| Autor |
Mensagem |
MaEg27 Membro Novato |
# abr/19
Eai pessoal,
Moro nos EUA e por aqui é praticamente impossível encontrar um cavaquinho, gostaria de começar a estudar o quanto antes. Eu sei as diferenças entre cavaquinho e ukulele, como as afinações são diferentes. Gostaria de saber se mesmo com a afinação padrão do ukulele é possível replicar os acordes do cavaquinho? Se soar um pouco parecido ja resolve, porque é temporário, em 3 meses vou ao Br e trago um cavaquinho.
Como Ukulele é bem barato e fácil por aqui, gostaria de saber se compro 1 pra ja ir treinando cavaco ou espero mesmo esses 3 meses.
Obrigado
|
Viciado em Guarana Veterano |
# abr/19
· votar
Não, mas é possível estudar ukelele no cavaquinho.
|
brunohardrocker Veterano |
# abr/19
· votar
Não sei como é a diferença da escala de cada um.
Mas o ukulele me parece mais suave para tocar enquanto o cavaquinho tem as cordas mais tensionadas.
Se a escala bater, acredito que daria para adaptar a afinação das cordas.
|
entamoeba Membro Novato |
# abr/19
· votar
MaEg27
Se não me engano, o ukulele tenor tem a mesma medida do cavaquinho. Se não é a mesma, é bem próxima. Dá para arriscar pôr cordas de aço, só não sei se a estrutura vai aguentar a tensão.
|
Lelo Mig Membro
 |
# abr/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar
MaEg27
Primeiro de tudo.... conhecer as diferenças:
- Cavaquinho (teoricamente) tem 1 tamanho padrão. - Ukele ou Ukulele, 4 tamanhos.
- Afinação do cavaco: (da mais grossa pra mais fina) Ré, Sol, Si, Ré. - Afinação do Ukele: (da mais grossa pra mais fina) Sol, Dó, Mi, Lá. Sendo que a corda Sol mais grave é afinada mais aguda que a Dó e a Mi do meio. Essa é afinação dos 3 modelos menores, o maior é Ré, Sol, Si, Mi. (As 4 debaixo do violão).
- Cavaquinho, cordas de aço. - Ukele, cordas de nylon.
Sabendo disso, compre o Ukele do tamanho mais próximo ao Cavaco (priorize as medidas do braço/escala), coloque cordas de Cavaco (Aço) e afine em Sol, Ré, Si, Ré.
É uma adaptação viável.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# abr/19
· votar
Cara... Basicamente a resposta é não. O cavaquinho usa cordas de aço numa tensão bem mais alta. Se você colocar corda de cavaquinho num ukulele e tentar replicar a afinação, o ukulele vai rachar. Além disso, o braço do uke é bem mais largo. É muito diferente de tocar. A técnica de batida é completamente outra também. O melhor que você consegue fazer é colocar uma low G no ukulele, fazer uma afinação que tenha os mesmos intervalos sem mudar muito o tom, pra pelo menos aprender o formato dos acordes. Meu caminho foi o contrário: comprei um cavaquinho pra aprender ukulele na época que não se achava uke no Brasil.
|
Lelo Mig Membro
 |
# abr/19
· votar
BrotherCrow
Acho que o Uke Tenor têm quase a mesma medida do cavaco e acho que um bom instrumento aguenta a afinação de cavaco sim.
Mas, não tenho certeza...
|
# abr/19
· votar
Lelo Mig Eu não arriscaria, porque tem três elementos que em jogo: -as cordas são de aço; -a tensão é BEM mais alta, inclusive porque a afinação de cavaco é mais aguda; -a afinação não é reentrante como no uke, então a corda D do cavaco é muito mais pesada.
Claro que existem ukuleles mais robustos, mas em geral ukulele é um instrumento frágil. Alguns não aguentam nem colocar uma corda G de oitava abaixo (o low G que eu falei acima). Ainda mais levando em conta que o colega aparentemente quer comprar um ukulele barato, pelo que eu entendi.
Acho mais fácil imitar o cavaquinho usando um mandolin e colocando só quatro cordas. Mas claro, em geral mandolin é bem mais caro que uke.
|
Lelo Mig Membro
 |
# abr/19
· votar
BrotherCrow
Uma solução (já que ele pretende comprar um Cavaco em 3 meses), seria comprar um Ukele barítono, que é afinação Ré, Sol, Si, Mi... descer só a afinação da prima de Mi pra Ré, com nylon mesmo, pra treinar os acordes e batidas.
|
# abr/19
· votar
Lelo Mig Eu tive facilidade pra pegar os acordes porque estava acostumado a tocar violão em open G. A afinação do cavaquinho é basicamente as 4 primeiras cordas do open G, uma oitava acima. Então eu meio que já sabia todos os acordes. Difícil é pegar os ritmos do cavaquinho e espremer os dedos pra fazer as posições.
|
TendTudo Membro Novato |
# abr/19
· votar
Nossa deve ser muito animal tocar cavaquinho
|
Ken Himura Veterano |
# abr/19
· votar
Lelo Mig Tem bastante gente que usa a afinação de bandolim/violino no cavaco também, principalmente no meio de choro, jazz e erudito. Não sei se rola uma adaptação pra afinação diferente, mas é bem bem comum.
|
VinnieRodrigues2 Membro Novato |
# 28/abr/26 10:29
· votar
MaEg27 Olá! Tudo bem com você? Muito interessante sua pergunta. Estou terminando um vídeo agora respondendo a questão que postou. A resposta é que sim, você pode fazer isso. Para lhe ajudar, quero te dar um acesso as aulas que estou fazendo sobre como tocar samba no ukulele. Entre em contato comigo assim que puder pelo meu insta: VinnieRodrigues2 Link do meu canal: https://www.youtube.com/@VinnieRodrigues
Espero que te ajude, tenha uma boa semana, abç
|
Delson Veterano |
# 29/abr/26 09:36
· votar
VinnieRodrigues2 tenha uma boa semana
Certamente ela teve muitas boas semanas nesses últimos SETE ANOS. E também teve semanas não tão boas.
Sou do tempo em que flood não era permitido.
|