o maior mito do rock mundial

Autor Mensagem
lucasvh
Veterano
# jun/09


que banda ou artista vcs acham qui é a maior lenda do rock mundial ?
pra mim os maiores são o hendrix e o zeppelin

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# jun/09
· votar


Individualmente: Jimi Hendrix
Banda: The Beatles

Juneba
Veterano
# jun/09
· votar


lol, beatles, num tem nem oq discutir.

KAEL METAL
Veterano
# jun/09
· votar


Não vamos generalizar, o rock envolve muitos estilos diferentes com públicos diferentes

KAEL METAL
Veterano
# jun/09
· votar


Também não podemos confundir a exploração da mídia em busca de dinheiro rápido.

Muitas bandas foram criadas pela mídia e fizeram enormes sucessos e isso não quer dizer que esta banda foi importantíssima no mundo do rock

Obs. não quero criar polêmica, NÃO CITEI nomes de bandas, apenas citei um fato que não é MITO E SIM MUITO REALIDADE !

lucasvh
Veterano
# jun/09 · Editado por: lucasvh
· votar


KAEL METAL
eu perguntei qual é a banda ou artista que influenciou o bastante pra ser considerado um mito , que esta acima do bem ou do mal , qui é inelegivel .

janick
Veterano
# jun/09
· votar


que esta acima do bem ou do mal , qui é inelegivel .

Isto non ëcsizte

old steel
Veterano
# jun/09
· votar


The Beatles.
The Elvis.

LeoBS
Veterano
# jun/09 · Editado por: LeoBS
· votar


eu perguntei qual é a banda ou artista que influenciou o bastante pra ser considerado um mito , que esta acima do bem ou do mal

PINK FLOYD

Dogs2
Veterano
# jun/09
· votar


que esta acima do bem ou do mal

padre Marcelo Rossi

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Daminhão Esperiença

KAEL METAL
Veterano
# jun/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


lucasvh

eu perguntei qual é a banda ou artista que influenciou o bastante pra ser considerado um mito , que esta acima do bem ou do mal , qui é inelegivel .

Eu entendi perfeitamenta a pergunta, mas neste tipo de pergunta é muito fácil as pessoas misturarem FAMA como "coisa boa" e importante e também misturam gosto, afinal uma banda pode ser excelente e contribuiu muito com o rock mas como a pessoa não gosta não vai citar. Entendeu

Na minha humilde opinão, os primeiro mitos e os mais importantes de todos são

Carl Perkins
Arthur Crudup
Bill Halley and his Comets
Chucky Berry
Little Richard
Fats Domino
Jerry Lee Lewis
Elvis Presley

Todos acima por criarem o rock and roll

e o homen que deu oportunidade para o rock crescer através da gravadora e deu uma chance para o Elvis, Sam Phillips

Os Beatles ajudaram na difusão em massa do estilo

O Led Zeppelin e Deep Purple ajudaram o rock a criar mais peso

O Black Sabatth por criar o o rock mais pesdado conhecido como Heavy Metal

O Iron Maiden e o Judas Priest por difundirem este estilo pesado na massa popular

O Pink Floy por dar uma Variação ao estilo

Entre tantas outras que foram transformando o estilo nas várias vertentes do rock, como Power Metal, Progressive Metal, Trash Metal, etc como, Helloween, Rhapsody, Stratovarius, slayer, Metallica, etc

Franz Litz, o primeiro virtuoso, e Richard Wagner, criador de operas com temas épicos, começaram a criar musicas com solos na velocidade da luz e cantoras chiliquentas, que acabavam por estourar os timpanos do publico.

Kai Hansen por melhorar a guitarra virtuosa no estilo

Quando disse que não devemos levar em conta a fama, use como exemplo a Madonna, é extremamente famosa e não contribui nem 1% com o crescimento da música !

Abaixo uma matéria no site Whiplash

Apesar de no decorrer de sua história o rock and roll ter ficado mais marcado por astros brancos, deve-se aos negros, escravos trazidos da África para as plantações de algodão dos Estados Unidos, a criação da estrutura rítmica e melódica que seria a base do rock. Os cantos entoados pelos negros durante o trabalho, no início do século XX dariam origem ao Blues (do inglês azul, usado para designar pessoa de pele escura, bem como tristeza ou melancolia). Focado basicamente no vocal, o blues era geralmente acompanhado apenas por violão.

Enquanto o blues se desenvolvia nos campos e pequenas cidades, nas grandes cidades por sua vez tocava-se o jazz, baseado na improvisação e marcado por bandas maiores e arranjos mais elaborados, com percussão e instrumentos de sopro.

Por um outro lado, nas igrejas evangélicas desenvolvia-se a música gospel negra, que embora obedecendo as escalas de blues, caracterizavam-se por rítmo frenético ou mesmo sensual, canções de redenção e esperança para um povo oprimido. A música era acompanhada por piano ou órgão.

A economia de guerra e o desenvolvimento da indústria havia levado mais gente dos campos para a cidade, forçando o relacionamento entre brancos e negros e a tensão social e racial mas também favorecendo a influência mútua entre a música negra (blues e seus derivados) e a música branca (principalmente country e jazz). Da fusão do blues original com os rítmos mais dançantes dos brancos surgiu o rhythm and blues, que levou a música negra ao conhecimento da população consumista.

No início da década de 50, com o final da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia, os Estados Unidos despontavam como grande potência mundial. Mais do que em qualquer outro momento da história era incentivado o gozo da vida, marcada que estava a sociedade pelos anos de sofrimento da guerra. A população de maneira geral e inclusive as minorias pela primeira vez tinha dinheiro para gastar com supérfluos como música. Com o anúncio da explosão de bombas atômicas pela União Soviética e um possível "fim do mundo" a qualquer momento, a ordem geral era aproveitar cada momento como se fosse o último.

Numa época de mudanças surgia uma corrente intelectual inédita contrária à antiga política, rebeldia esta refletida na literatura, como no livro O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger, mas mais notadamente no cinema com a glorificação da antítese dos antigos valores em filmes como O Selvagem (em que Marlon Brando interpreta um delinquente).

Em pleno crescimento econômico capitalista o consumo era considerado fator primordial para geração de empregos e divisas, bem como o melhor antídoto contra o comunismo, e a busca por novos mercados consumidores era incessante. Obviamente a parcela mais jovem da população rapidamente se mostrou mais facilmente influenciavel e ao público adolescente pela primeira vez foi dado o direito de ter produtos destinados ao seu consumo exclusivo, bem como poder de escolha.

Estranhamente porém os jovens brancos em grande parte se negavam a consumir a música normalmente consumida pela maioria branca. Começaram a buscar na música dos guetos algo diferente. Com a indústria fonográfica de grande porte não preparada para suprir o público consumidor com este tipo de música ganharam importância selos pequenos de música negra.

A aceitação deste tipo de música pelo público de maior poder aquisitivo levou a incipiente indústria fonográfica da época a investir na evolução do estilo e procura e contratação de novos talentos, principalmente na procura de um jovem branco que pudesse domar aquele estilo aliando a ele uma imagem que pudesse ser vendida mais facilmente. Tornaram-se comuns os relançamentos de versões de músicas dos negros regravadas por artistas brancos, que terminavam por tirar os verdadeiros criadores do estilo do topo das paradas.

Uma outra grande revolução de costumes estava em curso. Sexo deixava de ser tabu e passava a ser considerado diversão (tanto para o homem como para as mulheres). As canções de amor por pressão do público comprador passavam a dar lugar a letras mais sacanas, embora muitas vezes fosse necessário criar versões atenuadas de versos mais diretos.

A mistura explosiva da empolgante música negra com o consumismo branco adolescente havia sido feita... a explosão era questão de tempo....

Mas quem teria sido o homem que mereceria ser coroado como responsável pela "criação" do rock and roll? Obviamente um estilo musical tão complexo não poderia Ter sua invenção atribuida incontestavelmente a apenas um indivíduo ou grupo de indivíduos. Mas se alguém merecesse ter seu nome associado à "criação" do rock como o conhecemos este alguém não seria Elvis ou Bill Haley ou Chuck Berry ou nenhum outro cantor ou band leader. O "inventor" do termo rock and roll e grande responsável pela difusão do estilo foi o disk jokey Allan Freed, radialista de programas de rhythm and blues de Cleveland, Ohio, que primeiro captou e investiu na carência do público jovem consumista por um novo tipo de música mais energética e primeiro percebeu o potencial comercial da música negra.

O termo rock and roll era uma gíria dos negros americanos, referente ao ato sexual, presente inclusive em muitas letras de blues (a exemplo de My Daddy Rocks Me With a Steady Roll da cantora Trixie Smith, de 1922). Allan Freed foi o responsável por usar o nome sonoro para denominar o novo estilo musical em que estava investindo.

Em 1951 Allan Freed criou o programa Moon Dog Show mais tarde renomeado para Moon Dog Rock and Roll Party ao mesmo tempo em que promovia festas de dança com o mesmo nome, movidas inicialmente a blues e rhythm & blues e mais tarde pelo rítmo que havia ajudado a definir e divulgar. Suas festas apesar dos constantes atritos e reclamações por parte das autoridades eram um sucesso. Tumultos lhe valeram dezenas de processos por incitação à violência.

Enquanto a juventude adotava o novo rítmo como sua marca registrada os adultos, principalmente das parcelas mais conservadoras da sociedade, a taxavam como causa de toda delinquência juvenil... apesar do exagero dos protestos, não estavam de todo errados, o gosto pelo rock era realmente parte do estilo das gangues juvenis.


Etc

MajorKong
Veterano
# jun/09 · Editado por: MajorKong
· votar



Daminhão Esperiença


Pra quem não conhece:
http://www.damiaoexperienca.net/images/damiao4.jpg
http://www.damiaoexperienca.net/lado%20w.mp3
http://www.damiaoexperienca.net/Planeta%20Lamma%20na%20Valsa.mp3

Dogs2
Veterano
# jun/09
· votar


KAEL METAL
Franz Litz, o primeiro guitarrista virtuoso

huahauahuahuahau


Richard Wagner (...) a criar musicas com solos na velocidade da luz

huaahuahuaahuahuahauahua

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Aposto que quem cria esses textinhos de blog nunca escutou nenhum dos dois.

A propósito... Liszt

KAEL METAL
Veterano
# jun/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Dogs2
MajorKong

Caras, só falo do que conheço, fiz buscas em cima de nomes que conheço e pesquisas que já fiz sobre o assunto e tudo que citei já foi confirmado.

Valeu

Ian Anderson
Veterano
# jun/09 · Editado por: Ian Anderson
· votar


Daminhão Esperiença
Izto non ëcsizte

usadhuasdhiuahdusdas

Dogs2
Veterano
# jun/09 · Editado por: Dogs2
· votar


KAEL METAL
Franz LISZT tocava piano e compunha, não era guitarrista hauhau

E Wagner compunha óperas, mas elas nunca tiveram como característica "solos na velocidade da luz"... aliás óperas no geral passam longe disso, mais provável que vc ache isso em concertos. Mas talvez até vc ache uma ou outra ópera dele com isso, sei lá, nunca ouvi todo o repertório wagneriano.

Aced
Veterano
# jun/09 · Editado por: Aced
· votar


KAEL METAL
o rock envolve muitos estilos diferentes com públicos diferentes

Não.Rock é o estilo.

lucasvh

Individual: ??
Grupal: Beatles.

KAEL METAL
Veterano
# jun/09
· votar


Dogs2
Eles são influências, não está dito que eram roqueiros ! hauhau


Aced

Não.Rock é o estilo
O rock evoluiu e TEM SIM vários estilos dentro, claro que está dentro do rock mas são vertentes com diferenças consideráveis entre si, todo músico, até iniciante, que toca rock sabe distinguir que dentro do rock existem tais diferenças que formaram um sub-estilo

KAEL METAL
Veterano
# jun/09
· votar


Paro por aqui porque não quero entrar em polêmicas, ainda mais com quem só fica esperando alguém falar alguma coisa pra retrucar sem conhecimento, sugadores, e não contribuem em nada para um assunto inteligente e só querem criar "brigas"

Claro que tem muitos que querem realmente discutir sobre o assunto, mas alguns não

Obs. não citei nomes portanto se não gostaram deste último post é porque a carapuça serviu

Valeu

Aced
Veterano
# jun/09
· votar


KAEL METAL

" Eu sou mais inteligente e não preciso discutir com você, bobão."

Cara, quem se alterou foi você, eu acho que não é tão importante assim você ir atrás de estilos. Veja a situação do heavy metal, que de tantas ramificações nem os integrantes das bandas sabem o que são, esses subgêneros são criados pela própria mídia que você aparentemente repudia nesse seu primeiro post. Será tão importante assim distinguir tr00 metal norueguês do tr00 metal suéco?

Depois, eu já disse isso antes no OT, gosto de muita coisa de rock, não tenho preconceito contra as bandas atuais, curto até a mais famosa delas, o coldplay, mas também curto Beatles (favoritos), Pink Floyd, Queen,U2, Ramones,Metallica, Oasis e o carai, não vejo nenhuma necessidade de separar essas bandas senão a própria exclusão e repreensão de certo grupinho que se acha mais importante por causa de riffs, solos rápidos,filentos, bateria assim ou assado ou cozido... pra mim tanto faz.

Valeu.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/09
· votar


Fica difícil sintetizar em apenas 2 artistas o universo do rock. Afinal, estamos falando de um movimento que aconteceu durante pelo menos 4 décadas a partir dos anos 50.
Tem muita gente importante que contribuiu para que isto acontecesse desde Elvis até Ramones, ou Nirvana como queiram.

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Que bom ver o fórum voltando aos velhos moldes: brigas sem noção sobre temas irrelevantes. heheheeh

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar




KAEL METAL
Veterano
# jun/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Aced
Cara, na real, você passa anos estudando, pesquisando, entendendo para quando for expor as idéias alguém simplesmente retrucar dizendo huahauahuahuahau ?! Isto é inteligente ? Não saber de onde veio e menosprezar o passado é inteligente ? Dizer que a história da criação de algo é irrelevante é inteligente ? Não, é apenas manifestação de ignorãncia

Concordo quando você disse sobre as bandas não saberem direito o que são mas é claro que tem subestilos, Rock and roll, heavy metal, progressive metal, etc o problema é como por exemplo o "power metal" toda semana surgem definições para a mesma coisa, está tudo dentro do heavy metal, surgem symphonic power metal, epic power metal, speed metal, melodic heavy metal, etc mas na verdade fazem parte do heavy metal.

O termo Rock é o termo "mestre", exemplo o continente Americano (rock) que tem o Sul, Norte e Central, (sub gêneros, metal, rock and roll, progressivo, etc) é o mesmo continente porém cada região tem suas culturas e diversidades. O problema é querer considerar também os estados de um país como um sub gênero. É um exemplo tosco mas que vem a calhar pra demonstrar a idéia.

Aced
Veterano
# jun/09
· votar


KAEL METAL

O Dogs2 também faz faculdade de música =/

Bom, de qualquer maneira, eu penso que as pessoas tem suas influências(bandas) mas não devem ser influenciadas por subestilos.

Por exemplo, alguém pode fazer uma banda com influências de Ramones e Metallica ao mesmo tempo, mas pouco ou nunca se ouviu falar disso porque o pessoal se apega nessas coisas de número de acordes, solos e etc. como já tinha dito.

KAEL METAL
Veterano
# jun/09
· votar


Aced

Tenho minhas influências tanto como bandas como estilos mas não são definitivas, o que me influencia é o metal em geral, erudito, músicas folclóricas de diversas regiões não só do Brasil, etc

Procuro fazer algo que não seja apenas mais um, por mais que seja um estilo procuro fazer algo próprio com personalidade, claro usando alguns clichês, ou seja, ter uma personalidade musical, um exemplo é o James (Metalica), Nas primeiras notas do riff ou acorde já identifico que é ele, ele tem a pegada, timbre, estilo que são marcas registradas dele, ou seja, personalidade musical.

Estou levando o rumo do tópico para um lado que não é a proposta inicial, então vou parar por aqui

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Escutem o Tony Rice aí e parem de falar merda.

KAEL METAL
Veterano
# jun/09
· votar


É exatamente isso que estava falando, valeu pelo exemplo deste excelente último post :

parem de falar merda

Em terra de cego quem tem um olho é rei ou
tentam cegá-lo porque é diferente e enxerga mais !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o maior mito do rock mundial