Guifcunha Veterano |
# abr/09 · Editado por: Guifcunha
Boa tarde!
Preciso preparar um trabalho de Filosofia para o próximo dia 8, falando sobre o período Socrático.
Confabulando com os companheiros decidimos o seguinte:
Vamos dar uma pequena aula sobre o período, onde 3 pessoas vão falar as características e os fatos e em determinados momentos eu e mais um amigo vamos interromper e tocar uma música com tema parecido com a parte que os outros pararam.
Aí entra a parte difícil, achar as músicas certas. Venho por aqui pra pedir ajuda as músicas para os seguintes momentos:
Antes de Sócrates - Ninguém pensava por si mesmo, seguia verdades pré-estabelecidas -> Homem Primata - Titãs (Primeiro verso e refrão)
Começo do período Socrátioco - Desenvolvimento das cidades, do comércio e das artes. Época de maior florecimento da democracia. O cidadão conseguia firmar sua figura política pelas leis de igualdade e voto direto.
Os Sofistas - Para o cidadão ter sua ideia ouvida pela assembleia, ele tinha que ter o poder de pessuadir. Os sofistas ensinavam o cidadão a pessuadir. Se passavam filósofos mas diziam iam contra os pensamentos e ensinamentos da filosofia. Eram charlatões.
Surgimento de Sócrates - O cara surgiu desafiando a tudo e a todos, perguntando e desafiando aos falsos filósofos mostrando a verdadeira face da filosofia. Desafiava os conceitos estabelecidos pela sociedade, não perguntando se uma coisa era bela e sim o que é a beleza. "Só sei que nada sei".
Morte de Sócrates - Os poderosos tinham medo de pensar, pois o poder é mais forte se ninguém pensar. Sócrates pensou e desafiou esse poderosos. Foi acusado por corromper os jovens e violar as leis e levado à assembléia. Sócrates não se defendeu e foi condenado a tomar um veneno, a cicuta. Poque Sócrates não se defendeu? "Porque se eu me defender, estarei aceitando as acusações, e eu não aceito. Se eu me defender, o que os juízes irão exigir de mim? Que eu pare de filosofar. Mas eu prefiro a morte a ter de renunciar à filosofia".
Revolução de Socrates - Colocou o homem no centro de tudo (antropocentrismo), revolucionou a democracia e abalou o poder dos grandes.
---------------------------------------------------------------------- ----------------------- Era pra sair apenas algumas linhas, ficou um pouco grande, mas vale apena dar uma lida.
É por aí, basta uma música por parte, vamos tocar apenas um trecho.
Quem poder ajudar eu agradeço desde já.
Abraço!
|