Critica de música feita por quem não entende de música?

Autor Mensagem
luckseven
Veterano
# set/09


Alguns devem conhecer Álvaro Pereira Junior, jornalista formado em química que é critico de música...

A critica mais relevante para mim foi essa:

-Tenho medo de ficar arrogante e sem sal como o Ed Motta. Até hoje nunca ví o cara dar uma bola dentro. Desde Manuel que foi pro céu, passando pelos vocalaizes de melodias de baixos e piriripimpim até chorar num restaurante na frança porque a comida estava gostosa. Talvez o errado seja eu, por falta de tanta sensibilidade.

E a resposta do Ed motta está nesse video:

http://www.youtube.com/watch?v=MkrYHDtObkA

É muito complicado falar algo assim de um músico que nem o Ed Motta.
Como soa para vcs quando estão tocando alguma coisa e vem alguém que não entende nada e fala que tá ruim???

Dogs2
Veterano
# set/09
· votar


também não gosto nada de Ed Motta, mas ele pelo menos merece respeito

Slowhand-
Veterano
# set/09
· votar


Que babaca esse Álvaro Pereira Junior. O que esse cara sabe de música? Pra falar que banda brasileira que faz sucesso lá fora é Sepultura, nada. Espero que o Sérgio Dias não assista essa porcaria.

Só deixo esse vídeo pra galera, o dia que esse crítico ignorante estudar um pouco de harmonia ele vai ter moral pra falar "não gosto de Ed Motta, mas é um grande músico"


KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


banda brasileira que faz sucesso lá fora é Sepultura

Angra também, tem muito nome lá fora, mesmo que alguns não gostem da banda

Abçs

Dogs2
Veterano
# set/09
· votar


Slowhand-
Só deixo esse vídeo pra galera, o dia que esse crítico ignorante estudar um pouco de harmonia ele vai ter moral pra falar "não gosto de Ed Motta, mas é um grande músico"

Eu estudei e estudo harmonia e não acho o Ed Motta um GRANDE músico
Acho ele um músico de respeito, e só.

luckseven
Veterano
# set/09
· votar


Slowhand-
Pouts velho que som hein, esse show inteiro está disponivel no site do festival.


Dogs2
Eu estudei e estudo harmonia e não acho o Ed Motta um GRANDE músico
Acho ele um músico de respeito, e só.

Isso é questão de gosto cara.

Mas as harmonias das músicas deles são muito criativas e legais de se estudar.

Colombina

| D7M | A/B | Em7 | G/A G7(b9) |

| Am7 D7(9) | G7M | Gm7 C7(9) | F7M | Cm7 | Bb7M | G/A G7(b9) |


Viu ai simples e bonito.

Dogs2
Veterano
# set/09 · Editado por: Dogs2
· votar


luckseven
Isso é questão de gosto

Exatamente. Sem contar que eu não sou do tipo que gosta de uma música só porque tem acordezinho cheio de dissonância e cadências surreais, isso pra mim muitas vezes não quer dizer quase nada

rodsom
Veterano
# set/09
· votar


Como soa para vcs quando estão tocando alguma coisa e vem alguém que não entende nada e fala que tá ruim???

nao importo, desde que o comentario faça sentido. por exemplo, uma das bandas que eu toco eh uma banda de axe (muito ruim, diga se de passagem) tem muita gente leiga que fala pra mim que o vocalista canta mal, que os caras da percussao batem muito forte, e realmente eles tao certos.

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


Esse cara é um babaca completo, uma vez mandei um email descendo o pau nele. Mas acho que ele ja está acostumado.

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


O cara pode falar o que quiser, mas eu não vou dar bola.

Dogs2
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong
O cara pode falar o que quiser, mas eu não vou dar bola.

hmmm se faz de difícil hein

Bog
Veterano
# set/09
· votar


Não conheço esse crítico, nem acompanho o trabalho do Ed Motta.

Só sei que eu não entendo porcaria nenhuma de gastronomia, não sei cozinhar um arroz que seja, mas mesmo assim consigo experimentar comidas e dizer se gosto ou não. Eu só não saio por aí escrevendo em veículos de comunicação que o que eu gosto é bom e o que eu não gosto é ruim, hehehehe.

Slowhand-
Veterano
# set/09
· votar


Bog
exato cara. isso aí chama opinião, e todo mundo tem todo o direito de ter, mas não passa de impressão empírica. pra uma coisa ser uma CRÍTICA tem que ter embasamento.

Slowhand-
Veterano
# set/09
· votar


Dogs2
Exatamente. Sem contar que eu não sou do tipo que gosta de uma música só porque tem acordezinho cheio de dissonância e cadências surreais, isso pra mim muitas vezes não quer dizer quase nada


Até aí, perfeito. Vc não GOSTA, ponto. Ninguém precisa discutir. Mas se vc quiser veicular isso como crítica, precisa no mínimo saber sobre o assunto e tecer argumentos bem construídos, não dá pra parar no "gosto". Por isso esse "crítico" pra mim é uma piada.

luckseven
Veterano
# set/09
· votar


-Tenho medo de ficar arrogante e sem sal como o Ed Motta. Até hoje nunca ví o cara dar uma bola dentro.


O que ele fala aqui é uma tremenda bobeira, por isso não gostei. Fala de um jeito que parece ser um grande músico que sabe o que o Ed Motta faz e o entende musicalmente falando.

Uma coisa é vc falar que não gosta das manias do Ed Motta e dele fazer música para poucos outra é falar que o cara não deu uma bola dentro.

Julia Hardy
Veterano
# set/09
· votar


se a pessoa gosta ou não de alguma banda ou músico, ela tem todo o direito de expressar isso. Mas, sem querer ser o dono da verdade.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Criticar é uma coisa, "pisar em cima" é outra. Alguns críticos gostam mais de aparecer do que outra coisa e usam os caras pra criar polêmica pra se promover.

Sobre Ed Motta, eu não suporto os "efeito de boca" que ele faz toda hora... Que saco!

Abs

Dogs2
Veterano
# set/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Slowhand-
Até aí, perfeito. Vc não GOSTA, ponto. Ninguém precisa discutir. Mas se vc quiser veicular isso como crítica, precisa no mínimo saber sobre o assunto e tecer argumentos bem construídos, não dá pra parar no "gosto". Por isso esse "crítico" pra mim é uma piada.

Concordo em partes.
É como vc disse, o gosto é o que importa, e vc precisa saber tecer argumentos bem construídos. Mas no final das contas, toda crítica de imprensa (até as boas) funciona tipo "eu vou esconder meu gosto atrás de vários argumentos bem tecidos". No final o que importa é só o gosto, e com razão, porque arte é pra ser apreciada
A crítica que eu considero ideal é quando uma pessoa sensata, entendida do assunto e de notável bom gosto (como o Artur da Távola) opine sobre o músico, com todo respeito (artistas são gente), falando sobre sua sensação ao ouvir a obra de tal músico. Que fizesse observações e tal, e no final aconselhasse ou não pro leitor/ouvinte. Seria bem melhor do que ficar formando opinião...
Resumindo, um erro tá em não saber do assunto, mas defender o gosto não é outro erro, e sim em não saber se posicionar.

Leblues
Veterano
# set/09
· votar


Concordo com o Ed Motta, mas que ele pegou pesado pegou!!

Paul Young
Veterano
# set/09
· votar


Alvaro Pereira Jr. é crítico de mercado fonográfico, não de música. Nem músico frustrado o cara é.

Kamus23
Veterano
# set/09 · Editado por: Kamus23
· votar


O mais bacana desse video que o luckseven postou.

É que estava o Frejat tambem, e ele pegou e "deu uma dura" no cara.

Edit:

"Quem sabe faz, quem não sabe ensina, e quem nem isso consegue, vira Critico"

Eu tive que editar, o Ed Motta cagou na boca do cara

Bog
Veterano
# set/09
· votar


Kamus23
"Quem sabe faz, quem não sabe ensina, e quem nem isso consegue, vira Critico"

Cara, desculpa, mas isso é uma bobeira sem tamanho. Não importa se o cara é mesmo um mané, isso não nos permite usar falácias e frases de efeito como se fossem argumentos. Ele poderia ter usado 1001 argumentos sólidos para questionar a crítica do cara, mas preferiu uma frase sem qualquer fundamento. E ainda atribuiu ela a Frank Zappa, que até onde eu sei disse que Rock journalism is people who can't write interviewing people who can't talk for people who can't read.. Aos meus ouvidos, esse tipo de frase soa como um "você é boboca, como dizia Luís Fernando Veríssimo*".

Enfim, a frase automaticamente desqualifica, sem maiores explicações, qualquer crítico (e qualquer professor!), e não passa de um argumento ad hominen mal disfarçado.

*Aparentemente, autor de 98% das correntes de e-mail, hahaha.

Kamus23
Veterano
# set/09
· votar


Bog

Mas tem que saber ouvir a frase, claro, a frase ficou muito vaga.

Tem que automaticamente atribuir a frase ao Álvaro Pereira Junior.

Pois como o Frejat disse, ele não da bola, mas o cara tambem tem que ter respeito, mesmo fazendo uma critica.

Eu não sei ate aonde seja verdade, mas se for verdade o que o Frejat disse, esse Álvaro Pereira Junior é o maior mane...

Rob_Nicolau
Veterano
# set/09
· votar


Tenho medo de ficar arrogante e sem sal como o Ed Motta.

A impressão que me deu, é que o Ed Motta algum dia falou mal de alguma crítica desse Álvaro. E aí o cara não deixou por menos. hehe


mas a minha opinião é bem próxima da do Dogs2, eu não consigo deixar de perceber que o gosto apesar de travestido de crítica especializada embasada em argumentos técnicos não tendenciosos, ainda é a estrutura do crítico.

londrer
Veterano
# set/09 · Editado por: londrer
· votar


Diferentemente de hoje em dia, os produtores musicais não era os caras de mixavam e masterizavam (técnicos de som), nem os que faziam a captação dos intrumentos, microfonagem e o kcete (engenheiros musicais).
Os produtores eram os kras que tinham o ouvido bom e falam onde melhorar, onde mudar, onde mexer pra deixar o som mais suave, mais pesado, mais denso, ou se akele trecho tinha encaixado bem ou não.
Mtos produtores das antigas ainda são assim e atuam mto bem... alguns deles não sabem nem as notas musicais direito, mas sabem melhor do que qualquer um aki qnd esta na hora do tecnico tirar um pouco do grave e acentuar os agudos.

Quanto a esse reporter, ele tem ouvido não musical, q é akele seu amigo q num entende NADA d musica, mas q t fala c sua musica ta boa ou não.
Eu gosto d chamar isso d ouvido "puro", pq a partir do momento q vc tem alguma ligação com a musica, sua percepção sobre ela muda e vc passa a analisa-la diferentemente.

Ele se da o direito d criticar as musicas ao seu bel prazer, baseado no q ele gosta d ouvir ou não. Deixa ele.

Qnd eu to trabalhando em um som q não é para músicos e sim para o público em geral, eu prefiro a opinião dos meus amigos não músicos, pq a opinião deles sendo positiva que dizer q a música agrada.. e não q o solo é foda ou q a bateria humilha

EDIT: Mas colocar o "Eu não gosto de Ed Motta(exemplo)" como "Ed Motta é ruim" realmente é muito errado da parte desse kra ai

luckseven
Veterano
# set/09
· votar


A minha opnião é que não tem como vc criticar uma coisa se não entende nada daquilo.

Quem entende os solos e harmonias de John Coltrane???
A principio todos acham estranho, mas se for estudar verá que ali tem coisas muito boas.

Ouvi mais de 10 vezes o album "giant steps" durante algumas leitura, mas nunca me prendi a nenhum tema. Depois de parar para ouvir com muita atenção e ler algumas transcrições de músicas eu comecei a entender melhor o que ele faz.

Não entendo nada de arte e por isso não posso criticar nenhum artista moderno, mesmo achando que aquilo que ele fez foram só rabiscos. Talvez quem entenda de arte veja aquilo com outros olhos e ache muito complexo e bonito.

Scrutinizer
Veterano
# set/09
· votar


Se a música dele fosse algo complexo e que exigisse algum conhecimento profundo sobre música, o que ele disse poderia ter sentido... Mas não é.
O luckseven citou o Giant Steps do Coltrane, por exemplo, mas ele ainda faz música tonal... O que dizer do Ascension então? Não digo que é preciso conhecimento sobre harmonia, mas conhecimento sobre música. Eu conheço pessoas que não entendem nada de teoria e gostam de free jazz, mas eu acredito que isso acontece pela bagagem cultural que eles adquirem simplesmente ouvindo... Enquanto quem entende tudo de harmonia mas nunca ouviu algo de depois do século xiii pode não saber apreciar a primeira sonata para piano de alban berg...

Me deu a impressão de que o Ed Motta ficou brabinho porque recebeu uma crítica negativa, daí quis chamar o cara de "boboca"...
E o cara ainda corrigiu o Ed Motta sobre a frase do Zappa...
Pra mim foi uma cena deprimente...

Hard_Guitar
Veterano
# set/09
· votar


luckseven

Pra ser um crítico de música basta ouvir música, não precisa ser músico. Inclusive às vezes é até melhor que não seja, porque a maioria dos músicos fazem músicas para leigos, e não para músicos.
O problema não são os críticos, e sim o pessoal que vê eles como os donos da verdade.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


luckseven
Álvaro Pereira Junior

Ele recebe pra isso. E quanto mais as pessoas "metem" o pau, mais conceito ele tem. Digo conceito de músicos idiotas que já começam a fazer questão da critica dele. Como ele só sabe falar mal. Quando ele fala alguma coisa que presta, o cantor, banda e afins, ficam "mijando" na calça.
E como já disseram. Para ser critico de música não precisa ser músico. Tem que ter apenas um par de orelhas, um meio para falar suas babozeiras, pessoas para lerem ou ouvirem o que o dito cuja fala ou escreve. E pode ser que este tenha bom senso. Não obrigatóriamente necessário.

Bombastik
Veterano
# set/09
· votar


Ed Motta se fudeu nesse programa heim? acabou com cara de otário... ficou nervosinho, quis apavorar e foi apavorado...

eu tb odeio esse Alvaro Pereira, tem pinta de ser muito cuzão. me lembro de ter lido alguma história sobre ele, parece ser meio "político corrupto", que faz a merda que quiser e tem poder pra não deixar ninguém fuder o lado dele.

a crítica por mais ofensiva que seja, não pode ser levada pro lado pessoal. apesar de tudo, é o trampo do cara. se ele ganha pra fazer isso, falar mal de fulano e ciclano, é porque tem gente que gosta de ouvir o que ele tem a dizer.

o esquema dos críticos é aquele lance de fazer polêmica mesmo e ganhar com isso. é a mesma coisa que o Gordo ou o Regis Tadeu quebrando discos na televisão, metendo o pau em determinados artistas que eles não gostam. se você pudesse ganhar $$$ pra fazer isso, tenho certeza de que faria. eu faria, com certeza.

pra quem é um artista estabelecido, uma personalidade pública, tem que saber lidar com essas merdas também. se o cara tiver um acesso de fúria toda vez que alguém dizer que não gosta do som que ele faz ou mesmo uma piada, vai morrer do coração rapidinho.

se eu fosse o Ed, fazia uma música "homenageando" esse trouxa... esse é o poder do músico e ninguém pode tirar... já que ele não curte o som mesmo, manda logo um funk carioca, bem podre e cheio de ofensas...

se você faz música e quer que os outros escutem, sempre vai ter quem goste e quem deteste. faz parte da vida.

mas eu tava torcendo pra que colocassem esse Alvaro junto com algum cara bem maloqueiro, pra tomar um apavoro e quem sabe, uns bons tapas na cara. ia ser engraçado... ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Critica de música feita por quem não entende de música?