Gravação do primeiro CD - Quantidade ou qualidade?

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09


    Falar galera!

    Eu e minha banda temos 11 músicas próprias prontas e estamos querendo gravar, mas como sempre a grana é curta. Agora tá uma discussão grande porque alguns da banda acham que devemos investir a grana para gravar uma ou duas músicas com qualidade profissional, em um estúdio de ponta. Outros (incluindo eu) acham que devemos gravar TODAS as músicas, mas com uma qualidade mais modesta, em um estúdio mais simples e barato.

    Já temos umas gravações modestas aqui: www.myspace.com/omesmo
    Minha intenção é gravar todas as 11 músicas nesse nível de qualidade. Não acho que esteja ruim... ou está?

    Eu gostaria de saber da galera (principalmente dos mais experientes/bem informados) qual das duas alternativas é mais recomendada para uma banda que está começando e querendo divulgar o trabalho.






    P.S.: Não preciso dizer que gravar todas as músicas com qualidade profissional é financeiramente impossível, né...

    André Slash
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Caramba cara!
    Tá legal as gravações!
    Legal pacas o som da banda ai!
    HAuhauHA

    Manda ver e grava as 11 musicas nessa qualidade que vai ficar legal!
    Abraços e boa sorte!

    Bog
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar

    Heheh, eu já tinha ouvido esse som faz um tempo! :) Bem bacana, meu.

    Então, eu acho que se for para mostrar o trabalho, a qualidade destas 4 está razoável. Mas depende muito do que vocês querem fazer com a demo. Sei lá, se tiver fins comerciais, mandar para todo canto, ou barzinhos, talvez seja melhor algo mais curto mesmo.

    Enfim, eu procuraria um meio termo.
    2 músicas com qualidade profissional ou 11 com qualidade razoável? Voto em 6 com boa qualidade! :)

    Carax
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cara, qualidade acima de tudo.... é o que falta em 99% de boas bandas aqui no Brasil. Particularmente nao gosto de ouvir e ate me desinteresso por bandas mal gravadas. Ouvi o som de voces e achei legal e bem feito, apesar de boa, a gravacao ainda soa como "demo" aos meus ouvidos, especialmente a batera.

    Prada
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Digo o mesmo que o nosso amigo Bog mencionou.

    Bom, eu creio que valeria a pena investir nas músicas que considera mais gostosas e que terão o melhor aproveitamento.. porém, fica bem mais simples assim, umas 6 com ótima qualidade e um estúdio confiante, principalmente pois restará músicas para um futuro e novas idéias surgirão, pois terão noção do que querem.

    Essa é minha opinião e.. ah.. gostei das músicas, mandam bem mesmo! ;D

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Só uma dúvida: o que você considera qualidade profissional? Vocês procurariam um estúdio de médio/grande porte que grava para músicos profissionais? Procurariam um produtor?

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bog
    Prada

    Grande Bog! Ex dono de uma Variax 300, né... eu lembro de tu tb, brother!

    Minha vontade de gravar um CD completinho é pensando em algum selo (mesmo pequeno) se interessar em lançar, algo do tipo. Com poucas músicas, acredito que a chance disso acontecer é pequena. Quem é que vai querer lançar um CD com 6 músicas, né? Mas é uma alternativa para gravar o CD aos poucos... vou sugerir isso pra banda...

    André Slash
    Vlw!!!

    Carax
    É bem Demo msm... a batera, voz e baixo foram gravados em um estúdio bem pequeno, de bairro. O resto e a mixagem foram feitos em casa por mim.

    erico.ascencao
    Sim. Por exemplo, eu vi um estúdio grande aqui em SP que cobra três dígitos para gravar uma música com acompanhamento e direção de um produtor/arranjador musical deles.

    Bog
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar

    Ah, você queria na verdade gravar para publicar sem depender de gravadora? É o esquema que o Pato Fu está fazendo, eles gravam por conta, e as empresas maiores fazem o trabalho de distribuição. Disseram que estão extremamente felizes com este equema - eles gastam menos e ganham mais!

    Mas aí, não sei... Provavelmente, é vantajoso para o selo você ter tudo pronto, porque eles não gastariam dinheiro fazendo o disco - é só prensar e tentar vender, o que sai barato para quem tem uma logística boa. Por outro lado, vai que eles acham que a gravação não está a contento?

    O melhor seria você começar conversando com algumas pessoas da indústria, para ver o tamanho das chances. Se eles disserem "ah, grava uma demozinha aí para a gente ver, qqer coisa a gente grava", era melhor uma demo curta e matadora. Se eles disserem "se você trouxer tudo pronto a gente distribui", CD completo na cabeça! Claro, isso tudo é um palpite leigo, eu nunca me meti nessas coisas. =P

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Acho que o negócio e toda a banda sentar pra conversar sobre o objetivo desta gravação.

    Se for pra gravar um CD para distribuição mais profissional, você terão que avaliar se conseguirão gravar todas as músicas agora. Caso queiram lançar um disco "de verdade", pode ser melhor esperar um pouco pra gravar tudo numa leva só, pois acho que gravando as músicas aos poucos o disco perde a identidade saca?

    Se for para distribuir músicas avulsas, pode ser melhor gravar umas duas ou três com qualidade melhor agora.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bog
    Ah, você queria na verdade gravar para publicar sem depender de gravadora?

    Também. Ou então gravar um trabalho que possa despertar o interesse de uma gravadora para poder lançá-lo. Não sei se estou correto, mas se eu fosse empresário de uma grande gravadora eu ia preferir investir em uma banda com um CD independente completo do que em uma banda com uma Demo de duas músicas. Mas pra ser sincero eu não tenho a menor idéia de como funciona a cabeça de um empresário...

    teclado_mania
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bom cara sei que é meio caro,apesar do som ser legal vai compensar um dia,mas gravarum cd em um estudio de gravação de qualidade é caro, se eu quizer fazer um cd vou ter que pagar 150R$ por 30min,claro tudo nos minimos detalhes.

    Mas nada adianta acertar em todas as frequências se a caixa de som do outro lado não acerta, se falar nas despesas com editora,mas vale muito apena e no final sai barato.

    Acho que grave as principais com qualidade o resto deixe como estar , o som de vocês é muito maneiro.

    rodsom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar
    grava duas com qualidade. experiencia propria.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rodsom
    grava duas com qualidade. experiencia propria.

    Fala um pouco da sua experiência! Fiquei curioso...

    ogner
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    P.S.: Não preciso dizer que gravar todas as músicas com qualidade profissional é financeiramente impossível, né...

    Cara, esse é o lance no meu ponto de vista. Ou paga uma grana preta e faz 2 musicas com um produtor foda estudio top ( a diferença é gigante) ainda mais no seu estilo que é um Pop ( bem bacana por sinal, só não gostei do vocal) ou grava as 11 nesse esquema ae.

    Mas essa qualidade que ta no myspace é a Demo da atualidade!!! hehehe.

    Acompanhei uns amigos nesse dilema tb. Eles escolheram ($$$) gravar mais musicas. Mas fui num estudio fod@ no Rio com eles e falamos com o proditor de lá, enfim, é outra praia!! hehehe.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ogner
    Eles escolheram ($$$) gravar mais musicas.

    E eles acertaram na escolha?

    ogner
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar

    Não cheirou nem fedeu!! Continuam na mesma!! Distribuiram, divulgaram, No Inicio até fizeram abriram pro Teatro Magico algumas vezes, tocaram em uns bares de SP, festival no Canecão, mas depois deu uma caída. A banda é muito boa!

    Mas tb não sei se tivesse gravado apenas 1 ou 2 musicas num estudio com produtor top e etc teria sido diferente!

    teclado_mania
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cara tem que ser num bom estúdio,com um empresário top,esse é o rumo,você percebe na cara quando o estúdio ou empresário ta com vontade de evoluir vocês, só acho ruim que talvez o carinha que fica atrás da mesa de som pode mixar alguma coisa errada.

    trashit hc
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar

    o som de vcs tá bem legal a gravação!
    porque tem um porém, as vezes vc paga uma nota preta pra um estúdio e eles fazem merda...

    tente ouvi sons gravados do estúdio se vcs resolverem gravar lá,
    e troque ideais com todos os profissionais envolvidos.

    uma dica, poste essa dúvida também no fórum home estúdio, que os caras entendem muito desse lance de gravações!

    eu também e estou com a mesma dúvida! do amigo Hard_Guitar
    só que eu toco hardcore...

    só que não temos din din! hehehe

    eu vou produzir tudo em home estúdio, se ficar legal.

    eu depois eu penso se vale a pena investir uma grana em produtor e em um estúdio bom.

    um exemplo é a banda fresno: a primeira demo deles foi caseira gravado no quarto do atual baixista. bem tosca
    colocaram as músicas na internet e no boca a boca, lançaram mais 2 cds independente mesmo.
    e só agora conseguiram um contrato. e tiveram muita sorte também.

    espero ter ajudado.

    valeu.

    rodsom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Fala um pouco da sua experiência! Fiquei curioso...

    eu tinha um grupo de samba, quando a gente foi gravar um cd de 14 musicas, nos entramos num estudio barato e nos mesmo gravando, ai a gente achou q tinha ficado bom, os amigos elogiando e tal.
    mas ai a gente foi mostrar para um empresario grande, ele falou na lata: se vcs chegarem numa radio grande com isso ai, eles vao dar uma olhada so na primeira musica e vao jogar o cd no lixo.
    foi ai que a gente resolveu gastar uma nota preta pra gravar 4 faixas num estudio grande(estudio do jorge amilton, nao sei se alguem conhece). ate musico do exaltasamba tinha no meio da equipe. ficou outra coisa. infelizmente o grupo desmanchou. fazer oq ne.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação do primeiro CD - Quantidade ou qualidade?