Autor |
Mensagem |
fabãorenato Veterano |
# fev/09
http://br.noticias.yahoo.com/s/08022009/48/entretenimento-guitarra-bra sileira.html
|
Sniper Veterano |
# fev/09
· votar
Por Andreas Kisser, colunista do Yahoo! Brasil
Eu sempre achei os guitarristas brasileiros muito "tímidos" com seus instrumentos, principalmente no rock, onde se poderia ser mais livre e sem limites. O Brasil tem uma história maravilhosa no violão, grandes compositores como Villa Lobos, João Pernambuco, Baden Powell, Garoto, todos com uma influência fenomenal de seus temas e jeito de tocar no mundo. Suas músicas ainda são interpretadas por grandes mestres no instrumento no mundo inteiro.
Por outro lado, apesar de termos grandes guitarristas no Brasil, a guitarra brasileira não é tão influente assim. Roberto Frejat, Herbert Vianna, Tony Belloto, Luís Carlini e Sergio Dias são músicos brilhantes mas, na minha opinião, são mais tímidos quando o assunto é "solos de guitarra" e distorção. O Belloto me falou que em uma ocasião ele teve que voltar ao estúdio e refazer a guitarra de uma música dos Titãs por que estava muito distorcida e, por isso, não seria tocada no rádio.
Que medo é esse? Por que as rádios brasileiras se sentem "ameaçadas" pela guitarra distorcida? Isto poda a liberdade de expressão no instrumento e limita o músico. Sempre foi dada mais ênfase às palavras e aos vocalistas deixando as partes instrumentais em segundo plano.
Hoje o Brasil tem guitarristas como Kiko Loureiro, Edu Ardanuy, Rafael Bitencourt e Silas Fernandes, que exploram o instrumento totalmente e não têm medo de "destruir" tudo, no bom sentido, claro. Aí deixo a minha pergunta: Por que a guitarra brasileira é tão tímida no Rock?
Hoje estou em Buchereste, capital da Romênia, para o segundo show da tour do novo álbum do Sepultura: A-Lex. Ontem estreamos em Sofia, Bulagária, e para um primeiro show foi fantástico. Tocamos vários temas do disco novo e tudo fluiu maravilhosamente.
Grande abraço a todos e até a próxima! Andreas
|
Atum Bluesman Veterano |
# fev/09
· votar
Falando de guitarra rock eu concordo, mas se ele estivesse falando de guitarra no geral discordaria.
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# fev/09
· votar
O Belloto me falou que em uma ocasião ele teve que voltar ao estúdio e refazer a guitarra de uma música dos Titãs por que estava muito distorcida e, por isso, não seria tocada no rádio.
kct, q merda!
|
Clauber guns Veterano |
# fev/09
· votar
Li isso hj de manhã tbm suhdauhdsaudhasudha
Pelo menos um colunista do Yahoo! tem bom senso ao contrário dakele pela do Régis tadeu só fala merda
|
Hansen Veterano |
# fev/09
· votar
O Belloto me falou que em uma ocasião ele teve que voltar ao estúdio e refazer a guitarra de uma música dos Titãs por que estava muito distorcida e, por isso, não seria tocada no rádio.
Duvido que o Belloto achou isso ruim, senão não estaria há tanto tempo fazendo músiquinha radiofônica. Mesmo o titãs do começo da carreira era totalmente na onda da mesmiçe.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Hansen Duvido que o Belloto achou isso ruim, senão não estaria há tanto tempo fazendo músiquinha radiofônica. Mesmo o titãs do começo da carreira era totalmente na onda da mesmiçe. Desde quando a guitarra estar distorcida ou não é "mesmice"? E quando os Titãs começaram, não era mesmice não, naquela época, mesmice era Wando, Agepê e Roberto Carlos..... Abç
|
Hansen Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Não falo só da distorção da guitarra, mas das músicas em si. No caso do Belloto, ele abriu mão do ajuste em prol de fazer um som comercial. Não creio que ele tenha se incomodado com isso.
Me expressei um pouco mal, comi palavras. Na verdade eu queria dizer que o titãs se tornou mesmiçe, mas mesmo no começo da carreira não gostava muito deles.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Hansen Bem, o Belotto (trabalhei com a mãe dele), tem uma postura crítica sobre esse episódio, que aconteceu no 1º disco, e hoje ele meio que se arrepende disso, mas eram as condições da época... Depois eles gravaram Cabeça Dinossauro que é um dos discos mais importantes do rock brasileiro. Quanto à eles terem se tornado mesmice hoje em dia, concordo com vc, embora eles sejam bem melhores que 90% do que tem por aí. Abç
|
murilo meine Veterano |
# fev/09
· votar
Admiro o Andreas Kisser. Apesar de não gostar do som que ele faz, eu o respeito, pois é um dos grandes nomes da guitarra brasileira. O que ele falou está totalmente correto. Mas acredito que era do estilo mesmo, ninguém pensava em se tornar um guitar hero no Brasil dos anos 80. Não havia espaço pra isso nas rádios, era como pedir esmola.
Acredito que sempre houve esse lance de hits privilegiarem a letra e melodia do que o instrumental em si... mas aos poucos a guitarra brasileira está garantindo seu espaço e mostrando a sua força, perdendo a timidez. O Eduardo Ardanuy e ele mesmo não me deixam mentir.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Caras, a guitarra brasileira SEMPRE teve seu espaço, ouçam os trabalhos de Lenny Gordin, Hélio Delmiro, Pepeu Gomes, Mozart Mello, Celso Blues Boy, Sérgio Dias, etc Abç
|
nicida Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola
estes guitarristas ilustram a realidade: no brasil não adianta ser bom, você tem que tocar o que o povo quer ouvir, esses caras tocam muito, mas são bem menos famosos que aviões do forró, por exemplo.
|
Dark Fallen Angel Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Caras, a guitarra brasileira SEMPRE teve seu espaço, ouçam os trabalhos de Lenny Gordin, Hélio Delmiro, Pepeu Gomes, Mozart Mello, Celso Blues Boy, Sérgio Dias, etc Abç Mas quem toca todo dia na radio e está rico é o calypso, e outras coisas 10x piores.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
nicida Dark Fallen Angel Isso é verdade, pois música hoje é um negócio como outro qualquer. Mas mesmo assim eu creio ser útil divulgar esses (e outros) músicos realmente talentosos e bons que nosso país possui, mesmo que eles estejam no ostracismo para o público em geral, mas estão trabalhando e produzindo arte, música de qualidade. Aqui em Niterói a Prefeitura tem uma gravadora que lança artistas da cidade, como o Dino Rangel (que conheço pessoalmente), que é um p... guitarrista! Abçs
|
Atum Bluesman Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Caras, a guitarra brasileira SEMPRE teve seu espaço, ouçam os trabalhos de Lenny Gordin, Hélio Delmiro, Pepeu Gomes, Mozart Mello, Celso Blues Boy, Sérgio Dias, etc Abç
É que no caso ele falou de guitarra rock, se falasse no geral ele estaria esquecendo de todos esses que você citou mais uma centena de grandes guitarristas brazucas.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Atum Bluesman Acho esse negócio de guitarra rock muito limitativo, e é preciso transcender à esses limites. Mesmo assim temos nomes como o Luíz Carlini, o Ricky Ferreira, os caras do Charlie Brown, etc Abç
|