Começando no Jazz!

Autor Mensagem
zoso
Veterano
# abr/09


Bem galera, depois de alguns anos estudando e tocando só hard, heavy e blues pretendo começar a tocar jazz!, já ouvi o pessoal aqui do fórum dizendo que para tocar jazz tem que reaprender a tocar guitarra, é verdade???, então o que a galera do jazz ae me recomenda pra ouvir e para estudar? Valeu.

Atum Bluesman
Veterano
# abr/09 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


De guitarristas:
Wes Montgomery
Charlie Christian
Django Rainhardt
Joe Pass
Jim Hall
John Pizzarelli
Grant Green

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Deixa eu ver se eu entendi bem.
Você toca guitarra e não ouve jazz [então o que a galera do jazz ae me recomenda pra ouvir], dai você resolveu do nada, sem conhecer o estilo, aprender a tocar jazz?

zoso
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil

uhauha é mais ou menos isso, porém eu já ouvia algumas coisas e sei mais ou menos a "pegada" da coisa.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


zoso
uhauha é mais ou menos isso, porém eu já ouvia algumas coisas e sei mais ou menos a "pegada" da coisa.

Entendi.
E por que este desejo de tocar Jazz?

zoso
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil

Porque do nada começei a curtir o jazz, sabe aquele prazer quando a gente esta tocando? então é isso... entendeu?

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Atum Bluesman
Charlie Parker tocava era saxofone, e por sinal é o maior saxofonista de todos os tempos.

Mas eu recomendaria, além dos que você citou..

Charlie Christian (o invetor da guitarra jazz)
Barney Kessel
Tal Farlow
George Benson (acho o mais fácil pra acostumar com o estilo)
Nick Collioni (que é moderno e mas com um som bem acessível também)
Stanley Jordan

Se quiser a geração mais musica pra musico dos ultimos 30 anos:

Mike Stern
Pat Metheny
Alan Hodsworth
Pat Martino
John McLaughlin
Al Di Meola
Charlie Hunter

Agora sinceramente, se quiser Jazz mesmo, vai atrás dos saxofonistas, trumpetistas, pianistas e baixistas... em geral eles são muito mais pirados do que os guitarristas.

zoso
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Valeu men!

Atum Bluesman
Veterano
# abr/09 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


nichendrix
Foi no automático,era pra escrever Charlie Christian. =]

zoso
Veterano
# abr/09
· votar


Cade o pessoal ae

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/09
· votar


zoso

O lance é ouvir o que o pessoal já recomendou cara,procure tirar linhas de saxofonistas e trompetistas,pois elas geralmente tem um fraseado muito rico e criativo,o que caracteriza muito bem o jazz.

Dê uma olhada no material desse site,que lá tem muita coisa que,com certeza,vai te ajudar a cruzar nos intrincados caminhos do jazz:

http://bassko.blogspot.com/

Uns artistas que eu recomendo a ouvir são:

Makoto Ozone
Joshua Redman Elastic Band
Stan Getz
Miles Davis
Sonny Rollins
Woody Shaw
Herbie Hancock
Cannonball Adderly
Wayne Shorter
Chick Corea
Duke Ellington
Thelonious Monk
John Coltrane
David Sanborn
Bill Bruford
Arild Andersen
Kenny Baron
Ray Brown
Ron Carter
Charles Mingus
Mingus Dynasty
Kenny Drew
Weather Report
Christian Mcbride
Bill Evans
Pe'z
Paquito D'Rivera
Michel Camilo

Tem vários nomes importantes que eu não citei nessa lista,mas creio que ela abrange bem alguns dos vários estilos de Jazz.[tem coisas que alguns vão falar que é Fusion ou Blues,mas ao ouvir fica clara a intenção jazzística]

TG Aoshi
Veterano
# abr/09 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Já que o Rafael do Baixo comentou, dois saxofonistas japas que eu curto pra caramba, só que mais na linha do Fusion:

- Masato Honda
- Sadao Watanabe

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Rafael do Baixo
tem coisas que alguns vão falar que é Fusion ou Blues,mas ao ouvir fica clara a intenção jazzística

Rapaz tem uma video aula do Duke Robillard, que é um grande guitarrista e professor americano, que se chama: Blues, Rock and Swing Guitar, toda a estrutura da video aula é pra mostrar que Jazz, Blues e Rock and Roll são basicamente versões diferentes da mesma coisa, e em muitos momentos se misturam a ponto de ser indissociáveis. Muito boa a video aula e ele mostra muitos exercícios misturando as coisas, como ele diz, aqui é onde Chuck Berry e Tal Farlow se encontram com o T-Bone Walker... hehehehehehe

E vale a dica de ouvir ele, porque o cara é animal, os discos dele são só com feras como Herbie Ellis (o disco Conversations with Swing Guitar é simplesmente mais que perfeito), Tal Farlow, Ronnie Earl, Albert King, Carl Perkins, Scoty Moore e por aí vai.

NillMaker
Veterano
# abr/09
· votar


Cara, eu sou tecladista e achei muito interessante sua pergunta... me fala ai, o que voce manja fazer na guitarra.. em relaçao a teoria, tecnicas, etc? Se quiser te dou uns toques! Ate mais! A paz!

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Estou dando up, para deixar esse tópico mais visível.

Estou muito interessado em trocar informações com músicos de jazz, e ajudar no que for possível!

Parece que não tem muita gente por aí que curte Jazz, Bossa Nova, Samba, Funk, música instrumental. A maioria parece curtir mais metal mesmo (não que eu não goste, eu gosto!), mas sei lá, tenho muito mais gosto em estudar jazz.

Valeu!!!

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

Mas que informações vc quer trocar???

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Mas que informações vc quer trocar???

Não pensei em nada específico... Estava pensando se tiver alguém aí com um pouco de experiência com jazz, que pode dar uns toques, tipo sei lá...

Postar uns links para livros, lições, etc...

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Então... eu tive uma idéia que parece ser legal, e queria saber se alguém pode ajudar, com comentários, dicas, e etc...

Minha banda toca aquele tema So What do Miles Davis, que é um AABA, sendo a parte A em D dório, e a parte B sobe meio tom, ou seja, Eb dório.

Sendo AABA, fica em D dório, depois sobe para Eb dório, e depois volta para D dório.

Eu estava pensando se, no final, quando fosse apresentar o tema para fechar, ao invés de fazer um AABA, a gente fizesse o tema subindo cromaticamente, tipo, até encher o saco =D.

O que vocês acham? Pode ser uma sacada legal?

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

Acho que as principais lições é ouvir, não ter medo e não ter preconceito.

Tipo, a maioria quer tocar jazz porque ouviu meia duzia de caras e querem tocar aquilo, mas é um estilo muito amplo e rico e que tem uma evolução natural pra coisa, do Swing até o Smooth Jazz tem toda uma evolução lógica, com cada nova variante acrescentando algo ao arsenal teórico do estilo. Ouvir todos as variantes do estilo e de preferência ostensivamnte, sem preconceito de instrumento, época ou variante é importante porque cada sub-estilo trouxe uma nova aproximação teórica pro Jazz, então vocÊ passa a se habituar a ouvir essas coisas e quando for estudar os conceitos não serão tão complicados de assimilar porque vc ouve fulano de tal que usa isso tais musicas e por isso sabe mais ou menos a que sonoridade aquele conceito, escala ou tipo de harmonia leva.

Outro problema é essa mistica de que jazz é dificil, complicado, que é coisa pra cabra muito bom. Porra nenhuma é um estilo como qualquer outro, dependendo da variante que você se interesse vc vai ter que lidar com alguns conceitos teóricos bem avançados, até complexos, mas se vc tem um conhecimento legal por ouvir muito o estilo, não fica muito difícil assimilar.

É complexo embora não seja tão difícil como dizem. Talvez eu fale isso porque comecei tocando Sax, que é um estilo onde toda a teoria e toda a técnica é de origem no Jazz e onde o ensino se aproveita melhor dessa evolução do estilo.

Um outro grande problema, é que muitos consideram o Jazz superior a outros estilos como o Rock and Roll ou o Blues, quando de fato não é, é só outra variante de uma mesma coisa, como define um amigo meu, o Blues é o irmão pobre, o Rock and Roll o irmão revoltado e o Jazz o irmão rico, mas todos são filhos do mesmo pai e por isso por mais diferentes que sejam terminam tendo muitas semelhanças.

Ter esse tipo de mentalidade é interessante pra você ser capaz de adicionar e retirar elementos de um ou outro estilo entre eles, acho que um exemplo melhor do que estou dizendo é a video aula da série Hot Licks: UptownBlues, Jazz, Rock and Swing Guitar do Duke Robillard, ele mostra como esses estilos são próximos especialmente se vc contar a evolução deles até os anos 50/60, é incrivel ver que com uma mudança de acorde e a substituição de um bend por um slide e um lick de rock and roll vira um lick de jazz e ele sai explorando esses conceitos durante toda a aula.

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Jozza
O que vocês acham? Pode ser uma sacada legal?

Tenta no ensaio, se ficar legal, então está bom, mas pra mim, depois de 3 ou 4 tonalidades diferentes na musica, ela tem a tendência a começar a ficar enfadonha porque fica muito longa, tipo fica muito musica pra musico.

Jozza
Veterano
# abr/09 · Editado por: Jozza
· votar


começar a ficar enfadonha porque fica muito longa.

Isso é verdade... Porém, esse tema, não sei se vc conhece, é bem curto e é tocado em andamento rápido (180, 170 bpm). Daí, talvez não fique tão enfadonho... Talvez dê pra subir até uma oitava...

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

Deixa eu procurar ele aqui, eu tenho tudo do Miles, mas depois que vc tem mais de 20mil musicas pra ouvir não tem mais como lembrar pelo nome ou pelo disco.... ehehehehhehehe

Mas se for curto talvez fique bem interessante. Uma vez vi uns bootlegs do Charlie Parker na época que tocou com o Miles Davis, os dois tocando Confirmation, os caras subiram umas belas 6 tonalidades durante a musica, mas aí era ao vivo, os caras chapadões pirando.

Agora pra ter uma idéia legal sobre aquele lance do Duke Robillard, aqui vai um dos exemplos que ele dá, que ele define como algo que sairia do encontro de Chuck Berry, T-Bone Walker e Charlie Christian, já que tenta misturar um poucos dos 3 em uma musica só.




nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Jozza
Bah é a versão do Kind of Blue do Miles Davis?? Uma que tem 9min???

Já ouviu a versão do Barney Kessel em um de chamado Exploring the Scene?

EU acho que se não pirar muito dá pra subir uma 8º, mas se vai ficar realmente bom ou não de ouvir, só tocando pra ver.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Eu só ouvi essa música uma vez, num vídeo antigaço no you tube. Depois peguei a partitura para tocar com a banda. Mas acho ela muito legal.

Não conheço muito do Barney Kessel, meu conhecimento do mundo jazz se resume à coleção da Folha e ao que toca no Sala dos Professores...

Mas o pouco que conheço do Barney é animaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal!

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
Mas o pouco que conheço do Barney é animaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal!

Ele é muito foda mesmo, da geração dele ainda prefiro o Charlie Christian e o Herbie Ellis, mas o Kessel é toca pra caralho mesmo. Agora vc devia procurar algumas coisas a mais, tem um arquivo rar rolando por aí em torrent e no emule com os 60 cds da coleção Verve Jazz Masters, que já é um bom começo já que a Verve e a Blue Note são os maiores selos de Jazz da história, todo mundo que tocou jazz e que realmente é importante de se ouvir, gravou por esses dois selos, de Sinatra a João GIlberto, de Helio Delmiro a Charlie Parker.

E eles cobrem uma boa parte da história do Jazz.

Agora no caso dessa musica, So What, a versão do disco Kind of Blue não é rapidona não ela é um bem mais calma, com o andamento um pouco apressado, mas toda tocada lenta que é pra dar pra improvisar bem em cima do tema.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Putz! Vou ver se eu acho esse rar. Deve ser muito f****!

Charlie Parker eu conheço e esse aí destrói! O Charlie Christian e Herbie Ellis não conheço...

Meus favoritos são o Charlie Parker, Duke Ellington, Dizzie Gillespie, Baden Powel (apesar de não conhecer muito), Herbie Hancock e o Tom Jobim (esse último passei a gostar há pouco tempo, antes detestava).

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
Jobim é tido como um arranjador do mesmo calibre que o Duke Ellington.

Bixo, pois tu ainda tem muito pra ouvir, e essa Jazz Masters vai te dar ao menos uma noção do repertório básico dos princiapais nomes. Porque vai de Count Besie e Lester Young, até pelo George Benson, Chick Corea e esses mais novos, apesar de não tão novos assim já que os cds sairam na primeira metade dos anos 90.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Se quiser uma aula de Miles Davis, vai de Kind of Blue, sem duvida é o melhor cd dele, apesar de ter outros tão bons quanto.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Kind of Blue

Esse eu já ouvi uma vez. Muito bom. Count Besie eu curto pra caramba tbm.

Mas com certeza tenho muito o que ouvir ainda.

zoso
Veterano
# abr/09
· votar


alguem pode postar ae alguma coisa da parte teórica e alguns licks que se usam no jazz?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Começando no Jazz!