Autor |
Mensagem |
lukkwylde Veterano |
# jul/10
· votar
Caike_bend Valeu, Mauricio. To pensando seriamente em comprar uns equips por lá. Só tenho medo pq sou muito leigo e talz.. hehe
Fala Brother! Cara, eu também era um leigo em compras pelo eBay e os tópicos (principalmente este) do Cifra Club me ajudaram muito.
Só pra você ter noção, comprei esse ano no eBay:
Fender Standard 2009 (sem código de rastreamento) Fui taxado, busquei a guitarra nos correios.
Guitar Rig Kontrol Edition Pro 4 (com rastreamento) Fui taxado também, busquei a encomenda nos correios.
Pacotão com GHS Guitar Gloss, GHS Fast Fret, 10 cordas Ernie Ball 0.10, Palhetas (muitas!), Flanelas. Neste não fui taxado e chegou diretamente em casa!
Portanto, leia todo o tópico, vale a pena! E claro que vale muito mais a pena as economias que serão feitas pelo eBay!
Adios Muchacho!
|
vbd Veterano |
# jul/10
· votar
Hoje, volto com novo testemunho.
1º leilão que participo no Ebay.
Arremetei um Sansamp BRI - usado, por $242,55 USD, vou ficar na expectativa, do "Leão" não abocanhar. Assim que chegar, compartilharei a experiência. Abraço
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Depois de exatamente 1 mês da compra, chegou meu Catalinbread Wiio, sem impostos! \o/
|
Mad Dock Veterano |
# jul/10
· votar
vbd Cara é proibido importar coisas usadas!!! se parar na receita não existe meio de liberar nem pagando imposto...aí vai para leilão algum dia em algum lugar....importar usado é loteria!!!
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/10
· votar
Mad Dock: Cara é proibido importar coisas usadas!!!
Isso é lei? Onde tem dizendo?
Abs
|
Blizzy Veterano |
# jul/10
· votar
MauricioBahia
Ja vi varias pessoas falando que era proibido importar instrumentos usados, mas ainda to pra achar alguma lei que realmente fale isso
ja procurei no google algumas vezes e só achei informações conflitantes, nada concreto
se alguém souber seria bacana postar
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Blizzy: Ja vi varias pessoas falando que era proibido importar instrumentos usados, mas ainda to pra achar alguma lei que realmente fale isso
Velho, preto no branco. No site da Receita não fala nada disso. Se tiver, deve ser pra outro tipo de importação...
Gostaria muito que o Mad Dock me passasse um link pra confirmar esse papo, já que ele afirma com tanta certeza. Até que me provem que não pode importar usados, eu continuo desconhecendo esse fato e, pra mim, é boato.
Abs
|
marv Veterano |
# jul/10 · Editado por: marv
· votar
MauricioBahia
Veja o que encontrei no link abaixo (apesar de falar em Doação) : http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/ImportFormDoacao.htm
Eu ja tive um problema aqui no trabalho com relação a isto : * Um americano estava vindo efetuar a instalação de um equipamento aqui no Brasil e resolveu enviar via FEDEX o kit de ferramentas que ele iria utilizar durante os trabalhos. Ele optou por enviar as ferramentas devido ao peso.
As ferramentas foram apreendidas pela receita informando que nao e permitido a importacao items usados de quaisquer especie.
Resultado : Ele perdeu o kit de ferramentas....
O Bigtransa tambem quase teve problemas quando importou uma guitarra usada : A receita circulou a palavra "USED" que estava na descrição do bem e colocou : RETER. Por sorte alguem nao viu esta observação e ele recebeu a guitarra.
Eu comprei uma Fender Strato 50's Reissue no ebay no mes passado e pedi para o vendedor nao declarar como usado para evitar riscos. Recebi a guitarra sem problemas.
Fica ai o alerta para que todos tenham cuidado na compra de usados.
[]'s
|
Lord-g Veterano |
# jul/10 · Editado por: Lord-g
· votar
EDIT
Bahia faz um review do Angry Fuzz !!!
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
marv
Bom, pelo que entendo, estamos falando de duas modalidades de importação. No caso do tópico, estamos baseados na importação de bens pelos Correios pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS). Essa modalidade não cita bens usados, conforme a Instrução Normativa SRF nº 096, de 04 de agosto de 1999:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/ins/Ant2001/1999/in09699. htm
Vc citou os casos acima, mas será que ambos estavam dentro das normas?
E veja: Secex descomplica norma para importação de máquinas e equipamentos usados
Lord-g
Preciso usar bastante o pedal ainda!
Abs
|
Lord-g Veterano |
# jul/10
· votar
MauricioBahia Blz e ficarei no aguardo man !
|
marv Veterano |
# jul/10
· votar
MauricioBahia
Concordo em alguns casos estamos falando de diferentes modalidades de importação, mas a "restrição" da importação de usados foi aplicada a ambos os casos : * No caso que relatei sobre o envio das ferramentas * No caso relatado pelo Bigtransa no topico abaixo : http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/234738/
A Lei normativa que você mencionou realmente não cita a "restrição" de usados, mas nao tive tempo de ler as portarias e instruções normativas citadas na mesma.
Encontrei outro texto que fala sobre o assunto, inclusive com a frase abaixo :
"As importações de bens usados estão regulamentadas pela Portaria Secex n 235, de 7 de dezembro de 2006."
http://www.revistaportuaria.com.br/site/?home=noticias&n=CNmo
Será que nao existe uma hierarquia entre estas portarias ?
Vou pesquisar mais sobre o assunto, mas não arriscaria no momento a declarar algo importado como USADO.
[]'s
|
Mad Dock Veterano |
# jul/10
· votar
MauricioBahia usados eu tinha a lei que especificava a categoria de imposto para cada tipo de produto, tipo remédios, roupas, etc...e lá dizia explicitamente que é proibido importar usados...nesse link mostram-se as exceções...tipo doações e tal mas seria o caso tipo de instituições de caridade doando roupas, móveis, essas coisas....para importar usados é necessário uma autorização antes do embarque da mercadoria, providenciar um monte de documentos e tal...depois se envia...se inverter a ordem e enviar antes de se ter autorização não tem como reverter a situação.... mesmo para peças usadas de carros antigos por exemplo...se apreender o interessado terá que rastrear o leilão para pegar a peça de volta....
reparem que está até grifado no site da receita: Não será autorizada a importação de bens de consumo usados, exceto as importações de quaisquer bens, sem cobertura cambial, sob a forma de doação, diretamente realizadas pela União, Estados, Distrito Federal, Territórios,Municípios, autarquias, entidades da administração pública indireta, instituições educacionais, científicas e tecnológicas, e entidades beneficentes, reconhecidas como de utilidade pública e sem fins lucrativos; desde que para uso próprio e para atender às suas finalidades institucionais, sem caráter comercial, observando, quando for o caso, o contido na Portaria MEFP nº 294, de 6 de abril de 1992.
|
Mad Dock Veterano |
# jul/10
· votar
MauricioBahia eu as vezes acompanho leilões...cara existem uma infinidade de "cases" de guitarra importados usados....milagrosamente os recheios não se encontram....
|
Mad Dock Veterano |
# jul/10
· votar
Achei!!! BINGO!!
Seção V-A Art 102-A § 2º
Esse tal de regime de tributação unificada é o que normalmente pagamos...
§ 2o É vedada a inclusão no regime de que trata o caput de quaisquer mercadorias que não sejam destinadas ao consumidor final, bem como de armas e munições, fogos de artifícios, explosivos, bebidas, inclusive alcoólicas, cigarros, veículos automotores em geral e embarcações de todo tipo, inclusive suas partes e peças, medicamentos, pneus, bens usados e bens com importação suspensa ou proibida no Brasil (Lei no 11.898, de 2009, art. 3o, parágrafo único).
entendam...tudo pode ser importado!!! mas cada coisa tem tributação e meio diferente de se fazer a transação....para se importar pneus por exemplo (em quantidade) vc tem que ter um programa de recolhimento dos usados e destinação deles.... bebidas, também cai em legislação específica....e essas coisas são dinâmicas...no ano passado foi Proibida a importação de roupas um certo período, devido a invasão chinesa, depois aumentou o imposto...hoje nem sei como tá.... são os meios do governo proteger e favorecer a economia local...
importar usado pelo método convencional, tipo eu compro e espero ser notificado, é loteria!! dá certo as vezes.....em outras o seu case vai aparecer vazio em algum lote de leilão em algum lugar....
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Mad Dock: Achei!!! BINGO!!
Seção V-A Art 102-A § 2º
Veja:
Regulamenta a administração das atividades aduaneiras, e a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior.
Então, isso que vc postou é relativo à Comércio Exterior. Estamos tratando neste tópico de usuários comuns comprando mercadorias. Não estamos efetuando negociações de compra e venda realizadas com empresas do exterior. Se vc ler o texto todo, vai ver que o tema é negócios, acordos comerciais.
O nosso caso estamos usufruindo da importação de bens pelos Correios pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS).
Eu entendo assim.
Abs
|
marv Veterano |
# jul/10
· votar
MauricioBahia
Encontrei um artigo que esclarece a questao :
Importação de Bens Usados A Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) veda a importação de bens usados, salvo aqueles para os quais concedeu licença de importação.
Entretanto, há bens que deixam de ser considerados usados, passando à condição de objetos de coleção, tais como discos de vinil, hoje fabricados praticamente para consumo exclusivo de disc jóqueis e alguns consumidores extremamente exigentes. A legislação, entretanto, não esclarece bem essa diferença, deixando-a ao bom senso da fiscalização, o que não é bom nem para os cidadãos, sujeitos às diferentes interpretações dos fiscais, nem para os fiscais, sujeitos também às diferentes interpretações das chefias e da Corregedoria.
A Instrução Normativa RFB nº 560, de 19 de agosto de 2005, artigo 4º, § 2º, II, exclui a possibilidade de despacho aduaneiro de remessas expressas de bens de consumo usados ou recondicionados, exceto os de uso pessoal, não se referindo portanto a remessas postais. Já a Portaria SECEX nº 36, de 22 de novembro de 2007, Capítulo VI, exige licenciamento prévio de tais importações, independentemente de valor e meio de transporte.
Assim, na dicção literal dessas normas, não se pode trazer bens usados pelos Correios, pois o arcabouço de toda a legislação de comércio exterior brasileira foi formulada há já bastante tempo, antes do advento da Internet e da facilitação do transporte, tendo em vista as grandes operações comerciais. Urge que essa legislação seja atualizada, tendo em vista os tempos atuais.
[]´s
|
SpectrosGuitarman Veterano |
# jul/10
· votar
bom, eu ja comprei coisa nova e usada
fui taxado só num par EMG p-bass
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
marv Mad Dock
Pronto, mandei um e-mail pro Ministério do Desenvolvimento perguntando sobre o assunto.
Abs
|
kiki Moderador |
# jul/10 · Editado por: kiki
· votar
pacote com 5 elixir pra guitarra (9.79 cada) com frete de 8 dolares. saiu bem em conta, encordoamento pros proximos anos!!!
acabou de chegar em casa! um mes de barquinho.
\o/
+- 11 US$ cada jogo, uns 20 reais
|
Mad Dock Veterano |
# jul/10
· votar
kiki to nessa tb..começo do ano peguei 3...30 dias para chegar...metade do preço praticado pelo mercado aqui...mercadoria mais frete.... MauricioBahia será que tem alguém aqui que recebeu mercadoria usada pagando imposto? tipo assim comprou uma guita usada, fender (sei lá) a receita pegou (sem nota, pessoas físicas geralmente não emitem nota) e arbitrou o preço e o imposto a pagar? Um exemplo disso creio que sanariam as dúvidas.... Seria interessante também o depoimento de alguém que perdeu a mercadoria na receita... eu tenho vontade de importar um monte de tranqueiras usadas, mas como entendo que não pode nunca quis arriscar...
|
marv Veterano |
# jul/10
· votar
Mad Dock
Mes passado eu comprei uma Fender Strato 50´s Reissue MIM usada via eBay. Paguei U$ 250,00 + U$ 50,00 de frete e fui taxado pelo valor declarado pelo remetente que foi de U$ 300,00. O valor do imposto pago foi de R$ 324,00 e retirei a guitarra nos Correios sem problema. Porem, solicitei ao vendedor (pessoa fisica) que nao declarassse a guitarra como usada.
No final do ano passado adquiri um atenuador de potencia Dr. Z Air Brake. Paguei U$ 160,00 mas o vendedor (pessoa fisica) declarou como gift no valor de U$ 45,00 e recebi diretamente em casa sem ser taxado.
Em ambos os casos as caixas nao foram abertas pela receita. No caso do atenuador nao fiquei preocupado, pois a caixa era pequena e nao chamava tanto a atencao, mas no caso da guitarra fiquei com um pouco de receio. Felizmente deu tudo certo.
[]´s
|
Mad Dock Veterano |
# jul/10
· votar
marv....legal!!! parabéns pela compra,,,vou começar a namorar alguma coisa nesse sentido... Ela veio com case? Nota?..quanto tempo demorou todo o processo?....se foi loja fala pra gente o nome do vendedor... Abraço!
|
marv Veterano |
# jul/10
· votar
Mad Dock
Valeu !
Eu comprei de pessoa fisica e portanto nao tenho NF (tenho apenas a papelada da importacao).
A Fender MIM vem com GigBag e nao com hardcase.
O processo de envio-alfandega-entrega levou 15 dias. Segue o detalhamento : Postagem nos US : 02/06 Chegada no BR e entrada na Alfandega : 09/06 Fiscalizacao / Liberacao Alfandega : 16/06 Saida da Alfandega / Transporte para o RJ : 17/06 Disponivel para Entrega : 17/06 Retirada na Agencia dos Correios : 19/06
Confesso que foi a primeira vez que fiquei feliz em ser taxado !!! (pois apos esta etapa tinha certeza de que receberia a guitarra)
[]'s
|
Diogo_AS Veterano |
# jul/10 · Editado por: Diogo_AS
· votar
Estou sumido do FCC, mas estou atento ao e-bay. Me desfiz da Gibson Studio e da Fender Stratocaster USA 60TH Anniversary. Tenho que confessar que... quase adquiri uma Gibson LP Custom Shop em um leilão. Creio que terei novidades em breve :) Se bem que tô sentindo MUITA FALTA de ter uma strato...
Tô de @@ no tópico :)
PS.: tô tocando bem pouco, me acidentei de moto e arrebentei os dois pulsos hehe. A mão direita está tranquila, mas a esquerda dói pra caramba. Ótimo momento pra vender tudo e readquirir tudo de novo, mas agora comprando só pelo E-Bay!
|
P.Duarte Veterano |
# jul/10
· votar
MauricioBahia
Cara,li em algumas páginas atrás que vc já comprou cordas elixir da http://myworld.ebay.com/themusicden/ e queria saber se é preciso pedir pra colocar em nome de pessoa fisica e como gift. Ou passa tranquilo...?
vlw
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
P.Duarte: Cara,li em algumas páginas atrás que vc já comprou cordas elixir
Eu nunca comprei Elixir, mas já comprei na loja que citou..
queria saber se é preciso pedir pra colocar em nome de pessoa fisica e como gift.
Esse jeitinho brasileiro é uma praga... Putz. Velho, eu nunca fiz e nem aprovo essas maracutaias. Penso que se mesmo taxado vale a pena, tá bom pra mim. Já estou lucrando pô... Apenas compro e escolho o serviço postal mais barato.
Ou passa tranquilo...?
Não. SEMPRE HÁ POSSIBILIDADE DE SER TAXADO. Já falei isso aqui muitas vezes. :-P
Abs ;-)
ps. ditado: "quem tudo quer, tudo perde".
|
P.Duarte Veterano |
# jul/10
· votar
Bom,eu fiz uma compra pelo ebay,e na mesma hora recebi 2 e-mails. Eu tenho que confirmar alguma coisa?
|
P.Duarte Veterano |
# jul/10
· votar
MauricioBahia Alias, dia 17...
=D
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
P.Duarte: Alias, dia 17...
Veja bem, eu comprei com o Nicholas, dono da Catalinbread. Trocamos inclusive e-mails. Por isso pedi pra ele confirmar o envio como pessoa física. Não comprei de uma loja. Isso não tem nada de errado. Veja que eu escrevi: "- Nicholas, da Catalinbread me passa um E-mail agradecendo a compra e confirmando."
Foi uma compra de pessoa física para pessoa física.
Eu tenho que confirmar alguma coisa?
Não. A não ser que te peçam alguma confirmação no e-mail.
Abs
|