito bons, não sei exatamente o que está faltando...talvez sejam os tempos que mudaram...
Acho Céu muito boa, Roberta Sá, Diogo Nogueira.... mas acho que no final das contas acabo ouvindo mais coisas antigas da MPB
|
Julia Hardy Veterano |
# out/09
· votar
gosto de um grupo chamado Quatro à zero, que é um grupo de choro de Campinas. Acho que é só.
dessa 'nova mpb', não gosto de nada.
|
GustavoCórdoba Veterano |
# nov/09
· votar
Um dia Chico Buarque vai morrer, infelizmente é claro, assim como Tom morreu. E outra, estamos em outros tempos tudo muda, tudo passa, mais essas raízes vão ficar por gerações. A música na verdade ela esta a frente de seu tempo, no entanto existe sim muita elegância nas "jovens" vozes da NOVA MPB. Com o tempo, entre no Sonora da Terra e ouça o ranking da Nova MPB. São variados autores e diversas músicas tenho certeza que irão se apaixonando pouco a pouco. Maria Rita filha da eterna Elis é uma grande prova disso, é canta o Samba carioca, paulista o samba de roda e bares. Vanessa da Mata com suas melodias angelicais, Maria Gadú e seus SHIMBALAIÊS, O Moinho da Bahia que toca o diferenciado samba de Jorge Ben Jor. Vale a pena Ouvir. Estejamos atentos a essas vozes esses sons essas expreçoes, amanha pode ser um de nós que faremos parte da geração filhos da MPB.
|