Diploma de Músico?

    Autor Mensagem
    lusojunior
    Veterano
    # jul/09


    Depois dos jornalistas, talvez os músicos não tenham mais a exigência de registro no Ministério da Educação e Cultura e nos Conselhos Regionais de Músicos.

    Por iniciativa da Procuradoria Geral da União, que considera a Lei 3.857/60 (que regulamenta a atividade) inconstitucional, o Supremo analisa dar o mesmo destino da exigência de diploma em jornalismo para exercer a função de jornalista, qual seja... as calendas gregas.

    Qual a sua opinião a respeito?

    Acompanhe o caso:
    http://www.conjur.com.br/2009-jul-21/stf-parecer-lei-regulamenta-profi ssao-musico

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Eu não sou contra e nem a favor, muito pelo contrário.

    dtplayer
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: dtplayer
    · votar


    LeandroPanucci

    kkkkkkk!

    Eu acho meio absurdo não exigir o diploma de Jornalismo para exercer a atividade. No caso dos músicos, acho igualmente absurdo exigir registro ou diploma para exercer a atividade profissionalmente. O porquê disso é meio longo e tenho preguiça de escrever (sim, sou um pecador).

    Edit - Como foi bem lembrado nos post abaixo, me refiro a atividade profissional dos músicos não ligada à educação, mas a show.

    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Depende, se é pro músico atuar na área da educação tem que exigir diploma sim. Agora se o músico trabalha com performance, penso que o diploma não deve ser exigido.

    CheshireCat
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Sgt_Peppers2
    Depende, se é pro músico atuar na área da educação tem que exigir diploma sim. Agora se o músico trabalha com performance, penso que o diploma não deve ser exigido.

    Concordo. o/

    Prada
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Concordo. o/²

    tiago scott
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: tiago scott
    · votar


    Acho que diploma somente para um cara que dá aula em conservatório, ou num IG&T da vida. Por que senão qualquer cara que aprenda a tocar usando revistinha, e tenha uma boa performance de apresentação sai dando aula a torto e a direita. Acredito que um verdadeiro professor é aquele graduado e que pode comprovar sua especialização, mas existem músicos professores, e existem músicos, músicos. Daí a exigência do canudo pois nem todo bom músico que fez faculdade ou (berklee) é um professor. Professor precisa de didática de aulas, conhecimento amplo dos assuntos relacionados ao ensino da música etc.

    Agora se o cara toca profissionalmente na noite etc, não vejo essa necessidade.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    será que dessa vez a OMB tá com seus dias contatos?'

    brunoamaral
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu sou um ávido combatente da OMB. Como sou advogado também, já ganhei inúmeras ações para músicos, casas noturnas e Prefeituras da minha região. Não faz nenhum sentido a existência da OMB.

    A questão do diploma não tem nada a ver com OMB. A lei que a notícia veiculada naquele link trata é a que institui a OMB. Pra ser filiado à OMB não é necessário diploma.

    Quanto ao magistério, só em cursos superiores faz sentido exigir diploma (da mesma forma que quem vai dar aula em um curso superior de artes também precisa ser formado em artes). Em cursos livres, qualquer um tem o direito de ensinar, e cabe ao aluno o discernimento sobre se Fulano é ou não um bom professor; se for bom, terá vários alunos; se não for, não encontrará nenhum.

    Música é arte, e arte não se regula.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: LeandroP
    · votar





    lusojunior
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    heheheh, acho que não fui muito claro em minha comparação e menos feliz ainda no título do topico... sabe como é, postando do trabalho, burlando o bloqueio ao site, rsrsrs

    Como o brunoamaral já mencionou, a ação trata da exigência de registro profissional, não de diploma.
    O principal argumento é que tal regulamentação restringe a liberdade de expressão, isto sim, comparavel à decisão sobre a exigência de formação superior para exercer a profissão de jornalista.

    Acredito que o próprio mercado poderia separar os bons e os maus musicos - fora casos como É o Tchan, KLB...

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Depende, se é pro músico atuar na área da educação tem que exigir diploma sim. Agora se o músico trabalha com performance, penso que o diploma não deve ser exigido.


    Concordo tb!!


    Ninguém vai chegar num lugar e falar "você é formado? não? então você não vai tocar no meu estabelecimento"

    Agora para ensinar, eu acho que o cara tem que ter estudado métodos de ensino, parte pedagógica etc etc.

    Pra mim faculdade não forma músicos, forma pesquisadores! O que forma músicos é a gig, é tocar com os outros, é tocar nos bares e locais de festas, isso sim é a grande escola para músicos. Agora nada impede o cara que estiver fazendo graduação de tocar!

    Um exemplo é bacharel de violão, o principal objetivo é formar solistas, para isso o cara tem que pesquisar repertório, estudar compositores, saber fazer análise da peça que ta fazendo! um músico que toca na noite não faz nada disso!

    -Saved
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Galera, me diz uma coisa, pra exercer serviços em estúdios e bandas aleatórias ou tocar pra cantores de "grande porte" é necessário diploma ou ter contatos ja bastam?

    Não sou bom em formular perguntas e nem me expressar, mas sei que entenderão...

    -Saved
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Moderadores podiam mover para musica em geral?

    makumbator
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    -Saved


    tocar pra cantores de "grande porte" é necessário diploma ou ter contatos ja bastam?

    Não é preciso ter formação superior ou técnica em música para tocar em estúdios, em bandas ou para cantores de grande, médio ou pequeno porte.

    Claro que nada impede um dono de banda exigir formação específica de seus músicos, mas não é algo usual.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Diploma de Música é exigido em casos específicos, como concursos públicos de nível superior na área, por exemplo. Mas não é obrigatório ter o diploma para ser considerado músico profissional, na mesma medida em que o é para áreas como Medicina, Direito etc.. É possível ser músico profissional sem necessariamente ser formado.
    Mas tenha em mente que, apesar de não ser obrigatório, ele ajuda muito. Músicos diplomados na área em geral costumam ter mais credibilidade aos olhos de instituições de ensino musical, orquestras sinfônicas, bandas municipais etc.. E uma faculdade de Música abre muitos horizontes - além de que, claro, "impõe respeito" aos que ficam perguntando "você é músico, mas trabalha onde?" (quer coisa mais deprimente que isso?)...

    -Saved
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    makumbator
    mano_a_mano

    Pô pessoal valeu, muito feliz com as 2 respostas bem completas, tirei minha duvida.

    Moderador? Move pra musica em geral? Seria mais interessante :)

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    Tópico movido pro fórum mais apropriado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diploma de Músico?