Construir uma lap steel guitar?

Autor Mensagem
digorock
Veterano
# ago/09


Ola pessoal!!!

Goastaria de saber se alguem poderia me ajudar com dicas sobre a construção de uma lap steel guitar, achei o instrumento muito legal e simples...gostaria de receber dicas sobre o tipo de madeira, pintura, captação e principalmente construção da escala.

Agradeço desde ja pela ajuda

Abraço

Victorblues
Veterano
# ago/09
· votar


digorock

procuro as mesmas informações que vc...já encontrei muita coisa pela net aí cara!! Mas nunca vi ninguem aqui montar uma ( exceto luthiers profissionais )

digorock
Veterano
# ago/09
· votar


Ola Victorblues!!!

Pois é kra achei um projeto na net que é onde estou me baseando, mas é em ingles e sabe como é meu ingles é muito ruim...rsrsrsr, ja fiz o levantamento do valor da madeira, como é a primeira vez que estou fazendo um instrumento não vou colocar captador caro e nem compartimentos caros ms a mmadeira não tem jeito tem que ser madeira nobre né, hoje falei com uma madeireira e eles me indicaram cedro para o corpo, não sei se realmente essa é a madeira que devo usar mas como é meu primeiro projeto vou usar essa mesmo a escala eu farei em ipê mas é ai que esta minh maior preocupaçõ como fazer a escala!!!
eu encontrei esse site na net que é onde estou me baseando para criar uma lap steel...se você tiver qualquer informação ja me ajuda...rsrsr

Ta ai o link do site que estou me baseando

http://buildyourguitar.com/resources/lapsteel/index.htm#electronics

Abraço

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


digorock
Se você for de SP, procure no Orkut por um luthier chamado Rubens Kisson (ou Rubão). Ele dá aulas de luthieria nas quais você constrói seu próprio instrumento sob a supervisão dele. Pode ser que valha a pena comparando com a compr de um lapsteel gringo.

Caso você queira só o lapsteel mesmo, o site da Stefellner tem uns fabricados por eles.

E caso você não seja de SP, fala com o Bertola ou com o Espetinho.

digorock
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao

O kra, muito obrigado pela dica, eu vou da uma olha no orkut sim eu sou de SP sim, tenho muita vontade de ter um lap steel sim, mas eu gostaria de construilo, sempre fiz diversos tipos de artesanatos com madeiras tipo MDF, logico na que seja grande coisa, e quando vi o projeto de uma lap steel eu me senti muito animado em construir uma, como gosto muito de tocar guitarra decidi juntar esse lado artesanal com o lado musical!!!

Muito obrigado mais uma vez pela dica

Abraço

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


digorock
Esse luthier é da Penha. No álbum dele tem umas fotos de um cara que fez um violão com ele.

digorock
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao e Victorblues!!!

Comecei a desenvolver minha lap steel com um luthier aqui de SP, o nome dele é Jose Sidney de Gerone, o kra manda bem demais ele vai construir o corpo com braço integrado, vai ficar bem bacana, se tiver interesse passo o contato para vcs!!!

Abraço

Victorblues
Veterano
# set/09
· votar


digorock

Opa legal...mas qual vai ser a configuração e qnto vai ser a facada que o lurhierirá cobrar?

abs

Rob_Nicolau
Veterano
# set/09
· votar


digorock
Não deixe de postar fotos sempre que puder aqui no fórum!

Rizzo
Veterano
# set/09
· votar


digorock
criei um tópico no OT sobre lap steel sem saber hauhauh

digorock
Veterano
# set/09
· votar


Victorblues

A configuração que estou utilizando não é muito complicada não, como é meu primeiro projeto me preocupei realmente em ter um bom tipo de madeira estou usando cedro no corpo e ipê no braço, estou usando um sigle ponte de tele apenas um volume e um tone, ainda não comprei os outro elementos que faltam, mas no corpo com braço integrado eu paguei R$ 250,00 reais ja com as furações da tupia

digorock
Veterano
# set/09
· votar


. Robson

eae kra pode deixar que não vou deixar de postar não, estou montando um album passo a passo e assim que terminar pode deixar que vou postar sim...!!!

Abraço

digorock
Veterano
# set/09
· votar


Rizzo

blz heimmm!!!
Me passa o link para podermos trocar idéias!!!!!

digorock
Veterano
# set/09
· votar


Victorblues
. Robson
Rizzo

kramba achei que só eu tava afim de uma lap steel mas pelo jeito tem uma galera afim tbm, isso é muito bom, vamos fazer desse topico uma grande caixa de informação sobre lap steel guitar

Abraço

kiki
Moderador
# set/09
· votar


olha os sites:

projectguitar

guitarbuild

e o já citado buildyourguitar

e da umas buscas aqui no forum que tem uma pasta 4shared só de material de luthieria, com muita coisa boa. nao tenho o link aqui agora.

acho que lap steel é o tipo de guitarra mais simples de se construir, pois nao precisa dos trastes!

digorock
Veterano
# set/09
· votar


kiki

Pois é kra acredito que realmente seja mais facil de se construir que uma guitarra, não vai tensor nem trastes mas acho interessante se atentar ao tipo de madeira, ponte, tarraxas e captação que se vai usar..nehh

Muito obrigado pelas fontes que deixou aqui, acho que posso agradecer por todos que pertencem a esse topico, vaiser de grande ajuda para todos

Abraço

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


lap steel guitar
foda \o/

digorock
Veterano
# set/09
· votar


Pois é Galera!!!!!

Ja chegamos na fase do corte da minha lap steel guitar, ta ficando muito legal, esse final de semana vou visitar o luthier e ajuda - lo a fazer a furação necessaria para ponte , knobs e tarraxas

Vou postar todas as fases mas só após nós concluirmos todo projeto completamente

abraço

Rob_Nicolau
Veterano
# set/09
· votar


digorock
Eu já acho que vc deveria ir botando as fotos do processo, sem precisar terminar pra postar.

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


digorock
Eu já acho que vc deveria ir botando as fotos do processo, sem precisar terminar pra postar.
(2)

Posta ai pra nois ve como q ta
=)

LeandroP
Moderador
# set/09
· votar


kiki

Será que eu encontro na net algum projeto em CAD ?

(tanto faz se for guitarra ou lap steel)

kiki
Moderador
# set/09 · Editado por: kiki
· votar


LeandroPanucci
de guitarra encontra sim, tem varios
eu pus da telecaster no meu site
www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/
na seção projeto

olhe no site projectguitar
http://www.projectguitar.com/
aqui tem bons tutoriais com foto

no guitar build tem DWG:
http://www.guitarbuild.com/

dá pra aproveitar as medidas da escala.
mas eu acho que lap steel costuma ser um pouco mais curta a escala, pelo menos eu tenho essa impressao... nunca vi uma de perto.

digorock
Veterano
# out/09
· votar


Ola Galera!!!

Pode deixar que vou postar sim os passos de como esta ficando minha lap steel guitar provavelmente hoje em torno de umas sete horas estarei postando.

Abraço

digorock
Veterano
# jan/10
· votar


Eae galéra fazendo o tópico ressurgir heimmmmm!!!!

Minha Lap steeel esta quase pronta dei uma parada na construção devido a falta dinheiro, mas retomamos o processo, acredito que logo estara pronta, eu ganhei um slide da minha namorada muito legal gostei muito aqui custa quase R$100,00 reais mas como veio dos U.S.A saiu R$50,00 ele é assim;

http://www.guitarcenter.com/Dunlop-Lap-Dawg-Chromed-Brass-Tonebar-1013 90326-i1134771.gc

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


digorock
Desculpa o atraso na informação: você viu as (ou os?) lapsteels fbricados pela Stellfner? Dá uma olhada no site deles. Eles fazem umas com corpo acústico. Além delas também tem umas da SX (sim, a mesma SX cujas guitarras são adoradas aqui no FCC).

digorock
Veterano
# jan/10
· votar


erico.ascencao

kra a ja tinha visto sim as da Stellfner achei bem legal e ainda não havia olhado as da SX, mas elas são bem simples néh...apesar que uma lap steel é um instrumento muito simples, a minha eu montei para que tenha um timbre bem telecasterela quando estiver pronta o valor vai fica uns R$ 800,00, mas a pintura vai ficar da forma que eu planejei, desenhei uma flor Havaina que estara desenhada na guitarra.
Eu queria postar as fotografias dela mas não sei como faço isso...rsrsrsrs

Abraço

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


digorock
Posta as fotos no imageshack. Pô, estas idéia da flor havaiana deve ficar do caralho de bonita! Hum, acho melhor falar que ia ficar da buceta de bonita... hauhuaaua

digorock
Veterano
# jan/10
· votar


erico.ascencao!!!!

Pois é kra acho que idéia da flor havaiana vai ficar bem legal bom esse fim de semana ela estara pronta, ai eu vou postar todas fotografias passo a passo para avaliação de todos, o serviço completo esta saido em torno de R$ 900,00 reais!!!!!

Abraço

digorock
Veterano
# fev/10
· votar


Fala Pessoal!!!

Segue as imagens do precesso de criação da lap steel, da uma olhada como esta ficando!!!!

http://img168.imageshack.us/gal.php?g=img0705s.jpg

Abraço

kiki
Moderador
# fev/10
· votar


digorock
po, tá muito bonito!
engraçado que voce fez com formato strato mesmo.
acho muito bonito as madeiras coladas!

mande mais fotos conforme for encaminhando!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construir uma lap steel guitar?