Morôni Membro Novato |
# ago/20
· votar
São parentes, eu diria até que são duas interpretações diferentes do mesmo instrumento. (assim como o cavaco de portugal e o brasileiro tem suas diferenças também). Os portugueses viajaram muito pelo mundo e espalharam o seu instrumento portátil (cavaco), mas com o tempo em cada local ele foi ganhando uma afinação própria e algumas modificações. O Ukulele é um desses, no Havaí ele usa a afinação reentrante gCEA (embora exista a possibilidade de usar uma afinação linear com o sol grave, a famosa Low G) e suas cordas eram de tripa e agora são de Nylon (geralmente o formato tbm é de 8, mas existe o ukulele pineapple com formato de abacaxi).
O cavaquinho ficou com cordas de aço* e a afinação mais popular no Brasil é a DGBD (aberta em G, igual a Rio Abaixo da Viola Caipira), porém existem outras usadas até aqui: DGBE (igual a do violão e do ukulele Barítono), GDAE (igual do Bandolim), etc etc...
O Uke costuma ter uma escala maiorzinha, o braço é mais largo e tem em tamanhos maiores que o cavaquinho.
Dá pra usar cordas de um no outro? Corda de cavaquinho no ukulele vai empenar ele e a corda de ukulele no cavaquinho até funciona, mas o som é feio (por ser feito mais robusto o som fica feio com corda de nylon).
*A marca italiana Aquila, principal fabricante de cordas pra ukulele e alguns outros instrumentos, criou uma corda de Nylon especial para cavaquinho (com um pouco de cobre na composição). Porém, ainda é meio polêmica pq apesar de ser um som bom, não é exatamente igual.
|