Dicas, histórias e experiências de quem toca música na noite

    Autor Mensagem
    arthurmusical
    Veterano
    # mai/09


    E aí pessoal? Vamos trocar idéias, contar histórias e relatar experiências, falar de repertórios, tempo que leva sua apresentação, truques, segredos, dificuldades, problemas, soluções práticas, recursos, improvisos de última hora, equipamentos, enfim, tudo que for relacionado ao mundo da apresentação musical noturna de quem toca ou tocou alguma vez na noite.
    Vale lembrar: SÓ POSTE DE PUDER AJUDAR OU ENRIQUECER O TÓPICO. [b][/b]

    arthurmusical
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Bom, vou começar então.
    Tinhamos uma banda de pop rock, com vocalista, baterista, baixista, guitarrista e tecladista. Ficava bacana, porque conseguíamos tirar legal as músicas pra fazer um cover da hora. Tinhamos um repertório de umas 20 músicas e ensaiavamos toda semana pra tocar nas baladinhas que tinham lá na cidade que eu morava...ô época boa...mas um passou na faculdade, outro se formou, outro casou, outro sumiu do mapa e eu vim embora pra São Paulo...só lembrança agora...

    estúpido
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Montei minha 1º banda so pra tocar no fds.. Aí encontrei um amigo que estava querendo uma banda pra tocar num campeonato de skate, entaum escalei minha banda..

    Tocamos 8 musicas e foi uma grande realizacao, depois tocamos num evento de grande porte da cidade, no momento fechamos com uma casa noturna pra tocarmos covers tda sexta - feira e as vezes no sabado tbm..

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Nunca toquei na noite oficialmente. Mas as vezes eu chego em algúm lugar que tem um som montado e tudo certinho eu vou lá e toco algúmas músicas. Não recebo nada por isso. Faço só para me divertir mesmo. Ou acontece de eu chegar e tem alguém tocando, eu me junto a ele e toco junto. Um dia destes me ligaram para ir à um barzinho que tinha um cara cantando e não tinha carteira da OMB, aí acabei tocando com o cara mais de 01 hora. E a carteira que "exploda".

    Um abraço

    Tiago O.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pra cantar em barzinho tem que ter carteira da OMB??

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Tiago O.
    Pra cantar em barzinho tem que ter carteira da OMB??

    É claro que tem. Mas já tem muitos tópicos que falam sobre isso. Deixa este assunto "pra" la.

    Um abraço

    arthurmusical
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: arthurmusical
    · votar


    Afe...para tocar música na noite não bastaria ter o diploma do curso técnico, ou do bacharelado ou da habilitação em música?

    Mais uma coisa...achei uma tabela de cachês para músicos que exercem a profissão. Engraçado perceber que a hora atividade de quem quer tocar música na noite é baixíssima, comparada a outras especialidades como gravações e afins...pelos cálculos, se eu tocar sozinho na noite, das 00 as 03, vou receber 108 reais (a 36 a hora). Credo, isso tá parecendo salário de professor...afe.

    arthurmusical
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: arthurmusical
    · votar


    Cachês de músico...

    Agora sim o o link....

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    arthurmusical
    diploma do curso técnico, ou do bacharelado ou da habilitação em música?


    Isso sem a carteira é a mesma coisa de não ter. Acho a maior ignorancia. Mas é assim. (Isso para efeitos de fiscalização) Com estes diplomas voce só não precisa fazer provas ou testes na OMB, mas tem que pagar do mesmo jeito. Então para tocar na noite, tanto faz o cara que estudou ou o que aprendeu pelas coxas tem o mesmo valor. (Isso falando de leis.) O que vai diferenciar é a qualidade do músico. Como quem estudou cobra R$500,00 para tocar e o "feito nas coxas" cobra R$ 100,00, o dono do " buteco" vai dar preferencia para o segundo.

    arthurmusical
    achei uma tabela de cachês para músicos que exercem a profissão

    Essa tabela são os sindicatos de músicos que elabora. Na verdade quase ninguém segue esta tabela.

    Um abraço

    arthurmusical
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    Com estes diplomas voce só não precisa fazer provas ou testes na OMB, mas tem que pagar do mesmo jeito.

    Que discriminação. Realmente eu já vi muitos músicos tocando música na noite, com nível de karaoke (beeeem amador), e ganhando cachê pra isso...afe. Sem comentários...

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    arthurmusical
    Parafraseando, com as devidas alterações:
    Tinha uma banda de Classic/Pop Rock, com vocalista, baterista, baixista e guitarrista. Ficava bacana, porque conseguíamos tirar legal as músicas pra fazer um cover da hora. Tinhamos um repertório de umas 35 músicas e ensaiavamos de 15 em 15 dias pra tocar em pequenos bares de SP...ô época boa...mas um pegou plantões de sábadoo a noite, o outro começou a viajar a trabalho, a outra foi morar longe...

    Eu tenho saudade desta época. A adrenalina de entrar no palco e tocar pra galera pular e cantar junto compensa todos os perrengues de ter uma banda.

    Pelo menos o último show que eu fiz foi um dos mais especiais - diria até que foi o melhor show em termos de feeling. Foi num bar que nós costumávamos tocar. Nós chamamos a banda de uns amigos nossos que tocavam Pop Rock Nacional e era a primeira apresentação deles. Eles trouxeram a maior galera pra assistir, e o bar lotou - coisa que dificilmente acontecia. A galera ficou doida no show, cantava junto e etc. E pra acabar o nosso set list, as duas bandas se juntaram pra tocar e cantar Have You Ever Seen the Rain.

    Quando eu me formar eu tenho vontade de reconstruir uma banda pra tocar covers por aí. Não sei se continuaria na bateria, ou se me arriscaria a tocar guitarra ou baixo. Mas queria ter estes "orgasmos musicais" de novo.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    Quando eu me formar eu tenho vontade de reconstruir uma banda pra tocar covers por aí. Não sei se continuaria na bateria, ou se me arriscaria a tocar guitarra ou baixo. Mas queria ter estes "orgasmos musicais" de novo.

    Não deixe de lado o que voce gosta. Eu consegui reunir uma turma e hoje vamos fazer o primeiro ensaio. Vamos tocar chorinho, samba, musica sertaneja (só as antigas) e vamos tocar por aí. Isso depois de 15 anos sem participar de uma banda. Já estava com saudade.
    Mas queria ter estes "orgasmos musicais" de novo.[/i]

    É isso.
    Um abraço

    Javé
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Uma coisa que sofri muito quando comecei , foi aprender a ajustar o cubo e retorno , primeiro show que fiz toquei sem retorno e com o cubo bem baixo , quando passamos o som tava tudo ok depois fico baixo , agora sempre a primeira coisa que me preocupo é com isso volume de amp e retorno , segundo regular os volumes dos pedais .

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Javé
    Sempre tem que socar o volume bem alto na hora de passar o som, pra compensar o lugar vazio.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Tiago O.
    Pra cantar em barzinho tem que ter carteira da OMB??

    Não. Só nos estados ainda retrógrados onde a Ordem Dos Músicos (ordem?) tem alguma moral.

    Em SP já era e faz tempo.

    arthurmusical
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: arthurmusical
    · votar


    Christhian
    Em SP já era e faz tempo.

    Então...no Paraná só com a tal da liminar lá...tinha que entrar com mandado de segurança e andar com ele no bolso...mas era uma vez só que pagava a advogada pra fazer o tramite...em 2000 custava em torno de 200 pilas pra mandar fazer...ela esperava juntar uns 10 músicos e fazia um mandado com o nome dos 10...hoje em dia não sei mais como que anda o negócio por lá...
    Mas, uma pergunta, aqui em SP não tem fiscalização? Se tem, o que que a gente faz pra se defender????

    André Castro
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    arthurmusical

    Tocar na noite em boates/eventos é muito bom! Mas tem seus contras, mas que mesmo assim valem a pena. Quando acaba de tocar, guardar tudo é desagradável! hehe

    Você acaba aprendendo muitos macetes.

    Aprendi a não confiar em técnico de som.
    Não fazer gambiarra em fonte de pedaleira.

    É sempre bom você levar seu equipamento, mesmo que a casa forneça, pois você ja está acostumado a ele e o mesmo ja esta regulado ao seu gosto!

    =)

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    André Castro
    Lembro que teve uma vez que minha banda foi tocar no aniversário de 30 anos dum parque do meu bairro. Levamos tudo, mas na hora o guitarrista acabou cedendo ao técnico que pediu pra ele usar o amplificador que já estava lá. Além de o amplificador já cagar o timbre dele, ligaram aquela porra em linha nos PAs. Ou seja, o timbre sujou pra cacete. Tocamos aquela Iris, do Goo Goo Dolls, quase como um Hard Rock.

    André Castro
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao

    tenso heim?

    uma vez em uma boate aqui em BH na primeira música do show notei que minha guitarra estava um pouco baixa(estava microfonada). Durante a música aumentei na guitarra e nada. Bom, ai aumentei bem a caixa antes da segunda música começar. No começo da música o tecnico de som ligou o microfone que estava ligado na minha caixa. Ai o som ficou muuuito alto! todo mundo olhando pra mim! e eu tive que abaixar na guitarra e na caixa, e o cara num fez nada.

    sem contar as invenções de colocar efeito de mesa no meio do show!!! Ja fizeram vários vacilos! Ecos de 3 segundos! ahaha

    Kamus23
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Historia:

    Meu primo tem uma banda de baile (formaturas, etc), mas o guitarrista quebrou o braço, e eles me pediram pra ir la fazer uma base, ok eu fui...

    Mas o vocalista, naquele dia, bebeu demais, no meio do show, ele pega e vomita em cima do povo, na mesma hora guardei a guitarra e fui embora da vergonha

    knvb
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Ah!!!
    Essa é boa...alguém teve algo semelhante a minha primeira apresentação?

    1. Tive que aprender 20 musicas em uma semana, sendo que ainda estava engatinhando no contra-baixo;

    2. Eu não tinha baixo ainda e tinha que tirar as músicas no violão;

    3. Os outros músicos, principalmente o batera (por motivos óbvios) estavam fulos por eu errar bastante;

    4. Eu não conhecia a maioria das músicas para dificultar ainda mais o aprendizado;

    5. Quando consegui um baixo (usado), advinhem qual foi?

    6. Sim...quem pensou TONANTE, acertou!

    7. Quando finalmente consegui ensaiar com e tudo começou a se acertar advinhem?

    8. Fui pra um sítio uma semana antes do show e num futebolzin entre amigos eu...cai com o peso do corpo sobre minha...

    9. Sim...mão direita que no outro dia em um raio-X descobri que tinha fissurado (rachado) dois ossos.

    10. Tinha apenas uma semana, não deixei engessar, nem colocar tala na mão, apenas gelo e muito repouso.

    Conclusões:
    A lei de Murphy tentou, mas EU venci! fizemos o show (com várias limitações lógico)
    O médico não quis me deixar tocar, disse que a fissura poderia virar fratura devido ao esforço, mas resisti, ingeri, bebi, comi todo tipo de cálcio e foi assim mesmo.
    O show foi memorável, não por ter sido uma otima apresentação, mas por tudo que aconteceu e que eu com muita teimosia consegui superar, mesmo sentindo dor depois de 1 hora e meia de show, que durou 3.


    P.S.: não aconselho NINGUÉM a tocar se não estiver 100% fisicamente, devidamente alongado e aquecido, pois todos sabem que as consequencias podem ser graves.

    http://www.seall.blogspot.com/
    http://www.bgroove.blogspot.com/
    http://bpinscher.blogspot.com/

    arthurmusical
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    hehehehe....vida de músico é uma loucura...
    Pensem numa festa de final de semana, na chácara, churras, família e tals...e o teclado com vários midis...
    Bom, nem precisa falar que o que era pra ser uma apresentação singela, acabou virando karaokê: tem sertaneeeeeeeejo? tem fuuuuuuunk? tem axéeeeeeeeeeee?
    MEL DELS....
    rs

    Chad Stroke
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    arthurmusical

    haha ai fica foda.

    Pô, gostei pra caramba desse tópico, foi bom ler.

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu já toquei para as moscas!! Sério!!

    Fomos convidados para tocar junto com uma banda duns amigos que estavam lançando um CD. A idéia seria a gente abrir as 23h. A meia noite os caras fariam o lançamento.

    Pois bem, a divulgação dos caras foi tão boa, tão boa que quando eles tocaram tinha umas 20 pessoas! Quando a gente abriu o show, estavam somente as nossas mulheres no bar e a banda essa. Só! Mais ninguém!!

    Ha ha ha... foi uma droga, mas foi legal. Tocar é sempre legal, ainda que para as moscas apenas.

    hirlanejunior
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Kamus23
    nusss e eu Historia:

    Meu primo tem uma banda de baile (formaturas, etc), mas o guitarrista quebrou o braço, e eles me pediram pra ir la fazer uma base, ok eu fui...

    Mas o vocalista, naquele dia, bebeu demais, no meio do show, ele pega e vomita em cima do povo, na mesma hora guardei a guitarra e fui embora da vergonha

    axei q tinha visto de tudoooooooooooo

    hirlanejunior
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    galera eu fui tocar uma vez em minas ..poxa assim a moça q contratou a banda ela tinha pago mais q a metade antes da festa ...foi bem longe o lugar fim de mundo msm (nada contra minas ...lugar q eu amo msm ) rapaz deu ninguem no baile ...mas pooooo deu uma pena da moça q a gente fez o baile para os graçons ...bem q ate fikou animado la´....nessas historias é bem dificil um musico num ter uma dessas historias mais loucas para contar ..enfim ...amo essa profissao !!!!

    hirlanejunior
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    retificando: garçons ....(tecladinho ta brabo hehehe)

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lembrando de uma história que não é minha, mas é engraçada até...

    Estava no Stones Music Bar, aqui em São Paulo, vendo a banda do meu professor de guitarra. Estavam eu e mais uns amigos sentados numa mesa colada no palco. Eis que, de repente, a estante com a pasta de letras e a meia-lua da vocalista cai em cima de uma amiga minha que estava na cadeira colada ao palco. A vocalista ficou super sem graça, pediu mil desculpas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas, histórias e experiências de quem toca música na noite