É possível estudar cavaquinho no ukulele?

    Autor Mensagem
    MaEg27
    Membro Novato
    # abr/19


    Eai pessoal,

    Moro nos EUA e por aqui é praticamente impossível encontrar um cavaquinho, gostaria de começar a estudar o quanto antes. Eu sei as diferenças entre cavaquinho e ukulele, como as afinações são diferentes. Gostaria de saber se mesmo com a afinação padrão do ukulele é possível replicar os acordes do cavaquinho? Se soar um pouco parecido ja resolve, porque é temporário, em 3 meses vou ao Br e trago um cavaquinho.

    Como Ukulele é bem barato e fácil por aqui, gostaria de saber se compro 1 pra ja ir treinando cavaco ou espero mesmo esses 3 meses.

    Obrigado

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Não, mas é possível estudar ukelele no cavaquinho.

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Não sei como é a diferença da escala de cada um.

    Mas o ukulele me parece mais suave para tocar enquanto o cavaquinho tem as cordas mais tensionadas.

    Se a escala bater, acredito que daria para adaptar a afinação das cordas.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    MaEg27

    Se não me engano, o ukulele tenor tem a mesma medida do cavaquinho. Se não é a mesma, é bem próxima. Dá para arriscar pôr cordas de aço, só não sei se a estrutura vai aguentar a tensão.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MaEg27

    Primeiro de tudo.... conhecer as diferenças:

    - Cavaquinho (teoricamente) tem 1 tamanho padrão.
    - Ukele ou Ukulele, 4 tamanhos.

    - Afinação do cavaco: (da mais grossa pra mais fina) Ré, Sol, Si, Ré.
    - Afinação do Ukele: (da mais grossa pra mais fina) Sol, Dó, Mi, Lá. Sendo que a corda Sol mais grave é afinada mais aguda que a Dó e a Mi do meio. Essa é afinação dos 3 modelos menores, o maior é Ré, Sol, Si, Mi. (As 4 debaixo do violão).

    - Cavaquinho, cordas de aço.
    - Ukele, cordas de nylon.

    Sabendo disso, compre o Ukele do tamanho mais próximo ao Cavaco (priorize as medidas do braço/escala), coloque cordas de Cavaco (Aço) e afine em Sol, Ré, Si, Ré.

    É uma adaptação viável.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Cara... Basicamente a resposta é não. O cavaquinho usa cordas de aço numa tensão bem mais alta. Se você colocar corda de cavaquinho num ukulele e tentar replicar a afinação, o ukulele vai rachar. Além disso, o braço do uke é bem mais largo. É muito diferente de tocar. A técnica de batida é completamente outra também.
    O melhor que você consegue fazer é colocar uma low G no ukulele, fazer uma afinação que tenha os mesmos intervalos sem mudar muito o tom, pra pelo menos aprender o formato dos acordes.
    Meu caminho foi o contrário: comprei um cavaquinho pra aprender ukulele na época que não se achava uke no Brasil.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/19
    · votar


    BrotherCrow

    Acho que o Uke Tenor têm quase a mesma medida do cavaco e acho que um bom instrumento aguenta a afinação de cavaco sim.

    Mas, não tenho certeza...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Lelo Mig
    Eu não arriscaria, porque tem três elementos que em jogo:
    -as cordas são de aço;
    -a tensão é BEM mais alta, inclusive porque a afinação de cavaco é mais aguda;
    -a afinação não é reentrante como no uke, então a corda D do cavaco é muito mais pesada.

    Claro que existem ukuleles mais robustos, mas em geral ukulele é um instrumento frágil. Alguns não aguentam nem colocar uma corda G de oitava abaixo (o low G que eu falei acima). Ainda mais levando em conta que o colega aparentemente quer comprar um ukulele barato, pelo que eu entendi.

    Acho mais fácil imitar o cavaquinho usando um mandolin e colocando só quatro cordas. Mas claro, em geral mandolin é bem mais caro que uke.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/19
    · votar


    BrotherCrow

    Uma solução (já que ele pretende comprar um Cavaco em 3 meses), seria comprar um Ukele barítono, que é afinação Ré, Sol, Si, Mi... descer só a afinação da prima de Mi pra Ré, com nylon mesmo, pra treinar os acordes e batidas.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Lelo Mig
    Eu tive facilidade pra pegar os acordes porque estava acostumado a tocar violão em open G. A afinação do cavaquinho é basicamente as 4 primeiras cordas do open G, uma oitava acima. Então eu meio que já sabia todos os acordes. Difícil é pegar os ritmos do cavaquinho e espremer os dedos pra fazer as posições.

    TendTudo
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Nossa deve ser muito animal tocar cavaquinho

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Lelo Mig
    Tem bastante gente que usa a afinação de bandolim/violino no cavaco também, principalmente no meio de choro, jazz e erudito. Não sei se rola uma adaptação pra afinação diferente, mas é bem bem comum.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível estudar cavaquinho no ukulele?