Faculdade de Música

Autor Mensagem
Alvaro Henrique
Veterano
# mar/10
· votar


Galera, Faiska, Edu Ardanuy, Mozart Mello, essa cambada entrou no mercado num tempo EM QUE NÃO EXISTIA curso de música.

Pra quem está entrando no mercado hoje, ter um diploma universitário em música abre certas portas.

Claro, tocar bem é fundamental, mas não tem jeito: a gente vive numa sociedade em que conhecimento acadêmico é mais importante que a produção da pessoa. E em diversas situações vocês serão julgados por pessoas que não entendem de música o suficiente pra separar de verdade quem toca bem e quem toca legal, mas sabem diferenciar quem tem diploma e quem não tem.

Vida de músico não é fácil, principalmente tocando rock, mas hoje em dia, sem diploma universitário de música, é mais difícil ainda.

Primúsica
Veterano
# mar/10
· votar


RSRSRSRS ahahha, pois é, ;/ se eu não conseguir na mais dificil, vai a mais fácil pelo menos né, melhor do que nenhuma hehehe :p

Alvaro Henrique
Veterano
# mar/10
· votar


Outra coisa que esqueci de dizer, e é muito importante: esses caras que estão sendo citados como exemplo de músicos bem-sucedidos sem diploma quando tinham seus 17 anos e estavam terminando o segundo grau eles não estavam em dúvida do que fazer na vida, e já estavam dentro da música, e já ganhavam uns trocados.

Uma pessoa que está na mesma idade, quer viver de música mas ainda não tem nada encaminhado, recomendo que faça universidade. No mínimo, você vai encontrar pessoas com o mesmo objetivo, os mesmos sonhos, e que podem ser grande colegas de trabalho.

Além, é claro, da oportunidade de estudar com bons professores (em alguns casos os melhores professores de uma cidade só dão aulas em universidades), e as vantagens de ter um diploma (abrir portas para viver no exterior com tudo pago, ter mais oportunidades de trabalho, etc).

Um cara que antes de dirigir já estava gravando com artistas consagrados, nem se dá ao trabalho de ler um tópico como esses.

Fabiano Piano
Veterano
# mar/10
· votar


Concordo plenamente com o Alvaro.

Ter um diploma universitário abre as portas. Acabei de me formar em música, e mesmo antes, só pelo fato de estar cursando a faculdade, muitas portas foram abertas. Tem um carinha na página anterior reclamando que "fulano" não tocava nada e ficou com a vaga dele em uma escola de música. Talvez seja por que o "fulano" saiba dar uma excelente aula e ensine o instrumento muito melhor do que o tal invejoso. O aluno sai lucrando, pois o professor pode não saber fritar 7 mil notas por segundo, mas entende todo o processo de aprendizagem do aluno e conhece o caminho para uma boa didática.

Hoje em dia quem tem faculdade de direito tá ferrado! Precisa de especialização ou pós! E eu q me formei em música já estou sentindo um pouco o peso disso! Daqui a algum tempo, faculdade de música vai ser pouca coisa, vão precisar de pós, assim como já está acontecendo com várias outras áreas que não seja a de música!

Se não quiser fazer bacharel, não tem problema.... só q vai ser tanto, taaaaaanto texto pra ler que o seu instrumento em algum momento pode ficar de lado, caso você trabalhe e não seja somente sustentado pela mamãe e papai (não é o perfil de um músico, até pq pai só sustenta advogado, e não músico! rsrsrs)

Vc pode fazer licenciatura (tem um campo vago, e será obrigatório a partir do ano q vem profs. de música nas escolas), bacharel em instrumento, composição ou regência, musicoterapia, MPB (não forma instrumentista como bach em instrumento, e sim arranjador) e lembrando q após terminar vc pode fazer especialização ou pós (mestrado e doutorado). Muitos músicos com faculdade acabam assumindo cargos políticos relativos a cultura ou cargos de diretoria.

Na boa.... quem quer fritar 7000 notas por segundo e fazer isso pro resto da vida ainda não tem família pra criar nem casa pra sustentar..... acho q todos tem q se esforçar para conseguir seus objetivos, mas tem q ter o pé no chão.

Quem faz faculdade de música ou qq outra coisa, se esforça muito, pois entrar pra faculdade e PRINCIPALMENTE TERMINAR não é para qq um... quem já fez sabe do q eu to falando.

Primúsica
Veterano
# mar/10
· votar


Vish, Olha o que o desespero não faz! srrs Perguntei ali acima, qual a faculdade mais fácil, =O, ;/ tenso né...
*-*, mas é que nunca pude ter muito contato com Música de verdade,... já tocava antes mas sozinha... agora estou sofrendo na mão do professor.! E com medo e não passar no vestibular de música, que foi o que sempre quis ;/
rsrs

Fabiano Piano
Veterano
# mar/10
· votar


Boa noite, Primúsica.

Não sei de qual estado você é, mas vou tentar te responder pelo q sei:

Já passei por três faculdades aqui no rio: UFRJ, UNIRIO e CBM (particular).

Baseando por aqui, posso garantir que as particulares qualuqer um praticamente passa, eles só querem seu dinheiro... se tiver grana, você tá dentro, mesmo q tenha que "desenrrolar" com alguém. Na UNIRIO posso afirmar que o nível é o mais puxado aqui no rio... só entrei depois que comecei a licenciatura, pois o nível de ditado é bem dificil:

http://vestibular.unirio.br/

Ve lá as provas desse ano e tire suas próprias conclusões.

Isso eu estou falando sobre o THE. Na parte das matérias do ensino médio, são todas difícies - menos as particulares, reforço.

Na UFRJ, é mais tranquila.

Essas foram as que eu fiz. Eu vi uma prova da UNICAM (tem no site deles), e constatei que é pedreira! Muito mais difícil do que a UNIRIO, q tem o vestibular de música mais dificil.... só pra ter uma idéia: estou cursando MPB, q dispõe todo ano 20 vagas, se inscrevem na média de 100 alunos, mas só uns 12 conseguem passar no THE.

Agora, sinceramente:

Vale muito mais você estudar para fazer uma boa faculdade, do que procurar a mais fácil (não sei se o intuito da pesquisa foi essa.... se não foi, me desculpa).

Qq coisa mais q eu possa ajudar, fico a disposição.

Dedy
Veterano
# mar/10
· votar


Fome você não passa ...

simplimente pelo falo de ter um diploma ...

se você achar difícil o ramo.. faz um concurso, por exemplo, pra analista da receita .. vc vai ganhar lá seus 7mil (ou auditor uns 14mil), vai poder continuar estudando musica e vai ter um bom salario pro resto da vida ..


Claro torço pra que não precise apelar pra outra area, que do mesmo jeito vai precisar de muito estudo.

ThiagoMafra
Veterano
# mar/10
· votar


Essa galera do ensino médio querendo especular sobre o ovo q não saiu da galinha... Meu conselho é vai pra faculdade descubra todo o novo universo q vai se abrir pra vc e depois o seu caminho vai se achando...

Agora qto ao fato de precisar ou não de faculdade, concordo com o Alvaro plenamente e ainda acrescento:
Claro, tocar bem é fundamental, mas não tem jeito: a gente vive numa sociedade em que conhecimento acadêmico é mais importante que a produção da pessoa.

Isso é verdade por um motivo simples: Vale o q tá escrito.
Ou como diz o pessoal do direito: O q não consta nos autos não consta no mundo.
E tem mais, todo mundo pensa q gradução é curso técnica de terceiro grau. Esquece q é um lugar pra bem mais q isso...

Agora Fabiano Piano, duas perguntas:
Pq vc disse q o THE da UNIRIO é mais difícil q o da UFRJ ? O q causa essa diferença ?

E existem por aqui cursos de graduacão voltados diretamente para o mercado da música popular tal qual existem lá fora ou só no exterior mesmo pra encontrar uma coisa mais especifica?

DINO EK
Veterano
# mar/10
· votar


Manow, se vc fazer licenciatura, e ser professor, o piso salarial como eu andei me informando, pq eu tbm quero fazer é 1300 por mes...

Como professor de escolas --> ensino fundamental, medio e etc

nao numa escola de musica qualquer, tlvz vc ganhe a mesma coisa em uma escola de musica, mas ai eu nao sei

peixe123
Veterano
# mai/12
· votar


alguns anos depois... vc fez a faculdade eu to querendo fazer como que ta o bolço???ueahueahuea

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de Música