Trabalho de Filosofia - Período Socrático - Dica de Músicas + Breve aula.

    Autor Mensagem
    Guifcunha
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Guifcunha


    Boa tarde!

    Preciso preparar um trabalho de Filosofia para o próximo dia 8, falando sobre o período Socrático.

    Confabulando com os companheiros decidimos o seguinte:

    Vamos dar uma pequena aula sobre o período, onde 3 pessoas vão falar as características e os fatos e em determinados momentos eu e mais um amigo vamos interromper e tocar uma música com tema parecido com a parte que os outros pararam.

    Aí entra a parte difícil, achar as músicas certas. Venho por aqui pra pedir ajuda as músicas para os seguintes momentos:

    Antes de Sócrates - Ninguém pensava por si mesmo, seguia verdades pré-estabelecidas -> Homem Primata - Titãs (Primeiro verso e refrão)

    Começo do período Socrátioco - Desenvolvimento das cidades, do comércio e das artes. Época de maior florecimento da democracia. O cidadão conseguia firmar sua figura política pelas leis de igualdade e voto direto.

    Os Sofistas - Para o cidadão ter sua ideia ouvida pela assembleia, ele tinha que ter o poder de pessuadir. Os sofistas ensinavam o cidadão a pessuadir. Se passavam filósofos mas diziam iam contra os pensamentos e ensinamentos da filosofia. Eram charlatões.

    Surgimento de Sócrates - O cara surgiu desafiando a tudo e a todos, perguntando e desafiando aos falsos filósofos mostrando a verdadeira face da filosofia. Desafiava os conceitos estabelecidos pela sociedade, não perguntando se uma coisa era bela e sim o que é a beleza. "Só sei que nada sei".

    Morte de Sócrates - Os poderosos tinham medo de pensar, pois o poder é mais forte se ninguém pensar. Sócrates pensou e desafiou esse poderosos. Foi acusado por corromper os jovens e violar as leis e levado à assembléia. Sócrates não se defendeu e foi condenado a tomar um veneno, a cicuta. Poque Sócrates não se defendeu? "Porque se eu me defender, estarei aceitando as acusações, e eu não aceito. Se eu me defender, o que os juízes irão exigir de mim? Que eu pare de filosofar. Mas eu prefiro a morte a ter de renunciar à filosofia".

    Revolução de Socrates - Colocou o homem no centro de tudo (antropocentrismo), revolucionou a democracia e abalou o poder dos grandes.

    ---------------------------------------------------------------------- -----------------------
    Era pra sair apenas algumas linhas, ficou um pouco grande, mas vale apena dar uma lida.

    É por aí, basta uma música por parte, vamos tocar apenas um trecho.

    Quem poder ajudar eu agradeço desde já.

    Abraço!

    Machine Gun Man
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Machine Gun Man
    · votar


    Me passou pela cabeça a música "Metamorfose Ambulante"... mas não consegui encaixar com nenhum dos períodos. =/

    So pode ser música em português?

    Muito complicado, cara. hahahaha... acho que não vou conseguir ajudar, desculpa.. =/

    Guifcunha
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Machine Gun Man

    Pois é, tem que ser em portugues pra facilitar a compreensão da professora e dos outros alutnos.

    Também me veio à cabeça "Eu nasci há dez mil anos atrás", pra encaixar no aparecimento do Sócrates.

    Tem que rolar Raul em algum lugar, senão os engracadinhos com certeza vão lançar: "TOCA RAUL!". hsauhsuahsuhausha

    Guifcunha
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trabalho de Filosofia - Período Socrático - Dica de Músicas + Breve aula.